top of page

Os melhores Aeroportos - 2022

Aeroporto de Beijing.jpg

Aeroporto Beijing - China

 

Qual é o melhor aeroporto do mundo? A AirHelp, organização alemã especializada em direitos de passageiros aéreos, divulgou nesta semana o seu ranking dos melhores aeroporto do mundo. Uma lista com resultado surpreendente se levarmos em conta o famoso e tradicional prêmio Skytrax. Na liderança do ranking não há surpresa, mas entre o Top10 há aeroportos que raramente circulam na lista dos melhores, entre eles dois do Brasil. Conheça abaixo a lista dos melhores aeroportos do mundo. Desde 2015, a AirHelp realiza a avaliação dos aeroportos mundiais. Nesta edição, foram avaliados os 132 aeroportos mais conhecidos e utilizados do mundo. Para a avaliação, o critério de maior peso foi a performance em pontualidade, responsável por 60% dos pontos. Outros quesitos analisados foram qualidade do serviço (20% dos pontos) e qualidade do varejo — alimentação e lojas (20% dos pontos).

1 – Aeroporto de Doha (DOH)

A liderança do ranking da AirHelp não teve muita surpresa. O Aeroporto de Doha Hamad já vem ganhando destaque nos últimos anos e também já ocupa o primeiro posto na famosa premiação de melhor aeroporto do mundo da Skytrax. Na avaliação da AirHelp o Aeroporto Internacional Hamad teve nota final 8,39, sendo 8,3 para pontualidade, 8,5 para qualidade do serviço e 8,5 para qualidade do varejo (lojas e alimentação). O DOH, inaugurado em 2014, é hub da Qatar Airways e será, nesta ano, a principal porta de entrada do país sede da Copa do Mundo. Com bastante luxo e requinte, o moderno aeroporto buscava ainda mais melhorias para atender os turistas. A capacidade anual estava sendo ampliada para até 53 milhões de passageiros para atender a grande desmanda esperada para o fim do ano.

 

 

2 – Aeroporto de Tóquio Haneda (HND)

O aeroporto mais movimentado da capital japonesa, o Aeroporto Internacional de Tokyo Haneda (HND) ficara com a segunda colocação na lista da AirHelp, mesmo lugar que ocupara na premiação 2022 da Skytrax. O Haneda ficava próximo do centro de Tóquio oferecendo uma ótima infraestrutura para os turistas. O local contava com estação de metrô direta ao centro da cidade. O aeroporto operava, principalmente, voos domésticos e voos internacionais realizados dentro da Ásia. Sempre ocupava um lugar de destaque nas rotas mais movimentadas do mundo. Haneda ficara com uma nota total de 8,38, bem pertinho do Hamad de Doha.

3 – Aeroporto de Atenas (ATH)

A presença do maior aeroporto grego na lista de melhores do mundo surpreendera.  O ATH raramente era citado nas listas mundiais. Com a mesma nota total do Haneda, 8,38, o aeroporto de Atenas ficara em terceiro devido ao critério de desempate com uma pior nota no quesito pontualidade. Inaugurado em 2001, visando os Jogos Olímpicos de 2004, o aeroporto de Atenas tinha capacidade para receber 25 milhões de passageiros por ano. No ano passado fora o 15° aeroporto mais movimentado da Europa.

4 – Aeroporto de Curitiba (CWB)

Era um caso raro! Aeroportos brasileiros ocupando lugar no Top10 de qualquer ranking internacional de melhores aeroportos do mundo. Entretanto, na avaliação da AirHelp o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, chegou ao quarto lugar da lista deste ano. O local obteve uma pontuação total de 8,37, sendo 8,4 para pontualidade, 8,4 para qualidade do serviço e 8,3 para qualidade do varejo (lojas e alimentação). Inaugurado em 1944, atualmente o Aeroporto de Curitiba tinha capacidade de receber cerca de 15 milhões de passageiros por ano. Em 2018, foi eleito o melhor aeroporto do Brasil, assim como nos dois anos anteriores, em pesquisa realizada entre os usuários e organizada pelo Ministério dos Transportes.

5 – Aeroporto de Gdansk (GDN)

Inaugurado em 1974, o Aeroporto de Gdansk, no norte da Polônia, recebera o nome oficial em 2004 em homenagem ao ex-presidente e hoje chama Aeroporto Internacional Lech Walesa. Com pontuação total no ranking da AirHelp, o local contava com apenas uma pista de pouso e decolagem de 2.800 metros, bem longe das maiores pistas do mundo.  O aeroporto de Gdansk era o terceiro mais movimentado da Polônia.

6 – Aeroporto de Moscou (SVO)

O Aeroporto Internacional de Sheremetyevo era um dos quatro aeroportos que atendiam a Moscou. Era o maior e mais movimentado da capital russa, com cerca de 40 milhões de passageiros por ano. Aberto originalmente como uma base militar, o Sheremetyevo fora convertido em aeroporto civil em 1959. Hoje contava com seis terminais e mais um estava em plano de ser construído nos próximos anos. O aeroporto russo obteve a nota 8,35 no AirHelp. Devido a invasão da Ucrânia e o embargo aéreo imposto à Rússia, o movimento do Aeroporto Sheremetyevo caira drasticamente.

7 – Aeroporto de Singapura (SIN)

O premiadíssimo Aeroporto de Singapura Changi aparecia apenas na sétima colocação no ranking da AirHelp. Com nota total de 8,35, o aeroporto obtivera a maior pontuação do Top10 no quesito qualidade do serviço. No Skytrex 2022 o SIN foi apontado como o terceiro melhor aeroporto do mundo. Apesar da posição meio contraditória nesta lista, valia destacar que esse aeroporto encantava a todos os viajantes que passavam por lá em vôos para 200 destinos ao redor do mundo, com 5.000 chegadas e partidas semanais operadas por 80 companhias aéreas. Eram quatro terminais. O aeroporto contava com jardins temáticos, borboletário, além da The Jewel, a maior cachoeira em ambiente interno, do mundo.

8 – Aeroporto Internacional de Hyderabad (HYD)

Da região central da Índia vem o oitavo aeroporto na lista dos melhores do mundo da AirHelp. Inaugurado em 2008, o Aeroporto Internacional Hyderabad Rajiv Gandhi era o maior aeroporto indiano em área, contava com um único terminal e transportava por ano cerca de 12,5 milhões de passageiros. Na avaliação da AirHelp o Hyderabad tivera 8,27 pontos.

 

9 – Aeroporto de Tenerife Norte (TFN)

Este aeroporto era um dos que atende a maior ilha das Canárias, na Espanha, e era marcado pelo maior acidente aéreo na história da aviação. Com nota total de AirHelp de 8,26, o aeroporto Tenerife Norte ocupava a oitava posição no ranking. Falar deste aeroporto não havia como deixar de lembrar do desastre aéreo em 1977, quando dois Boeings 747 (PanAm e KLM) colidiram na pista matando 583 pessoas, o maior número de mortes de um único acidente da história da aviação. Devido ao acidente o novo aeroporto, Tenerife Sur, foi inaugurado em 1978.

10 – Aeroporto de Campinas (VCP)

No interior de São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos recebera nota 8,4 para pontualidade, 8,2 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade do varejo. Na média geral do ranking AirHelp o VCP ficara com nota total de 8,25. O principal hub da companhia Azul, Viracopos fora eleito o melhor aeroporto do Brasil em 2021 na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano em pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentário

Tendo visitado 46 países e enfrentado aeroportos de todos os tamanhos, dentre os citados neste ranking, já estivemos nos aeroportos de Abu Dhabi, Amsterdam, Bangkok, Bariloche, Buenos Aires, Charles De Gaulle e Orly em Paris,  Chicago, Dallas, Colônia, Dubai,  Frankfurt, Genebra, Honolulu, Hong Kong, Las Vegas, La Paz, Lima, Lisboa, Londres, Los Angeles, Madrid, Manila, Miami, Milão, Montevidéu, Munich, Nova York, Orlando,  Roma,  San Francisco, Santiago,  Siem Reap, Singapura e Zurich. 

 

Até 2021, melhor aeroporto do mundo era o de Singapura!

Era pelo sétimo ano consecutivo, o Aeroporto Changi, em Singapura, fora eleito o melhor do mundo pela Skytrax, uma empresa de consultoria do Reino Unido que analisava o mercado de aviação. O espaço era bastante famoso pelo rooftop com piscina, cinemas com filmes o dia todo e espaços para compras. Para a agência, um líder de viagens global estava sempre se esforçando para melhorar, inovar e impressionar os viajantes. O Skytrax World Airport Awards era votado por clientes em uma pesquisa global de satisfação em aeroportos. Além de apontar os 10 melhores aeroportos do mundo, a Skytrax premiava por categorias, incluindo aeroportos regionais, melhores funcionários, restaurantes, entrega de bagagens, limpeza, entre outros.

O Aeroporto de Singapura

Tinha quatro terminais e sua capacidade máxima era estimada em 66 milhões de usuários por ano. Os quatro terminais eram conectados por um sistema de monotrilhos, com sete estações e linhas separadas para passageiros em conexão. Os terminais 1, 2 e 3 ofereciam uma imensa variedade de serviços, praças de alimentação, salas de descanso, spa e a Trilha da Natureza, com jardins temáticos para os visitantes. Era realmente, um aeroporto que surpreendia e agradava a todos os gostos e necessidades dos passageiros que circulavam por ele.

AEROPORTOS.jpg
bottom of page