top of page

SAN DIEGO  - A Mission e os Parques  - 
Califórnia - USA​

SAN DIEGO 3.jpg
San Diego.jpg
San Diego 2.jpg
San Diego 3.jpg

 

As informações e recomendações inseridas neste texto, objetiva facilitar seu programa de viagem para visitar esta histórica e atraente cidade da Califórnia. Escolha o que pretende conhecer e monte seu roteiro para melhor aproveitar sua passagem por aqui...

Comentário

San Diego entrou na rota do socialismo, do comunismo inconsequente. Agora estava administrada por pseudo-socialistas, que criaram uma lei que favorecia o descalabro e a irresponsabilidade: o vagabundo agora poderia roubar o que quizesse, em qualquer lugar, no valor de até 950 dólares, que não poderia ser detido. Vale tudo!  As ruas e avenidas estavam repletas de barracas com gente de toda a espécie, que nada fazem e vivem de furtos, roubos e achaques a quem circulava. Vai ser difícil a cidade voltar a normalidade... Aliás, todas as principais cidades da Califórnia estavam passando por esse processo cancerígeno!

A história da cidade

SAN DIEGO foi descoberta pelo explorador Juan Rodriguez Cabrillo, que viajava do México em direção ao norte, em um navio de bandeira espanhola. Em 1542, a região passava a ser possessão dos espanhóis. Em 1769, o padre Franciscano Junípero Serra, instalou na área, a Mission San Diego de Alcalá — a primeira das 21 Missões que foram posteriormente construídas ao longo do território do Estado. Originalmente povoada por índios, a região era governada pela Espanha, México e, desde 1846, pelos Estados Unidos.  ​A área onde San Diego atualmente se localizava, era habitada  por nativos da tribo Kumeyaya. O primeiro europeu que chegou a região, foi o explorador português João Rodrigues Cabrillo, que conquistou a baía para a Espanha, em 1542 e o lugar foi batizado como São Miguel de Cabrillo. Em 12 de novembro de 1602, Dom Sebastián de Viscaíno, chegava com sua equipe no dia de San  Diogo de Alcallá e celebrara a missa em homenagem ao santo. Por coincidência, o barco de Viscaíno era chamado San Diego, e ele então, rebatizou o lugar como San Diego, em homenagem ao veículo.

Estava localizada no sul da Califórnia, sendo a  segunda mais populosa do Estado e a oitava do país, a mais arborizada e atualmente a mais cara. Ficava às margens da baía de mesmo nome, no litoral do Oceano Pacífico, distanciando-se 190 quilômetros de Los Angeles. Era considerada berço da Califórnia e conhecida por seu clima ameno, durante a maior parte do ano, por seu porto natural de águas profundas, extensas praias, longa associação com a Marinha dos Estados Unidos e seu centro de desenvolvimento da biotecnologia. Sua população, conforme estimativas de 2021, era de 1.392.553 habitantes. 

As montanhas cercavam a região leste da cidade, sendo que além delas, existiam áreas desérticas. A cidade era a sede do Condado de San Diego e centro econômico da região, e principal cidade da área metropolitana San Diego-Tijuana. Os principais vetores econômicos de San Diego, eram  as atividades militares e de defesa, relacionado ao turismo, comércio internacional e de fabricação em geral. A presença da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), com a afiliada UCSD Medical Center, ajudava a tornar a região um centro de pesquisas em biotecnologia. Desde o início do século XX, até a década de 70, a frota de pesca do atum-americano e da indústria de conservas de atum, eram baseadas em San Diego, que era tida como a capital mundial do atum. A primeira fábrica de conservas, foi fundada aqui em 1911, e por meados dos anos 1930, as fábricas de conservas já empregavam mais de 1.000 trabalhadores. Devido ao aumento dos custos e da concorrência estrangeira, as últimas das fábricas de conservas, fecharam suas portas nos anos 80.

Entre as principais atrações turísticas de San Diego, estavam o Balboa Park — que abrigava 16 museus, três teatros, jardins, centros de arte e um dos maiores Zoológico do país; o Mission Bay Park, as praias, e os bairros de La Jolla, Coronado Island, Old Town, Embarcadero, Sea Worl e Legolândia, o Gaslamp Quartier e o US Midway Museum, antigo porta-aviões transformado em concorrido museu.​ Era permitido fazer piqueniques nos parques e nas praias, mas o consumo de cerveja e vinho, deviam estar fora do menu. Por força de lei municipal, era proibido fumar e ingerir bebida alcoólica, nos parques e praias da cidade. A multa podia chegar a US$ 1.000, e turistas também estavam submetidos à regra. Quem quizesse beber, tinha de ir a um bar ou restaurante, e quem quizesser fumar, deveria ficar a pelo menos cem metros de distância de qualquer prédio, praia ou parque público. Provavelmente hoje, setembro de 2023, essas regras todas não mais estejam sendo cumpridas obrigatoriamente, porque a zorra e a gandaia tomaram conta da Califórnia.

Ao contrário do que acontecia em outras cidades dos EUA, em San Diego, só comeria em fast food quem quzesse. Era fácil encontrar bons pratos de frutos do mar em toda a região metropolitana, que tinha registrados mais de cinco mil restaurantes. Em Downtown, Little Italy, La Jolla e Coronado, encontravam-se excelentes opções de cozinha italiana e mexicana. A Grande San Diego, tinha cerca de 90 campos de golfe e quadras esportivas. A cidade surpreendia por sua concepção urbana, pela grande influência hispânica, muito bem conservada, e também por sua beleza. Era moderna, dinâmica, agitada e muito agradável para se viver, ao contrário de outras grandes cidades americanas. Rivalizava com San Francisco, em visual, qualidade de vida e povo gentil e acolhedor. Uma pena que a desordem urbana tomou conta...

Balboa Park  -  Calle El Prado, 1549 -

Outro lugar legal de conhecer em San Diego, era o maior parque cultural dos Estados Unidos, o maravilhoso Balboa Park, formado por mais de 15 museus, espalhados em toda a localidade e uma área verde bonita com gramados e jardins. Alguns artistas ficavam pelo parque exibindo seus trabalhos, portanto não deixe de apreciá-los e até tirar algumas selfies com os profissionais. Aqui estavam alguns dos principais museus de San Diego e que deve conhecer: San Diego Museum of Art, San Diego Air & Camp, Space Museum, Museu de História Natural de San Diego e o Timkem Museum of Art.

Barrio Logan -

A história mexicana está enraizada no Barrio Logan. No Chicano Park encontram-se murais com mais de 80 pinturas que retratam cenas da Revolução Mexicana e onde durante o mês de abril, há um festival  gratuito  com apresentações musicais, oficinas de arte, comidas de rua e várias atrações.

Parque Sea World  - Sea World Drive, 500 - 

Era um dos principais pontos turísticos, famoso pelos seus shows temáticos e animais marinhos O parque era enorme e possui várias atrações para animar o visitante, desde alimentar pinguins até se aventurar em montanhas-russas radicais. Por ser uma atração muito visitada, sua infra-estrutura era muito boa, repleta de lojas, bares e bons restaurantes.

 

San Diego Zoo e o Wild Animal Park  -  Zoo Drive, 2920 - 

 

Era outro passeio interessante, considerado o mais importante Zoológico do planeta, por ter uma infra-estrutura construída de acordo com cada habitat dos mais de 4 mil animais residentes. Eram muitos os animais como tigres, coalas, girafas, ursos polares, leões e muitos outros. Havia passeios guiados, restaurantes, lojas, lanchonetes e áreas de recreação e descanso para recepcionar ainda melhor os visitantes.

 

Outro lugar parecido é o Wild Animal Park Safari -  San Pasqual Valley Road - Diferente do Zoo, neste local os animais não ficavam em jaulas, mas  em áreas abertas que simulavam seu habitat natural. Era também um lugar lindo que vale a pena ser visitado. Os dois lugares eramo fáceis de chegar de carro.

 

As compras

Outlet Las Americas Premium  -  Camino de la Plaza, 4211 -

Ficava um pouco afastado do centro de San Diego, quase na fronteira com o México, mas o caminho era bem rápido e demorava no máximo uns trinta minutos. Tinha mais de 150 lojas e funcionava em horário normal de shoppings. Outro shopping mais interessante era o Westfiel Horton Plaza.

Onde comer

Balboa Bar and Grill - 5th Avenue, 1863 -

Para quem era chegado a um sanduba, aqui era servido o melhor hamburger da cidade. Se era vero, vá conferir.

Landini's Pizzeria - India Street, 1827 - Little Italy -  

Servia ótimas pizzas, também por pedaços, e com excelente massa fina. Fechava as 23.00 horas, um diferencial entre os demais restaurantes que fechavam as 21.00h.

Night & Day Café - Orange Avenue, 847 -  Coronado -

Quando quiser experimentar uma comida simples e deliciosa, muito bem servidas, este era o lugar. O café da manhã vinha com omeletes, batatas fritas, sucos e até burritos. Estava localizado no bairro chic de Coronado,  era recomendado também para almoço ou até para um jantar romântico.

 

Oscar's Mexican Seafood - Emerald Street, 746 - Pacific Beach -

Era um dos restaurantes mexicanos recomendado pelo Google. Tinha uma boa localização e oferecia também pratos à base de frutos do mar. Tinha um cardápio, só para atender a demanda dos tacos.

Onde dormir

 

A região de Hotel Circle, ou Mission Valley, era uma área hoteleira que ficava bem na intersecção entre as vias I-5 e I-8, na prática, entre Mission Bay e o centro de San Diego e bem pertinho da Old Town. Era uma região bem conveniente para quem viajava de carro e com um excelente custo benefício. A Hotel Circle contava com algumas das principais redes hoteleiras norte-americanas, e tinha desde hotéis econômicos, a bons hotéis da categoria business.

Days Inn by Windham San Diego – Hotel Circle South, 543 - Mission Valley -

Era outra ótima alternativa, na categoria econômica, os quartos eram amplos, foram todos reformados recentemente, tinha TV de LCD, ar condicionado, WIFI  grátis, um excelente banho com amenities cortesia, cafeteira, forno de micro ondas, frigobar e um mini cozinha compacta. Tinha uma boa piscina aquecida, banheira de hidromassagem e restaurante que funcionava até as 23.00h.

Double Tree by Hilton - Hotel Circle Street, 1515 – Hotel Circle South -

Tinha uma localização ideal, na saída da Rodovia I-8 e a apenas uma curta distância de carro das atrações do centro da cidade. Os quartos eram amplos e super confortáveis, banho com uma pequena banheira, e uma área externa deliciosa, com piscina e jacuzzi e uma bem equipada academia. Destoando ainda dos demais hotéis no país, cobravam o acesso ao WIFI e ao estacionamento. Nada que o tempo não resolva!

 

Homewood Suites by Hilton San Diego - Hotel Circle  Street, 2201 -

Estava localizado próximo da Interestadual 8, na Seaworld Área, tinha um conceito bem interessante para famílias, as Suites eram enormes e muito bem equipadas, com cozinha e sala de TV, cafeteira, frigobar, área de refeições e sala de estar. Servia um café da manhã completo e um happy hour diário, entre as 17.00 e 19.00h, com vinho, cerveja e petiscos que estavam incluídos na diária. Contava com uma área de lazer, com piscina ao ar livre aquecida, piscina infantil, academia e uma área externa com jogos.

 

Kings Inn - Hotel Circle Street, 1333 -

Era o típico Inn americano, com charme e decoração de bom gosto nos ótimos quartos equipados com tudo que é necessário para uma boa estadia, com mesinha de apoio, TV a cabo com seleção razoável de canais, cafeteira, secador de cabelo, frigobar, ferro e tábua de passar roupa e  alguns quartos com uma varanda. Tinha estacionamento gratuito e uma piscina pequena. Era um hotel barato e muito bem avaliado.

 

Super 8 by Wyndham San Diego – Hotel Circle Street, 445 -

Para quem buscasse um hotel econômico e com um bom café da manhã, este Super 8 era a recomendação. Os quartos eram um pouco antigos, mas tinha um padrão de conforto legal, com TV de tela plana, frigobar e cafeteira. Servia um bom café da manhã. Estava localizado a 5 minutos de carro do Shopping Fashion Valley.

 

Mission Bay  - Pacific Beach & Ocean Beach

A Região de Mission Bay e das praias Pacific e Ocean Beach era uma das regiões mais agradáveis de San Diego, uma região  linda e repleta de praias bonitas e belos parques. Um dos passeios sugeridos pela região era alugar uma bicicleta ou um patinete e curtir a enorme ciclovia que conectava as praias. Para ir ao centro, era de carro ou pelo ônibus de linha regular.

 

The Dana on Mission Bay - West Mission Bay Drive, 1710  -

Estava localizado em uma área paisagística de 4 hectares, ao lado da Baía Mission, ficava a apenas 1 km do SeaWorld San Diego, e a 1,6 km da Praia Mission de San Diego. Dispunha  de restaurante contemporâneo, à beira-mar, duas piscinas ao ar livre, duas banheiras de hidromassagem e um bar na piscina sazonal. Os quartos tinham TV de tela plana, micro-ondas e frigobar. Alguns quartos apresentavam vista da Marina do hotel. Oferecia roupões de banho e produtos de banho gratuitos, em todos os quartos. Tinha estacionamento incluído na diária.

Tower 23 Hotel - Felspar Street, 723 -

Era um hotel super confortável, de frente para o mar e apenas a 5 minutos à pé do calçadão de Pacific Beach. Os quartos eram amplos, com decoração clean, camas e travesseiros ótimos, banheiros equipados com banheira e amenities cortesia. O hotel possuia um restaurante próprio, o JRDN, especializado em grelhados e frutos do mar.

 

Old Town -  área histórica

É a região antiga da cidade, repleta de construções históricas charmosas que hoje formavam um parque estadual com bons   restaurantes turísticos. A área estava conectada ao centro, pela linha de bondinho e tinha fácil acesso a rodovia principal. A região tinha algunshotéis de preço intermediário, uma opção interessante para quem quer algo com bom custo benefício ou para quem venha a cidade, sem carro.

 

Old Town Inn - Pacific Highway, 4444 -

Estava localizado na área industrial de Midway,  a 10 minutos a pé do centro histórico. Todos os quartos incluiam TV a cabo e DVD player, comodidades para chá e café. Alguns quartos ofereciam cozinhas completas. Era sugerido para quem quessese um hotel com um excelente custo benefício, café da manhã gostoso e estacionamento incluído na diária.

Padre Trail Inn - Taylor Street, 4200 -

Em nossa primeira viagem a San Diego, ficamos neste Motel, bem no padrão americano. Fomos muito bem recepcionados e, como não tínhamos reserva, nos colocaram numa enorme Suíte, com quatro camas tamanho Queen, com 4 televisores de LCD, ar condicionado, frigobar, e um excelente banheiro. Não serviam café da manhã. O estacionamento era amplo e cortesia. Pela facilidade de chegar e ir até o centro da cidade, era uma boa sugestão. Na área tinha vários Cafés e restaurantes, e até uma pizzaria, onde trabalhava uma jovem Garçonete brasileira.

Dowtown

Gaslamp Quartier

Hotel Coronado

bottom of page