top of page

PUEBLA  e seus Museus -  México  - 2/2












 

 

 

 

 

 

 

 

 

 








 

 

 

 

 

Casa da Música de Viena – Ex Fábrica La Constancia Mexicana - acesso por Av. Obreros

Independientes -  Col. Luz Obrera

 

Era uma homenagem à cultura musical, um espaço lúdico e interativo dedicado ao som e à sua transformação em música. Além disso, permitia abordar a obra dos grandes compositores da história da música de concerto, de uma forma educativa e inesquecível. Uma visita muito interessante para apreciadores da música em geral. Abria de terças a domingos das 10.00 às 17.00h.

 

Museu Amparo – Avenida 2 Sur, 708 –

Era uma instituição icônica que exibia um extenso panorama da história mexicana. Cobria os períodos pré-hispânico, colonial e moderno, com exibições artísticas e históricas dentro de dois prédios que datavam dos séculos XVII e XVIII. Aprecie obras de arte do período pré-clássico até a Conquista Espanhola e veja como os estilos se ajustaram para se adequar às épocas. A coleção incluia ferramentas, figuras eclesiásticas e esculturas de uma grande variedade de povos indígenas.

Um dos dois prédios em estilo colonial fora lar da família Espinoza, de 1871 até a década de 1980, quando Don Manuel Espinoza Yglesias convertera a residência em um museu, em homenagem à esposa. Visite a Área Colonial para conferir salas que retratam a aparência da casa em vários momentos dos séculos passados. Os salões estavam repletos de pinturas, prata, cerâmicas e mobílias da época. Observe os itens dispostos nas exposições temporárias, que já cobriram temas como o Castelo de Chapultepec, na Cidade do México, e outras instituições mexicanas. Abria de quartas a segundas das 10.00 às 18.00h.

Museu Casa das Marionetas Mexicanas – 11 norte # 1005  - Centro Histórico -  Blvd. Esteban de Antuñano, 111 - Col. Luz Obrera -

Fazia parte das instalações do Complexo Museológico La Constancia Mexicana. Abrigava 813 bonecos da Coleção Rosete Aranda-Espinal, a mais importante da América Latina, e 630 bonecos da Coleção Guiñol Época de Oro, as duas grandes linhas que compuseram os bonecos mexicanos pertencentes ao Instituto Nacional de Belas Artes. Nas salas estavam expostas bonecas alusivas aos diferentes períodos históricos da nação, outra era dedicada à família Rosete Aranda, e na Sala da Tradição destacavam-se aquelas figuras que faziam parte dos costumes da identidade nacional, destacam-se coleções referentes à vida do quotidiano, desde homenagens cívicas até núcleos familiares.

 

Museu da Evolução de Puebla -  Av. Exército de Oriente, esquina Caçadores de Morelia - Unidade Cívica 5 de Mayo -  Los Fuertes -

Abrangia desde a história do Cosmos até as eras geológicas da Terra, passando pelo Big Bang e pela criação do ser humano. Era um recinto especializado na nossa evolução e em tudo o que nos rodeia. Eram mais de 10.500 metros quadrados de exposição, distribuídos em quatro salas, que exploravam os 14 bilhões de anos que o planeta Terra viveu, começando pelos organismos unicelulares do período arcaico e pelas espécies animais. Nele também encontraria temas como o aquecimento global, a responsabilidade humana e as alterações da temperatura da terra, com o objetivo de refletir sobre a espécie humana e o seu lugar na evolução. Abria de terça a domingo das 10.00 às 18.00h.

 

Museu da Evolução Tehuacan - Carretera Federal Puebla-Tehuacán #1211 o Km. 114  - San Lorenzo Teotipilco –

Relatava a história das terras presentes no Vale de Tehuacán. Nas salas deste espectacular museu se poderia conhecer, de forma educativa e lúdica, os vários episódios da relação milenar entre o homem e a natureza, tanto no passado como no presente. Além disso, o museu nos transportava à época dos dinossauros, para conhecer de perto esses seres impressionantes. Aberto de terças a domingos. Aos domingos a entrada era livre.

Museu da Música Mexicana Rafael Tovar e de Teresa –  Ex Fábrica La Constancia Mexicana acceso por Av. Obreros Independientes -  Col. Luz Obrera -

A história da música do país era apresenrtada neste museu que fazia um passeio substancial pelas origens dos sons mexicanos até os dias atuais, possibilitando estimular os sentidos através do valor artístico. Era também uma homenagem a Rafael Tovar y de Teresa, diplomata e pensador, que dedicara sua vida à divulgação da cultura mexicana. Proporcionava um passeio onde o visitante poderia desfrutar e conhecer a tradição musical clássica mexicana desde o vice-reinado até os dias atuais. Abria de terças a quintas das 10.00 às 17.00h e de sextas a domingos das 10.00 às 18.00h.

 

Museu de Arte de São Pedro -  Calle 4  Norte, 203 –

Por volta de 1542, iniciara-se a construção do que viria a ser o Hospital Real de San Pedro, que se destacava por seu elegante pátio com arcos duplos de pedreira, sendo o segundo maior da cidade de Puebla. Tornara-se, ao longo do tempo, um espaço de inovação e vanguarda para a ciência médica, especialmente no século XIX. Em 2002 foi criado o atual que já acolhera importantes exposições internacionais e nacionais, que acolheram todas as expressões artísticas do homem, do arqueológico ao contemporâneo. Possuia mais de mil metros quadrados, divididos em 5 salas expositivas, sendo uma delas permanente dedicada à exposição de obras de arte sacra, que o Governo do Estado tinha sob sua proteção, além da recriação do Boticário do antigo hospital, que funcionara por mais de 350 anos. Abria de terça a domingo das 10.00 às 17.00h. Aos dominos a entrada era livre.

 

Museu do Automóvel - Calle 3 Sur, 1501 –

Era um pequeno e interessante museu automobilístico que reunia algumas raridades que atraiam os aficionados por carros antigos. O atendimento não era dos melhores, deixando parecer que estavam fazendo um favor  ao visitante. Ainda assim valia dar uma olhada nos carrinhos...

 

Museu do Exército e Força Aérea – Calle 13 Norte, 103 - Av. Reforma - Centro Histórico -

Erguido nas instalações do antigo Colégio do Vice-reinado de São Francisco Xavier, que datava de 1743, se dedicara à educação da população indígena, até 1754. Após a expulsão dos jesuítas da Nova Espanha, em 1767, deixou de funcionar deixando-o abandonado durante várias décadas. A sua localização no centro da cidade de Puebla e o seu apelo museológico permitiram-lhe ocupar um lugar muito especial a nível nacional, tornando-se um dos principais divulgadores da História Militar. O visitante poderia interagir e mergulhar na jornada que o aproximaria da história militar, desde a era pré-hispânica até os dias atuais. Suas atrações estavam assim distribuidas:

 

• O Guerreiro Pré-hispânico e a Conquista;

• História do conjunto arquitetônico do Colégio Antigo de São Francisco Xavier;

• As Milícias do Vice-reinado;

• O Movimento de Independência;

• O Exército Liberal;

• A Revolução e o nascimento do Exército Mexicano;

• Militares de Puebla;

• Vida e obra de Ignacio Zaragoza;

• A participação do Exército nos séculos XX e XXI.

 

Abria de terça a sexta das 10.00 às 18.00h e sábado das 10.00 às 16.00h.

 

Museu Infantil da Constancia – Ex Fábrica La Constancia Mexicana - acesso pela Avenida Obreros Independientes -  Col. Luz Obrera –

Era um museu interativo onde se poderia participar, vivenciar e aprender de forma divertida sobre ciência, fenômenos naturais e tecnologia. Poderá ainda usufruir de três espaços interativos que sem dúvida o levariam a descobrir um espaço onde a aprendizagem andava de mãos dadas com a diversão. O espaço era composto por mais de 60 exposições interativas, divididas em 11 áreas temáticas.

 

•  Som

•  Luz

• Área de jogos interativos

• Motor e Psicomotor

• Comunicação

• Movimento

• Transportes

• Máquinas simples

• Gravidade

•  Eletricidade

• Óptica

 

Abria de terças a domingos das 10.000 às 18.00h. Para visitar era necessário utilizar uma das Rotas R-30, R-72 A ou R-76 que levavam a Constancia Mexicana.

 

Museu Interativo da Batalha de 5 de Mayo -  Av. Exército de Oriente com Calle Laureles - Unidade Cívica 5 de Mayo - Los Fuertes -

Puebla fora um ponto chave na história do país, por isso este museu interativo revivia de forma educativa, a batalha de 5 de maio de 1862 na região de Los Fuertes, mesmo cenário onde ocorreram esses eventos. O interativo narrava as ações militares e continha biografias de heróis nacionais como Ignacio Zaragoza, por meio de telas sensíveis ao toque, projeções em 3D e conteúdo interativo para download em dispositivos. Este espaço estava equipado com três salas que detalhvaam a riqueza histórica de Puebla, e que o transportavam aos locais onde ocorrera a batalha. Abria de terça a domingo das 10.00 às 18.00h. A entrada era livre.

Museu Internacional do Barroco – Via Atlixcayotl, Reserva Territorial Atlixcáyotl - Corredor Comercial Desarrollo Atlixcayotl -

Estava situado a 7 km do centro de Puebla, na intersecção do Boulevard de Atlixcayotl e a Avenida das Torres. Atualmente, o acesso ao lugar poderia ser feito de carro, ônibus do sistema de transporte público ou pela ciclovia que conectava o Museu com outros parques e espaços públicos da cidade. Para emoldurar a fachada principal do Museu foi criada uma grande praça que recebia os visitantes, com espaços dedicados a estacionamentos que abrigavam cerca de 400 carros e mais dezenas de ônibus de excursões.

 

Museu Nacional Ferroviário –  Calle 11 norte # 1005. Centro Histórico -

Este local histórico abrigava os bens mais valiosos gerados pelas ferrovias mexicanas, desde sua chegada ao México em 1850. Há 28 anos, história, magia e nostalgia povoavam os espaços dos antigos pátios de comutação e serviço das estações da Ferrovia Mexicana e a Ferrovia Sul do México, construída no século XIX. Neste local privilegiado, o Museu Nacional das Ferrovias Mexicanas (MNFM) resgatava, preservava, estudava e divulgava o legado ferroviário, desde a sua inauguração em maio de 1988. O Museu possuia uma exposição permanente de locomotivas, vagões de passageiros, vagões de carga, cabos e todo o tipo de máquinas e ferramentas relacionadas com a exploração ferroviária, oferecia ainda ao público exposições temporárias sobre temas históricos ligados a este meio de transporte e outras manifestações artísticas e culturais.

 

Museu Oficina Erasto Cortés Juárez -   Calle 7 Oriente 4 - Col. Centro Histórico -

Era uma porta aberta para aprender mais sobre a arte da gravura, não só permitia admirar as grandes obras de Erasto Cortés Juárez, um destacado homem de Puebla que fora reconhecido como um dos gravadores mais importantes do país no século XX, mas também convidava a conhecer o mundo de gráficos de perto, através de exposições e workshops e experimentar técnicas e materiais. Abria de terças a domingos das 10.00 às 18.00h. Aos domingos a entrada era livre.

 

Museu Regional– Av. Ejército de Oriente s/n -

Localizado no Centro Cívico Fortes 5 de Maio, possuia um belo acervo de grande valor cultural e estético, com informações valiosas sobre o território poblano, seus primeiros habitantes, chegando depois ao desembarque pré-hispânico, colonial e outros até hoje. Era certamente o melhor local para conhecer o quotidiano, a tecnologia regional, as expressões artísticas e a história deste pueblo.


Museu Regional da Revolução Mexicana –  Heroica Puebla de Zaragoza -

O prédio que datava de finais do século XVII e início do século XX. XVIII, fora residência de Aquiles Serdán, iniciador do movimento libertário, e  residência de famílias durante duas gerações anteriores, quando fora adquirida por Dom Roque Serdán, rico industrial que se tornou proprietário de várias outras propriedades, que a herdara a seu filho, Manuel Serdán. Em 1911, o novo Presidente da República, Francisco I. Madero, ficara neste prédio em homenagem a Aquiles, Carmen e Máximo Serdán, precursores do início da Revolução Mexicana; Mais tarde, em 1913, as irmãs decidiram morar na Cidade do México, então a propriedade fora alugada como cortiço e lojas para mercearias.

 

Décadas depois, o Governo Federal ordenara, por meio da Secretaria do Patrimônio Nacional em cooperação com o Governo do Estado de Puebla, que a casa onde morava a família Serdán Alatriste se tornasse o Museu Regional da Revolução Mexicana, sendo inaugurada em novembro de 1960 por Adolfo López Mateos, então Presidente da República Mexicana

 

Tinha 24 salas instaladas em dois andares:

No térreo 10 quartos que recriavam o quotidiano da família Serdán no final do século XIX e início do século XX; Piso superior, 16 salas temáticas que abordam os temas: Porfiriato, anti-reelecionismo maderista, anti-reelecionismo de Puebla, antecedentes, fatos e testemunhos gráficos, documentários da batalha de 18 de novembro de 1910, morte de Aquiles Serdán em 19 de novembro, prisão e julgamento das mulheres Serdán, a Revolução de Puebla, o Constitucionalismo de 1917, Carmen Serdán e Manuel Velázquez.

 

Museu Regional de Cholula –  Calle 14 Poniente, 307 - Barrio de San Juan Aquiahuac - San Andrés Cholula -

Abrigando amostra das origens ao longo do tempo apresentava a história e evolução geológica do Vale onde se estabeleceram importantes civilizações que foram fundamentais para o desenvolvimento desta importante cidade. Através de um passeio pelas suas diversas salas, possibilitava conhecer  desde a história mesoamericana até expressões da arte contemporânea e popular atuais. Abria diariamente menos nas segundas-feiras.

PUEBLA 3.jpg
PUEBLA 4.jpg
bottom of page