top of page

OBERAMMERGAU  - Cenário do espetáculo da Paixão de Cristo 
Baviera  - Alemanha

OBERAMERGAU 4.jpg.JPG

 

ETIAS 2025 - Autorização para entrar na Europa

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorization System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação e Autorização — está cada vez mais próximo de ser concretizado. A nova regra de entrada de estrangeiros na Europa se baseia no sistema americano, com maior segurança e será válido a partir  de 2025, ainda sem data para início dos procedimentos.. O sistema verificará as credenciais de segurança e cobrará uma taxa (atualmente divulgada como sete euros) dos viajantes que visitam os países-membros do Tratado de Schengen, para fins de negócios, turismo, médicos ou de trânsito. Os viajantes, que atualmente visitam a Europa sem Visto, podem entrar na UE e nos países-membros de Schengen, gratuitamente e sem qualquer triagem de segurança digital antes de sua chegada à Europa. Vale lembrar que o ETIAS não será um Visto, mas uma autorização de viagem para viajantes que não precisam de Visto Consular para visitar a Europa.

 

]Como funcionará o Etias

 

O Etias precisará ser preenchido por todos os cidadãos dos mais de 60 países fora da UE que hoje podem entrar sem visto. O custo será de 7 euros para as pessoas entre 18 e 70 anos. A Comissão Européia não especificou se crianças menores de idade ou quem tiver mais de 70 anos pagarão uma tarifa reduzida ou se serão isentos. Com a implantação do Etias, a Comissão Européia acredita que vai conseguir aumentar a segurança nos países europeus, além de diminuir a burocracia na chegada e a imigração ilegal, já que terá um cadastro prévio de quem pretende visitar suas fronteiras. Além disso, o sistema pode fazer com que o número de estrangeiros barrados nos aeroportos diminua, pois a autorização (ou negativa da entrada) será feita anteriormente à chegada ao aeroporto. Caso alguém não tenha o Etias  aprovado, poderá recorrer da decisão. O preenchimento do formulário será online e, segundo a Comissão Européia, a autorização da viagem deve sair em poucos minutos. Em alguns casos raros, em que será preciso verificar outros pontos do viajante, a emissão pode demorar até um mês. Após autorizado, o Etias terá validade de 3 anos, válido para entradas ilimitadas nos países europeus – desde que, claro, seja respeitada as normas de imigração de cada país. Ainda não foi divulgado o início do cadastro.

As informações e recomendações inseridas neste texto, objetiva facilitar seu programa de viagem para visitar esta charmosa cidade bávara. Portanto, escolha o que pretende conhecer e monte seu roteiro para melhor aproveitar sua passagem por aqui...

Oberammergau estava localizada no Estado da Baviera, na Alemanha. Ficava muito próxima de duas belas e imperdíveis atrações da Rota dos Alpes, a Abadia de Ettal e o Castelo Linderhof, único castelo que o Rei Luís Ludwig II conseguiu concluir, antes da sua morte, em 1886. ​​​​​​ A recomendação, era para que fizesse uma visita a Oberammergau - para conhecer a pequena cidade bávara, onde se realizava, a cada 10 anos, o espetáculo da Paixão de Cristo, encenada por cerca de dois mil moradores, no Teatro da Paixão e que se desenrolava também pelas principais ruas. ​Devido a pandemia do Coronavirus a apresentação do Passion Play que deveria ocorrer em 2020 foi transferida para 2021 e sucessivamente para 2022. Entretanto, voltou a acontecer em 2023. Mantendo a tradição, deverá voltar a acontecer decorridos mais 10 anos, portanto somente em 2033.

 

Nas proximidades, em Linderdof, está outro dos imponentes castelos do Rei Ludwig, construído entre 1869 e 1879, em estilo renascentista e barroco, com jardins em estilo italiano, fontes e estátuas douradas.  Conheça mais: www.oberammergau.de.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​Localizada apenas  a 20 Km de Garmisch-Parterkirchen, era uma charmosa cidadezinha típica do Sul da Alemanha, com uma população de poucos mais de dez mil habitantes. A Guerra dos Trinta anos (1618 – 1648 ), e a peste de 1632, quase exterminaram a população da então aldeia. Os sobreviventes fizeram a promessa de encenar a Paixão de Cristo, caso fossem poupados. Como não ocorreram mais mortes, de 10 em 10 anos a Paixão de Cristo era realizada, com mais de 2.000 participantes, durante mais de 6 horas de duração, no qual representam judeus e romanos nos tempos de Cristo.

​As pequenas ruas seramestreitas e tortuosas, parecendo vielas, e como todas as cidades da Alemanha, aqui também tinha o Açougue (Metzgerei) a Farmácia (Apotheke) a Igreja (Kirch), a Confeitaria ( Konditorei ), a Padaria ( Backarei ), Prefeitura( Rathaus ), e a Praça do Mercado ( Marktplatz ). As casas eram em estilo bávaro, e pintadas com cenas da Paixão de Cristo ou com imagens sacras, simplesmente maravilhosas. Outra marca típica da região, era o artesanato em madeira, o que demonstrava que além da religiosidade salientava-se a cultura e a educação de seus habitantes. Era forte no artesanato em madeira de bétula e faia, com presépio e imagens de personagens bíblicos, ou de paisagens regionais maravilhosas. A grande beleza da cidade estava nos afrescos das fachadas de suas casas, todos com temas religiosos, muitos representando cenas da Paixão de Cristo, outros representando tarefas e cenas do dia a dia da cidade de antigamente.

O espetáculo

Em 2023, foram  programadas 103 apresentações, entre 14 de maio e 2 de outubro, no Teatro de Paixão de Oberammergau, com quase 4.500 lugares, sendo o maior palco ao ar livre no mundo, com um auditório coberto. Eram esperados cerca de 450 mil espectadores nacionais e internacionais. Este não era o primeiro adiamento da apresentação. Em 1770, a Paixão de Cristo não aconteceu devido a uma proibição geral; em 1940, a Segunda Guerra Mundial, impedia o espetáculo. Em 1920, o Conselho Municipal decidiu não realizar a apresentação, tendo em vista o grande número de baixas da Primeira Guerra Mundial. 

A hospedagem ficava bastante complicada para esta região, durante o período de realização dos espetáculos da Paixão de Cristo,  porque a maioria dos futuros assistentes compravam antecipadamente seus ingressos e também já reservavam e pagavam antecipadamente a hospedagem. A solução para os retardatários, era buscar onde dormir em cidades mais afastadas como Steingaden, Schongau, Garmisch-Partenkirchen, Pfronten,  Oy Mittelberg ou Welheim. Quando aparecer por aqui proveite para visitar a  Abadia de Ettai, a Igreja de Weiss, considerada a mais bonita da Bavária, e o Castelo de Lindehof.

Desde 1953, Oberammergau era sede uma Escola Militar da OTAN, que oferecia cursos nas áreas de operações, logística e serviços secretos. A cidade também era conhecida pela sua longa tradição em esculturas de madeira. A Escola de Talha da Baviera, estava localizada na cidade, formando diversos artesãos importantes. As ruas do centro abrigavam dezenas de lojas de esculturas de madeiras, com peças variadas que iam desde temas religiosos a brinquedos de todos os tipos. Aqui eram produzidos os típicos chapéus bávaros.

Uma das características mais marcantes para quem chegava à cidade, eram seus prédios decorados e conhecidos como Lüftlmalerei, nome derivado de uma casa de Oberammergau, chamada Zum Lüftl, que foi a casa do pintor de fachada Franz Seraph Zwinck. Os afrescos traziam à vida, temas tradicionais bávaros, contos de fadas, cenas religiosas ou trompe l’oeil arquitetônico (truques de perspectiva e ilusão de ótica). Diversas casas e prédios da cidade estavam recheados de afrescos belíssimos, com destaques para a Casa de Pilatus, a Casa Paroquial de São Pedro e São Paulo,  a Igreja, a Casa Florestale, a Casa Hänsel e Gretel, a Casa Kölbl e Dedler e a Casa do Chapéuzinho Vermelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde dormir

Hotel Alte Post  - $$$ - Dorfstrasse, 19 -

Era um hotel histórico, de gerência familiar que combinava os estilos tradicional e moderno em seus ambientes, oferecendo quartos com WiFi e TV de tela plana. A fachada era típica da Baviera, que aparecia nas imagem principal deste link,  com persianas tradicionais e vista para o relaxante jardim de cerveja do local. Os quartos tinham móveis confortáveis e banheiro privativo. O restaurante rústico,  com decoração bávara e vigas de madeira, servia um delicioso buffet de café da manhã. Uma seleção de vinhos, cervejas e pratos regionais também poderão ser apreciados no restaurante  do hotel.

Hotel Wittelsbach Oberammergau – $$$ -  Dorfstrasse,  2 –

Os quartos eram modernos e um ambiente aconchegante, sob gerência familiar, aguardavam sua visita. Oferecia Wi-Fi em todos os quartos, bem como nas áreas comuns do hotel e um delicioso café da manhã.

KZENT Hotel Turmwirt ***S - Ettaler Strasse, 2 - 

Era um hotel 3 estrelas superior, oferecia quartos espaçosos, comodidades de bem-estar modernas e vista dos Alpes Ammergau. Fica a menos de 2 km do teleférico Kolben. Era também um hotel de gerência familiar e dispunha de quartos para não fumantes, com frigobar, banheiro com secador   de cabelo, e algumas unidades contavam com varanda. A área de Spa, incluia cabine de infravermelhos e saunas seca/a vapor e uma sala de relaxamento. Um buffet de café da manhã era servido na área do bar. Disponibilizava aluguel  de bicicletas, para passear pela cidade ou para explorar a região do Allgäu, onde se incluia o Castelo de Linderhof e a região de Garmisch-Partenkirchen, que ficava a 20 minutos de carro.

Onde comer

Alte Wurstkuch - Dorfstrasse. 26 – 

A cozinha era alemã, e servia café da manhã e almoço.

Eiscafe Paradiso - Dorfstrasse. 4

Era uma cafeteria, confeitaria e restaurante de comidas italianas. Mantinha algumas mesinhas na calçada, em frente, e era muito procurado pelos turistas pela qualidade, serviços e preços.

Taverne "Zum Wolperdinger" - Am Rainenbichl, 39

]A cozinha era grega, mas também servia alguns pratos típicos regionais.

Dicas para ajudar a se comunicar na Alemanha

 

Por favor = Bitte
Obrigado = Danke
Até logo = Auf wiedershen
Você fala inglês ou espanhol? = Sprechen sie english oder spanisch?
Menu = Speisekarte
Prato especial do dia = Tageskarte
Água = Wasser
Cerveja = Bier
Vinho = Wein
Saúde! = Prost! (para cerveja) ou Zum wohl! (para vinho)
Café-da-manhã = Frühstück
Almoço = Mittagessen
Jantar = Abendessen
Salsicha = Wurst
Mostarda = Senf
Apimentada = Scharf
Chucrute = Sauerkraut
Carne grelhada = Rostbrätil
Carne bovina = Rindfleisch
Carne suína = Schweinefleisch
Peixe = Fisch
Frango = Hähnchen ou Huhn

OBERAMERGAU 3.jpg.JPG
OBERAMERGAU 2.jpg.JPG
OBERAMERGAU 5.jpg
bottom of page