top of page

SANTIAGO do CHILE  -  parte  2/4

Vista geral Santiago.jpg

Cerro San Cristóbal - vista geral da cidade

Praça_de_Armas.jpg

Plaza de Armas e Palácio de la Moneda

  

Os bairros

Bela Vista -

Era considerado o símbolo da vida artística e boêmia da cidade, oferecendo arte, entretenimento e forte gastronomia. Contava com inúmeros Cafés, bares, restaurantes, lojas, boutiques, locais de artesanato fino, Galerias de arte e teatros. Dentre suas principais atrações turísticas, estava o Parque Metropolitano, o Pateo Bela Vista e a famosa casa de Pablo Neruda, que ficava próxima ao Cerro San Cristóbal e estava quase incógnita aos olhos dos turistas, mas para quem se interessava por poesias, artes, ou mesmo arquitetura, a visita era recomendada. A casa do ícone chileno transmitia um pouco da essência de seu morador, era cheia de objetos pessoais do artista e tinha uma decoração e arquitetura únicas. Para visitá-la era preciso reservar!

Brasil - ​

Estava situado no lado oeste do bairro Cívico de Santiago. No século XIX servira de local para as residências das famílias mais abastadas, o que ficava demonstrado pelas construções de palácios e residências, no melhor estilo das construções da época. De uns tempos para cá vinha se destacando pelo surgimento de diversos espaços para a arte, cultura e recreação.

Centro Cívico -

O centro da capital refletia a história do país, onde estavam situados os maiores patrimônios históricos, arquitetônicos e culturais da cidade. Eram museus, prédios patrimoniais, antigas igrejas, praças e parques, centros culturais e artesanais e destacados restaurantes que proporcionavam a oportunidade para conhecer e saborear a culinária chilena e melhor entender sua população. Aqui ficavam a Praça das Armas, a Catedral, o Palácio da Moeda, a Praça da Constituição, o Teatro Municipal e o Cerro de Santa Lucia.

​Concha y Toro - ​

Entre os anos de 1870 e 1876, o produto da exploração de minérios e a descoberta do Mineral de Caracoles ( prata ), muito chilenos conquistaram fortunas, dentre os quais Enrique Concha y Toro, que se instalara no bairro e construíra um excêntrico palácio que tempos depois fora demolido e em seu espaço surgiram as casas da linha Bauhaus que existiam até hoje. Estava situado no lado oeste da cidade e se caracterizava pelas ruas com calçamento de pedras e antigas mansões que refletiam o que fora o luxo, a elegância e a riqueza de seus  moradores no século XX.

El Golf – Las Condes  -

Situado no setor oriental da cidade, o bairro era conhecido como o setor financeiro e moderno. Entre as ruas Isadora Goyenechea e Bosque Norte, estavam importantes empresas nacionais e internacionais, lojas e restaurantes. Aqui ficava o Costanera Norte, considerado o prédio mais alto do país, o Teatro Municipal de Las Condes e a Praça Perú. Era uma região moderna, muito agradável para passear à pé, com avenidas amplas e arborizadas que lembravam muito as avenidas de Singapura. Aqui ficava o Shopping Parque Arauco, com mais de 350 lojas, situado na Avenida Presidente Kennedy, 5413 em Las   Condes.  O Shopping disponibilizava transportes para turistas, saindo de alguns hotéis. Para quem for de Metrô, a Estação mais  próxima era a Manquheue – linha 1 – Vermelha. Aproveite e depois era caminhar pelo Parque Araucano, que ficava ao lado do Shopping.

Franklin - ​

Situado no setor sul da cidade, era um importante ponto de união entre a história e a atividade econômica da cidade. Atualmente era um dos setores comerciais mais importantes, reunindo inúmeros pontos de negócios, com destaque para a área denominada Persa Bio Bio. Em meados do século XIX e entre as ruas Franklin e Bio Bio, fora construído em 1847 um grande matadouro de animais. Em fins do século XX o matadouro fora transferido para outro local e, então, as atividades comerciais do lugar se desenvolveram com rapidez.  

Huemul - ​

Em 1911 o então presidente Ramon Barros Luco, juntamente com o arquiteto Ricardo Larrain criaram, um bairro modelo voltado para os operários e comerciantes da região centro sul da cidade. Assim nascia o bairro Huemul, cheio de história e de vida. Apesar de estar situado ao lado do bairro Franklin, um setor de forte comércio, soube manter-se em sua tranquilidade e características. Caminhando pelo bairro chamava a atenção a uniformidade  de suas construções.  

Itália - ​

Podia-se afirmar que este era o bairro mais típico da população santiaguenha, por sua movimentação com suas oficinas de antiquários, de desenho e decoração, oficinas mecânicas, galerias de arte, centros comunitários, colégios, um museu, uma Universidade e uma série de lugares, típicos de um bairro como o armazém da esquina,o açougue, o sapateiro e a oficina de conserto de bicicleta, entre outros. Para chegar usava-se o Metrô Santa Isabel. 

La Chimba - ​

Na língua quéchua significava do outro lado do rio. O bairro La Chimba ficava no lado norte da cidade colonial e era onde os primeiros indígenas que trabalhavam como serviçais se instalaram. A tranquilidade da área atraia outros moradores artesãos, Conventos e Monastérios, como o de Recoleta Dominica e Recoleta Franciscana. Atualmente concentrava parte das comunidades de Independência, Recoleta e Santiago norte. 

Lastarria  - ​

Se estiver procurando uma referência da boemia santiaguense, que mesclasse teatro, pintura, moda e boa comida, esta era a área indicada. Localizado atrás do Centro Gabriela Mistral, na Estação de Metrô Universidad Católica,  Lastarria abrangia um amplo espaço, do Cerro Santa Lucía até as proximidades de Bellas Artes. Em suas ruas se encontravam restaurantes da moda, lojas de estilistas, teatros, museus, livrarias e Galerias de arte. Nas quintas, sextas e sábados aqui funcionava uma feira de antiguidades no calçadão do bairro, entre as ruas Rosal e Merced.

Manuel Montt - ​

Era um bairro gastronômico, formado por uma diversa e movimentada oferta culinária de bares e restaurantes. Era um sedutor ambiente com suas ruas de paralalepípedos e por sua excelente localização entre as Avenidas Manuel Montt, Providencia e Pocuro.

París y Londres -

​Ubicado em plena Alameda, bem em frente à Estación de Metrô Universidad de Chile, se encontrava o Barrio Paris y Londres. Como seu nome dizia, suas ruas, procuradas por nostálgicos e amantes da arquitetura, evocavam os mais belos passeios europeus. Construído a partir de 1922, e com o Convento e a Igreja de São Francisco como porta de entrada, este setor era ideal para um passeio à tarde e registrar boas fotos. Em 1922, os arquitetos Roberto Arraya e Ernesto Holzmann, romperam com a tradicional estrutura do centro cívico da cidade, cobrindo suas ruas com paralepípedos, e as edificações, com no máximo cinco pisos de altura, criando um importante bairro  cultural e ponto de encontro para artistas e intelectuais, como o poeta Pablo Neruda. Há décadas, esta era a locação preferida  para a gravação de filmes e comerciais de grandes marcas chilenas.

Providencia -

​Era um dos bairros mais procurados pelos visitantes. Não havia atrativos turísticos significativos, apenas a Igreja da Divina Providencia e o Centro Cultural Providencia. Ficava localizado entre o centro da cidade e o bairro Las Condes, com acesso mais prático a estas e outras regiões da cidade, seja de carro ou de Metrô, já que havia quatro estações ao longo da Avenida Providência e Nueva Providencia,  as principais do bairro. Aqui ficava o Costanera Center, com seus sete andares, separados por categorias: serviços, presentes, moda feminina, masculina e infantil, decoração, esporte e tecnologia e no último andar, uma ótima praça de alimentação e cinema.

Yungay -

Situado próximo ao centro d a cidade, era onde morava atualmente o Presidente Gabriel Boric – fora fundado no século XIX e era um dos primeiros locais da capital a ser urbanizado. Durante muitas décadas, seus grandes casarões abrigavam intelectuais chilenos e, depois de um declínio, hoje buscava transformar-se em um epicentro da cultura e das artes. No cruzamento das ruas Compañía de Jesús e Libertad ficava o Museo Taller, que conectava quatro casas construídas no início do século XX. O museu fora criado em 2018, pelo empresário e colecionador Francisco Dittborn, que o planejara como um local de resgate do ofício da carpintaria, e posteriormente acrescentara uma área de impressão manual. Eram mais de 800 ferramentas à vista do público e Marcela Bañados, Curadora e diretora de conteúdo, afirmava que era “um museu prático”, onde todos se olhavam, se tocavam e se usavam.

 

Onde dormir

Bairro Centro

​No Centro de Santiago, ficavam algumas das principais atrações turísticas da cidade, como o Palácio de La Moneda, a Plaza de Armas e o Mercado Central. A região possuia uma grande concentração de hotéis, aparts, e algumas das opções mais econômica da cidade, com diárias na faixa de 150 a 200 reais, como o San Marino, o Soho Santiago, o Sestri Bellas Artes e o Global-Cityzen. ​Também encontravam-se Albergues e Hostels com tarifas abaixo de 100 reais, como o Hostel de La Barra, o Rado Boutique Hostel e o Santiago Backpackers.

​Bairro Providencia

Na parte baixa do bairro Providência, nos arredores do Hotel NH, havia algumas opções mais econômicas, com diárias que variavam entre 100 e 150 reais, como o Hotel Don Santiago, o Mito Casa Hotel e o Tulip Inn. ​Quem quiser ficar em Providência, e estiver disposto  gastar um pouco mais, havia muitos bons hotéis, com diárias a partir de 200 reais, como o hotel boutique Casa de Todos, que tinha apenas 11 quartos e um clima bem intimista. Para quem preferir hotéis mais incrementados, algumas opções interessantes eram o City Inn, o Innova Suites e o Santiago Park Plaza.

​​Uma boa opção era o NH Ciudad Santiago, cujas diárias ficavam na faixa de 250 reais. Oferecia amplas suítes, um bom café-da-manhã, estava próximo à Estação de Metrô Salvador, e a poucas quadras dos restaurantes do Pátio Bellavista, e a 15 minutos de caminhada do Funicular do Cerro San Cristóbal e do Museu La Chascona. ​Na parte alta do bairro Providência, entre as estações de Metrô Manuel Montt e Los Leones, havia diversos hotéis e aparts, com diárias entre 150 e 200 reais, como o IBIS Providencia, que seguia o mesmo padrão da rede francesa Accor. Entre as outras opções nesta faixa de preço estavam o La Fayette, o San Cristobal, o Chilhotel e o Amoblados Flat.

Heidelberg Haus Apart Hotel – $$$$ - Calle Los Nogales, 843 - Localizado no centro da sofisticada área residencial de Providencia, oferecia apartamento amplos e bem iluminados, equipados com camas Queen, banho com amenities de cortesia, Wi-Fi, isolamento acústico, TVs LCD a cabo, calefação central, telefones e cofres. Também incluia cozinhas totalmente equipadas, bem como área de estar e jantar. Alguns quartos incliam café da manhã. Outros poderiam contar com o café da manhã, por um custo adicional. Disponibilizava algumas vagas de estacionamento gratuitas, mediante prévia reserva.

Hotel Diego de Velazquez – $$$$ -  Calle Guardia Vieja, 150 - Os quartos eram modernos e possuiam TV de tela plana, Wi Fi grátis, ar-condicionado, frigobar, camas Queen, e banheiro privativo. O serviço de quarto estava disponível, podendo escolher serviços de hotel tradicional, apart-hotel, ou ambos. Dispunha de piscina coberta e estacionamento cortesia, academia, salas de reuniões para até 120 pessoas, Recepção 24 horas e  um Business Center com computadores e WiFi. Serviços de lavanderia estavam disponíveis mediante um custo extra. Havia uma loja de presentes, que vendia recuerdos e vinhos do país. Contava com uma piscina coberta e um estacionamento gratuito no local e ficava  a 2 quarteirões da Estação de Metrô Los Leones. O restaurante Peztoro oferecia especialidades locais, uma variedade de pratos clássicos do Mediterrâneo, bem como pizzas e  massas, além de desfrutar de refeições leves, bebidas e uma grande seleção de vinhos chilenos no bar.

Hotel Maria Angola - $$$ - Calle Miguel Claro, 425 - Era um hotel pequeno, mas muito acolhedor. Tinha bons quartos, individuais ou duplos, café da manhã, Wi Fi cortesia e piscina que funciona somente na época de verão. Ficava próximo das estações de Metrô Salvador e Manuel Montt.

RQ Providencia – $$$$ - Calle Diego de Velasquez, 2087 - Estava muito bem localizado, junto às avenidas Providencia e Nova Providencia. Os quartos eram modernos, cleans, bem arejados e com todos os acessórios para o preparo de refeições. Tinham TV HD, ar condicionado, frigobar, forno elétrico, forno de microondas, um ótimo banho e um diferencial, que era o café da manhã, entregue no quartos ao final do dia, com salada de frutas, yogurtes, sucos, pães e frios, devidamente empacotadinhos e prontos para consumo na manhã seguinte. Nas proximidades existiam vários bares, cafeterias, pizzarias e restaurantes, dentre os quais destacamos o Mamute, o alemão Elkika Ilmenau e os MacDonalds e Pizza Hut, quase ao lado do hotel. É só descer do quarto e caminhar alguns passosRecomendamos!

RQ Suites Providencia - $$$$ -  Diego de Velásquez 2087, local 2 - Oferecia quartos com mobiliário e decoração, agradáveis, com camas Queen, ar condicionado, frigobar, forno de micro-ondas, Wi Fi gratuito e TV de tela plana. Tinha cozinha totalmente equipada, mesa de trabalho e banheiro revestido em mármore. Dispunha de café da manhã, piscina ao ar livre, quartos para famílias e para não fumantes, área de academia e serviço de Recepção 24 horas.

Torre Mayor Providencia – $$$$ - Ricardo Lyon, 25 - Os quartos eram espaçosos e dispunha de ar-condicionado, banheiro privativo, café da manha incluso, TV a cabo, Wi Fi gratuito,  e vista para pontos de interesse da cidade. Oferecia serviços de traslados inn/out, Recepção 24 horas, lavanderia a seco, balcão auxiliar de turismo e estacionamento gratuito.

 

Bairro Lastarria

O bairro conservava ruas, com incomparável preservação histórica. Caminhar por lá, era como percorrer a Santiago dos anos 50, com a vantagem de encontar ótimos Cafés,  bares da moda e restaurantes conceituados, especialmente para fãs de vinhos e frutos do mar. Tudo isso apenas numa rua e suas imediações: a Rua José Victorino Lastarria. A partir da Praça Mulato Gil de Castro, tinha seu entorno fechado para acesso de carros.

Lastarria Santiago Suite Apartments - $$$$ - Padre Luis de Valdivia, 339 - Tinha uma localização central, a 100 metros da Estação de Metrô Universidad Católica, dispunha de apartamentos muito bem mobiliados, aquecimento central, ar-condicionado, TV de tela plana a cabo e cozinha totalmente equipada. Tinha terraço compartilhado, com vista para a Colina de San Cristóbal, estacionamento para veículos de pequeno e médio porte, por um custo extra e mediante reserva.

Casa Bueras Hotel (ex Lastarria) - $$$$ - Coronel Santiago Bueras 188 -  Ocupava uma mansão renovada, de 1927, onde se podia desfrutar de serviços de Spa, tratamentos de beleza e uma piscina rodeada por um jardim murado. Havia acesso gratuito de Wi Fi. Dispondo de uma escadaria em mármore e elegantes paredes emolduradas, tinha uma decoração digna de um super hotel 4 estrelas. Dispunha de um balcão de turismo, para providenciar  ingressos para estações de esquí e para espetáculos. Possuia dock stations para iPod, mesas de trabalho, frigobar e televisores de tela plana, com canais a cabo. Alguns quartos contavam com lareiras antigas, varandas amplas com cadeiras de jardim, e banheiros. Um buffet de café- da-manhã, era servido com iguarias caseiras. O restaurante servia especialidades criadas pelo Chef, e o local também promovia sessões de degustação de vinhos, acompanhados de uma seleção de frios. Tinha estacionamento disponível no local.

Bairro Bela Vista

A região tinha excelentes opções de hotéis, flats, pousadas (B&B), hostel e quartos disponíveis pelo Airbnb. Como era um bairro turístico, gastronômico e da moda, estava entre os mais caros. Duas boas sugestões econômicas, era o Suites Bella 269, que funcionava como hostel e como um hotel, já que tinha um casarão e um pequeno e moderno prédio no mesmo terreno,e o Hotel Loreto.

Bellavista Costanera - $$$ - 28 Dardignac 1207 - A - Recoleta - Localizado a 600 metros de La Chascona, dispunha de acomodações com terraço e Wi-Fi gratuito,  apartamentos dispõem de 2 quartos, TV de tela plana com canais a cabo e cozinha totalmente equipada com forno e micro-ondas. A equipe da Recepção 24 horas, fornecia informações sobre o que fazer na área. Estava apenas a 1 km do Pátio Bellavista e a 1,3 km do Cerro Santa Lucia.

Bellavista Apartments - $$$$ - Dardignac 28, torre A - Recoleta - Oferecia apartamentos modernos e totalmente equipados, com banheiro privativo, varanda, TV de tela plana com canais via satélite, e cozinha totalmente equipada. Contava com piscina ao ar livre, aberta conforme a estação. O apartamento padrão, era equipado com ventilador e WiFi. Os apartamentos plus e familiares, tinha ar-condicionado e aquecedores. O apartamento plus, contavam com isolamento acústico, WiFi de alta velocidade e acesso a Netflix.

Todos os apartamentos tinham aquecimento, durante os meses de inverno e roupas de cama, toalhas e comodidades para  fazer chá/café são fornecidas sem custo adicional. Ficava a 150 metros do Pateo Bela Vista. Quando estiver passeando pelo Bellavista, caminhe na direção da Providência e passe pela Plaza Itália, uma enorme e bela praça, em formato oval, situada nas imediações da Estação de Metrô Baquedano. Quando chegar a La Costanera, uma das atrações turísticas mais visitadas,  encontrará a área chamada de Sanhttan, que dividia a Providência com Las Condes, o bairro nobre da cidade.

Hotel Loreto - $$$ - Loreto 170 – Recoleta - Éra  uma propriedade ecológica, com quartos privativos, com WiFi gratuito, aquecimento, TV de tela plana, a cabo e banheiro privativo. Oferecia café da manhã e uma churrasqueira, disponível para os hóspedes. Dispunha de Recepção 24 horas, balcão de turismo, que providenciava o aluguel de carros e bicicletas e reservava os passeios; um Business Center, serviços de despertar e de lavanderia. ​Aqui ficava o maior Shopping Center da América do Sul, o Costanera Mall, com seus cinco andares, as lojas de departamento Paris, Ripley e Falabella e onde estava o Hard Rock Café Santiago. Aproveite para conhecer o Supermercado Jumbo, um lugar indicado para comprar bons vinhos  a um preço imbatível. ​No 62º andar do prédio, a 300 metros de altura, estava o Sky Costanera, que oferecia uma vista 360º da cidade e da Cordilheira dos Andes. Para visitá-lo, era cobrado um valor razoável em peso. Depois, siga em frente para conhecer o Parque das Esculturas, onde mais de 30 esculturas produzidas por consagrados artistas chilenos, estavamva expostas ao ar livre, e se misturam com a natureza que dominava o parque.

Bairro Paris-Londres

Apesar do tamanho do bairro, existem algumas boas opções, como o Hotel Fundador e o Hostel Boutique Paris-Londres. Outra boa opção, é o clássico Hotel Paris Londres e o apart de luxo, Barrio Paris. Aqui fica o Instituto O’Higginiano, ex-prédio do Partido Socialista Chileno, que se transformou em centro de tortura durante a ditadura. Guarda fotos e artigos, relacionados a esse período sangrento da história chilena. Calle Londres, número 40.

Hotel Fundador - $$$$ - Paseo Serrano, 34 - Oferecia excelentes acomodações com frigobar, TV a cabo e Wi-Fi, academia e sauna. O restaurante Calicanto, servia pratos da culinária mediterrânea, regional e uma excelente carta de vinhos. Estava situado a apenas 1 quarteirão da estação de Metrô Universidad de Chile, que proporcionava fácil acesso ao centro da cidade.

Bairro Las Condes

Holiday Inn Express Santiago Las Condes - $$$$ - Av. Vitacura, 2929 - Oferecia acomodações espaçosas, com internet gratuita, Tv de LCD, Wi Fi grátis, camas tamanho Queen, café da manhã, academia, estacionamento pago. Estava situado numa área financeira, e rodeado por restaurantes. A estação de Metrô Tobalaba, ficava a cerca 10 minutos a pé do hotel. Estava localizado a poucos minutos a pé do Shopping Costanera Center.

Hotel Atton Santiago Las Condes by Novotel - $$$$ - Alonso de Córdova, 5199 - Localizado próximo ao Shopping Center Parque Araucano,  dispunha de quartos com ar-condicionado e TV a cabo, uma piscina ao ar livre e uma academia 24 horas. A Estação de Metrô Manquehue, ficava a 1 km de distância. Os quartos eram decorados com móveis contemporâneos e dispunha de TV, frigobar, banheiro privativo e Wi Fi cortesia e todos os quartos eram para não fumantes. O hóspede podia desfrutar de pratos da cozinha local e clássicos da cozinha internacional, no restaurante do hotel.

Hotel Plaza El Bosque Nueva Las Condes  - $$$$ -   Avenida Manquehue Norte, 656 - Oferecia excelentes quartos equipados com todos os requisitos necessários para uma ótima hospedagem. Tinha Wi Fi cortesia, acesso para cadeirantes, bar/lounge, restaurante, Spa, piscina, estacionamento cortesia e um bom café da manhã.

Parinacota Santiago do Chile - $$$$ -  Avenida Apoquindo, 5142 - Era um hotel muito recomendado para quem quissese ficar próximo do maior shopping da cidade e da modernidade do bairro. Os quartos eram modernos, com camas Queen, ar condicionado, frigobar, TV de LCD, Wi Fi cortesia,  um excelente banho, café da manhã e instalações para PNEs. Dispunha de sauna, salão de beleza, ginásio para exercícios físicos, piscina externa e estacionamento pago.

 

Onde comer

Os frutos do mar eram o forte da culinária chilena, mas também havia bons endereços de cozinha internacional. Os bairros Bela Vista e Centro, formavam a melhor região gastronômica da capital. Para comer bem, onde se poderá escolher entre peixes, frutos do mar, carnes, cozinha italiana, francesa ou espanhola. Um bom lugar para saborear frutos do mar fresquinhos, era o Mercado Central. O prédio, construído em estrutura metálica, em 1868, tinha várias restaurantes espalhados por seus pasillos – corredores. O contraste, era o mau cheiro que vinha das bancas que vendiam pescados e mariscos. O maior de todos, era o Donde Augusto – especializado em peixes e frutos do mar. Experimente o marisco loco e o crustáceo picoroco, que custava US$ 10,00, cada prato. Se tiver dúvidas, peça um prato tradicional: uma paella que custava US$ 18,00 e servia duas pessoas. Cuidado com os batedores de carteiras!  Aqui era o território deles.

Também no centro, havia o requintado Aqui está Coco –, que tinha a fama de ser o melhor de Santiago. Um jantar para dois custava em torno de US$ 40/50. ​Outro restaurante interessante, era o Divertimento. Prefira o ambiente do primeiro piso, com decoração típica chilena. Uma Cazuela de Pollo, custava US$ 15,00 e servia para dois. Para conhecer uma autêntica picada –, nome que os chilenos davam para restaurantes simples e de boa comida – vá ao El Rincón de los Canallas, que era perfeito. Dê preferência para o jantar, e cuidado com as carnes que já eram servidas, devidamente apimentadas. Não se esqueça de fazer reserva ( 699.1309 ) e quando bater na porta para entrar, ao ser atendido pronuncie a senha: CanalhaA exemplo de algumas grandes cidades europeias, a Rua Orrego Lucco, no bairro Providência, tinha vários Cafés e restaurantes com mesinhas na calçada. O Le Flaubert  era cópia de um bistrô parisiense e o tempero das receitas era refinado.

Bocanariz -  Calle José Victorino Lastarria 276 – bairro Lastaria -

Era um pequeno restaurante, que oferecia uma das melhores comidas da capital chilena, a preços acessíveis. Um jantar para dois custava em torno de 200 Reais. 

Carlo Cocina Empório Gourmet  - O restaurante ficava no Shopping Parque Arauco, na área de luxo do Shopping.  Seu proprietário era o próprio Chef, que cultivava o resgate da culinária tradicional e  produtos produzidos em todas as regiões do país,  e onde apresentava o que tinha de melhor em comidas do Chile! e preços muito convidativos, que variavam entre 20 e 60 reais a porção.

Restaurant Ambrosía -   Calle Pamplona. 78 - Bairro Vitacura - 

Especializados em peixes, frutos do mar e carnes.

Orrego Lucco - Era  o lugar para se misturar, e sentir um pouco o povo chileno. Estava situado entre as estações de Metrô Pedro de Valdivia e Los Leones. O local era uma praça, com vários bares grudados um no outro, e onde a  promoção de chopp fazia parte do cardápio.

 

Bairro Providencia

O bairro Providência situava-se em uma área elegante da cidade, que oferecia tranquilidade e bastante segurança. Caminhar por suas ruas, pela noite, era muito agradável. Aqui havia todos os tipos de lojas, academias de ginástica, farmácias, Supermercados, hotéis, Universidades, Embaixadas, casas de câmbio, bares e bons restaurantes.

Elkika Ilmenau Calle Hernando de Aguirre, 47 e Diego de Velsquez, 2109 - Era um movimentado restaurante de comidas alemãs, chopp e cervejas. Era frequentado pelos locais, costumava lotar a partir das cinco da tarde, mas valia a espera. Serviço rápido e atencioso. Tinha algumas mesinhas na calçada. Ficava ao lado do Hotel RQ Providencia.

Giratório - Esse era outro restaurante famoso da cidade. Ficava no 16º piso de um prédio que possuia um formato arredondado, e que girava lentamente, oferecendo aos clientes uma visão completa da cidade, durante um percurso de 1 hora. Estava localizado na Avenida Nova Providencia, 2250 em frente a Estação de Metrô Los Leones.

​La Pizza Nostra -  Era considerada a melhor pizzaria de Santiago, que eram servidas em formatos que eles chamavam de individuais, mas eram grandes. Oferecia variedades de pizzas e uma boa carta de cervejas e vinhos. Era espaçoso, agradável e seu preço também era bom. Era bem localizado, e ficava na Avenida Providencia 1975, próximo a Estação de Metrô Pedro de Valdívia.

Liguria - Era um clássico restaurante e motivo de orgulho para seu povo. Era uma mistura de restaurante e bar, estava localizado na Avenida Providência, próximo a Estação de Metrô Manuel Montt. Se buscava um lugar bem frequentado e que sirva comida chilena da boa, era este a indicação.

Mamut - Avenida Nova Providencia -  Era outro bom restaurante, muito bem recomendado pelos locais, com um cardápio onde se destacavam os grelhados e os piscos. Tinha promoção do excelente chopp austral. Era parte de uma rede, com mais quatro locais: Calle Bandera, 248; Hernando de Aguirre, 129; em Puente Alta e no bairro Las Condes.

Pizzeria Italia  -  Avenida Manuel Montt, 1046  - Providencia –

Reconhecida em 2024 por site italiano de gastronomia como uma das 10 melhores pizzas napolitanas do mundo, esta referência gastronômica da capital chilena era um visita obrigatória. O ambiente era pequeno, aconchegante, muito movimentado e era atendido pelo casal de proprietários. Vá lá e confira !

 

Onde agitar

​A noite de Santiago, tinha três endereços movimentados: a Rua Pio Nono, na Bellavista; a Avenida Suécia, no bairro Providência e a Praça Mulato Gil de Castro, no centro. Nesses lugares, havia uma aglomeração de bares, que funcionavam até a madrugada. Era o caso do Córner Pub Brannigan`s, na Avenida Suécia, ou o Packard e o Entre Negros. Na Praça Mulato Gil, há o Café del Biógrafo, reduto de intelectuais. Na Bellavista, o Café e restaurante Azul Profundo, ou o jantar com show no Adobes de Argomedo, com preço médio de US$ 30,00 por pessoa. No elegante bairro de Lastarria, havia um excelente Wine bar chamado Bocanáriz que valia a visita tanto pelo ambiente como pelos excelentes vinhos que oferecia à degustação por um preço melhor ainda. Não perca a oportunidade e vá até lá!

​Teclados - Era o mais badalado e agitado, dentre os vários bares da Avenida Manuel Montt. Apesar de parecer pequeno visto pelo lado externo, possuia bastante espaço interno. O lugar era indicado para casais jovens ou grupo de amigos para petiscar e beber.   

 

Santiago 3.jpg
Santiago.jpg
bottom of page