QUEDLINBURG - A cidade Enxaimel - Alemanha
Era uma cidade com um plano urbano medieval único, com mais de 2.000 casas de enxaimel de oito séculos, a colina do Castelo com a Igreja Colegiada e o castelo, bem como o Münzenberg, levaram a UNESCO a conceder-lhe o status de Patrimônio Cultural Mundial, em 1994. Com apenas 93 hectares, a cidade era um dos poucos monumentos da área premiados. De acordo com registros, quando Henrique, o Duque da Saxônia, soubera que havia sido escolhido para ser o primeiro Rei da Francônia Oriental, ele estava na cidade caçando passarinhos. Daí sua alcunha, traduzindo para o português, de Henrique, o passarinheiro. O Rei Henrique I era considerado o fundador da dinastia ottoniana, que tinha esse nome por conta dos nomes de seus filho, neto e bisneto, Otto I, II e III respectivamente. Essa fora uma dinastia importantíssima, que governara largas áreas territoriais, impedira as invasões húngaras na região e manteve certa unidade. A Dinastia Otoniana durara de 919 até 1024.
Os prédios românicos de 2.069 casas em estilo enxaimel e vilas dos períodos guilhermino e art nouveau, contavam a história e a cultura de épocas passadas. O conjunto da colina do castelo com o castelo renascentista, a Igreja Colegiada de São Servatius e o tesouro da Catedral, a milenar Igreja Wiperti e as ruínas do Mosteiro de Santa Maria, bem como o centro. O jardim da Abadia instalado no sopé da colina do castelo e o parque adjacente Brühl faziam parte do projeto Garden Dreams, do Estado da Saxônia-Anhalt. A Galeria Lyonel Feininger com a mais extensa coleção de gravuras do famoso pintor e artista gráfico germano-americano e a Casa Klopstock, cidade natal do poeta Friedrich Gottlieb Klopstock, que como museu dava uma impressão da vida e obra do poeta, documentava os vestígios deixados por estas personalidades famosas em Quedlimburgo.
Para os interessados em arte, cultura e música, a cidade oferecia uma ampla variedade de Galerias e exposições, o North Harz Theatre, o Quedlinburg Music Summer e vários outros eventos musicais. Os amantes da natureza e os caminhantes também eram atraídos por Quedlinburg, pois era aqui que começava ou terminava o Selketal-Stieg, de 75 km, passando pelas paisagens variadas e históricas das montanhas do Baixo Harz. Em dezembro, Quedlinburg era reconhecida por seu Mercado de Natal, que apresentava um cenário magnífico com suas casas em enxaimel. Nos primeiros três fins de semana do Advento, mais de vinte dos mais belos pátios de Quedlimburgo abriam suas portas e presenteavam os visitantes com raridades e pequenos tesouros num ambiente natalíno maravilhoso.
A cidade era uma das mais antigas do país e como fora preservada de bombardeios na Segunda Guerra Mundial, os alemães não precisaram reconstruí-la. A maior parte ficara intacta, diferentemente do que ocorrera em várias regiões da Alemanha após o fim da dominação nazista. Quedlinburg mantinha um belo conjunto de prédios em que funcionavam lojas, residências, igrejas, restaurantes e Cafeteria e conforme a Central de Informações Turísticas, a cidade tinha a maior quantidade de cadeiras em Cafés por habitante de toda a Alemanha. A preservação, durante o caos da guerra, quase se perdeu nos anos de ocupação soviética. Como pertencia à antiga Alemanha Oriental, a cidade estivera em risco de deterioração. Muitas casas quase ruíram porque os cuidados com os prédios ficaram em segundo plano para o Estado comunista. Em 1994, veio a salvação: Quedlinburg fora tombada por representar um exemplo extraordinário de cidade medieval européia. Situada a 150 km de Hanover e 200 km de Berlim, no Nordeste do país, possuía várias atrações.
Quem se interessasse por arte poderia visitar a Galeria Feininger, que expunha as obras expressionistas de Lyonel Feininger pintor, artista, cartunista e caricaturista norte-americano com aulas no Bauhaus ainda na primeira fase em Weimar, onde a escola estreara, em 1919. Quando retornara aos Estados Unidos, perseguido pelos nazistas, Feininger deixara alguns de seus trabalhos com o arquiteto e colecionador Hermann Klumpp, de Quedlinburg, que mantivera o acervo escondido e salvo da destruição. Hoje cerca de 40 peças estavam em exibição na Galeria Lyonel Feininger. A coleção era composta de xilogravuras, litografias, desenhos e esboços datados de 1906 a 1937.
Apesar das atrações da cidade medieval, não se via tantos visitantes, como em outras localidades turísticas da Europa. Também havia menos moradores que há três décadas, cerca de 25.000 mil habitantes, em decorrência da queda do Muro de Berlim, quando muitos jovens se mudaram para as cidades maiores em busca de emprego e oportunidades. Constava que a esposa do Rei Henrique I, Matilde, era adorada pelo povo por ser caridosa e participar ativamente do reinado, construindo hospitais, conventos e escolas. Ela era bastante admirada na Alemanha, Itália e Mônaco. Em sua homenagem a população criara a data de 4 de março como o Dia de Santa Matilde, personagem em que foram descendentes os reis de Portugal e a Família Imperial do Brasil.
As atrações
Castelo –
Situado no topo de uma montanha, proporcionava uma bonita imagem da cidade e tinha um belo jardim cercado de lojinhas de variedades, artesanatos e restaurantes típicos.
Catedral
O prédio não fazia parte da arte mais medieval, mas era também um testemunho do emotivo caso criminoso do século XX, quando parte do tesouro fora enviada ao Texas pelo serviço de Correio, após a Segunda Guerra Mundial. Em 1992, dez itens foram recuperados como parte de um acordo em troca de alguns milhões de dólares. Atualmente estavam abertos à visitação pública. Esta coleção de arte medieval inclui diversas relíquias e manuscritos. Aqui também encontraria o famoso Relicário de Servatius , uma caixa de marfim com filigrana de ouro, provavelmente do ano 870
Centro Histórico –
Era um exemplo extraordinário de cidade medieval européia, fora como a Unesco justificara em 1998 a sua inclusão na lista dos patrimônios da humanidade. Situada na Rota Romanesca, era um típico exemplo de cidade medieval maravilhosamente bem preservada. A cidade ostentava várias casas e outros monumentos nos estilos enxaimel e art noveau.
Fonte do Poço –em frente a Igreja de São Blassi
Era uma calha de fonte hexagonal com cerca de um metro de altura em calcário cinza claro sólido. No meio do tanque se erguia uma coluna, cada lado da qual havia uma bica de bronze forjado. Na frente da coluna estava o brasão de Quedlinburg, na parte de trás o brasão da família do fundador. A obra de arte Real estava localizada no pilar central: Um menino jardineiro de bronze e um cachorro, o animal heráldico de Quedlinburger Quedel. A Fonte Shaft fora doada pelo comerciante Friedrich Schacht.
Igreja Cultural de São Blasio – Brasiistrasse
Ficava a poucos passos da Praça do Mercado fazia parte do essencial espaço cultural local. Este é um ponto de contato para artistas e entusiastas da arte durante todo o ano. De abril a dezembro ocorriam diversos eventos com exposições, shows, palestras, entre outros em um ambiente muito agradável. Destaque dos eventos era o Festival de Música que acontecia no primeiro sábado de maio.
Igreja de São Benedito - Marktkirchhof ,1 -
Tinha suas origens numa antiga igreja românica, antecessora, construída no século X. Algumas partes da criptografia daquela época ainda estão preservadas hoje. Para a década de 1100, um mercado local surgira como uma igreja municipal no centro histórico da Cidade Velha de Quedlinburg. A evolução de longo prazo da Basílica romana ocorrera na sua forma estrutural atual. Como resultado, elementos de arquitetura e movimentos de ambas as fases de construção podiam ser encontrados separadamente. Os dois grandes arcos de tensão estavam perfeitos nas paredes da torre e nos altares.
As três arcadas com arcos pontiagudos e pilares octogonais, bem como a Kalandskapelle com altar Mariano e o altar das Vésperas, na nave sul eram do período gótico. O Renascimento deixara tetos planos com vigas expostas nos corredores laterais e um púlpito esculpido com altos relevos do credo de alta qualidade. Os vestígios barrocos podiam ser vistos, entre outros, na abóbada de berço de madeira acima da nave central, na pia batismal em alabastro e na figura de madeira do Rei David. Merecia especial atenção o órgão tardo-romântico com os seus 52 registros e 3.000 tubos, bem como os três novos vitrais que retratavam a viagem de Jesus, desde o nascimento até a ascensão. O telhado da torre recebera uma forma real depois que a torre sul fora destruída por um incêndio. A exposição Quedlinburg – A cidade do Palatinado à cidade de Roland mostrava o desenvolvimento urbano documentado até o século XV.
Igreja de São Servatius –
Abrigava os túmulos do primeiro Rei alemão, Henrique 1 fundador da Dinastia Ottoniana, e de sua esposa Matilde, que fora venerada como Santa Matilde, a cripta de São Wigbert e o tesouro da Catedral, eram obras-primas da arte da arquitetura românica.
Museu do Castelo –
Instalado no próprio Castelo mostrava a incrível estrutura interna do castelo, cheio de escadas e salões conectados. Alguns móveis e objetos eram daquela época e estavam perfeitamente preservados. A vista do castelo era linda e mostrava a cidade inteira.
Museu do Enxaimel – Wordgasse, 3 –
Instalado na casa de estilo enxaimel mais antiga da Alemanha ilustrava a história e a técnica desse estilo de construção. O valor histórico excepcional e sua estrutura medieval foram incluídos no Patrimônio Mundial da UNESCO com mais de 2.000 casas. Considerado o maior monumento desse tipo na Alemanha, estava instalado em Ständerbau desde a primeira metade do século XIV. Fechado nas segundas e terças-feiras.
Museu dos Vitrais –
Na Casa de Klopstock, situada ao pé da colina Schlossberg, nascera o poeta Friedrich Gottlieb Klopstock abrigava este museu. Ao lado os interessados em arte poderiam visitar a Galeria Feininger, que expunha as obras expressionistas de Lyonel Feininger.
Prefeitura – Markt, 1 –
Situado na principal praça da cidade, o prédio Rathaus despertava atenção pela beleza da construção e pelo estado de conservação. O seu interior era mais bonito ainda e apresentava diversos itens sobre a história da cidade.
Torre Sterkieker – Rua Marschlinger Hof –
Era também conhecida como Torre Lindenbein ou, Torre Alta era uma torre defensiva tinha 42 metros de altura. Servia como torre de observação, instalada no ponto mais alto da cidade. Também era possível acessar ao terreno pela Lindenbeinschen Villa, que funcionava como o Schlosshotel Zum Margrafen.
Onde beber e comer
Brauhaus Lüdde – Blasistrasse, 14b –
Servia a cerveja Puparschschnell, há um século. Até esse ponto ele fazia apenas ao seu nome, podendo sentar-se confortavelmente e saborear uma deliciosa refeição acompanhada de sua cerveja.
Café am Finkenherd - Schlossberg, 15 –
Localizado na Schlossplatz e logo acima do Finkenherd, onde diziam que Henrique I recebera o título em inglês real. Era um alegre e movimentado Café muito bem recomendado.
Café Roland – Breite Strasse, 2/6 –
Não muito longe do Mercado havia um Café que, estranhamente, se estendia pelo térreo de sete casas. Era também uma obrigação para todos os visitantes de Quedlinburg em termos de mobiliário. Abria a partir das 11.00h.
Café Vincvent – Schlosberg, 13 –
Era o local mais tradicional para saborear um delicioso cheesecake. Tinha bonita uma decoração e uma seleção de 40 tipos diferentes de seu produto principal. Servia vários tipos de bebidas e abria a partir das 11.00h.
Heaven and Hell – Holle, 5 –
Localizado direcionado para a rua, esta era a impressão do restaurante sobre o seu ambiente autêntico e simples. Era um local agradável e muito movimentado principalmente pelos jovens do lugar, fazendo jus ao nome que ostentava.
Ruinen Romantik Café - Kommarkt, 3 –
Instalado num belo e histórico prédio recuperado, oferecia além de comidas típicas, cafés, tortas, guloseimas várias e algumas cervejas artesanais enquanto aguardavam a chegada de sua cerveja de fabricação própria a Resina Urquela.
Markt-Café Zum Bär – Markt, 8 –
Localizado junto a Praça do Mercado, fazia parte do Hotel Zum Bär. Na frente do café era possível observar o movimento do Mercado. Abria a partir das 11.00h.
Münzenberger Klause – Polle, 22 –
Estava localizado no centro histórico. Era um restaurante acolhedor com ambiente tranqüilo que servia os melhores pratos da culinária germânica. Abria as 11.00h.
Pancake Café Kaiser – Finkenherd, 8 –
Era o Café com galinheiro e galo cantando ao lado do histórico Finkenherd, onde o chefe saxão Heinrich se tornara o primeiro Rei alemão. Abria das 10.00 às 19.00h.
Onde dormir
Adelshof Hotel $$$ - Wordgasse
Estava situado a 300 metros do centro histórico e a 1,1 km da Estação de Trens. Os apartamentos dispunham de camas amplas e confortáveis, banheiro privativo, TV HD, cozinha bem equipada e acesso grátis a Internet. Tinha um restaurante que servia jantar e uma seleção de opções vegetarianas. Tinha estacionamento.
Best Western Schlossmühle - Kayser Otto Strasse, 28 -
Instalado num prédio histórico de 1412 onde funcionara um moinho, seus quartos eram espaçosos e apresentavam móveis tradicionais, TV HD via satélite e acesso Wi-Fi, um bom banho e eram equipados com cozinhas completas. O restaurante instalado no terraço servia almoço e jantar com pratos típicos e internacionais. Tinha um Spa com sauna seca e a vapor
Hotel Theoplano - $$$$ - Markt, 13 -
Situado num prédio histórico no coração da Cidade Antiga era uma charmosa construção em estilo enxaimel, que oferecia quartos elegantemente decorados e modernos e uma Sauna mediante pagamento de uma taxa. Tinha uma Sauna e cobravam 15 euros por um período de até 2 horas. Servia um ótimo café da manha. O acesso as quartos era pela escada.
Hotel zum Bär –$$$ - Praça do Mercado, 8 –
Localizado no coração da cidade, dispunha de quartos instalados em dois prédios, com frigobar, TV HD, acesso a Internet e um banho com amenidades de cortesia. Tinha um bom restaurante e serviam um excelente café da manhã. Dispunha de estacionamento.
Hotel Zur Goldenen Sonne - $$$ -
Era localizado no centro histórico em um prédio de 330 anos cuidadosamente preservado e estilo enxaímel. Os quartos eram equipados com modernidades hoteleiras. Os hóspedes poderiam saborear especialidades da região de Harz no restaurante, no rústico saguão ou no pátio do jardim.
Maria Aurora Hotel - $$$ - Im Wasserwinkel, 1/A -
Os quartos apresentavam decoração rústica e eram equipados com uma TV HD, banheiro privativo com chuveiro e alguns incluíam uma banheira. Servia um excelente café da manhã e dispunha de quartos para famílias e para pessoas com deficiência física.
Regio Hotel - $$$ - Harzweg, 1 –
Situado nas proximidades do centro, oferecia bons quartos para não fumantes e PNEs, estacionamento próprio e um excelente café da manhã.
Romantik Hotel am Brühl - $$$ - Bilungstrasse, 11 -
Situado ao sul da montanha Schlossberg, nas proximidades do centro e instalado num prédio histórico, oferecia acesso Wi-Fi gratuito e ótimos quartos e um bom café da manhã. Tinha estacionamento e fechava no período de janeiro a março.
Schlosshotel zum Markgrafen - $$$$ - Wallstrasse, 96 -
Apresentava quartos elegantemente decorados, em vários tamanhos, com banheiros privativos, equipados com secadores de cabelo e amenidades de banho gratuitas, frigobar, acesso a Internet e alguns incluíam banheira de hidromassagem. Tinha um centro de fitness e estacionamento.
Wyndham Garden Quedlinburg Stadtschloss – Bockstrasse, 6 –
Dispunha de ótimos e bem equipados quartos para não fumantes e para portadores de necessidades especiais. Oferecia comodidades para preparo de chá e café e um banho que era completado com uma banheira. Tinha estacionamento próprio.