top of page

EXPRESSO do ORIENTE - Venice Simplon

ORIENT EXPRESS 5.jpg

 

A história do Expresso do Oriente

O Expresso do Oriente, foi inaugurado em 1833, quando fez a sua primeira viagem de Paris a Istambul. O objetivo de seu criador, o empresário belga Georges Nagelmackers, era que o trem fizesse o percurso, em torno de 75 horas. Para decorar os vagões, Nagelmackers se inspirou em belos apartamentos parisienses. O resultado ficou tão luxuoso, que os preços das passagens eram muito altos e só os membros das classes mais elevadas podiam pagar.

As cabines do Expresso do Oriente, tinham lavabos e mudavam de acordo com o período do dia. Durante a noite, elas eram compostas por duas camas; pela manhã, era transformada em salas ricamente decoradas. Os espaços comuns do trem, também prezavam por muito luxo e glamour. Grandes chefes, garçons experientes e músicos talentosos se esforçavam para proporcionar experiências incomparáveis aos passageiros. Ao longo das décadas de operação, a rota do Expresso do Oriente passara por diversas alterações, por conta do desenvolvimento da malha ferroviária européia e dos conflitos entre os países do Continente.

O fim da Segunda Guerra Mundial, fora particularmente difícil para a Companhia. Com o desenvolvimento da Cortina de Ferro, vários países do Leste resolveram se desligar do Expresso do Oriente, e criar suas próprias linhas de trem. A companhia nunca se recuperou completamente desse impacto. Mesmo assim, resistiu por mais de três décadas: a última viagem entre Paris e Istambul, aconteceu em 20 de maio de 1977.

 

Em 1982, o empresário norte-americano James Sherwood, fundou a Companhia Venice-Simplon, com a intenção de preservar o legado do Expresso do Oriente. Para tanto, reformou vagões das décadas de 1920 e 1930, que ficaram mais elegantes para atender o público da classe alta. Assim como antigamente, os viajantes do atual Expresso do Oriente dispunha de três vagões restaurantes, com gastronomia impecável, vagão bar com pianista e mordomos à disposição 24 horas por dia.

 

Os vagões do Venice-Simplon Oriente Express, hoje  eram ainda mais confortáveis que os originais. Além da cabine dupla, a companhia oferece cabine suíte dupla, com dois dormitórios. Independentemente da sua escolha, ambas se transformam em charmosas salas durante o dia! A elegância, romantismo e mistério eram palavras que traduziam o Venice Simplon - Orient-Express – o fabuloso trem de luxo, onde era possível reviver o charme nostálgico e todo o esplendor da Europa do início do século XX, e que vinha transportando um público sofisticado e exigente durante décadas.

 

Cuidadosamente restaurado à sua antiga glória, este charmoso trem de luxo oferecia aos passageiros uma experiência de viagem memorável, complementada por um serviço altamente qualificado e exclusivo, num ambiente agradável e luxuoso, tornando a viagem uma verdadeira experiência de volta ao passado. Embarque numa fantástica viagem a bordo do Venice Simplon - Orient-Express, e faça parte de sua história, viajando através de deslumbrantes cenários da Europa com todo requinte e conforto, vivenciando uma experiência inesquecível a bordo do trem mais romântico do mundo, criado especialmente para quem procurasse experiências sofisticadas e memórias para a vida inteira.

Os Itinerários


Viajando através dos cenários mais espetaculares da Europa, seguindo rota inaugurada na década de 1920, os itinerários do Venice Simplon - Orient-Express, englobavam trajetos cheios de belíssimas paisagens, passando por algumas das mais belas cidades da Europa, em uma atmosfera de luxo, romance e estilo. Os itinerários foram planejados exclusivamente pela Belmond e cuidadosamente elaborados para que se pudesse desfrutar de uma fascinante viagem de forma agradável e proveitosa, usufruindo de uma experiência inigualável.

 

Dispunha de confortáveis cabines, 3 vagões-restaurantes, vagão-bar e uma exclusiva boutique a bordo. Com vagões originais de 1920, mantidos em seus mínimos detalhes, preservando toda a opulência do passado e recriando um dos melhores cenários de luxo que o mundo já conheceu.

 

Um dos diferenciais deste suntuoso trem, estava em sua excelente equipe de bordo, que ficava sempre à disposição dos passageiros prestando serviços de alta qualidade, incluindo serviço exclusivo de atenciosos mordomos, que estariam sempre disponíveis para bem atender. Oferecia entretenimento a bordo, e todas as refeições em regime de pensão completa - com café da manhã, almoço e jantar incluídos (exceto bebidas), além de tradicional chá da tarde, com destaque para a requintada gastronomia preparada por chefs franceses.

 

Para uma experiência única que se ajuste com toda elegância e decoração histórica dos vagões, era recomendado que durante a viagem, a vestimenta dos passageiros fosse formal, principalmente durante o jantar que acabava se tornando um belo evento, realçando ainda mais a glamourosa atmosfera do começo do século passado que predominava em todo o trem.


As Cabines
Seu interior abrangia aconchegantes cabines em estilo vintage que eram um pedaço da história em si, proporcionando todo o conforto aos passageiros ao mesmo tempo em que exibiam todo o luxo e glamour do início do século passado. Contando com 2 diferentes categorias de cabine cuidadosamente equipadas, cada compartimento possui atodos os itens necessários para tornar a estadia ainda mais agradável. As elegantes cabines, eram divididas em categorias Double e Suite,  possuiam lavabo com água quente e fria e amplas janelas que podem ser abertas durante a viagem, fornecendo ar fresco e incríveis vistas panorâmicas. Sendo uma réplica fiel do Orient-Express original, não havia chuveiros nem banheiras nas cabines, e os toaletes estavam disponíveis no final de cada corredor, todos luxuosamente equipados.

 

Cabines Dupla

Durante o dia, cada cabine Double era configurada em uma sala de estar com um sofá, um banco, uma pequena mesa, lavabo com água quente e fria, espelho, toalha, um pequeno armário, além de amenities exclusivos. À noite, a cabine se tornava um quarto aconchegante com uma cama alta e uma baixa.

 

Cabines Suite

Cada cabine Suite consistia em duas cabines interconectadas, com uma porta em seu interior, dividindo a cabine em dois ambientes. Dava para escolher entre duas cabines separadas com camas individuais - configurando-se em dois dormitórios - ou manter uma das cabines como sala de estar e a outra como um quarto, contendo uma cama alta e uma cama baixa. As cabines Suite possuiam sofá (que durante a noite torna-se cama), banqueta, pequena mesa, lavabo com água quente e fria, espelho, toalha, pequeno armário, além de amenities exclusivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vagões Restaurantes

O trem possuia 3 vagões-restaurantes, elegantemente restaurados, cada um com sua própria história e decoração: o Côte d'Azur, Etoile du Nord e o L'Oriental. Nos vagões-restaurantes são servidos o brunch, o almoço e o jantar, enquanto o café da manhã e o chá da tarde são servidos aos passageiros no conforto de suas cabines. Desde os croissants do café da manhã, até o jantar de quatro pratos, dos grandes vinhos ao serviço impecável, tudo refletia a opulência da era passada.


O Bar

O trem contava com um sofisticado vagão-bar, considerado o coração do trem, famoso por seus coquetéis e pelo ambiente acolhedor. Este elegante bar, era o espaço mais popular do trem, e era o local onde se poderia apreciar a habilidade dos pianistas, que encantavam os passageiros com boa música que envolvia o ambiente num clima aconchegante e descontraído. O bar permanecia aberto 24 horas, para alegria dos pinguços...


A Boutique

Uma sofisticada boutique que abrangia grande variedade de produtos, especialmente criados para resgatar a lembrança desta fantástica viagem. Dentre os inúmeros souvenirs disponíveis na boutique, era possível encontrar jóias, cristais, acessórios para o lar em art nouveau, luxuosos acessórios para senhoras e cavalheiros, dentre diversos outros itens.

 

O traje

Era recomendado que os passageiros se vestissem formalmente durante a viagem, principalmente durante o jantar. Para o jantar era recomendado que a vestimenta dos passageiros seja formal (mulheres: vestido/homens: paletó e gravata), e a única exigência nas áreas públicas era de um padrão razoável de traje, tanto para senhoras quanto para cavalheiros, conservando um código de vestuário elegante e casual durante o dia.

 

Menus Especiais

O passageiro que necessitasse seguir um regime específico poderia solicitá-lo ao efetuar a reserva, informando detalhadamente as suas necessidades.

 

A Bagagem

Apesar de haver porta-bagagens nas cabines, existiam restrições de espaço. Assim, para maior comodidade a bordo, era recomendado que o passageiro armazenasse na cabine somente uma mala pequena, apenas com o necessário para o período a bordo. A mala maior poderá ser armazenada em outro compartimento do trem, e ficaria inacessível até o desembarque.

Saídas de Veneza a Londres

Ainda não foram divulgadas datas. Em princípio, devem ser as datas do dia seguinte a chegada do trem a Estação de Santa Lucia, em Veneza. Para saber mais, consulte o site da Queensberry Tours.

Horários dos trens

Londres – Paris – Veneza

Londres – Victoria Station – partida.........   10.45

Paris – Gare du Leste – chegada - ..........   21.24

Paris – Gare du Leste – partida ................ 21.58

Verona – Porta Nuova – chegada............  16.35

Veneza – Sta. Lucia – chegada...............   18,25

Veneza – Paris – Londres

Veneza – Sta. Lucia – partida .............      11.05

Verona – Porta Nuova – partida .........,     13.07

Paris – Gare du Leste – chegada...........     07.30

Paris – Gare du Leste – partida............      08.35

Londres – Victoria Station – chegada....      17.45

De Londres a Veneza -

Embarcando no British Pullman na Estação Victoria, as 10.45h. a imaginação era agitada pela elegância do interior, enquanto um delicioso brunch era servido. O britânico Pullman passava pela zona rural de Kent a caminho do Canal da Mancha. Utilizando os ônibus de luxo, o  passageiro era transferido diretamente sob o Canal para a espera do Venice Simplon-Orient-Express, no lado francês. A bagagem era manuseada para  o passageiro. No caminho um delicioso jantar de quatro pratos era servido enquanto sua cabine era transformada em um delicioso quarto.   

Desperte para a magnífica paisagem dos Alpes suíços, pois o café da manhã seria servido na sua cabine. Ao passar pelas montanhas e ao lado dos lagos, desfrute de um almoço descontraído de três pratos, servido em um dos vagões restaurante. Mais tarde, o chá da tarde era servido em sua cabine e logo a seguir o trem atravessará  a Lagoa de Veneza e entrar na Estação de Santa Lucia, às 18.25 h.

Veneza a Londres -

Com saída às 11.05 a viagem em Veneza Simplon-Orient Express seguia por uma rota diferente, viajando para o norte de Verona,  através de Lichtenstein, Áustria, Alemanha, França e depois no rumo  da Inglaterra. Durante o dia, a paisagem era espetacular, passando por Vales pontilhados de chalés, que levavam às montanhas altas das impressionantes Dolomitas italianas, passando pela passagem de Brenner e depois pelos Vales  austríacos, mais uma vez repletos de chalés implantados nos declives das montanhas.

Ao passar por Innsbruck, uma manhã relaxante se transforma em um  agradável almoço de três pratos, seguido de chá da tarde e depois um jantar de quatro pratos era servido no primeiro dia. O café da manhã e um almoço leve eram servidos no vagão restaurante no segundo dia, seguido do chá da tarde já no ônibus da British Pullman, com chegada às 17.45 na Estação  Victoria, no centro de Londres.

Roteiros principais

LONDRES a VENEZA

O passeio começa com um delicioso jantar preparado por chefes franceses. Depois da refeição, se poderia aproveitar os entretenimentos a bordo ou ir para a sua cabine. O trem chegava em Veneza no fim da tarde seguinte.

 

PARIS a VENEZA

O itinerário desta viagem era muito parecido com o da que parte de Londres. Durante o percurso de pouco menos de um dia, eram servidos jantar, café da manhã, almoço e chá da tarde.

 

ISTAMBUL a PARIS

Essa viagem homenageava a versão original do Expresso do Oriente e acontecia apenas uma vez por ano. Ao longo de seis dias, o viajante desfrutaria dos serviços do trem e conheceria cidades incríveis, como Bucareste, Sinaia e Budapeste.

 

BERLIM a PARIS

Partindo de Berlim, o passageiro seria recebido com um delicioso almoço gourmet. Durante o restante do dia, também poderia desfrutar de um chá da tarde e de um jantar. O trem chegava em Paris na manhã seguinte, depois do café da manhã.

ORIENT EXPRESS La Dolce Vita - operando a partir de 2024

O lançamento do novo Orient Express La Dolce Vita ainda poderá demorar um pouco, mas certamente a espera por tão aguardado serviço valerá a pena. Imagens do trem de 11 vagões, que homenageia o período La Dolce Vita, da década de 1960, foram reveladas recentemente, mostrando um interior luxuoso que mais parecia um hotel boutique do que um vagão de trem.

 

O Orient Express La Dolce Vita será composto por seis vagõens, cada um com 12 cabines de luxo, 18 suítes, uma Suíte de Honra e um vagão-restaurante que oferecerá uma experiência gastronômica cinco estrelas, incluindo vinhos italianos premiados e alta gastronomia exclusiva. Quando começar a receber passageiros em 2024, cada um dos trens irá viajar entre 14 regiões e 131 cidades ao redor da Itália, bem como terá rotas entre Roma a Paris, Istambul e o porto croata de Split, com jornadas que duram entre uma e três noites.

Serviço cinco estrelas

As rotas devem cobrir cerca de 16 mil quilômetros de ferrovias,  de norte a sul, incluindo uma viagem de Veneza a Trieste, ao longo da costa da Dalmácia até a bela Split, junto com passeios pelas colinas da Toscana e ao redor da Sicília. Os passageiros que fizerem uma parada em Roma poderão passar a noite no primeiro Hotel Orient Express, o Minerva, instalado em um palácio barroco do século XVII, na Piazza di Minerva, assim que ele for inaugurado em 2024.

O projeto foi desenvolvido em conjunto entre a Trenitalia, parte da empresa ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato, e a Arsenale S.p.A., especializada em hospitalidade de luxo, e apresenta a experiência como uma forma ecologicamente correta de vivenciar a beleza da Itália.

O trem La Dolce Vita acelerará o turismo ferroviário de luxo e atrairá muitos passageiros como uma forma segura e eco-sustentável de se mover, que protege o meio ambiente e permite que eles redescubram os lugares mais fascinantes de  regiões da Itália e em seu entorno. Projetado pelo estúdio de arquitetura e design Dimorestudio, a decoração do trem combina habilmente a era de ouro do design italiano, com um toque mais moderno. A estação Termini, de Roma, servirá como o centro de cada uma das rotas, proporcionando um lounge executivo dedicado ao Orient Express, onde os clientes desfrutarão de uma recepção calorosa, e poderão saborear bebidas enquanto aguardam suas viagens. 

A associação com o Grupo Arsenale, abriu novos horizontes em perfeita harmonia com a herança e filosofia do Orient Express, e marca o desejo constante de seguir em frente. Não é novidade que uma estadia no Orient Express La Dolce Vita terá um preço alto, com viagens custando em média 2 mil Euros (cerca de R$ 12,6 mil) por pessoa por noite. Os trens foram anunciados oficialmente no meio do ano passado, com uma viagem experimental de Roma a Civitavecchia, na costa da região de Lazio. O trem se juntará ao histórico Venice Simplon-Orient-Express, que era composto por vagões restaurados do serviço original do Orient Express, da década de 1920. O serviço de trem luxuoso estava em atividade desde 1982, viajando por toda a Europa, de março a novembro, bem como para Istambul, uma vez por ano.

orient_express.jpg
ORIENTE EXPRESS 2.jpg
bottom of page