top of page

ROTHENBURG ober der Tauber  -   Romantischstrasse - 
Alemanha

Rothemburg.jpg
Rothemburg 2.jpg

As informações e recomendações inseridas neste texto, objetiva facilitar seu programa de viagem para visitar esta charmosa cidade, que é uma das mais bonitas e importantes da Estrada Romântica alemã. Escolha o que pretende conhecer e monte seu roteiro para melhor aproveitar sua

passagem por aqui... 

 

Exigências para entrar na Europa

A partir de 12 de outubro de 2025, os 29 países que compõem o Espaço Schengen, incluindo destinos turísticos muito procurados por brasileiros, como França, Alemanha, Espanha, Portugal e Itália, deixarão de carimbar Passaportes de viajantes isentos de visto, como é o caso do Brasil. A mudança marcará o início da operação do Sistema de Entrada e Saída (EES), que passará a registrar digitalmente as entradas e saídas de estrangeiros por meio de biometria, com coleta de foto facial e impressões digitais. Na primeira viagem à Europa após a implantação, o visitante precisará realizar o cadastro biométrico no Posto de Imigração. Já nas viagens seguintes, o processo será mais rápido, uma vez que os dados ficarão armazenados no sistema.

 

O objetivo, segundo as autoridades europeias, será reforçar a segurança e controlar o tempo de permanência, que para brasileiros continua limitado a 90 dias sem visto. Além do EES, a Europa se prepara para adotar outra mudança importante. A partir de 2026, entrará em vigor a autorização de viagem ETIAS, que deverá ser solicitada online antes do embarque. O procedimento terá custo de 7 Euros e será obrigatório mesmo para viajantes que não precisam de visto.

O ETIAS  - European Travel Information and Authorisation System — Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) será uma autorização eletrônica obrigatória para viajantes isentos de visto, que desejam entrar em países do Espaço Schengen. Ele não será um Visto, mas uma préautorização de viagem, semelhante ao sistema ESTA, usado pelos Estados Unidos. O objetivo será reforçar a segurança e identificar possíveis riscos antes do embarque, permitindo que as autoridades europeias façam uma triagem prévia dos visitantes. ​A pergunta agora será: o que eles irão fazer com os milhares de muçulmanos que IMVADIRAM a Europa com a complacência das autoridades ? 

A história de Rothenburg, começava pelos anos de  970, quando a área passara ao domínio do Conde Comburg-Rothenburg. Um século mais tarde, sua família construíra aqui um castelo,  demolido muitos anos após. O nome Rothenburg ob der Tauber, vinha  da presença do Rio Tauber, que cortava a cidade. Por volta de 1250, fora construída a estrada que ligava Ausgburg a Würzburg, passando por Rothenburg. Este caminho hoje era conhecido como a Romantische Strasse,  a famosa Estrada Romântica Alemã.

Com o passar dos anos, a cidade recebera o título de Cidade Imperial, em 1274 e assim se mantinha até 1803. Em 1631, sofrera um grande cerco durante a Guerra dos 30 anos, o que provocara a perda de sua importância e a estagnação de seu desenvolvimento. Antes da 2ª Guerra Mundial, já atraía muitos turistas, mas mesmo assim não fora poupada, e tivera 45% de toda sua área destruída pelos bombardeios. A maioria dos prédios foram reconstruídos, como eram antes da destruição. Em 1950, já estava de volta ao seu esplendor e encantando quem a visitava.

A cidade era toda murada, e continuava mantendo dentro dentro desses espaços, centenas de anos de história e um clima de Idade Média. Várias torres davam acesso ao muro e podia-se dar uma volta completa ao redor de Rothenburg, pelos seus 4 km de muralhas. Não deixe de caminhar pelos muros, e ver a cidade sob outro ângulo. Caminhando pelas muralhas, se podia ver várias placas nas paredes com nomes gravados, em agradecimento aos que financiaram a reconstrução. As torres mais interessantes, eram a Rödertor,  uma das belas torres da muralha, o Galgentor, um antigo local de execução, o Klingertor e a imperdível Plönlein, a esquina mais fotografada da cidade.

Estórias da cidade

Uma menção histórica da cidade, referia-se ao Prefeito Nusch, que com a cidade sitiada, aceitara o desafio imposto pelo General Tilly, de tomar em um só gole, um cântaro contendo mais de três litros de Vinho. O episódio ocorrera em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, quando o católico General Tilly o desafiara: Se um de vocês tomar em um só gole este cântaro de 3,25 litros de vinho, prometo não saquear e nem destruir a cidade. O Prefeito Nusch, que já devia gostar bastante de vinho, aceitara o desafio e de uma só empinada bebera todo o vinho, salvando a cidade e seus habitantes. Este acontecimento era lembrado anualmente, desde 1881, no Festival histórico mais Importante da Alemanha, chamado Der Meistertrunk. A festança, que tinha encenações dos conflitos, entre católicos e protestantes, acontecia sempre no fim de semana de Pentecostes, que costumava ser no mês de Maio.

Antiga Casa do Artesão –

Mostrava como os artesões viviam nos anos de 1200. Aprecie o Jardim Aquático da Ásia, com cachoeiras e lagos ornamentais em meio a um jardim das cerejeiras e da flora asiática.

 

Beco do artesão

A Artisan Alley era uma joia escondida, uma rua isolada onde os artesãos locais exerciam as suas atividades, criando e vendendo artigos que iam desde joias feitas à mão a trabalhos em pele feitos sob medida. Esta área oferecia aos visitantes uma oportunidade única de observar os artesãos em trabalho, talvez até de se envolver com eles para aprender sobre o seu ofício. Era o local perfeito para encontrar uma lembrança única, feita à mão, que captasse o espírito de Rothenburg. Comprar aqui não só proporcionaria uma recordação memorável, como também apoiaria os artesãos locais e o seu artesanato tradicional.

Burg Tor e Burggarten - 

Numa das pontas da cidade, ficava um belo jardim, de onde se tinha lindas vistas das áreas ao redor de Rothenburg. Na Idade Média aqui ficava o castelo da família Hohenstaufen, que fora destruído num terremoto que acontecera na cidade, em 1356. Faça uma caminhada por fora dos muros, na encosta da cidade para conhecer a Burg Tor.

​​

 

 

Castelo de Toppler

Era uma encantadora estrutura em forma de torre, situada às margens serenas do Rio Tauber, transportava os visitantes para a era da nobreza medieval. Esta residência histórica, outrora pertencente ao então presidente da Câmara, Heinrich Toppler, revelava a vida íntima da elite medieval de Rothenburg. Os visitantes poderiam explorar seu pequeno, mas fascinante interior, adornado com mobiliário e artefatos da época. As visitas poderiam ser realizadas mediante prévio agendamento.

Feira de Natal  - 

O Mercado de Natal era também conhecido como Reiterlesmarkt, um mercado anual tradicional do Advento pré-Natal, realizado nas praças pitorescas ao redor da Prefeitura. Oferecia uma experiência inesquecível de inverno, muita música clássica e natalinas, deliciosas delícias culinárias franconianas e presentes únicos. As barracas de madeira decoradas adequadamente ficavam alinhadas ao longo das ruas estreitas e sinuosas do centro. Na parte gastronômica se podia experimentar crusty frito Bratwürste, saboroso Flammkuchen, e perfeitamente sazonado  a gengibrebrebread Lebkuchen. 

Georgsbrunnen -

Esta fonte estava neste lugar desde 1446. Não só a sua aparência era imponente, sua capacidade era de 100.000 litros de água e oito metros de profundidade! Por mais de 400 anos, a fonte apresentava um chafariz coroado pela figura de St. George, incluindo os dragões. Antigamente, ficavam na frente da fonte uma forca, um pelourinho e o palco de tortura. Com o passar dos anos, e a evolução humana, as coisas foram mudando. Graças a Deus !

Gerlachschmiede

Era uma icônica casa de ferreiro, reconhecida pelo seu exterior vermelho e branco e pelo imponente telhado. Situado perto das antigas muralhas da cidade, o prédio era um belo exemplo da arquitetura tradicional alemã em enxaimel. Reconstruído após a Segunda Guerra Mundial, era um símbolo da resiliência e do empenho de Rothenburg em preservar a sua beleza histórica. Não estava normalmente aberto a visitas públicas, mas o seu exterior, por si só, tornava-o um local de visita obrigatória para qualquer pessoa interessada em arquitetura e história.

​​

Igreja de São Jacó -- Estava localizada na Klostergasse, 15.

Era a maior Igreja da cidade, e fora construída em 1485. Para visitar seu interior, era preciso pagar um ingresso para ver o seu maravilhoso altar criado por Tilman Riemenschneider, o Franziskusaltar - feito entre 1495 e 1505. Segundo a lenda, neste altar estava guardada uma gota do sangue de Cristo. Abria de abril a outubro, entre 9.00 e 17.15h; em dezembro, entre 10.00 e 16.45h; de novembro, janeiro a março, entre 10.00 e 12.00h e 14.00 e 16.00h. Entrada: era de €2.

Igreja de São Wolfgang

Instalada por detrás das formidáveis fortificações da cidade, servia a um duplo propósito: Capela de Cavaleiro e Fortaleza, exemplificando a confluência única de objetivos militares e religiosos. Esta joia arquitetônica dava uma ideia das medidas estratégicas de defesa da cidade durante os tempos tumultuados. Aprecie sua arte sacra, oferecendo um momento de tranquilidade e de reflexão sobre a complexa história da cidade.

Igreja Franciscana - Ficava na Herrengasse.

Também conhecida como St. Marien, era a mais antiga igreja da cidade, construída em 1309. Aprecie os modernos vitrais de Johannes Schreiter.   Horário de visitas: março a dezembro, entre 10.00 e 12.00h e 14.00 e 16.00h. Fechava em janeiro e fevereiro.  As missas: aos domingos eram celebradas entre 11.00  e 11.30h; no verão, na 5ª-feira as 18.15h: leitura e música.   

Igreja Unsere liebe Frau zu Kobolzel

Originária do final do século XIII, esta igreja fora renovada entre 1472 e 1505, tornando-se um ponto de parada para peregrinos, com seus portais acolhedores. Em 1525, durante a Guerra dos Camponeses a igreja sofrera saques, com muitas de suas imagens e estátuas de Maria sendo danificadas. Passara um período esquecida, chegando a ser usada como tinturaria e depósito. Entre 1854 e 1860, fora cuidadosamente restaurada e voltara a ser um marco para a comunidade católica. Atualmente servia de palco de celebrações marianas, casamentos e devoções de maio, destacando-se pela sua arquitetura gótica tardia, com uma escada em espiral única e janelas em arco pontudo.

Letreiros de Ferro Forjado

A tradição dos letreiros de ferro forjado, nessa região da Alemanha, já perdurava séculos e representava o que os locais ofereciam, como hospedaria, restaurante, farmácia, oficinas de consertos, mas também, os nomes das famílias residentes. Eram trabalhos belíssimos, e poderiam ser observados ao longo de toda a Rota Romântica.

​​

Loja Käthe Wohlfahrt

Era a loja de decoração natalina mais famosa da Europa, contava com várias lojas em Rothenburg. A principal e mais linda, ficava na Herrngasse, onde tinha tudo o que se pudesse imaginar em decoração de Natal, feitos dos mais diversos materiais. O site da loja informava que eram mais de 30 mil peças a venda. A loja era a matriz mesmo que não se tivesse a menor intenção de comprar algo, a visita seria obrigatória. Estava aberta o ano inteiro, de 2ª-sábado, entre 9.30 e 18.30h e aos domingos, das 10.00 as 18.00h.

Marktplatz -

Era assim chamada porque aqui acontecia o Mercado da cidade, desde os tempos mais antigos. O prédio grande  era a Prefeitura, a Rathaus, ocupando boa parte da praça. Na perpendicular a Rathaus, estava o Ratstrinkstube, que era a Taverna do Conselho Regional. Aqui fora instalado em 1683 um relógio, que em algumas horas cheias tinha uma pequena encenação de um bonequinho contando uma das lendas da cidade. Na praça também ficava o Escritório de Turismo, onde se poderia informar sobre os horários da encenação do relógio.

Markusturm -

A bonita torre com seu relógio do século XII, fazia parte da primeira fortificação da cidade, mais tarde substituída pela muralha externa.  Os caminhos levavam a Marktplatz, a principal praça  e onde estava o também bonito prédio da Rathaus.

​​​

Museu da Cidade Imperial – Klosterhof, 5 -

Localizado num antigo Convento, proporcionava um mergulho profundo na rica história de Rothenburg, incluindo os aspectos menos saborosos da vida medieval. A sua coleção incluía artefatos raros do passado da cidade, mas talvez o mais intrigante fosse a exposição de práticas judiciais medievais, com instrumentos de tortura e documentos legais. Este museu recordava as complexidades dos sistemas judiciais históricos, tornando-o uma visita obrigatória para os entusiastas de história. Abria diariamente das 10.00 às 16.00h. O ingresso custava € 5 por pessoa.

Museu das Bonecas e dos Brinquedos

Instalado nas encantadoras ruas de Rothenburg, albergava uma extensa coleção que abrangia séculos de brinquedos, desde as intrincadas casas de bonecas aos clássicos soldadinhos de chumbo. Este museu não só mostrava a evolução dos brinquedos ao longo do tempo, como também refletia as mudanças culturais e sociais que influenciaram as brincadeiras das crianças. Era um local que apelava a todas as idades, oferecendo uma viagem nostálgica para os adultos e uma exploração cheia de maravilhas para as crianças. O museu estava normalmente aberto todo o ano, mas o horário de visita poderia variar conforme a época, sendo recomendável confirmar com antecedência.

Museu do Crime  - Burggasse, 3-5 -

Era considerado um dos mais completos do mundo na matéria. Era uma sugestão para ver como eram tratados ladrões, adúlteros, sujismundos, fofoqueiros, entre outros pecadores. Certamente era um lugar onde uma grande maioria de brasileiros jamais acessaria...

Museu Alemão do Natal -

No primeiro andar da maior loja da Käthe Wohlfahrt, funcionava este pequeno museu que apresentava a história dos Natais da Alemanha, de 1800 até 1960. Em 250 m² de exposição, estavam expostos mais de 5 mil itens, contando a história do Natal e suas tradições. Muitos dos artigos em exposição foram doados por pessoas do mundo inteiro.  O museu funcionava diariamente das 10.00 as 17.00h, de 1º de abril a 23 dezembro;   de 21 de  janeiro a 31 de março, diariamente entre 10.00 as 15.30h. De 25 de dezembro até a metade de janeiro, diariamente entre 10.00 e 16.30h. Nos outros dias, em horários especiais. Os Ingressos: Adultos pagavam €5 na alta temporada e €3 na baixa temporada.  As crianças, entre 6-11 anos: €2 na alta temporada e gratuito na baixa temporada.

 

 

 

Plönlein: A esquina famosa

Plönlein -

A famosa bifurcação era a foto da cidade, era formada por um conjunto de construções que se completavam. Destacava-se a casinha amarela, em estilo enxaimel, no centro e a torre Siebersturm, construída em 1385, que ficava à esquerda e ao fundo. O portão Kobolzeller Tor, que ficava à direita, ajudava a emoldurar o local, dando-lhe mais beleza.

 

Reichsstadtmuseum -  Ficava na Klosterhof, 5.

Era o museu que contava a história desta linda cidade. Ficava no prédio onde era um antigo Mosteiro Dominicano e contava com mais de 2.500m² de área de exposição. O acervo abrangia oito séculos de história, com coleções da Associação Alt-Rothenburg, de igrejas e empréstimos privados. As obras expostas eram pinturas, esculturas, artesanatos e outras mais. Abria de abril-outubro, entre 10.00 e 17.00h e novembro a março, entre 13.00 e 16.00h.  Entrada era de s €4,50 para adultos, família €10, crianças até 6 anos não pagavam. Cobravam permissão para fotografar: €3. 

 

Rathaus e Rathausturm -

O prédio  da Prefeitura era uma construção gótica, e tinha uma torre construída entre 1250 e 1400, com 52 metros de altura. Era  permitido subir na torre, para se ter uma visão de cima da cidade e de sua muralha. Os 220 degraus valiam o esforço, porque a vista era única. Entrada para a Torre: cobravam para adultos €3, crianças até 14 anos €0,50. Aberta de abril-outubro, entre 9.00 30 e 12.30h e 13.00 e- 17.00h; novembro e de janeiro-março: sábado e domingo, entre 12.00 e 15.00h; dezembro, diariamente, 12-.00 e 15.00h. Durante o período de Weihnachtsmarkt  (Feira de Natal ), abria diariamente entre 10.30  e 14.00h e das 14.30 as 18.00h ( nas 6ª e sábados ficava aberto até 20.00h).​​

Ratstrinstube

​Era onde estava instalado o Relógio Astronômico, que apresentava diariamente, às 11.00, 15.00, 20.00 e 22.00h, a encenação do Prefeito Nusch, bebendo os 3,25 ml de vinho, para salvar a cidade da invasão do General Tilly. A Jagstheimerhaus era antiga casa do Prefeito Nusch,  ficava em frente à Georgesbrünnen, onde hoje funcionava a Marien Apotheke.

Onde dormir 

Gästehaus Eberlein - $$$ -  Winterbachstrasse, 4 -

Este hotel  de gerência familiar estava localizado em uma rua tranquila, a 10 minutos a pé do centro histórico. Os quartos eram confortáveis, dotados de TV HD e WI-Fi grátis. Oferecia um ótimo café da manhã.

Hotel Gasthof zur Linde -  $$$ - Vorm Würzburger Tor, 12 –

Era outro hotel de gerência familiar, situado perto dos portões do centro histórico. O prédio principal fora construído em 1930, e desde então vinha sendo modernizado e ampliado, e atualmente era uma Pousada contemporânea, com quartos modernos e elegantes.

 

Villa Mittermeier - Hotellerie und Restauration - $$$$ -  Vorm Würzburger Tor, 7 –

Localizado no interior de uma Villa tradicional, era um encantador hotel classificado pelo Guia Michelin, situado em frente ao portão de Würzburger Tor. Os quartos eram espaçosos, com uma bonita decoração e incluem mesinha auxiliar, TV HD, WiFi grátis, banheiro privativo e secador de cabelo. O Restaurante Enoteca, era especializado em culinária regional e internacional, sob orientação de um premiado Chef de cozinha. Tinha estacionamento cortesia.

Onde comer

Alter Keller –  Alter Keller, 8 –

Servia comida típica alemã.

Bäckerei Striffler -  Schmiedgasse, 1 -

Costumava estar repleta de exemplares de um doce típico da região chamado Schneebällen. O doce consistia em uma grande bola de massa frita em óleo e bem crocante, que em sua versão mais tradicional é recoberta apenas por açúcar e canela, mas também poderia ser encontrada com chocolate e outros confeitos.

Gasthofbutz – Kapellenpltz, 4

Servia comida típica alemã e tinha bom preço.

Michelangelo – Rodergasse, 36 -

Servia comida italiana e preços razoáveis.

Zur Holl – Burgasse, 8 -

Servia excelentes pratos da cozinha regional. Era considerado um dos melhores da cidade. Era preciso reservar.

ROTHEMBURG 3.jpg
Rothemburg 4.jpg
ROTHEMBURG 5.jpg
ROTHENBURG 3.jpg
ROTHENBURG 4.jpg
bottom of page