top of page

PASSEIO a FÜSSEN - Bavária - Alemanha

OBERAMERGAU 4.jpg.JPG

 

Partindo do pressuposto que o turista estaria vindo de Konstanz e Lindau, por exemplo, sugerimos um roteiro de dois dias pelas pequenas e charmosas cidades do extremo sul da Baviera. Saindo de Konstanz pelo ferry para a travessia do Lago de Constance, siga até o porto de Lindau, para conhecer a estátua da Deusa do Lago. Prossiga a viagem na direção de Oy-Mittelberg, Pfronten, Weissensee e Füssen.

Em Füssen, o programa era visitar o Castelo de Neuschwantein, um programa que exige uma tarde inteira. Ao chegar, deixe o carro no estacionamento e busque o acesso as bilheterias do castelo. Esse trajeto pode ser feio à pé, para uma caminhada morro acima por uns 30 minutos, ou pelo ônibus ou charrete. Na alta temporada a invasão de turistas japoneses, coreanos e chineses dificulta um pouco o programa, exigindo a criação de grupos de no máximo 40 pessoas para cada visita que dura em torno de 1 a 2 horas, dependendo do fôlego e do interesse do visitante.

Depois de visitar a charmosa Füssen, siga para Munich e passe pelo menos por mais duas encantadoras cidadezinhas. Primeiro é Oberammergau, distante 50 km e a segunda, é a dupla Garmisch-Partenkirchen, por mais 10 km. Neste site, temos informações completas sobre as duas cidades. Para chegar a Munich, pegue a Autobahn A-95 e dirija por mais 96 km. Se quiser ir de trem, a duração da viagem é de 1 hora e 22 minutos e os preços eram de 90 a 200 reais, dependendo da variação cambial.  

Munich ao Castelo de Neuschwanstein

Era um dos cartões postais da Alemanha, construído pelo Rei Ludwig II, da Baviera e serviu de fonte de inspiração para o castelo da Cinderela na Disney. Para visitá-lo a partir de Munich, a sugestão é pegar um trem até a charmosa Füssen, para um percurso aproximado de duas horas mais o traslado em ônibus até Hohenschwangau.

Do terminal do ônibus até a entrada do Castelo, são mais uns 30 minutos de caminhada e é importante lembrar que você deve adquirir o ingresso antecipado pela internet sob o risco de esperar algumas horas para poder visitá-lo. Se escolher  ir de trem, adquira o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, que custava em torno de 20 Euros para uma pessoa e mais 6 Euros, para cada acompanhante. É um Passe que vale o dia inteiro para os trens que fazem o itinerário Munich-Füssen. Dá para comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique, escolhendo a opção de língua espanhola.

Chegando em Füssen, ao sair da pequena Estação Ferroviária, a parada de ônibus ficava em frente e escolha os ônibus 73 ou 78 para chegar ao Castelo. Sempre havia um ônibus esperando pelos que chegavam pelo trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e não  precisará pagar a passagem até o Castelo. Depois de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles.

Do Terminal do ônibus em Hohenschwangau, até a bilheteria para o ingresso ao Castelo, era uma caminhada de três minutos, onde tinha a fila de compra e de retirada de ingresso. Tanto pela internet quanto no local, poderá comprar ingresso para Neuschwanstein (15 euros), para o Castelo de Hohenschwangau (15 Euros) e para os dois juntos era de 25 Euros. Menores de 18 anos não pagavam.

As visitas eram em grupos, com Guias falando inglês ou alemão ou você pode optar pelo áudio guia. Se adquirir os dois ingressos, comece a visita por  Hohenschwangau e programe para duas horas depois visitar o Castelo de Neuschwanstein ( noixwainstein ). Os grupos eram numerados, e quem perde a hora perde, o ingresso. A visita tinha tempo reduzido e controlado: meia hora. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.

Pegue o ônibus. Atenção: não estava incluído no Bayern Ticket. Custava 1,80 Euro para subir, 1 Euro para descer. Deixa na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde deverá caminhar 10 minutos por uma descida íngreme até o Castelo. Para retornar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o ônibus. O único meio de transporte que funcionava com qualquer tempo era a charrete, que custava 6 Euros para subir e 3 Euros para descer. Pagava-se diretamente ao cocheiro.

Munique para Füssen de trem

Se deseja ir para Füssen partindo de Munique de trem, estavam disponíveis 47 conexões diárias. Se não desejasseeratrocar de trem, é recomendável escolher uma rota direta. Apesar disso, escolher uma oferta com uma linha indireta às vezes era a melhor maneira de viajar com eficiência, principalmente se houver poucas conexões e se quiser uma passagem de última hora, mesmo que a viagem seja mais longa.

Existiam 32 rotas que inclueia pelo menos uma baldeação, versus apenas 15 rotas que são linhas diretas. Observe que, mesmo que a viagem seja mais longa, uma passagem com uma baldeação, às vezes era muito mais eficiente, principalmente se houver poucas conexões e se comprar uma passagem de última hora. Era  recomendável escolher uma passagem para uma linha direta, caso prefira não trocar de trem.

A duração média da viagem, era de 2.30 minutos. O primeiro trem saia de Munique às 05:11 horas, e o último saia às 21:01 horas. Poderá pegar o trem para Füssen, em München Hbf, München Ost or München Hbf Gl.27-36, que chegava em Füssen pela Bahnhof.

Em Munich, a hospedagem sugerida eram os hotéis situados na rua ao lado do Terminal Ferroviário ( Hauptbanhof ). Eram vários, de 3 a 4 estrelas, e com a vantagem para quem chegasse pelo trem: é só atravessar a rua, e estará no hotel.  

FUSSEN.JPG
bottom of page