top of page

SPIEZ  -- A pequena e charmosa do Lago Thun  -  Suíça














 

 

 

 

 




 

ETIAS 2025 - Autorização para entrar na Europa

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorization System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação e Autorização — está cada vez mais próximo de ser concretizado. A nova regra de entrada de estrangeiros na Europa se baseia no sistema americano, com maior segurança e será válido a partir  de 2025, ainda sem data para início dos procedimentos.. O sistema verificará as credenciais de segurança e cobrará uma taxa (atualmente divulgada como sete euros) dos viajantes que visitam os países-membros do Tratado de Schengen, para fins de negócios, turismo, médicos ou de trânsito. Os viajantes, que atualmente visitam a Europa sem Visto, podem entrar na UE e nos países-membros de Schengen, gratuitamente e sem qualquer triagem de segurança digital antes de sua chegada à Europa. Vale lembrar que o ETIAS não será um Visto, mas uma autorização de viagem para viajantes que não precisam de Visto Consular para visitar a Europa.

.........................................................................

Situada no meio do caminho entre Berna e Interlaken, a charmosa vilarejo de Spiez debruçado sobre o Laho Thun, era uma parada obrigatória para quem estivesse dirigindo pela região. Acima do lago Thun, a cordilheira Niederhorn se estendia até os Alpes Berneses e formava um panorama maravilhoso. Com uma alta qualidade de vida induzida pelo clima ameno e abundância de dias ensolarados, Spiez era um ponto de partida ideal para explorar uma ampla gama de destinos turísticos pels regiões de Bernese Oberland e Valais.
 

O período de inverno  era a base perfeita para os fãs de esportes invernais. Afinal, a maioria dos populares Resorts de esportes de inverno em Bernese Oberland, ficava a menos de uma hora de distância. E se o que estivesse buscando era uma pausa do frio e da agitação do período de inverno, tire um tempo e relaxe com um passeio romântico ao longo do caminho da costa, até o vilarejo de Faulensee enquanto aproveitava os primeiros raios quentes do sol.

 

Uma visita à Spiez Outdoor Pool e à Lake-Shore Swimming Cove, um passeio pelo Lago Thun ou apenas uma caminhada ao longo do belo calçadão do lago, proporcionariam horas de relaxamento. E para o turista mais enérgico, também não faltaria diversão e as opções incluiam quilômetros de trilhas para caminhadas e ciclismo, tênis, mini-golfe, áreas de ginástica, pesca, pista de patinação, windsurf e vela. A arte e a história da vinificação em Spiez eram apresentadas no Museu de Viticultura e história local
 

A Vinícola

A Alpine Weinkultur era uma Cooperativa local, onde toda a comunidade trabalhava de forma voluntária durante a colheita. Os moradores se sentiam orgulhosos de prestar essa colaboração, ao dizer o quanto a empresa tinha feito pela cidade e o mínimo que poderiam fazer e ajudar quando mais precisavam, além de ser um evento divertido.

 

Castelo Spiez

O histórico castelo era a atração turística mais popular e um dos destaques de visita à cidade. O castelo medieval possuia um belo jardim paisagístico, um Museu e uma torre de 39 metros com um deck de Observação, que proporcionava magníficas vistas panorâmicas do Lago Thun e das colinas circunvizinhas. Havia também a Igreja,  e o parque do Castelo, com um jardim barroco de ervas aromáticas e uma bela estufa.
 

Faulensee -

Havia um caminho à beira do lago que levava a  Faulensee, outro vilarejo à beira do lago e também interessante de ser visitado. O início da caminhada ficava perto do playground, e levava apenas cerca de 30 minutos para chegar até o outro vilarejo. O belo calçadão do lago mostrava uma paisagem deslumbrante, com bancos ao longo do caminho para pausas. Reserve um tempo para explorar Faulensee enquanto estiver circulando pela área.  Não havia muito que fazer por lá em termos de atrações turísticas, mas era um bom passeio e também era recomendado para um almoço ou um jantar  romântico.

Lago Thun –

Uma das boas coisas que se poderia fazer em Spiez, era um passeio pelo azul do Lago Thun. Duas empresas promoviam o passeio que custava 120 dólares para a primeira classe e 80 para a segunda classe. A duração do programa era de 7.30h. Havia refeições e bebidas incluídas no valor do passeio. 

Lido -

Era uma enseada de natação à beira do lago e um dos lugares mais populares de Spiez. A maioria dos visitantes aproveitava para nadar e tomar sol, passando a maior parte do tempo nesta pequena praia, que oferecia belas vistas do Lago Thun e do Castelo de Spiez. O Lido tinha uma piscina ao ar livre, que possuia o escorregador mais longo de Bernese Oberland. A piscina era aquecida, por isso oferecia uma experiência de natação confortável, mesmo quando o tempo não estivesse muito favorável. Tinha o restaurante Lido da Elio, especializado em pescados, frutos do mar e alguns pratos da cozinha italiana. Entretanto, os atendentes tinha fama de grosseiros e nem sempre estavam dispostos a bem atender ao cliente, principalmente quando se tratasse de turistas. Certamente, na prática o turista atrapalhava o negócio...
 

Montanha Niesen -

A cidade era popular entre os praticantes de esportes de inverno, por suas incríveis montanhas circundantes.  Niesen era uma delas – o pico em forma de pirâmide era icônico, e  um dos melhores lugares para se visitar na região e desfrutar de um magnífico panorama do Lago Thun. Era possível caminhar até o topo da montanha, mas esta aventura era adequada apenas para caminhantes experientes e que não tivessem medo de trilhas cansativas.
 

Havia uma maneira muito mais fácil (e rápida) de chegar ao topo de Niesen, que era pelo Funicular. De Spiez, pegue o trem para Mülenen - eram  apenas cinco minutos de viagem, e a Estação de Trens ficava a apenas alguns minutos da estação inferior do Funicular. Um trem o levaria ao topo de Niesen, em cerca de 30 minutos - o passeio era panorâmico e se podia desfrutar de vistas deslumbrantes enquanto subia a montanha. No topo havia um dos melhores hotéis de montanha da Suíça e também um ótimo restaurante.
 

Museu da História e Viticultura -   Spiezbergstrasse, 48 –

Não muito distante do Castelo de Spiez e Rebberg,existia um museu desde 1986, que graças aos seus três prédios, como um conjunto do início do século XVIII, tornara-se um bem cultural de importância nacional. O conjunto incluia uma casa de fazenda Simmental decorativa com um spycher e um jardim barroco, bem como o último Spiezer Trottenscheune (Trüel) sobrevivente com um imponente lagar. Na Cave da casa encontrava-se a adega original e uma oficina do último tanoeiro de Spiez, e no térreo junto às salas, havia uma acolhedora e histórica cozinha. No piso superior existia espaço para uma exposição permanente sobre a história local e a viticultura. Abria a visitação nos fins de semana das 14.00 as 17.00h, de 1º de maio a 31 de outubro.

Museu Spielzeug -  Obere Bahnhofstrasse ,60 -  

O Museu do Brinquedo Speedz Pal apresentava uma bela coleção de brinquedos com os quais nossos bisavós e avós brincavam. Exibia uma grande variedade de brinquedos  valiosos, desde 1850, um amplo espectro do mundo dos brinquedos desde o início do século XIX até a era moderna; bonecas, mercearias, ursinhos de pelúcia, brinquedos de madeira e lata, ferrovias, soldados de lata e muito mais. No passado, os brinquedos eram muito valiosos e passavam ​​de geração em geração. Na década de 1950, os adultos falavam sobre sua infância e suas experiências quando viam ursinhos de pelúcia, bonecas, kits de construção, cozinhas, ferrovias e muito mais.

Trilha de Caminhadas -

A Spiez Vineyard Sensory Adventure Trail era uma trilha de caminhadas fácil, que poderia ser concluída em cerca de uma hora. Se quiser explorar a natureza ao redor de Spiez, mas não gostasse de escalar montanhas, esta era a melhor coisa a fazer na área. O início da trilha era na Seestrasse, perto do prédio da Cooperativa dos Enólogos, a apenas 15 minutos da Estação Ferroviária. A trilha possuia belas paisagens naturais, com placas informativas que contavam a história da vinificação local. Cada placa também possuia um código QR que, ao ser digitalizado, exibia um curta-metragem sobre a vida dos enólogos do lugar. Era uma experiência educativa, mas também uma oportunidade para descobrir as paisagens que rodeavam esta encantadora vila.

Onde comer

Hotel-Restaurant Seegarten-Marina - $$$ - Schachenstrasse, 3 –

Estava situado na margem do Lago Thun e oferecia vistas panorâmicas sobre o lago e as montanhas, a partir da maioria dos seus quartos e do terraço do restaurante. O Terminal Lacustre ficava apenas a 2 minutos a pé. Tinha quartos para famílias e para não fumantes, um bom restaurante e estacionamento.

 

Restaurante Eden Belle Epoque – $$$$$ -  Hotel Eden

Era o melhor e mais elegante restaurante da vila, instalado no Eden Hotel, o único hotel cinco estrelas da cidade. Com uma vista maravilhosa do Lago Thun, era recomendado para um jantar romântico, principalmente às sextas e sábado, quando um pianista se apresentava para agradar os clientes e hóspedes do Eden. Abria das 18.30 as 22.00h.

Ristorante Pizzeria Bellavista – Oberllandstrasse, 37 –

Era a pizzaria recomendada pelos moradores. Também estava bem localizada, ficava na área central da vila.

Onde dormir

Apesar de seu tamanho,  Spiez tinha boas opções de hospedagem e alimentação, tanto na área central quanto nas imediações. Tinha até um belo Hotel Eden Belle Époque.

Hotel Eden Spiez - $$$$ - Seestrasse, 58 – 

Oferecia bons quartos com toda a comodidade necessária, café da manhã incluido e internet gratuita. Dispunha de academia, piscina, aluguel de bicicletas,  e posto de recarga para veículos elétricos. Os Recepcionistas falavam alemão, francês, inglês e italiano.

Hotel Lötschberg - $$$ -  Thunstrasse,  2 –

Com uma boa localização, era um dos hotéis recomendados. Os quartos eram confortáveis e dotados de todos os requisitos básicos da moderna hotelaria Dispunha de quartos para PNEs e não fumantes. Tinha restaurante e estacionamento gratuito.  Acesso livre para internet.

Hotel Seegarten-Marina - $$$ - Schachenstrasse, 3 -

Os quartos eram modernos e confortáveis, com TV HD, acesso grátis a Internet e café da manhã incluído na diária. A turma da Recepção estava apta a atender clientes em inglês, francês, espanhol e em russo.

SPIEZ.jpg
SPIEZ 3.jpg
SPIEZ 4.jpg
bottom of page