top of page

PARIS -  França - Às compras - parte  2/2

PARIS 2.jpg
PARIS 5.jpg
PARIS 4.jpg

As compras

Boulevard Haussmann

Com 2,53 quilômetros de comprimento entre o 8º e o 9º Arrondissement, é uma das largas avenidas arborizadas criadas em Paris por Napoleão III, sob a direção de seu Prefeito do Sena, o Barão Haussmann. As duas mais tradicionais e famosas lojas de departamento francesas: a Galeries Lafayette e a Au Printemps, estão situadas nesta via. Depois de visita-las, não perca a oportunidade de caminhar pela região, que também abriga uma boa quantidade de estabelecimentos menos sofisticados.

 

La Vallé Village  Cours de la Garonne, 3 -

Uma dica para quem curte fazer compras em outlets. O La Vallée Village fica nos arredores de Paris e os preços são mais em conta. Fácil acesso através do RER - Estation Valle D’Europe.

 

Marche aux Puces de Saint Ouen - Avenue Georges Lafenestre, 1 -

O mercado das pulgas de Paris, oferece uma grande variedade de produtos a preços convidativos. São mais de 10 quilômetros de área repleta de barraquinhas, e o local é o paraíso dos fashionistas, com excelentes opções de brechós.

 

Place de La Madalene

É rodeada de estabelecimentos de todos os tipos, muitas grifes famosas e lojinhas de comida, como a da mostarda Maille e a doceria Ladurée, famosa pelos macarons. Dê uma circulada em volta da praça para conhecer mais lojinhas interessantes.

 

Saint Germain-des-Prés –

Neste charmoso bairro,  encontra-se de tudo um pouco, desde grifes mundiais, passando por renomadas lojas de doces – como a Gérard Mulot – e farmácias que enlouquecem o público feminino, a exemplo da Citypharma.

Bairros sugeridos para hospedagem e passeios

 

Bairro Latino - ( Quartier Latin) – É endereço da Universidade Paris-Sorbonne, o bairro recebeu este nome devido ao idioma falado pelos estudantes universitários. Excelente área para caminhadas, com uma grande quantidade de cinemas, bares e restaurantes.

 

Le Marais – “território dos artistas”, o Le Marais está repleto de bares e restaurantes, butiques vintage, museus e galerias de arte. A Rue des Rosiers e a Rue des Ecouffes, por exemplo, são locais que têm uma atmosfera vibrante, onde você pode aproveitar para experimentar várias delícias da culinária oriental. Se quiser fazer boas compras, este é o bairro indicado, principalmente ao norte e na Rue du Chateau D`eau.

 

Montparnasse - Excelente para caminhadas ou apenas para sentar-se em um café e observar o vaivém nas ruas. Aos domingos, a Place Fernand Mourlot tem uma feirinha de arte muito interessante; Na Rue du Montparnasse, que fica bem próxima da praça e do cemitério, você encontra uma variedade enorme de créperies, entre elas, a famosa Josselin.

 

La Samaritaine Paris Pont Neuf  - Rue de la Monaie, 9 -

A Samaritaine, joia da art nouveau e art déco, que abrigava grandes armazéns emblemáticos de Paris, reabriu dia 23 de junho de 2021, após permanecer fechada por 16 anos para restauração, por razões de segurança, quando foi fechada em 2005. O LVMH, acionista majoritário da La Samaritaine, desde 2001, teve que esperar até 2015 para obter a permissão de construção e restauração. Entre 2012 e 2015, as obras foram suspensas, por causa de recursos apresentados por associações de preservação do patrimônio, que denunciavam a criação de uma fachada de vidro contemporânea.

A nova Samaritaine terá um hotel de luxo Cheval Blanc, com 72 quartos e suítes, com vista para o rio Sena. O prédio também abriga 15.000 m² de escritórios, uma creche de bairro com 80 vagas e 97 moradias sociais. La Samaritaine reabre e volta a ser uma das maiores lojas parisienses: 20.000 metros quadrados restaurados, 7 andares, uma fachada magnífica, misturando arte déco e arte nouveau, recoberta de arabescos dominando de um lado, a rua de Rivoli, do outro, as margens da Ponte Neuf.

 

Hospedagem

Aqui encontrará todos os tipos de hospedagem, porém os preços não costumam ser dos mais camaradas. A sugestão para  quem deseja ficar bem localizados, mas sem gastar tanto, é buscar um hotel/hostel/bed & breakfast ou apartamento de temporada próximo a uma estação do Metrô. Encontrará ótimas opções de hotel, buscando pelo Booking ou apartamentos de temporada disponíveis em sites como o Airbnb e o Homely Days.

Lembre-se do que comentamos no início deste link sobre Paris: a cidade está sob domínio do islamismo e tanto é, que neste mês de maio de 2021 as altas patentes militares do país se pronunciaram e fizeram um alerta ao presidente sobmre a grave situação que o país se encontra, já quase dependente da boa vontade das gangues islâmicas, que assumiram o controle da região de St. Denis, na periferia da capital.  

Portanto, ao escolher um hotel procure um que tenha uma boa localização, de preferência mais próxima de uma estação de Metrô. Evite caminhar de bobeira, pois a bandidagem não perdoa que dá chance para ser assaltado ou coisa pior. Esta observação não se trata de pessimismo, mas de alerta sobre a verdadeira situação da França atualmente. 

Onde dormir

A capital francesa é dividida em 20 Arrondissement principais (distritos), que vão sendo distribuídos em forma de caracol. Os Arrondissement de 1 a 8, correspondem à parte mais turística e também giram em torno da área central. A numeração corre de acordo com a proximidade do centro, quanto mais longe, maior o número.

 

Os Distritos mais perto, são os bairros de Bourse, île St.-Louis, Marais, St.-Germain, Quartier Latin e Sorbonne. O sistema de Metrô atende a todas estas regiões, com diversas estações, que levam aos principais pontos turísticos. São várias as opções de bairros recomendados para a hospedagem. A seguir comentaremos um pouco sobre os mais cêntricos ou de melhor localização para o visitante.

 

Museu do Louvre – 1º  Arrondissement

É o coração da cidade, e um dos pontos mais centrais para se hospedar. A maioria dos hotéis 5 estrelas estão nesse Arrondissement e também no 8º, que fica colado neste bairro. A principal rua da região, é a Rue de Rivoli, que corta boa parte da cidade e possui muitos pontos comerciais e interessantes, além do Louvre e do Jardim des Tuileries. Nas proximidades do Forum Les Halle, existem muitos bares e invariavelmente é local de agitos, que causam surpresa e riscos para os visitantes, principalmente para quem circula pela Estação Chatelet/Les Halles. Para quem optar por hospedagem nessa região, a sugestão é ficar próximo ao Palais Royal, onde circulam as linhas 1 e 7 do Metrô, e a 10 minutos de uma caminhada até a Ópera, onde passam as linhas 8 e 9.

Localizado a 400 metros do Museu do Louvre,Hotel Londres Saint Honoré é uma boa escolha para casais e famílias se hospedarem, em uma das melhores localizações de Paris, em acomodações modernas e confortáveis. Uma opção que mistura o clássico e o moderno é o Hotel Mayfair Paris. Os quartos são charmosos e a localização é ótima – a dois minutos a pé do Jardim das Tulherias. O quatro estrelas Hotel Du Lion Dor Louvre é uma dica de acomodação sofisticada em Paris, que muitas vezes tem preços que se assemelham a um três estrelas.

 

Região Bourse – 2º  Arrondissement

É uma área super central e uma região de negócios importante na cidade, onde fica a Bolsa de Valores. O bairro fica entre a Ópera Garnier e outros pontos turísticos como o Palais Royal. Também é o local onde se encontram galerias construídas no século XI, como a  Galerie Viviene,  a Galerie Colbert e a Biblioteca Nacional. Nas proximidades fica a área de Sentier, onde o parisiense faz suas compras baratas.

L`Horset Opéra - $$$$ - Rue D`Antin, 18 -

Muito bem localizado, fica próximo ao Quartier da Place Vêndome, nos arredores dos Arrondisement 1 e 2. É operado pela rede americana Best Western. está localizado em uma rua tranquila, a 500 metros da loja de departamentos Galeries Lafayette. Oferece quartos com isolamento acústico e decoração de época, frigobar e TV com canais internacionais e RMC Sports, contam com móveis de madeira escura e janelas panorâmicas e banheiro privativo que inclui roupões de banho. O café da manhã poderá ser servido no restaurante ou no quarto. O serviço de bar, funciona até a meia-noite, no bar Le Diapason. A estação de Metrô Opéra, está a apenas 260 metros, proporcionando acesso ao Museu do Louvre e à Disneylândia Paris. Um serviço de transfer para o Aeroporto Roissy Charles de Gaulle, está localizado a 150 metros do hotel.

123 Sébastopol Astotel - $$$$ - Boulevard de Sébastopol, 123 -  

É uma boa recomendação para casais. Os quartos possuem decoração inspirada em filmes – mas são as vistas o maior destaque do hotel, além da localização. Para quem procura algo mais clássico, o Hotel France d`Antin Ópera tem um excelente custo-benefício. Uma boa hospedagem para famílias, é alugar um apartamento e viver como um local parisiense, pelo menos por alguns dias. 

Hotel Du Globe - $$$  - Rue Saint Denis, 197 - 

É uma opção barata de hospedagem, em uma área central – e tem opções de quartos bem charmosos.  Tem quartos duplos e single, com banho privativo ou compartilhado. Oferece Wi Fi grátis e café da manhã.

 

Le Marais – 3º e 4º  Arrondisement.

Situado entre o Centro Georges Pompidou e a Praça da Bastilha, à margem direita do Rio Sena fica  Le Marais, uma conhecida região de Paris considerada, Patrimônio da Histórico pela UNESCO, por seus lindos e históricos prédios. A região fica no coração de Paris, e abrigava antigamente a aristocracia da cidade. Hoje, é um bairro boêmio e agitado, que mistura galerias de arte, hotéis, restaurantes, lojas de grife, bares e cafés. O Le Marais já foi moradia da colônia judaica de Paris, além de artistas como Victor Hugo. Hoje, a região é conhecida por abrigar por parte da comunidade gay, em sua área sudoeste estão lojas, bares e baladas voltadas para este público. 

Hotel Rivoli - $$$ - Rue des Mauvais Garçons, 2 - 

É muito bom para quem procura uma hospedagem econômica, em um ótimo bairro, perto do transporte público e ainda tem estacionamento. Para albergues, as três hospedagens da rede Mije, são as que recomendamos.

Quartier Latin – 5º e 6º - Arrondissement

É o mais antigo bairro de Paris, onde está a Sorbonne e o Pantheon. Fica ao lado do Jardim de Luxemburgo, da Notre Dame e Ile de la Cité e de Saint Germain de Prés. É uma recomendação para jovens e quem procura preços mais baixos, tanto para alimentação quanto para hospedagem.

É uma zona que mistura o agito e o sossego – depende muito da área. A Rue des Ecoles, é uma excelente escolha porque é perto de tudo e ao mesmo tempo não é barulhenta. Para quem quer agitar – e não se importa com barulho – a Rue Mouffetard é super badalada e tem muitos bares, sendo um dos points dos jovens. A parte mais próxima ao Jardim de Luxemburgo e Pantheon, também uma região super agradável. 

Hotel Saint-André-des-Arts - $$$ - Rue Saint-André-des-Arts, 66 -

É um pequeno e agradável hotel muito bem localizado. O bairro latino vibra com a vida intelectual, a arquitetura esplendorosa e o divertimento constante. As ruazinhas são repletas de construções clássicas, bares de estudantes e restaurantes animados, e as praças são cheias de monumentos históricos. A área é conhecida pela Universidade Sorbonne, que tem 800 anos e já teve o latim como idioma predominante, e é famosa pelo Panteão, que homenageia os grandes homens e mulheres da França

Para economizar, o melhor hostel da região é o Young & Happy  Latin Quarter by Hiphophostels - $$$ - na  Rue Mouffetard, 80. As acomodações são simples e não é um hostel cheio de design, mas as instalações são boas e o preço é a maior vantagem, considerando-se sua localização. 

Champs-Élysses – 8º Arrondisement

 

Para quem não se importa em gastar um pouco mais com hospedagem, a indicação para se hospedar é a Champs-Élyssés, onde você estará perto das principais atrações da cidade, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Arco do Triunfo. A região de Champs-Élyssés é considerada o melhor lugar onde ficar em Paris. Para quem está buscando bom preço, uma opção de hotel barato no 8º Arrondissement é o New Hotel Saint Lázare. Os quartos são simples, mas confortáveis. O hotel tem café-da-manhã e fica em uma boa região com fácil acesso à estação de Metrô.

Chambiges Elysées - $$$$ - Rue Chambiges, 8 -

Localizado no centro de Paris, é um belo hotel em estilo do século XIX dispõe de quartos elegantes com vista com vista para um florido pátio interno. Os quartos e apartamento apresentam isolamento acústico, móveis elegantes e uma decoração sofisticada, proporcionando um ambiente romântico. Todas as acomodações são equipadas com TV a cabo, frigobar e chaleira elétrica. O Wi-Fi gratuito está disponível em todas as áreas. O café da manhã, em estilo buffet, é servido diariamente na sala de refeições, e também pode apreciá-lo no conforto do seu quarto. Além disso, o Chambiges Elysées conta com um bar, onde se pode ler jornais internacionais. Está próximo a um estacionamento público e a apenas 500 metros da Avenida Champs-Élysées. 

 

Hotel Du Prince Eugene -  $$$ - Boulevard Voltaire, 247 -

Oferece acomodações confortáveis perto da Place de la Nation e da Place de La Bastille, uma ótima localização garante o acesso fácil a todos os pontos turísticos e transportes públicos de Paris. Os quartos são confortáveis e equipados com banheiros modernos, camas Queen, ar condicionado, TV digital e WIFI gratuito. Serve um bom café-da-manhã continental. Durante todo o dia, funciona uma máquina de café e chá à disposição. Está localizado a poucos minutos da République, Châtelet, do Louvre e dos Campos Elísios através de linhas de Metrô Avron, Buzenval, Montgallet e Faidherbe-Chaligny.  

Timhotel Odessa Montparnasse – $$$ - Rue d` Odessa, 8 - 18o Arrondisement --

Seu ponto alto é a localização, próximo da Tour du Montparnasse, da Gare de trens e da estação de Metrô. Os quartos embora de tamanho reduzido, são bons, com ar condicionado, TV de tela plana, Wi Fi grátis, Buffet de café da manhã, quartos para não fumantes, banho bom e estacionamento.  

Hotel Le Littré - $$$$ - Rue du Littré, 9 - Montparnasse -

É um pequeno e charmoso hotel boutique, recentemente reformado e instalado a poucos metros da Place de Montparnasse e do Terminal de Metrô Montparnasse/Bienvenüe. Aqui passam 4 linhas, sendo que a linha 4 serve para ir ao Louvre e Notre Dame e a linha 6 para ir até o Trocadero e a Torre Eiffel. As outras duas linhas são a 12 e a 13. Já ficamos hospedados neste hotel em quatro oportunidades, e por isso recomendamos! Na Avenue du Montparnasse, que fica a poucos metros do hotel, tem uma parada do ônibus de turismo "bus hap on hop off".

Montmartre  - 9º  Arrondisement

Uma boa dica de regiões para ficar em Paris é a charmosa Montmartre. Nessa área, você estará bem próximo a pontos turísticos como a linda Basílica de Sacré Coeur, o lendário Moulin Rouge, o cabaré mais famoso do mundo e a magnífica Opera Garnier.  É um bairro, no qual se consegue encontrar hospedagens com ótimos preços principalmente hostels. Para quem prefere mais conforto e privacidade, também há vários e bons hotéis. Montmartre é atendida pelas linhas do Metrô 12 (verde), 2 (azul) e 4 (roxa). 

Campanille Paris 19 – $$$  -   Avenue de Flandres, 151 - 19º Arrondisement - La Vilette -

Está a 10 minutos a pé do Centro de Convenções La Villette e do Cité des Sciences et de l'Industrie, este Campanile dispõe de uma recepção 24 horas e fica a 6 km do Stade de France. Das cinco vezes em que estive na capital francesa, em três oportunidades dirigia um carro Renault e escolhi ficar hospedado num Campanille, uma rede francesa muito boa, simples e prestadora de excelentes serviços. Recomendamos utilizar os hotéis Campanille, em suas andanças pela Europa. Os quartos possuem ar-condicionado e isolamento acústico. Dispõem também de banheiro privativo, TV via satélite e um kit de boas-vindas.

Um buffet de café da manhã, inclui frutas da estação, itens de confeitaria. O restaurante oferece culinária regional, em estilo buffet, com entradas e sobremesas.  Oferece estacionamento privativo fechado, por um custo adicional. Está localizado a 5 minutos a pé do Canal Ourcq e a 450 metros da estação de Metrô Crimée, que leva  diretamente ao Museu do Louvre.

 

Best Western Bretagne Montparnasse - $$$$ - Rue Raymond Losserand, 33  - 14th Arrondisement -

É um ótimo hotel e com boa localização, próximo a estação do Metrô e da Gare Du Montparnasse, tem  restaurantes, supermercados e até uma pastelaria nas proximidades. Alguns quartos têm beliches auxiliares. O banho é bom, o acesso a internet é grátis, TV a cabo e um excelente café da manhã. Os 45 quartos tem frigobar e uma máquina express para café e aquecimento central. Na área, tem um restaurante recomendado: Il Gato Nero.

Hotel Henriette  - $$$ - Rue des Gobelins, 9 – 13º Arrondisement -

Está localizado a apenas 200 metros da Gobelins Manufactory (fábrica de tapeçarias) e a 500 metros do Quartier Latin. Os quartos são muito bons, com decoração moderna e clean, com ar condicionado, TV de tela plana, WIFI gratuito e banho com amenities cortesia. A Estação de Metrô Les Gobelins fica a apenas 200 metros, proporcionando conexões diretas para o Museu do Louvre. Você também pode visitar os bares e restaurantes da Rue Mouffetard, situados a 10 minutos a pé. Embora fique um pouco afastado, as estações de Metrô são próximas e resolvem o problema de deslocamentos.

Hotel Pavillon de Montmartre - $$$ - Rue Aristide Bruant, 5  - 18º Arrondisement -

Está localizado a 10 minutos a pé da Praça du Tertre e da Basílica do Sagrado Coração,  dispõe de quartos com banheiro privativo, TV a cabo, telefone e secador de cabelo. O café da manhã está incluído na diária. Tem Wi Fi em todas as áreas do hotel e estacionamento. As Estações de Metrô Abadessa e Blanche ficam ambas a 350 m do hotel, proporcionando acesso direto ao Arco do Triunfo e ao Terminal de Trens Saint-Lazare.

Saint Germain des Prés

O segredo para aproveitar Paris, é escolher um bairro agradável e bem localizado, com fácil acesso aos lugares que queira visitar. Se quiser sentir o clima parisiense, andar pelos Boulevards, sentar a tarde em um bom café e ver Paris passar, ficar ao lado da história, arte e cultura, o lugar é a Rive Gauche - lado esquerdo do Sena - e em seu bairro Saint Germain des Prés. Por suas ruelas, é possível encontrar lojinhas conceito de designers e lojas de souvenirs. Além disso, tem uma vida noturna mais agitada com um barzinho a cada esquina.

Hotel Le Petit Chomel $$$ - Rue Chomel, 3 -

É um charme e a cara de Saint German. É um hotel boutique e uma excelente escolha para casais que buscam uma acomodação intimista, em uma das melhores localizações do bairro. 

Hotel Mayet Paris - $$$ - Rue Mayet, 3  

É uma excelente escolha para casais jovens, famílias com filhos ou grupos de amigos que buscam uma boa acomodação por um preço justo. O hotel design é um charme, super moderno, e fica a 20 minutos a pé das principais atrações do bairro.  A Estação de Metrô Duroc fica a 2 minutos a pé,  e tem uma conexão direta com a Torre Eiffel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passe Navigo

É um título de transporte, associado à um cartão magnético e recarregável, para circular livremente pelos vários meios de transportes públicos da capítal francesa. O valor do cartão plástico era de 5€, e as tarifas podem ser:

Forfait Navigo Annuel - A tarifa é anual, válida por 12 meses consecutivos a partir do dia da compra. É indicado para moradores ou estrangeiros que vão passar um ano ou mais na cidade. As tarifas custavam de 717,20€ à 827,20€. Quanto mais “zonas” incluir no seu cartão, mais caro fica. Atenção, tinha uma taxa adicional de papelada, que era de 7,60€;

Forfait Navigo Mois - A tarifa é mensal, válida a partir da compra até meia noite do último dia. Para quem permanecer 25 dias ou mais na cidade e quiser se deslocar sem se preocupar com compra de bilhete de transporte público, é a melhor recomendação!. A tarifa mensal para todas as regiões era  de 75,20€;

Forfait Navigo Semaine - A tarifa valia por uma semana. Aqui é preciso prestar muita atenção, pois é válida de oo:o1 de uma segunda-feira até 23:59 do domingo. Uma semana certinho!;

Forfait Navigo Jour - Tarifa válida para apenas um dia de uso. Essa tarifa só vale a pena se você já tiver o cartão e se realmente for usar muito o transporte pela cidade. Veja a tabela de preços e decida se vale a compra, vigente em 2020:

Áreas de abrangência ( zonas )                                          Tarifas

 

1 e 2, 2 e 3, 3 e 4 e 4 e 5                                             7,50 euros

1 e 3, 2 e 4 , 3 e 5                                                      10,00 euros

1 e 4 e 2 e 5                                                               12,40 euros

1 e 5                                                                          17,80 euros

 

A compra pode ser feita nas agências RATP, que estão localizadas nas principais estações de Metrô. São as agências ou quiosques, que ficam próximo da catraca de acesso ao Metrô.

 

 

Passeios recomendados

Tour de barco pelo Sena Para  conhecer Paris de uma maneira diferente ou se não  não tem muito tempo na cidade, uma boa alternativa é o passeio de barco pelo Rio Sena. Durante o percurso, é possível visualizar monumentos, museus, palácios, entre outros pontos turísticos importantes, de maneira privilegiada.

 

Tour de Bicicleta – É também possível explorar a cidade sob duas rodas. E a cidade, que oferece ciclovias bem sinalizadas, tem um sistema self service usado por turistas e locais, o Vélib. São pelo menos 20 mil bicicletas e 1,8 mil estações, localizadas a cada 300 metros uma da outra.

 

Palácio de Versalhes – É uma das mais belas realizações da arte francesa do século XVIII, o palácio foi a morada de três reis, até a Revolução Francesa. A luxuosa construção – que fica nos subúrbios de Paris – tem 51 mil metros quadrados, 2.153 janelas, 700 quartos e mais ou menos 2 mil acres, só de jardins.

 

Disneyland Paris – Aqueles que curtem um bom parque de diversões, podem aproveitar a ida para conhecer a Disneylândia de Paris. Brinquedos dos mais diversos tipos, o famoso Castelo da Cinderela, shows e os famosos personagens da Disney estão todos lá. A atração, no entanto, é mais indicada para quem já esteve na cidade antes, ou vai ficar mais tempo por lá.

Vida noturna - Não esqueça que a noite de Paris é agitadíssima. Estão esperando pelos turistas, o famosos Moulin Rouge, Paradis Latin, Crazy Horse Saloon e Lido. Se é para esquentar um pouco mais, a dica é conhecer a Passage du Désir, num de seus três endereços em Chatelet, Etienne Marcel e Marais, onde se vende de tudo, desde pinturas corporais, a óleos e acessórios sexy e tudo mais que a imaginação permitir e o bolso garantir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LA SAMARITANE jpg.jpg
bottom of page