top of page

São Petersburgo  -  Gastronomia e Hospedagem - 
Russia  - parte 2/2

São Petersburgo

SÃO PETERSBURGO.jpg

Gastronomia

Na Rússia os horários das refeições eram bastante extensos. Os restaurantes de São Petersburgo, costumavam funcionar a partir das12.00 até as 16.00 horas para o almoço, e o jantar costumava ser servido entre as 18.00 e as 23.00 horas, e alguns permaneciam abertos 24.00h.

Pratos típicos e bebidas

Arenque em casaco de pele

Com esse nome muito peculiar, era uma salada preparada à base de arenques, cenouras, beterraba, batatas, ovo e maionese;

Blinis

Era uma massa fina, parecida a dos crepes, e podiam ser encontrados adocicados, salgados ou recheados com caviar, iguaria que aqui era bastante comum;

Borsch

Era a tradicional e popular sopa à base de beterraba, cenoura, batata, cebola e carne, sendo servida muito quente;

Caviar

O caviar russo era considerado pelos experts como um dos melhores a nível mundial. Poderia encontrá-lo na maioria dos restaurantes da cidade;

Kvas

Era uma popular bebida fermentada, de baixo teor alcoólico, preparada à base de farinha de centeio e malte;

Pelmeni

Eram bolinhos de massa cozidos, que costumavam ser preparados à base de carnes, mas podiam ser encontrados com vários outros tipos de recheio;

Salada Olivier

Era nossa conhecida salada russa, preparada à base de batatas, maionese, picles, carne e um pouco de molho rosso;

Smetana

Era um creme azedo, que acompanhava a maioria dos pratos. Era parecido com a nata, servido à parte, e também costumava ser adicionada às sopas;

Stroganoff

Era  feito com carne de gado, com um molho suave de cogumelos, natas e mostarda. Era um dos pratos mais conhecidos da Rússia, que teria surgido na mansão do Conde Straganof. Hoje faz parte do cardápio mundial.

Vareniki

Era uma massa recheada, que poderia ser preparada tanto com ingredientes doces como salgados.

Vodka

A bebida russa mais popular, tinha um sabor diferente na Rússia. Os licores de alta gama, ofereciam matizes inigualáveis, capazes de surpreender até os paladares mais exigentes.

Restaurantes sugeridos

Pushka INN Restaurant Nab. Reki Moyki, 14 -  

Quase vizinho ao Museu/casa de Pushkin, -- considerado um dos maiores poetas russos - estava este restaurante super aconchegante e com cardápio repleto de delícias da culinária local. A salada russa com caviar vermelho e o pelmeni da casa  ao creme de leite eram alguns dos pratos servidos, cujos preços eram um pouquinho mais altos, sendo recomendado para um  jantar mais especial.

Shopping Center Sennaya - Ulica Efimova, 3 - 

Concentrava mais de 80 lojas, era considerado bem mais acessível, quando comparado a algumas lojas de departamentos da cidade, extremamente caras. Além de restaurantes e lanchonetes, como KFC e Coffeeshop Company. 

Stroganoff Steak House -  Konnogvardeyskiy b-r., 4 -   Metrô, linha 5 (roxa) - Estação Admiralteyskaya.  

Ainda que tivesse sido batizado com o nome de um dos pratos russos mais famosos mundo afora, o carro-chefe da casa eram os steaks. No menu, cortes de carne de qualidade, como os suculentos Rib Eye e Porterhouse - molhos, como o cremoso de pimenta e o de Estroganof com vinho tinto, entre outros -, além de acompanhamentos como a frigideira de batatas e cogumelos Porcini, aspargos grelhados e as batatas fritas originais, com cobertura de queijo parmesão ou trufas. Não deixe de conferir, ainda, a carta de vinhos da casa, cujos preços eram razoáveis.

Hospedagem

Apartamentos e Hostel

A exemplo dos países do Leste europeu, aqui também havia uma grande oferta de apartamentos e hostel para hospedagem temporária. Veja no Booking, no TripAdvisor ou no AirBnb, as inúmeras opções.

Cronwell Inn Stremyannaya - Stremyannaya Street, 18

Os quartos ofereciam ar-condicionado, frigobar, mosquiteiro e  wi-fi gratuito.

Ibis St. Petersburg Centre Hotel - Ligovskiy Avenue, 54 -

​Estava muito bem localizado, próximo a Estação Ferroviária, da Estação de Metrô e do Shopping. O  quarto era espaçoso, diferente de outros hotéis da rede Ibis, assim como o frigobar e um local para passar suas roupas. Os empregados eram prestativos e o café da manhã também era outro diferencial, com muitas variedades.

Kristoff Hotel - Zagorodny Avenue, 9 -

Não era um hotel de luxo, porém, cumpria sua funcionalidade de um hotel moderno. Com uma localização privilegiada, estava próximo das principais avenidas, pontos turísticos e bons restaurantes. A limpeza era impecável e oferecia um ótimo kit de amenities. Os quartos eram amplos e confortáveis e o excelente café da manhã era servido no restaurante, que ficava abaixo do hotel - Serbian Street Food. O único inconveniente era não ter elevador.

 

Pushka Inn Hotel - Reki Moiki Embassy, 14 -

Instalado numa belíssima mansão que peretencera a família Pushikin, era muito bem localizado, à beira de um charmoso canal junto ao Rio Moika e próximo ao Hermitage. Excelente atendimento pelos empregados, que se preocupavam inclusive, em dar dicas de turismo e restaurantes.  Os quartos eram amplos e confortáveis. Aliás, dificilmente encontraremos um hotel com quartos pequenos aqui na Russia.

 

Em geral, eram todos enormes. O café da manhã era tão bom, que incluia até salmão defumado, sendo servido no restaurante, que levava o nome do hotel e oferecia desconto de 15% para os hóspedes.

SÃO PETERSBURGO 6.jpg
SÃO PETERSBURGO 8.jpg
bottom of page