Uma semana em ISRAEL
Roteiro de uma semana com sugestões para visitar Israel e conhecer suas mais importantes
atrações históricas e turísticas.
Tel Aviv – Nazaré e Belém
Uma Nação de povos antigos e berço de personalidades religiosas de importância incalculável, Israel era um dos destinos mais significativos para a história da humanidade. Este reverente país preservava o fervor da fé de seus antepassados e satisfazia a curiosidade dos que sonhavam reviver os contos bíblicos, em passeios pelas cidades, pelos desertos e montes. Mar Morto, Monte das Oliveiras, Muro das Lamentações e os tantos santuários islâmicos, judaicos e cristãos estavam entre os mais significativos. Os ecos do passado, contudo, não silenciaram o lado cosmopolita, moderno e cheio de vida deste país. Os lugares sagrados dividiam espaço com museus, parques arqueológicos, restaurantes e bares dos mais diversos, tornando o pluralismo uma forte característica.
1º - dia - Chegada a Tel Aviv
Traslado ao hotel, na cidade de Jerusalém para uma hospedagem sugerida de seis noites e sete dias.
2º - dia – Jerusalém
Saída para conhecer o Monte das Oliveiras, de onde se terá uma belíssima vista panorâmica da Velha e Nova Jerusalém e visita ao Jardim de Getsêmani – muitas das árvores deste jardim, eram centenárias; algumas podiam remontar ao século XII, quando os Cruzados Cristãos dominavam a cidade. Continue o passeio pela Cidade Antiga, incluindo o Muro das Lamentações, a Via Dolorosa, o Santo Sepulcro, o Cardo – a rua principal da reconstrução de Jerusalém bizantina, o Monte do Templo, com o Domo da Rocha e a Mesquita de El Aksa. Prosseguimento para o Monte Sião, visitando o Cenáculo – lugar da Última Ceia de Jesus e o túmulo do Rei David.
3º - dia – Jerusalém – Belém – Jerusalém
Saída para visitar Belém – localizada nas Montanhas da Judéia e a 7 km ao sul de Jerusalém, para conhecer a cidade e a Igreja da Natividade. Regresso a Jerusalém para conhecer a Cidade Nova, com o Museu do Livro, onde encontram-se os 930 manuscritos do Mar Morto, escritos em aramaico, hebraico e grego. Os documentos que revelavam regras de higiene e valores éticos comunitários, eram os registros mais antigos do Velho Testamento, encontrado, casualmente por pastores em 1947, em cavernas dessa região. A seguir visite o Museu do Holocausto, Torre de David e ao Knesset – o Parlamento de Israel.
Como Belém estava sob a Autoridade Palestina – o Passaporte era exigido, assim como mudança de veículo no Posto de Fronteira. Este passeio deveria ser acompanhado por um Guia Palestino.
4º - dia – Jerusalém – Nazaré – Jerusalém
Deslocamento até Narazé para visitar a Basílica da Anunciação. Continuação com destino a Cafarnaum, visitando suas ruínas e, logo após, a Tabgha, local do milagre da multiplicação dos pães e peixes. Visita ao Monte das Bem-Aventuranças, local do Sermão da Montanha. Retorno a Jerusalém, circulando pelo Vale do Rio Jordão.
5º - dia – Jerusalém – Tel Aviv
Saída com destino a Tel Aviv, capital econômica do país, uma cidade nova e moderna, com muita atividade cultural: museus, cinemas e institutos de ensino, e entretenimento como bares, restaurantes, e modernos shoppings.
6º - dia – Tel Aviv
Saída para conhecer a cidade e seus principais atrativos, como o Mercado Carmel, ao ar livre, a área com construções em estilo arquitetônico Bauhaus – Patrimônio Mundial da Unesco, o Neve Tsedek – bairro com belas casas antigas, que foram reformadas por modernos designers, muitos restaurantes, Galerias de Arte e lojas de grife, o Complexo da Estação de Trens e a histórica Praça Rabin – em homenagem ao Primeiro Ministro de Israel, Yitzhak Rabin, que fora assassinado neste local, em 1995. Continuação do passeio para conhecer o histórico Porto de Jaffa, com seus 4.000 anos de história. A pequena Vila possuia Galerias de Arte e Cafeterias, em uma atmosfera aconchegante e tranquila. Visita à Igreja de São Pedro.
7º dia Tel Aviv – viagem de regresso.