top of page

Plugues e tomadas

Entenda os diferentes padrões de tomadas, ao redor do mundo - e como se prevenir antes de viajar

padrao-de-tomada-inglaterra.jpg

Dentre os itens que deveriam ser levados em consideração, na preparação para uma viagem internacional, os diferentes padrões de tomada existentes ao redor do mundo mereciam receber uma atenção especial.

Os diferentes padrões de tomada existentes ao redor do mundo, tendiam a ser uma das coisas que mais atrapalhavam a viagem de pessoas desprevenidas. Portanto, para evitar o inconveniente de chegar em um país e precisar correr atrás de adaptadores, era fundamental se informar de antemão. sobre os modelos.  Assim, poderia comprar adaptadores, com antecedência – caso necessário – e ficaria pronto para curtir cada segundo da sua viagem internacional.

Para lhe ajudar a se preparar para a sua viagem internacional, separamos os principais padrões de tomada usados ao redor do mundo. Confira quais eram:

sem-tc3adtulo.png

Tipos A e B: América do Norte e Japão


Os tipos A e B de tomadas eram encontrados no Brasil, há algum tempo, então devia ter alguns aparelhos que se encaixavam neles: eram compostos por dois pinos achatados e paralelos – o tipo B tinha um terceiro pino, arredondado, que formava um triângulo com os demais.

Tipo C: Europa e alguns países da Ásia


O modelo mais clássico de tomadas, o tipo C, tinha dois pinos arredondados apenas. Era usado em quase todos os países europeus e alguns asiáticos. Por ser tão comum, muitos países faziam pequenas adaptações em suas tomadas que permitiam a ligação do plugue tipo C.

Em países como Alemanha, Croácia, Bulgária, Portugal, Noruega, Rússia, Suécia, Finlândia, Grécia e Holanda usava-se uma versão adaptada dessa tomada, chamada de tipo F, em que duas das extremidades do plugue eram usadas como fio terra.

Já países como a França, a Polônia, a Bélgica e a República Checa usavam outra adaptação do tipo C, o tipo E, que tinham os mesmos dois pinos arredondados, mas contava com um pequeno orifício que diminuia os riscos de choque.

.

Tipo D: Ásia Meridional


Na Índia, Nepal, e no Paquistão e em outros países dessa região a tomada tinha três pinos redondos e largos, formando o desenho de um triângulo, parecido com a tomada brasileira;

Tipo G: Reino Unido, Cingapura, Emirados Árabes, Hong Kong, Irlanda, Malásia, Escócia, Uganda, Bahrein -

Esses países utilizavam o modelo mais seguro do mundo: o tipo G, identificado por três retângulos que formavam o desenho de um triângulo;

Tipo I: Argentina, Oceania, Austrália, Nova Zelândia, Fiji e Papua Nova Guiné -
Esse modelo  era formado por dois pinos na diagonal e um terceiro na posição vertical, bem diferente das tomadas que conhecemos;

Tipo J: Suíça


Apesar de ser parecida com a tomada brasileira, as duas não eram compatíveis. A tomada da Suíça tinha três pinos, um central e dois paralelos, todos arredondados;

Tipo L: Itália
Nesse modelo, existiam três pinos paralelos do mesmo tamanho, em posição vertical, formando uma linha;

Tipo M: África do Sul
Esse modelo de tomada tinha três pinos, largos e arredondados, formando um triângulo;

Tipo N: Brasil


Esse tipo de tomada, estava em uso com os brasileiros desde 2010. Era formado por três pinos redondos, dois paralelos com um terceiro no meio.

Saber o tipo de tomada do país que vai conhecer, estava entre as dicas de viagem mais essenciais. Ter um adaptador universal, que se encaixasse em todos esses modelos, fazia toda a diferença e tornaria sua viagem bem mais tranquila.

bottom of page