top of page

PENANG  -  Uma grata surpresa - Malásia   

PENANG.jpg

   Mansão Khoo Kongsi 

PENANG 2.jpg
GEORGETOWN.jpg

 

As informações e recomendações inseridas neste texto, objetiva facilitar seu programa de viagem para visitar esta surpreendente cidade da Malásia. Escolha o que pretende conhecer e monte seu roteiro para melhor aproveitar sua passagem por aqui...

Penang é um Estado na Malásia, com uma população de 1.503.000 habitantes, está situado na costa noroeste da península Malaia, às margens do estreito de Malaca. É o segundo menor Estado do país, depois de Perlis e o oitavo mais povoado. Sua capital é George Town.

Penang é um daqueles destinos exóticos da Ásia, que deixa qualquer um com vontade de retornar. Sua capital, é cosmopolita e vibrante, tem uma vida noturna agitada e praias paradisíacas, e também é rica em história. Tudo isso acabou lhe proporcionando a inclusão na lista de Patrimônios Mundiais, tombados pela Unesco, em 2008. O nome da cidade foi ideia dos britânicos, em homenagem ao Rei George II.

Cheong Fatt Tze Mansionum de seus ícones, foi construída nos anos de 1896 a 1904, por artesãos chineses, e é a única construção desse tipo que representa o melhor da arquitetura dos séculos XVIII e XIX, no Estado. A “Mansão Azul”, fica aberta para visitas guiadas de 45 minutos, três vezes ao dia – e o tour, geralmente é realizado em inglês, mas existe a possibilidade de fazer o passeio em japonês, mandarim e outros idiomas, de acordo com consulta prévia. O passeio custava RM17 (Ringgit Malaio) para adultos e RM 8,50 para crianças acima de 12 anos. A mansão oferece um restaurante, com o melhor da comida local e também um hotel com 18 acomodações. Para quem quiser conhecer melhor o lugar, a estadia vale, porque  os hóspedes tem acessos a lugares em que o tour não passa.

Kek Lok Si  - É conhecido como o Templo da Suprema Bem-Aventurança”, é o maior templo budista do sudeste da Ásia. Construído por volta de 1893, é inspirado pelo monge chefe do templo da Deusa da Misericórdia, e tem como atração mais famosa a sua Pagoda, de 10 mil estátuas de Budas, em bronze. O horário de funcionamento é das 7h às 17h 30, diariamente. A entrada é gratuita, exceto por uma pequena taxa de RM2 para entrada na Pagoda e  no Sky Lift.

A casa do clã Khoo Kongsi – imigrantes da Província de Hokkien, na China -, é uma das cinco casas de clãs poderosos, que ainda estão de pé em Georgetown. A edificação da primeira residência, se deu início em 1890, e originalmente foi construída para rivalizar com a mansão Imperial. Segundo a mitologia, tal ganância irritou os deuses e, na primeira noite após a conclusão da casa, um incêndio inexplicável a destruiu. A atual construção, só foi iniciada em 1902, e está intacta e bem preservada. O local está aberto para visitas, e como a casa é gigantesca, e há muitas coisas conhecer, onde existem 11 setores do tour, como passeio pelo Complexo inteiro do Clanhouse, pelas arquiteturas, murais e relíquias religiosas. É necessário pagar uma taxa para manutenção do lugar, que fica permanece diariamente das 9h às 17h.

As muralhas de 10 metros de altura, revelam de longe o Fort Cornwallis. Construído pela primeira vez em madeira, pelo Capitão Francis Light, em 1786, só veio ganhar sua forma atual em 1804. Após ser um Forte que protegia a cidade, seu status militar acabou decaindo e o lugar se tornou uma Base para forças militares. Na Segunda Guerra Mundial, tropas japonesas tomaram o controle de Cornwallis, utilizando-o como um armazém para suprimentos bélicos e suprimentos em geral.

Além da importância cultural e histórica para Penang e para a Malásia, Cornwallis é um point turístico, local que possui restaurante interno e uma loja. Penang Hill, refere-se ao Resort, da colina que engloba diversos picos da ilha de Penang. Também conhecido em malaio, como Bukit Bendera – o pico mais alto em Western Hill, com 833 metros de altitude – era usado antigamente como um ponto para retiro espiritual, hoje é um destino turístico muito visitado. O passeio pode ser feito de diversas formas, porém a mais interessante é pelo Penang Hill Railway, um sistema ferroviário funicular. O trem começa no Air Itam, no sopé da colina, e leva o visitante por um tour através de belíssimas paisagens, patrimônios culturais e muitas outras atrações. Os tickets possuem dois tipos, para os malaios e para os não-malaios, e os valores são diferentes conforme categoria e idade.

O aeroporto de Penang, tem bastante movimento e é servido por várias companhias aéreas, especialmente por low costs asiáticas, que voam de e para quase todo o lado a preços competitivos. É possível chegar a Penang, por via aérea desde várias cidades do país, como Kuala Lumpur, Malaca, Langkawi, Kota Bharu, Johar Bahru, e também desde outros países vizinhos, como Singapura, Tailândia, Vietnam, Indonésia, Myanmar e mesmo da China.

O ônibus é um meio de transporte bastante popular na Malásia. Consegue-se chegar a Penang e George Town, desde praticamente qualquer ponto do país e os bilhetes podem ser comprados online, facilmente através dos sites BusOnlineTicket.com, ou 12Go.Asia. Se o destino é George Town, a sugestão é sair em Butterworth, ainda do lado do continente, e atravessar de ferry para a ilha.

 

O terminal de ônibus de Penang (Sungai Nibong Bus Terminal), não fica em George Town, é mais fácil e prático apanhar o ferry, que demora apenas cerca de 20 minutos, é barato, e chegar mesmo no centro, onde depois se pode caminhar à procura de hospedagem. O Terminal de Butterworth, agrega todos os meios de transportes, o que torna  fácil passar de um para o outro.

Táxi

 

Os táxis na Malásia não são especialmente confiáveis, uma vez que os condutores se recusam a usar o taxímetro e quase todos os carros estão em mau estado de conservação. Felizmente, a  Uber opera em Penang e essa é uma excelente alternativa para quando precisar de um transporte mais confiável, para andar à noite, para ir para o aeroporto mais cedo, entre outras “corridas”.

Onde dormir em George Town - Penang

Para George Town, lembre-se  dos nomes de Armenian Street e Chulia Street, as zonas mais centrais e mais interessantes para se hospedar.

Armenian House - Lebuh Armenian, 35 -

É uma guesthouse econômica, mas muito bem arranjada, que fica em plena Armenian Street.

 

Armenian Street Heritage Hotel  ( Hotel colonial )Lebuh Carnarvan, 139 -

 grande e localizado muito perto da Chulia Street. É um hotel do tipo tradicional, mas está instalado num bonito prédio colonial e também com uma boa relação qualidade/preço.

   

Chulia Mansion - (Hotel) Chulia Street, 413 -

É um dos hotéis mais conhecidos de Chulia Street. O hotel em si, não tem nada de especial, mas tem uma boa relação qualidade/preço e sua localização é ótima.

Cintra Heritage House ( Guesthouse ) - Lebuh Cintra, 13 -

É uma guesthouse econômica, que funciona numa casa muito bonita, de estilo colonial, com uma localização perfeita, numa travessa sossegada da Chulia Street.

Hotel Cititel Penang  Jin Penang, 66 - 

É um dos hotéis tradicionais de referência, em George Town. Está localizado na Rua Jalan Penang, uma transversal no final da Chula Street, onde há mais alguns hotéis, bares e discotecas.

Ryokan Muntri Boutique ( Hostel ) – Fica na chamada rua dos hoteis - Muntri Street, 62 -

Destaca-se pelo conceito e pela qualidade. Nesta mesma rua, transversal à Love Lane, há vários outros hostels.

The Frame - (Hostel) –  Chulia Street, 62 - 

É um hostel de estilo moderno, que tem também alguns quartos privados.​

Onde comer em George Town

Na Malásia, qualquer atividade que se faça, tem que inclur comida! Comer é um dos principais passatempos dos malaios e, talvez por isso, não seja de admirar a variedade e qualidade de petiscos que existem. A cidade de Penang é, provavelmente, o lugar onde melhor se come na Malásia. Por toda a cidade é possível encontrar restaurantes e bancas de comida, mas é no eixo Chinatown (comida cantonesa), Lebuh Chulia (comida de rua) e Little India (comida indiana) que tudo acontece com mais ênfase! Os locais são tantos e tão bons, que fica difícil recomendar algum em especial.

Danish Byiriani House - 

É outro restaurante indiano, que fica na Chulia Street, quase ao lado das bancas de Street food. Os preços são mais elevados que o Kapitan, e é muito frequentado por turistas. A comida é ótima!

Hong Kee Wan Thun Mee -- 47, P4, Tanjung Tokong 

Já na zona chinesa, e ao lado da Kim Haus, fica este moderno café concerto. Não deixe de experimentar a especialidade Wan Thun Mee, que é uma maravilha. Há um bom cardápio e sopas diversas.

Ping Hwa Lok Lok - Jalan Pasar -

É uma banca especializada em espetadas  ( churrasquinho de gato!). Escolha as espetadas, passe sobre o fogo ou pelo cozimento, coloque-as sobre um pratinho e dê início aos trabalhos. No final, uma empregada vem para contar os pauzinhos e e efetua a cobrança.

Night Market - Armenian Street - 

Todos os sábados, das 17:00 às 21:00, há um night market na Armenian Street. É um programa divertido, e uma excelente oportunidade para provar algumas especialidades locais. Pura aventura gastronômica!

Old Trafford Burger - Chulia Street, ao lado do bar Chulia Court, em frente à Love Lane.

É uma banca que tem os melhores hamburgers da cidade, com algumas mesas na parte de trás, para quem se quiser sentar. É especializado também em sucos, principalmente o de côco.

Restoran Kapitan - Chulia Street, 93; -  Jalan Macalister, 274; George Town, e Jazz Hotel, 1, Jalan Seri Tg Pinang, Seri Tanjung Pinang -

É indiano, muito conhecido no bairro de Little India. 

É muito frequentado pelos locais e também pelos turistas. É famoso pelos seus Tandoori e Byiriani Rice. Tem um menu bem variado.

As atrações em George Town e Penang

Há muitas coisas para fazer e conhecer em toda a ilha de Penang, e não apenas no centro de George Town e, apesar da maioria dos viajantes  ficarem apenas dois ou três dias, facilmente se encontra programas e passeios para fazer durante vários dias.

Clan Jetties  - Pengkalan Weld - George Town - 

 

Os Clan Jetties são um conjunto de molhes da madeira considerados como o último bastião da presença Chinesa na ilha de Penang. Originalmente serviam para ancorar os barcos e para carga e descarga de mercadorias e cada um era, e ainda continua a ser, controlado por um clã. O mais voltado para o turismo é o da família Chew – é o maior, tem mais casas , comércio e um templo.

Penang Street Art

Passear pelo centro, observar e fotografar as pinturas de rua, é uma das principais atividades e atrações de George Town e Penang. De fato, a cidade é muito ativa em tudo o que diz respeito a arte, oferecendo vários museus, exposições, exibições e performances. A maioria dos murais e instalações deste tipo de arte urbana concentram-se pela Armenian Street, e ruas circundantes e há uns mapas, que se podem obter no posto de turismo ou em qualquer hotel, onde as principais ruas estão bem assinaladas.

Monumentos e prédios históricos

A cidade de George Town tem vários monumentos e prédios coloniais herdados dos tempos de ocupação inglesa, e a maior parte deles continuam em uso e estão muito bem conservados. Assim como Malaca, o seu centro histórico está classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Num simples passeio descontraído pelo centro, é possível admirar diversas destas atrações, como a City Hall, a Queen Victoria Clock Tower, o Fort Cornwallis, o monumento em memória aos heróis de guerra, entre outras destacadas referências.

 

Igrejas, mesquitas e templos

 

Uma dos aspectos mais interessantes na Malásia, é sua diversidade racial e religiosa. Lado a lado, muçulmanos, hindus, católicos e budistas, convivem com uma relativa tranquilidade e, aparentemente, sem grandes contratempos. Esta diversidade, num país com tanta gente, resulta num sem número de locais de culto e oração muito interessante de conhecer e visitar. Há vários templos religiosos espalhados pela  cidade e ilha, como a Mesquita Kapitan Keling, a Catedral da Assunção, o Sri Mahamariamman Temple e o Kek Lok Si Temple.

Parque Nacional de Penang - Pejabat Taman Negara P. Pinang jalan Hassan Abbas - 

 

Para quem gosta de natureza e de caminhadas, uma visita ao Parque Nacional de Penang é quase obrigatória. Além dos caminhos e trilhas com pontes e excelentes paisagens, há umas pequenas praias que valem  conhecer. O acesso ao parque e às respectivas praias se faz a partir da vila de Teluk Bahang. É onde começa a caminhada, que tem diferentes percursos e tempos. Quem não gosta de caminhadas, pode simplesmente apanhar um barco para as praias, sem ter que atravessar o parque. Faça a caminhada que dura cerca de 1.30 h e retorne de barco.

Penang Hill (Bukit Bendera)

 

A melhor vista sobre a cidade, consegue-se desde o topo do Penag Hill. Para chegar, é preciso ir por um moderno funicular, para um trajeto com duração de 4 minutos. A vista é magnífica! A sugestão é subir  ao final do dia, para aproveitar o pôr-do-sol e noite. Uma sugestão, é juntar esta visita com a do Kek Lok Si Temple, pois ficam ambos fora do centro e relativamente perto um do outro.

Bares e vida noturna

 

George Town não é uma cidade com um vida noturna intensa e vibrante como, por exemplo, Kuala Lumpur ou Bangkok. Ainda assim, é possível encontrar alguns bares e uma ou outra boa discoteca para se divertir! Na Love Lane e na Chuila Street há pequenos bares descontraídos, muitas vezes com música ao vivo, onde se pode beber uma cerveja e bater um papo. Outra área com alguns bares mais moderninhos é no final da Jalan Penang e um dos mais conhecidos é o Slippery Señoritas.

Cafés, Bristôs e Bakeries

 

George Town está cheia de modernos cafés e trendy. É só andar um pouco pelas ruas do centro, que encontrará vários. Muitos deles, também são bons locais para utilizar o computador. Há diversos, mas os mais procurados são o Black Kettle, o Wheller`s Coffe e o Kim Haus.

Fonte: blog Qual  Viagem - Portugal

bottom of page