top of page

PALAWAN  -  Um pequeno paraíso - Filipinas  

PALAWAN.jpg

 

Palawan ficava no sudoeste das Filipinas, numa região conhecida por Mimaropa, banhada pelo Mar Sulu e o Mar do sul da China, estava a  cerca de 1 hora via aérea da capital Manila. O Estado de Palawan ( Bacoit )  recebia este nome porque a maior ilha da região se chamava Palawan, mas havia outras ilhas que integravam o Estado, como Busuanga e Coron Island.

Com um formato estreito e comprido, a maior parte do território de Palawan permanecia praticamente intocada e selvagem, com exceção de alguns pequenos vilarejos e povoados. O interior da ilha, era de montanhas e florestas tropicais, e a Costa era um deslumbrante cenário de praias de areia branquinha e mar cristalino, com tons esmeralda e azul turquesa. A população vivia em função da pesca, serviços gerais e do turismo, principalmente em torno da capital do Estado, a cidade de Puerto Princesa. Era a capital menos povoada das Filipinas, e várias vezes já fora citada como a cidade mais verde e limpa do país. A melhor maneira de chegar, era por via aérea, descendo nos aeroportos de Puerto Princesa ou Busuanga

​Em sua capital encontrava-se uma das sete novas maravilhas naturais do mundo, o Parque Nacional do Rio Subterrâneo, de Puerto Princesa. Era um curso d’água que atravessava mais de oito quilômetros, por dentro de uma caverna calcária, por um trecho totalmente navegável e que na entrada formava uma linda lagoa. ​A maioria dos visitantes, buscava o lado norte de Palawan, onde ficava El Nido, uma região repleta de baías, cavernas e praias maravilhosas, cercada por várias ilhas menores, o arquipélago de Bacuit e as ilhas Calamianes. Por conta dessas atrações, havia vários hotéis de luxo e bangalôs de frente para o mar. ​Além das praias, explorar as ilhas era uma das principais atrações turísticas em El Nido. Havia uma série de lagunas escondidas entre rochedos íngremes, que abrigavam cavernas e grutas. O turista podia se deliciar praticando natação, flutuação, snorkel, mergulho ou simplesmente passear num barco banga ou num caiaque.

Como chegar

​Para chegar, o caminho era a partir do Aeroporto Ninoy Aquino, em Manila, num vôo das companhias aéreas que operavam no Sudeste asiático, como a Air Asia Zest, Cebu Air e Phillipines Airlines. A duração do vôo era de 1.30h em média, e a passagem custava em torno de 60/70 Euros. 

As opções eram descer nos aeroportos de Puerto Princesa ou Busuanga, e negociar um traslado até o hotel em Palawan.​ A melhor época para visitar as ilhas filipinas, era entre Dezembro e Maio. Depois desse período, começava a temporada de muitas chuvas e até de tufões. Era recomendável levar protetor solar, chapéu, óculos de sol e um calçado para caminhar na água, porque dependendo do passeio, as praias de pedras podiam machucar os pés. Outra dica, era levar um kit com alguns remédios básicos, para dor de cabeça e para gastroenterite, e lembrar de beber somente água mineral.

 

​Coron Island

Era o melhor passeio da região! Era onde conheceria aquelas paisagens fantásticas de montanha cravada no mar, água cristalina e praias paradisíacas. Os hotéis costumavam organizar os passeios para seus hóspedes, o que era bastante recomendado pois evitava perda de tempo e uma caminhada rumo ao nada. O tour saia bem cedo em direção a vial de Maricaban, onde os passageiros eram trasferidos para uma Van, que levava direto ao centro da cidade de Coron, onde pegava-se um barco no rumo das lagos gêmeas e ao lago de Cayangan. No meio do caminho, havia um pit stop para o almoço, que já estava aguardando os turistas. A seguir, o programa era conhecer a zona dos corais Siete Pecados, onde se podia mergulhar para observar de perto os corais e a fauna aquática. Para encerrar o passeio, uma visita às Termas de Maquinit, para um breve relax e depois o retorno ao hotel.

 

Onde dormir

​Balay Tuko Garden Inn - $$$ - Road Barangay - San Manuel -

Estava localizado fora do centro, mas era fácil de ser acessado à pé. Ficava num pequeno e bem cuidado bosque, e com apenas 15 quartos para não fumantes, com ar condicionado, TV a cabo, Wi Fi grátis, banho bom e amenidades cortesia. Tinha uma boa piscina interna, bar/lounge, lojinha de Conveniência, uma lanchonete, servia café da manhã incluído na diária e oferecia traslados ao aeroporto.

Sunlight Guest Hotel - $$$ - Malvar Street - Barangay - Tagumpay -

Era um prédio moderno e com todos os equipamentos hoteleiros de um bom três estrelas. Estava localizado próximo da praia, perto do centro e a 10 minutos de caminhada até o Mendoza Park. Tinha 74 excelentes quartos com ar condicionado, TV a cabo, Wi-Fi grátis, cafeteira e um banho completo.  Oferecia um agradável bar/lounge, restaurante, piscina, terraço na cobertura com vista para a praia, serviço de Camareira e  lavanderia, locação de bicicleta e traslados inn/ou ao aeroporto.

 

​The Legend Palawan - $$$ - Malvar Street - Puerto Princesa - Palawan -

Ficava no centro de Puerto  Princesa, era um hotel moderno e muito bem equipado e de extremo bom gosto na decoração e mobiliário. Tinha 158 quartos amplos e dotados de ar condicionado, TV HD, Wi Fi grátis, um bom banho, sendo que alguns dos quartos dispunham de banheira Jacuzzi, e amenities cortesia. ​O restaurante era bom e onde era servido o café da manhã. Tinha serviço de Recepção 24 horas, Business Center, traslados  grátis ao aeroporto, uma ótima piscina externa e uma agradável área externa para relax. Era possível negociar o transfer in/out quando fizesse a reserva.

Onde comer  

 

Altrove - Calle Hama Barangay Buena Suerte - El Nido –

As pizzas levadas ao forno à lenha, eram muito boas e era um local razoável  As massas com fruto do mar ou de queijos e outras variedades também eram uma ótima pedida!

Curiosidades: Ao chegar, o cliente devia deixar os calçados num armário e entrar descalço, caminhando sobre um piso nada limpo, prá não chamar de sujo. Se tiver medo ou nojo de ratos, nem vá lá. Os camundongos eram assíduos freqüentadores do pedaço, onde circulavam com a desenvoltura de quem era amigo da casa...

 

Badjao Seafront Restaurant - Abueg Road - Puerto Princesa –

Servia os tradicionais pratos das cozinhas Filipinas e asiática em geral, especialmente pescados e frutos do mar. Jantar aqui era uma ótima experiência, durante o pôr do sol e com uma bela visão da baía. Situado perto de uma área de mangue, assentava-se sobre palafitas. O serviço era muito bom.

Habibi Restaurant & Shisha Dafé - Hama Street - Brgy Masagana - El Nido –

Caprichava nas comidas da cozinha das filipinas e até se aventuravam no preparo de alguns pratos da cozinha internacional. Possuia uma boa área no mezanino, para conversar e relaxar, com sofás confortáveis, em frente a praia. Estava meio escondido, acima do Centro de Mergulho Submariner.

PALAWAN 1.jpg
bottom of page