Roteiro ao norte de Portugal
Castelo de Sintra
1º e 2º dia - Lisboa
A região de Lisboa, valia três, quatro, cinco dias… mas, para aproveitar o tempo ao máximo, limitamos a estadia em Lisboa a dois dias. Era suficiente para explorar o coração da Baixa pombalina, conhecer o Castelo de São Jorge e os bairros tradicionais de Alfama e Bairro Alto, visitar o magnífico Oceanário, curtir na noite do Cais do Sodré e ainda conhecer a zona ribeirinha de Belém, onde se encontravam os maiores ícones dos Descobrimentos portugueses.
Aonde dormir
A capital portuguesa estava recheada de excelentes hotéis, entre os quais, destacamos as seguintes unidades de bom gosto:
Casas da Baixa – Jules & Madeleine - $$$ - Rua São Julião, 23 – Santa Maria Maior –
Eram aptos do tipo hotel-boutique, com localização excelente, perto de tudo e para quem não estava a fim de ir até a esquina para comer e beber, no térreo tinha uma Tasca.
Chiado Dream Apartamentos – $$$ - Rua Nova do Almada, 45 – bairro do Chiado.
Tinha 15 bons aptos, com cozinha bem equipada.
IBIS Lisboa Liberdade - $$$ - Rua Barata Salgueiro, 53 – Liberdade –
Tinha 70 bons quartos, dotados do necessário para uma boa hospedagem, incluindo café da manhã e estacionamento.
3º dia - Sintra
Saindo da capital para explorar a região de Sintra – Cascais, especialmente de Sintra, com seu centro histórico, os magníficos Palácios da Pena e Castelo dos Mouros e a própria Serra de Sintra, além das praias magníficas E também o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental.
Para aproveitar o tempo ao máximo, siga para a belíssima Vila amuralhada de Óbidos. Dependendo do seu ritmo de viagem, poderia parar na Ericeira ou fazer uma curta passagem pela Vila de pescadores de Peniche, ou siga diretamente para o objetivo final que eravisitar Óbidos. Distância aproximada: 175 km
Aonde dormir em Óbidos
Tinha pequenos hotéis charmosos instalados dentro das muralhas, entre os quais o Hotel The Literary Man - ( na antiga Estalagem do Convento ) e outros bem recomendados alojamentos:
Hotel Casa das Senhoras Rainhas – $$$ - Rua Padre Nunes Tavares, 6 -
Os quartos incluiam televisão LCD e um bom banho. Os hóspedes recebiam uma bebida de boas-vindas no quarto, à chegada. Croissants frescos e muffins caseiros eram servidos no café da manhã. O restaurante era muito bem recomendado e a Carta de vinhos contemplas os vinhos da região da Leiria.
Hotel The Literary Man - $$$ - Rua D` João d`Ornelas -
Era um hotel literário único, e o maior do mundo nesta categoria. Este antigo Convento estava localizado ao lado do Castelo de Óbidos, mantivera o seu encanto original e fora convertido num hotel chamado Estalagem do Convento, em 1965. Possua 30 quartos com decoração em estilo ecológico e moderno. Os quartos estavam equipados com televisões LCD, aquecimento e ar condicionado, acesso Wi-Fi gratuito e algumas unidades tinham um mini-bar.
Josefa D`Óbidos Hotel - $$$$ - Rua Dom João de Ornelas –
Tinha ótimos quartos, um super café da manhã e um restaurante com comidas típicas. Muito bem recomendado!
4º dia - Óbidos, Nazaré, Alcobaça e Batalha
Será um dia recheado de pontos de interesse histórico e religioso. Prosseguindo para o norte, faça uma parada na tradicional Vila da Nazaré, ultimamente muito em voga no mundo do surf por causa das ondas gigantes e do famoso Canhão da Nazaré, que o surfista Garrett McNamara enfrentava todos os anos.
A caminho de Fátima, não deixe de visitar os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, ambos classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Eram surpreendentes!. Havendo tempo e energia, poderia ter uma primeira impressão sobre o Santuário de Fátima, que ficava muito próximo. Distância aproximada: 165 km
Aonde dormir em Fátima
Eram muitas as ofertas de hospedagens. Recomendamos estas três:
Hotel Santa Maria – $$$ - Rua de Santo Antonio, 79 –
Estava a 2 minutos a pé do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Os quartos incluiam ar-condicionado, frigobar e produtos de higiene pessoal, além de acesso gratuito à internet (Wi-Fi). O restaurante e o bar ficavam no jardim exuberante do hotel. Servia pratos da cozinha regional portuguesa. O terraço no 4º andar tinha vista para o Santuário de Fátima.
Luna Fatima Hotel - $$$$ - Avenida Beato Nuno nº 465 –
Dispunha de quartos espaçosos, com TV via satélite, WIFI grátis, frigobar, ar-condicionado, um ótimo banho com amenities cortesia. O restaurante servia uma excelente variedade de pratos da cozinha portuguesa. Estava situado a 10 minutos a pé do Santuário Nossa Senhora de Fátima, e dos principais Shoppings e do centro da cidade.
Luz Houses Charming Hotel – $$$$ - Casa de campo – Rua Principal, 78 -
Como o próprio nome já dizia, era um pequeno hotel de charme, com quartos maravilhosos, um excelente café da manhã. Ficava próximo de todas as atrações de Fátima.
5º dia - Fátima, Tomar e Coimbra
Depois de visitar o Santuário de Fátima, a sugestão era seguir viagem para Tomar, uma cidade que, regra geral, estava fora da rota turística tradicional entre as cidades de Lisboa e Porto. Quanto mais não seja, pare para visitar o Convento de Cristo, também protegido pela UNESCO.
Luz Houses Charming Hotel – $$$$ - Casa de campo – Rua Principal, 78 -
Como o próprio nome já dizia, é um pequeno hotel de charme, com quartos maravilhosos, um excelente café da manhã. Fica próximo de todas as atrações de Fátima.
Siga depois em direção à cidade universitária de Coimbra, onde não faltavam locais emblemáticos como o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Sé Velha, a Quinta das Lágrimas e a Universidade de Coimbra. Distância aproximada: 130 km.
Biblioteca Joanina de Coimbra
A construção da Biblioteca Joanina, iniciara em 1717, a fim de conter toda a Biblioteca Universitária da cidade, a pedido do Rei D. João V, de onde surgira o nome da Biblioteca, em homenagem a seu incentivador. Fora concluída 11 anos depois, em 1728, sobre o antigo Cárcere do Paço Real. O responsável pela obra fora João Carvalho Ferreira e os responsáveis pela pintura, que só se deu anos mais tarde, foram António Simões Ribeiro e Vicente Nunes. O mobiliário da biblioteca fora todo feito com madeiras exóticas, tanto brasileiras quanto orientais, e fora executado por Francesco Gualdini. O retrato do Rei, uma das partes mais imponentes da Biblioteca, era de autoria do pintor italiano Domenico Duprà.
Apresentava um estilo marcadamente barroco, sendo reconhecida com uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas européias e do mundo. Além de ser tão antiga, estava muito bem preservada. Promovia espetáculos e exposições, fazendo com que fosse um lugar frequentado não apenas para o estudo ou leitura. Quando visitar Coimbra, independente do tempo que ficar na cidade, não pode deixar de visitá-la, pois era um marco de Coimbra e de Portugal.
Aonde dormir em Coimbra
A oferta de bons hotéis em Coimbra, não era tão vasta como em outras cidades deste roteiro. Ainda assim, havia ótimos apartamentos e um histórico hotel de charme.
Casa da Alta de Coimbra - $$$ - Rua Dr. Antonio José de Almeida, 110 –
Estava localizada em um prédio renovado do início do século XX, entre as ruas estreitas, pátios e escadarias da parte alta, oferecia acomodações encantadoras e elegantes. Os apartamentos incluiam sala e estar com ar-condicionado, WIFI gratuito, TV de tela plana a cabo, sofá, ar-condicionado e cama de casal ou 2 camas de solteiro. A cozinha era totalmente equipada e incluia lava-louças, cafeteira, micro-ondas, geladeira, forno, fogão, ferro de passar roupas, torradeira e utensílios básicos.
Hotel Oslo - $$$ - Avenida Fernão de Magalhães, 25 -
Era um hotel de gerenciamento familiar, situado a cerca de 50 m da Estação Ferroviária. Tinha vista para a cidade e para a Universidade. Oferecia quartos renovados recentemente e acesso gratuito à internet (Wi-Fi), eram climatizados e contavam com camas confortáveis, banheiros com secador de cabelo, televisão e cofre. Estacionamento gratuito.
Quinta das Lágrimas – $$$$ - charme e história – Rua Antônio Augusto Gonçalves.
Estava situado em um palácio medieval histórico. A acomodação apresentava jardins botânicos e Spa de última geração, com vista para Coimbra. Oferecia 3 tipos de quarto. O Quarto Palace, que já hospedara o Duque de Wellington, o Quarto Garden, com vista para o jardim botânico. No Quarto Spa, poderia usufruir da banheira de hidroterapia e de uma vista incrível para os bosques da Quinta. Os dois restaurantes, serviam pratos da estação, preparados com ingredientes de origem local, cultivados na própria Quinta. O Bamboo Garden Spa, contava com diversos tratamentos de luxo e terapias de beleza, assim como uma biblioteca com centenas de livros antigos. Dispunha de uma área para a pratica de golfe, de 9 buracos.
6º e 7º dia - Cidade do Porto
Seja qual for o seu roteiro de viagem em Portugal, não poderia deixar de visitar a cidade do Porto. Acorde cedo e aproveite para uma passagem rápida pelo centro de Aveiro – a Veneza portuguesa, como muitos a chamam.
De Aveiro ao Porto, a viagem era curta e as estradas são boas, chegando à Cidade Invicta com tempo para começar a desvendar os seus segredos. Era uma cidade maravilhosa. As zonas da Baixa e da Ribeira, a renovada zona da Rua Galerias de Paris e a incontornável Torre dos Clérigos, o Museu de Serralves, a Casa da Música e o Centro Português de Fotografia, ou ainda as Caves do Vinho do Porto, do outro lado do Rio Douro e, quem sabe, um mini-cruzeiro pelo Douro, eram apenas algumas das sugestões para dois dias bem curtidos no Porto. Distância aproximada: 140 km
Aonde dormir em Porto
A cidade do Porto tinha unidades hoteleiras de excelência, para todos os bolsos. Destacamos os seguintes bons hotéis:
Gallery Hostel - $$$ - Rua Miguel Bombarda, 222 - União de Freguesias do Centro -
Estava situado num prédio do século XIX, apresentando quartos climatizados, equipados com mobiliário contemporâneo e proporciona vistas pitorescas da cidade. Alguns tinham uma área de estar e uma varanda. Servia um ótimo café da manhã e realizava sessões de degustação dos vinhos do Porto, acompanhadas de canapés.
Hotel Porto A.S. 1829 - $$$$ - Largo de São Domingos, 50 - União de Freguesias do Centro -
Localizado no centro histórico da cidade, ficava num prédio histórico, totalmente renovado e a 10 minutos de caminhada de pontos de interesse do Porto, como a Torre dos Clérigos e da Estação de Trem, de São Bento. Dispunha de quartos amplos, com banheiro privativo, ar-condicionado, TV LCD, WIFI grátis e alguns com banheira clássica no quarto e com vista panorâmica do Porto. O café da manhã estava disponível mediante pedido, e por um custo extra. O hotel também dispunha de lanchonete, para refeições leves e lanches. Quem desejasse experimentar os sabores autênticos da cidade, poderia desfrutar dos muitos restaurantes locais, situados nas proximidades.
NH Collection Porto Batalha - $$$$ - Praça da Batalha, 62 - União de Freguesias do Centro -
Estava situado no centro da cidade de Porto. Dispõe de WiFi gratuito em todas as áreas, e ficava apenas a 5 minutos a pé da Estação de São Bento. De frente para o Teatro Nacional S. João e para a cosmopolita Praça da Batalha, seus elegantes quartos contavam com camas de casal ou duas camas de solteiro, banheiros privativos com banheira ou chuveiro, secador de cabelo e amenidades de banho. Todos os quartos incluiam ar-condicionado e estavam equipados com TV de tela plana via satélite, uma área de estar, cofre, frigobar, uma máquina de café e uma chaleira elétrica. Servia um excelente buffet de café da manhã e refeições, no próprio restaurante. Incluia instalações exclusivas, como sauna, academia, uma piscina coberta e serviço de massagem, lavanderia e de lavagem a seco.
Pão de Açucar Hotel - $$$ - Rua do Almada 262 - União de Freguesias do Centro -
Ficava no centro histórico do Porto, a 100 m. da Avenida dos Aliados e da Estação de Metrô. Todos os quartos contavam com janelas com vidros duplos, móveis de época, banheiro privativo, ar-condicionado, WIFI grátis, TV via satélite e frigobar. Algumas acomodações também dispunham de varanda. Eramuito procurado pelos turistas brasileiros.
7º dia - Porto, Braga e Guimarães
Para começar a encerrar esta jornada, rume ao norte para visitar Braga, uma cidade agradável, onde se encontrava o Santuário do Bom Jesus, e a cidade de Guimarães, o berço de Portugal, cujo centro histórico se encontrava classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Depois, era pegar a estrada e voltar para Lisboa.
Fonte: Blog - Almadeviajante.com
Porto - Portugal
-