top of page

PUKHET  -  A enorme e surpreendente ilha turística - Tailândia

Maya Bay

Whatt Phra - Grande Budda

Entardecer no Mar de Andaman

PUKHET é a maior ilha da Tailândia e fica ao sul do país, no Mar de Andaman. Possui uma forte influência chinesa, notadamente pelos inúmeros templos e restaurantes. São mais de 15 praias, relativamente próximas entre si e consideradas algumas das melhores do mundo, com areia fininha, água cristalina e temperatura excelente. E tem para todos os gostos: enquanto Patong Beach, no bairro mais turístico de Patong, é mais agitada, com infraestrutura de bares e esportes aquáticos; outras praias ainda se mantêm quase intocadas e tranquilas, como Hat Karon, Nai Thon e Kamala. Dentre as praias urbanas, recomendamos Kata, Kata Noi e Karon, muitos próximas e de fácil acesso à pé ou de Tuk Tuk.

​Como é uma grande ilha, está cercada por várias belíssimas praias  como Rawai, Patong, Karon, Kamala, Kata Yai, Kata Noi, Bang Tao, Nai Yang e Mai Khao. Para quem aprecia uma bela paisagem, vale uma chegada ao Laem Phromthep, de onde se pode apreciar um dos mais belos pôr do sol na Tailândia. A cidade surpreende, por seu tamanho e movimentação. Além dos mais de 600 hotéis espalhados pela ilha, um comércio intenso, oferece inúmeras atrações para os visitantes, além das belezas de suas praias.

​Ao visitante, chama a atenção o tamanho do aeroporto, que recebia cerca de 400 voos diários. Além de seu tamanho e movimentação, é amplo, arejado e oferece uma série de comodidades para agrado dos viajantes. Está situado numa extremidade da ilha e por isso fica longe do centro e das principais praias. O táxi leva uns 40 minutos até o aeroporto.

​​Na alta temporada, que vai de dezembro a março, as principais praias tem seu público preferido. Em Kata, predominam os russos, ucranianos e poloneses. Em Karon, aparece um público misto, para um lugar menos agitado e agradável. Em Patong, predominam os chineses e um alto agito, o que torna o lugar desagradável para quem quer curtir a natureza e não ser importunado pela gritaria dos freqüentadores. Uma praia recomendada é Nai Harn Beach, bem pequena e pouco urbanizada, está situada logo após Kata Noi. Com alguns hotéis e condomínios de luxo, é fechada por árvores e a água é transparente, morna e recebe poucos turistas. ​​Quem está em Phuket, pode fazer passeios  de um dia para ilhas vizinhas, como Phi Phi e incluir um mergulho em Maya Bay,Koh Ta-Pu, conhecida como James Bond Island, na lindíssima baía de Phang Nga, onde foi filmado “007 Contra o Homem da Pistola de Ouro”.

Pela ilha estão espalhado vários mercados de frutos do mar, com peixes, lagostas e camarões frescos e preparados na hora por preços convidativos. Um dos mais visitados é o Banzaan Fresh Market.  Os Fish Markets não são a única atração gastronômica da ilha. Tem alguns dos mais premiados restaurantes da Tailândia, e também uma grande variedade de restaurantes bons e baratos, que oferecem desde a comida tailandesa tradicional até pratos indianos, mexicanos e italianos. É também grande a variedade de barraquinhas de comida de rua, a melhor forma de conhecer a comida de um lugar e gastar pouco.

 

 

 

              

       

                       O Budha Gigante

                                                                                                                                                              

                                                                            Templo de Karon

A cidade antiga

 

Antes de se tornar uma das principais regiões turísticas da Tailândia, Phuket ficava no meio da rota das especiarias entre a Índia e a China, atraindo árabes, indianos, malaios, chineses e portugueses, interessados no rico comércio. Essa riqueza gerou uma área com uma arquitetura extremamente rica, que mescla influências portuguesas e chinesas, tornando-se uma referência para um passeio pelas ruas observando os detalhes. Por ser a principal cidade da ilha de Phuket, Old Phuket Town também tem uma grande variedade de cafés, restaurantes e lojas, que pode consumir um dia de passeio. ​​Esse é o melhor lugar para comprar lembranças e experimentar comida local, boa e barata. Se for de Tuk Tuk para o centro, peça para descer entre as ruas Dibuk, Krabi ou Thaland, e caminhe pela área. Para quem vem de Patong Beach, é pedir para descer na esquina da Chao Fan com a Krabi Road e caminhar na direção da Thalang. À noite essa parte da cidade se transforma, e o Mercado de Rua de Phuket acontece na rua Thaland, todos os domingos, das 16.00 as 22.00h. 

 

Referências turísticas

 

Koh Maiton 

É uma pequena ilha privada, escondida no Mar de Andaman, no sudeste de Phuket. Tem praias de areia branca perolada e água azul turquesa clara, com peixes marinhos encantadores - peixe tigre, peixe papagaio, peixe palhaço, etc. incluindo golfinhos que volta e meia aparecem. É uma área abundante de corais, por conta da serenidade de suas águas. Mesmo que Koh Maiton seja conhecido como um destino de fuga particular, poderá tirar o melhor proveito da ilha em um dia. Passeios ao pôr do sol para Koh Maiton, de Catamarã desde Phuket,são muito procurados. Aproveite esta pequena ilha paradisíaca com beleza imaculada, vistas naturais magníficas, e belas praias de areia branca.

Museu Trickeye -  Phangnga Road, 130 1 - Talad Yai Mueang Phuket District - 

Fazendo uso da técnica artística conhecida como Trompe-l'œil (o truque de criar uma imagem 3D sobre um fundo 2D), o museu é uma exposição de pinturas virtuais e 3D. É diferente de qualquer outra atração em Phuket. Apresenta mais de uma centena de cenas pintadas e esculpidas, cada uma mais ousada que a outra. A primeira sala parece uma galeria de pintura clássica, com recriações de obras de Van Gogh, Munch, Leonardo Da Vinci entre outros. As demais salas são muito mais estranhas, com instalações gigantescas, que parecem saltar das paredes sobre o visitante.

Phang Nga -

Situada entre a Ilha de Phuket e Krabi, no continente da Tailândia, há uma notável enseada de 400 quilômetros quadrados, conhecida como Baía de Phang Nga. Batizada com o nome dos povos indígenas (pangan), da Península Malaia e suas ilhas vizinhas, a província de Phang Nga é rica em histórias de piratas, ciganos do mar e pescadores malaios, que datam de centenas de anos. Muitas pessoas de Phang Nga ainda mantêm o modo de vida humilde e tradicional de seus antepassados, pescando lagostas frescas do mar para vender em Phuket, enquanto outros se dedicaram ao crescente comércio turístico da região e agora trabalham como guias. Embora a Baía de Phang Nga seja rica em folclore, é mais famosa pelos belos carstes de calcário que se projetam do mar. Essas ilhotas coloridas com suas coberturas de vegetação tropical exuberante, foram esculpidas ao longo de milhões de anos e agora abrigam algumas das cavernas marinhas mais espetaculares do mundo, juntamente com a maior reserva de mangues da Tailândia.

Os templos - Wat

Com 29 templos budistas (boa parte deles com mais de 500 anos ), e uma grande variedade de museus, Phuket tem excelentes atrações culturais. Os templos principais são Wat Chalong, considerado um lugar de cura, e o What Phra, também conhecido como Golden Buddha Temple, por abrigar uma estátua gigantesca de Budha, com uma história que deslumbra os visitantes. Não deixe de visitar o Grande Budha, uma grande estátua de 45 metros de altura, toda em mármore branco, localizada no Monte Nakkerd Buddha Garden. É quase uma viagem até o topo do monte. Chame um táxi e vá cedo, porque é grande o número de visitantes. Depois da subida das escadarias para chegar aos pés do Budha, desça ao piso térreo para visitar as lojinhas de artesanatos e pedir uma benção ao Monge de plantão.

​​O que não falta na Tailândia, são templos budistas e de outras religiões, de todos os tamanhos e formatos espalhados pela cidade e também os mínis templos, que podem ser observados na frente de empresa, lojas e residenciais. Absoluto sinal de devoção e respeito pela religião. Além dos templos, museus como o Thalang National Museum, sobre a história tailandesa, e o Phuket Seashell Museum, com fósseis de milhões de ano, também merecem a visita. Para quem aprecia a natureza, o Phuket Butterfly Garden & Aquarium, e suas centenas de espécies de borboletas tropicais voando livres sob um grande domo também merecem uma visita.

Wat Buda Mongol

Na tradução, significa templo central, que corresponde ao centro da cidade de Phuket. No território de Vata, há uma capela, um dormitório monástico e uma stupa em amarelo. O complexo do templo está disponível para os turistas de 7.00 até as 17.00h, diariamente.

Wat Chalong - Wat Chaithararan - 70 - 6 Chao Fah Tawan Tok Road - Chalong - Mueang -

É dedicado a dois monges altamente veneráveis, Luang Pho Chaem e Luang Pho Chuang, que com o  conhecimento de ervas medicinais ajudou os feridos de uma rebelião dos mineiros de estanho, em 1876. É o complexo de templos mais famoso e visitado da ilha, construído nas montanhas que circundam a Baía de Chalong, até a cidade mais próxima de Patong, a 10 quilômetros. O mais alto Stupa budista (chedi) na Tailândia foi construído aqui e contém uma partícula das cinzas e os ossos de Buda.

 

Wat Mai Luang Pu Supha -  Caofa 69 Road - Chalong - Muang -  

É outro templo em Chalong, famoso por seu criador Luang Pu Supha, o mais antigo monge da história moderna da Tailândia, que dedicou quase cem anos de sua vida a estudar os ensinamentos de Buda e construiu cerca de 40  templos e mosteiros por todo o reino. Em Phuket, poderá visitar os três templos erguidos pelo famoso monge. Wat Suwan Kuha é um "templo caverna", localizado em uma caverna cárstica, que mede 20 metros por 40 metros. Ele ficou famoso por sua estátua de 15 metros do Buda reclinado. Em Phuket, os turistas podem visitar cerca de dez complexos de templos budistas. O wat mais famoso é o Wat Khao Rang, localizado na Colina Khao Rang, onde as principais atrações são a estátua de ouro do Buda, em execução tradicional e uma escadaria esmeralda brilhante decorada com coloridas cobras gigantes.

 

Wat Phra Thong - o Grande Buda - 172/2​ Nanai Road  - Distrito de Thalang -

A estátua do Grande Buda se ergue no topo da colina Nakkerd, a uma altitude de 400 metros. A estátua foi erguida em homenagem ao rei Rama IX, tem 46 metros de altura e 25 metros de diâmetro. Na base do Grande Buda, há um templo, na entrada do qual se poderá ver peças de mármore branco, que cobrem toda a base da grande estátua. Nessas placas estão mensagens escritas e votos de boa sorte dirigidos ao grande mestre. A construção do templo, iniciada em 2002, continua até hoje e é conduzida por doações  voluntárias dos visitantes. Também poderá fazer sua própria contribuição para sua construção, comprando, por exemplo, telhas. Nele você pode escrever seu nome ou desejo secreto. Contam os moradores que durante a invasão de Thalang, em 1785, os birmaneses fizeram várias tentativas para escavar a estátua e levá-la para a Birmânia. Cada vez que escavavam, enxames de vespas surgiam e os atacavam fazendo com que desistissem da empreitada. Mais tarde, a parte visível da estátua foi coberta com ouro pelos aldeões e assim permanece. 

Wat Sang Pharanang  - Thep Krasatti - Distrito de  Thalang -

Localizado a cerca de 20 quilômetros da cidade é um templo histórico, que serve como referência inestimável sobre a história Thalangs. Foi utilizado como acampamento militar da Birmânia, em 1785. Seu ubosot é onde as três imagens mais antigas e maiores de metal de Buda estão consagradas. Elas são chamadas de Reis Magos e estão posicionadas entre outras três grandes estátuas.

Wat Kajonrangsan -   Talat Nuea, 1 - Mueang  -

Construído em estilo europeu e com apenas vários stupas criam os arredores de um templo tradicional budista. A escola está aberta na igreja entre 7.00 e 8.00h da manhã, quando as crianças chegam correndo para as aulas.

Wat Kosit Wihan - Thepkrasattri Road, 6 ·

é um dos famosos e reverenciados em Phuket. Ele tem cerca de 140 anos. No centro do complexo budista, está prédio principal - o Ubosot, onde a maioria das cerimônias é realizada. Aqui há uma estátua do Buda rindo, feita de ouro. Atrás dos prédios dos rituais fica a Faculdade de Tecnologia. O templo doou parte de seu território para o desenvolvimento da educação na ilha.

Wat Kathu

Está localizado em uma colina perto da estrada Wichit Songkran, é dividido em três níveis. No nível superior existem prédios para os rituais, no segundo - celas monásticas, e no piso inferior - um coqueiral. É famoso pela estátua do lendário monge budista Lung Por Mai Reab e os nativos têm certeza de sua santidade.

Wat Lipon - 

Também foi construído em Thalang e proporciona uma imagem indelével do templo, enquanto ainda estiver do lado de fora, a partir de sua visita a enorme estátua do Buda Adormecido. Com comprimento é de 29 metros, a estátua está instalada no topo da estrutura principal do complexo do templo. Ao lado do Buda Adormecido, há nove Budas menores voltados para as portas de entrada do templo.

 

Wat Suvan KiriKhet -   Patak Road, 456 - 

É o único templo localizado na área de Karon Beach. Foi construído no ano 1895, e visitá-lo somente em grandes feriados, pois é fechado para o resto do tempo. Na entrada do prédio principal, há duas pipas cor de esmeralda, e as paredes internas e as portas de entrada estão decoradas com murais que contam a vida do Buda. No prédio um pouco menor, há  uma estátua negra de Buda, feita de safira, e como guardas, há imagens dos heróis do antigo épico indiano Ramayana.

Templo da Santíssima Trindade 

É um dos mais novos Mosteiros ortodoxos da Tailândia. A decisão de comprar terras e construir uma igreja ortodoxa foi em 2008, e o trabalho intensivo na preparação do local e construção continuou durante os próximos dois anos. A construção do templo foi possível graças a doações de representantes da comunidade ortodoxa local. Não muito longe da conhecida escultura Heróis de Phuket, encontra-se um colorido templo chinês, representante da antiga cultura taoísta Ta Paya Ta Rua. A construção obedeceu às melhores tradições chinesas, com a utilização de esculturas de dragões e coloridos murais.

​Compras

 

​A Cidade Antiga é um bom lugar para compras, desde artesanatos vendidos na rua e lembrancinhas no mercado local, até itens sofisticados e marcas famosas podem ser encontradas no Grand Central Festival Shopping Complex, que também oferece bons restaurantes que atendem ao gosto dos ocidentais. Lembre-se que o tal de "made in China" aparece em todas as partes do mundo. ​No caminho entre a cidade e as praias, fica o grande King Power, um super shopping outlet, que vivia entupido de grupos de chineses em excursão. O diferencial de compras, são as etiquetas. Para as compras que recebem a etiqueta branca, a mercadoria será entregue no aeroporto, na hora do embarque. As compras que recebem a etiqueta azul, podem ser retiradas na hora. Na praia de Patong, também há um comércio razoável, com lojas que vendem desde o artesanato a roupas, bijuterias e artigos para casa. Nessa região, não se esqueça de pechinchar: é obrigatório. ​Ainda na estrada, existe outro shopping, o Premium Outlet Phuket, que é novo e ainda não atraia muitos turistas, porque não tinham muitas as lojas e os preços não tinham nada a ver com a proposta de um outlet.

​Siam Muay Thay - A Tailândia também é conhecida pela prática do  Muay Thai, uma das lutas mais populares do mundo, um espetáculo interessante de assistir. E o melhor lugar para isso em Phuket City é o Saphan Hin Stadium, onde lutas e exibições com lutadores de diferentes lugares do mundo, acontecem regularmente. Mas quem não quiser ir até lá, pode assistir lutas na região turística de Patong Beach mesmo, onde diariamente carros com lutadores circulam pelas ruas anunciando os locais e horários das lutas.

Passeio de barcos - Reserve pelo menos 1 ou 2 dias da sua viagem para passear pelo Mar de Adamam. Existem vários tipos de passeio de barco, empresa e roteiros. Escolha o que mais lhe agradar e siga em frente.

​Phuket Fantasea - ​É uma mistura de parque de diversão, shopping center e apresentação de dança com elefantes. É um espetáculo bonito e grandioso que merece ser visto pelo turista. Também é importante reservar.

​Simon Cabaré - ​Com seus Ladyboys lindos, coreografias perfeitas e muita diversão. O Cabaret está sempre lotado, para garantir um bom lugar no show, o melhor é fazer uma reserva, que pode ser providenciada pelo pessoal de seu hotel.

Siam Niramit - ​É um grande espetáculo, que narra a estória do Encantado Reino do Sião, com apresentações de bailarinos em trajes típicos, acrobatas, show de águas, luzes e sons, e parada de elefantes,  em seu imenso palco. Funciona diariamente das 19 às 22 horas, menos nas terças-feiras. É uma oportunidade especial para conhecer um pouco mais dos costumes, da arte, da tradição e do folclóre do país.

​Gastronomia

​Há uma grande quantidade de restaurantes de pequeno e médio porte espalhados pelas praias, à beira mar e pelas ruas e avenidas internas, que oferecem todo tipo de comidas. Na praia de Karon, conhecemos o Restaurante Sunset, situado entre os hotéis Baan Karonburj Resort e Karon Princess Hotel. Com localização em frente ao mar, ótimo atendimento e a melhor comida que provamos, nos 48 dias de circulada pelo Sudeste da Ásia e Emirados Árabes. Recomendamos!

Outdoor Restaurante -  

Está numa excelente localização, na esquina de duas ruas principais. Como tem um terraço ao ar livre é muito agradável. Oferece comida internacional, pizzas, massas, e pratos tailandeses. Serve como um ponto de encontro para os turistas que visitam Kata Beach.

​Restaurant & Galeria 346 - Phuket Road, 346 -

O lugar combina arquitetura, arte e serviço de restaurante em um lugar acolhedor. O número 346, ocupa uma antiga loja sino-portuguesa. Serve pratos tailandeses simples a bom preço. Na galeria que fica na parte de cima, artistas modernos tailandeses, expõe seus quadros e fotografias.

Re Ka Ta Beach Club – Koktanode Road, 184  - Kata Beach - Karon

Localizado fora da área central de Kata Beach e junto ao mar, tem uma bela vista e pôr do sol, um terraço de entrada que conduz a vários níveis com diferentes bares, espreguiçadeiras. Serve sanduíches, hambúrgueres, saladas. Para os tailandeses é muito caro, mas  é um local muito agradável e tem um ótimo serviço.

​Silk Restaurant & Bar - The Plaza Surin -  terceiro piso  - Surin Beach -

Atraindo a gente badalada que faz compra na transada Plaza Surin, este restaurante é criação de Alan Zeman, chef do famoso Lan Kwai Fong, de Hong Kong. A comida tailandesa clássica, é bem condimentada, generosamente servida e apresentada com talento como tamboril frito em molho de erva-cidreira. A madeira marca presença no estilo tailandês contemporâneo, com um bar aconchegante e almofadas circulares.

 

​Watermark - Boat Lagoon Marina - Thepkasattri Road - Ko Kaew -

Longe da agitação dos hotéis, os bares mais elegantes de Phuket, com restaurantes ao lado, servem o que há de melhor em coquetéis para os expatriados e tailandeses ricos. Metade coberto, metade aberto, fica na costa leste, ao lado da nova Royal Phuket, um lugar ideal para um passear antes do jantar.

​Hospedagem

Segundo o Trivago, a praia de Phuket tem nada menos do que 2.416 meios de hospedagem, que vai do pequeno e familiar hotel, ao sofisticado Resort e Spas, de quatro ou cinco estrelas.  ​Além dos dois citados no item hospedagem, deste site, indicamos o Phi Phi Harbour View Hotel que fica no meio da Station 2,  Renaisssance Phuket Resort & Spa, o Bandara Villas Resort e o JW Mariot pela localização, qualidade dos serviços e sofisticação e, em Kata Beach, o Ibis Phuket, localizado numa rua central, a uma quadra da praia; o Phuket Kata Resort a 600 m. da praia, o Elcidium Boutique Guesthouse, e o Thai Palace Resort, na pequena Rawai Beach, que fica a partir de Kata Noi, dobrando  à esquerda para o lado interno do sul da ilha. ​Em Kata Beach, ficamos hospedados no pequeno e aconchegante Kata Minta Hotel, localizado na Patak Road, rua principal de acesso, distante apenas a duas quadras da praia. Quartos bons, com varanda e ótimo banho. Não serve café da manhã, mas nas imediações, há vários cafés e bistrôs que suprem essa falta. Atendimento nota dez.

Lugares a evitar

 

Apenas seis lugares não são recomendados para passeios turísticos, por questões de segurança: a floresta Pru Mai Khao ao norte da ilha; As praias de Banana e praiade Naithon; o mirante da montanha Bang Thao; as cachoeiras Wang Kheee On e Namtok Ton Ao Yon; e, o mangue Khlong Mudong, uma área desabitada. Quanto aos bairros que o turista deve ter muito cuidado, está o Patong Red Light District, onde fica a agitada Rua Bangla. É aqui que os turistas chegam para festejar, conhecer prostitutas, consumir álcool, drogas… Na verdade, é o distrito da luz vermelha de Phuket, onde também não é recomendado escolher um hotel. Entretanto, há muito mais lugares a recomendar do que a evitar. A praia Bang Tao é a mais bonita e a mais luxuosa e  suas praias são paradisíacas, longas e mais desertas do que as praias mais populares de Phuket. É uma área com muitos mercados noturnos, restaurantes e clubes animados. Outra praia de mais fácil acesso e considerada a segunda melhor, é a de Kata e Kata Noi, ambas são território de russos, poloneses, e outros personagens do continente europeu. Tudo muito família...

 

 

As regras de conduta nos templos

 

A maioria dos templos em Phuket, está localizada a uma distância considerável dos centros turísticos. Para chegar a eles, terá que usar o táxi, um tuk tuk  ou nos serviços de agências de turismo;

Preparando-se para visitar um templo budista,  deve se familiarizar com algumas das regras;

  • Ao entrar em um templo budista, é preciso tirar os sapatos para circular por seu interior;

  •  Visitar o templo exige o cumprimento do código de vestimenta ( dress code ) roupas fechadas, os joelhos e ombros devem ser cobertos. Alguns oferecem um xale para as mulheres cobrir os ombros;

  • As doações nos templos são compulsórias;.

  • As mulheres não podem tocar ou falar com monges, as doações devem ser passadas para eles através dos homens;

  • Observe o comportamento dos budistas no templo, e mantenha o mesmo comportamento para não infringir seus sentimentos religiosos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras atrações

  • Baan Chimpracha Museu

  • Kathu Mining Museu -

  • Phuket Baba Museu

  • Seashell Museu – coleção de conchas marinhas

  • Thai Hua Museu

  • Thalang National Museu – a história de Phuket

  • Tha Rua Chinese Shrine

Todas as praias da ilha de Pukhet

 

​Kalim - Kamala - Karon - Kata - boa - território russos e dos  nórdicos - Kata Noi - boa - Maikhao - Naiham - Naithon -

Naiyang - Paradise - boa - Patong - território chines e do agito noturno  - Rawai - Surin.

Phang Nga

Entre a Ilha de Phuket e Krabi, há uma notável enseada de 400 quilômetros quadrados, conhecida como Baía de Phang Nga. Batizada com o nome dos povos indígenas (pangan), da Península Malaia e suas ilhas vizinhas, a província de Phang Nga é rica em histórias de piratas, ciganos do mar e pescadores malaios, que datam de centenas de anos. Muitas pessoas de Phang Nga ainda mantêm o modo de vida humilde e tradicional de seus antepassados, pescando lagostas frescas do mar para vender em Phuket, enquanto outros se dedicaram ao crescente comércio turístico da região e agora trabalham como guias. Embora a Baía de Phang Nga seja rica em folclore, é mais famosa pelos belos carstes de calcário que se projetam do mar. Essas ilhotas coloridas com suas coberturas de vegetação tropical exuberante, foram esculpidas ao longo de milhões de anos e agora abrigam algumas das cavernas marinhas mais espetaculares do mundo, juntamente com a maior reserva de mangues da Tailândia.

​Telefones especiais e outras informações

​Polícia de Turismo Emergencial  ......................                   191

Polícia de Turismo ..........................................                1155

Terminal de ônibus..........................................    076.212.213

Aeroporto .....................................................    076.211.977

 

​​Cias. Aéreas

 

​Air Asia ........................................................... 076.351.337

Bangkok  Airways ………….............   076.225.033 e 225.035

JetStar ……………………..................  076.261.431 e 361.455

Nok Air …………………………………..........................    1318

Silk Air …………………………………………..  ......  76.304.018

Singapore Airlines …………………………….         076.351.236

Thai Airways ……………………………………        076.360.444

Tiger Airways ………………………………….         076.361.721

Praia de Pukhet.jpg
Pagoda em Pukhet.jpg.jpg
BUDA GIGANTE.jpg
PUKHET 6.jpg
bottom of page