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Museus da Suíça - 1/2

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Reunimos um conjunto de museus espalhados pela Suíça, considerados os mais interessantes para visitação de turistas:

 

Alimentarium – Quai Perdonnet 25 – Vevey -

Em 1839, um farmacêutico alemão mudou-se para Vevey, na parte francesa da Suíça, e mudou seu nome de Heinrich Nestle para Henri Nestlé. Sua empresa, hoje conhecida em todo o mundo, fundou o Alimentarium, o museu da nutrição. Era o primeiro museu mundial dedicado à alimentação, apresentando há mais de 30 anos as muitas facetas da nutrição humana, numa perspectiva global e independente. Adotando uma abordagem multidisciplinar que era cultural, histórica, científica e nutricional, o Museu afirmara-se ao longo dos anos como um ponto de referência essencial para a alimentação, graças à sua programação ousada e fora do comum. No coração da oferta do Museu, a nova exposição permanente Comer - A Essência da Vida, convidava jovens como velhos a olhar de novo para uma atividade tão cheia de história como emocional: comer. Combinando descoberta, experimentação e conhecimento profundo, esta nova cenografia oferecia uma viagem divertida e interativa através de três novos sectores de exposição: alimentação, sociedade e o corpo humano.

Arquivo Federal Suíço –  Archivstrasse, 24 – Berna

Guardava a memória do Estado Federal e continha os registros da Assembleia Federal, do Conselho Federal e da Administração Federal. O arquivo incluia documentos da República Suíça, de 1798, até o passado recente. A coleção abrangia desde a Constituição Suíça original, até os registros mais importantes dos noticiários diários da televisão da Suíça.

Arquivo Thomas Mann – Schönberggasse, 15 - Zurich

Homenageava o escritor Thomas Mann, mostrando seu estudo e seu ambiente de trabalho, que era muito importante para ele. A escrivaninha em particular, ilustrava os períodos de exílio do autor, que acabara por levá-lo para a Suíça. Também no estúdio estava a biblioteca particular que, como a escrivaninha, passara por momentos de aventura no exílio. Muito se perdera com a expropriação, e outros ficaram para trás no decorrer dos vários movimentos. Continha valiosas cópias dedicadas e, graças às seleções, e anotações de Thomas Mann, era de grande significado acadêmico para a gênese de suas obras. Além disso, os móveis e quadros restantes, como o Quelle, de Ludwig von Hofmann, assim como os muitos objetos sobre a mesa e prateleiras, completavam seu mundo de estudo. O acervo em arquivo incluia manuscritos de obras deixadas pelo autor, coleções de material sobre a obra, diários e cadernos, correspondência e extensa documentação de imprensa.
 

Brazilia Contemporânea – Westquaistrasse, 39 - Postfach - Basel

A apresentação da exposição Brazilian Contemporaries, baseava-se na justaposição da coleção existente do fundador Walter Wüthrich, com obras de Franz Josef Widmar e objetos pessoais, e nas novas adições de arte contemporânea adquiridas na última década. A aquisição de objetos de arte da exposição da Fundação Brasilea resultara em confrontos entre o acervo original e os acréscimos de contemporâneos, em sua maioria brasileiros,  assim como paralelos e novas perspectivas. As pinturas, esculturas e fotografias eram mostradas pelos artistas: Hermes Berrio, Carlos Quintana, Maureen Bisilliat, Magy Imoberdorf, Oscar Muñoz, Maria-Carmen Perlingeiro, Sebastian de Ganay, Alejandro Pintado, José Becchara, Kcho, Elena Rendeiro, Hilal Sami Hilal, Ulysees Gonzales Gutierrez, Andrea Mocio, Jacobo Castellano, Claudia Melli, João de Orleans e Bragança, Carlos Muniz e Franz Josef Widmar.

Casa de Bonecas e Brinquedos - Kreuzbuchstrasse 1  - Lucerna

Inaugurado em 2009, tinha mais de uma centena de casas de bonecas, cuidadosamente mobiliadas com centenas de móveis que mostram um rico pequeno mundo na vitrine, com salas de estar, cozinhas e dormitórios. As Vilas mobiliadas e um Zoológico com muitos animais, representavam o estilo de vida sofisticado dos moradores. Na rua comercial, comerciantes ofereciam aos clientes seus tesouros e iguarias. A vida rural e a culinária, bem como o entretenimento com teatro e operetas, transmitiam a ilusão de um bom e velho tempo idílico. Os brinquedos colecionados por Benno e Rita Allemann, ao longo de 20 anos, foram criados entre 1840 e 1930. As casas de bonecas, originalmente construídas para ensinar as crianças sobre a vida adulta, tornaram-se objetos procurados por colecionadores.

Casa de Einstein - Kramgrasse, 49 – Berna –

Era um museu e uma antiga residência onde Albert Einstein viveu entre 1903 e 1905, e onde desenvolvera sua teoria. Nascido em Ulm, na Alemanha, em 14 de março de 1897, era considerado pai da atual filosófica e científica concepção, assim como Copérnico, Galileu e Newton o eram antes dele. Como humanista, lutara corajosamente pela paz mundial. Depois de estudar em Munich até os 16 anos, transferira-se para Zurich, onde passara a trabalhar com matemática e física, no ETZH – Instituto Federal de Tecnologia de Zurich. Durante sua permanência em Berna, entre 1902 e 1909 publicara 32 trabalhos científicos, dos quais dois deles entavam entre os mais importantes, datados de 1905, quando ainda tinha apenas 26 anos de idade, incluindo a Teoria da Relatividade e um ensaio sobre física quântica, pela qual ganhara o Prêmio Nobel.

Após passar os anos seguintes em Zurich e Praga, retornara a Berlim onde um novo trabalho sobre a Teoria da Relatividade seria publicado, em 1916. Passados três anos, uma Expedição para observar o eclipse do Sol confirmara os prognósticos da teoria e proporcionara ao físico fama mundial. Apesar de apresentar toda a trajetória de sua vida, o foco da Casa de Einstein centrava no período de fins de 1903 a maio de 1905, quando ele e sua família viveram neste local. A visita ao pequeno espaço contava com um vídeo de 20 anos sobre a vida do físico, seus estudos e trabalhos, alem da reprodução de como era sua casa com objetos pessoais e fotografias

Centro Paul Klee – Monument im Fruchtland, 3 – Berna –

O Centro focava na pessoa, vida e obra de Paul Klee,  que também fora músico, professor e poeta, e um dos artistas mais importantes do século XX. A coleção compreendia cerca de 4.000 pinturas, aquarelas e desenhos, material de arquivo e biográfico. Instalado num prédio incomum, com uma estrutura em ondas, desenhada pelo arquiteto italiano Renzo Piano apresentava  exposições de arte, e oferecia uma plataforma para música, teatro, dança, literatura e o Museu Infantil Creaviva.

Espaço das Invenções – Vallée de la Jeunesse 1 -  Vevey -

Inaugurado em dezembro de 2000, sua proposta era conscientizar crianças e jovens sobre cultura, ciência e tecnologia e estimular o pensamento crítico, a curiosidade e a criatividade de todos que o visitavam. A instituição convidava os jovens a descobrir as riquezas culturais que nos cercavam e a dar uma olhada no infinito mundo da ciência e da tecnologia. Visitas de quartas a sábados das 14.00 as 18.00h e aos domingos das 10.00 as 18.00h.

ETH Zürich Hönggerberg - Stefano-Franscini-Platz, 5 – Zurich -

As exposições faziam parte do Instituto de História e Teoria da Arquitetura, na ETH Zurich. Como interface entre a teoria e a prática, o programa de exposições trazia ao público a pesquisa e o ensino do Departamento de Arquitetura. O campo temático da arquitetura é assim expandido, entre disciplinas e refletido criticamente com uma abordagem experimental no meio da exposição.

Fundação  L`Hermitage – Route du Signal, 2 -  Lausanne 

Situada numa mansão do século XIX, apresenta exposições temporárias dedicadas às artes plásticas, desde a Renascença até aos dias de hoje. De vez em quando, uma seleção da sua própria coleção entrava em exposição. O museu estava rodeado por um magnífico parque, permanentemente aberto ao público.
 

Gabinete de Artes Gráficas – Promenade du Pin, 5 – Genebra

Com aproximadamente 350.000 peças cobrindo mais de cinco séculos de história da gravura, o Departamento de Artes Gráficas, era um dos maiores do mundo francófono e também uma das coleções mais importantes da Suíça. Suas coleções incluiam stocks antigos notáveis, mas também gravuras extraordinárias do século XIX e, desde o início do século XX até aos nossos dias, uma grande coleção de livros de artistas e uma grande coleção de múltiplas obras. Entre as excepcionais propriedades, o museu incluia a maior coleção mundial de obras de Jean-Étienne Liotard, desenhos de Ferdinand Hodler e uma coleção de estampas de referência de Félix Vallotton, John M Armleder e Georg Baselitz. As gravuras venezianas do século XVIII, assim como as vanguardas russas e húngaras, também estavam representadas de forma notável.
 

Helmhaus Zurique – Limmatquai, 31 – Zurich -

Estava localizada no meio da cidade de Zurique, em frente ao Stadthaus e ao lado do Grossmünster, no Limmat. Mostrava a arte contemporânea da animada cena artística Suíça. Eram apresentadas cinco exposições por ano: exposições individuais, coletivas e temáticas - uma grande variedade de suportes artísticos e de gerações. No Verão, os artistas apresentavam obras com as quais se candidatavam a residências em estúdios de Zurique e no estrangeiro, bem como a bolsas de estudo. Os livros eram publicados para acompanhar numerosas exposições, aprofundando o seu conteúdo e colocando-os num contexto internacional. Com visitas guiadas e workshops para crianças e adultos, o Helmhaus criava pontes para acesso público. Os concertos excepcionais nas exposições atraiam os amantes da música.
 

Instituto e Museu Voltaire - Rue des Délices 25 – Genebra

Descubra a fascinante história de Les Délices, a residência histórica onde Voltaire vivera entre 1755 e 1760, durante a sua estadia em Genebra. A Villa Les Délices - a principal residência de Voltaire, de Março de 1755 até ao Outono de 1760 - fora ao mesmo tempo um centro de documentação sobre Voltaire e o século XVIII, um museu e um local de debate sobre como era Genebra na época. Abriga uma coleção em memória do filósofo, incluindo manuscritos, impressões e vários documentos iconográficos. Objetos (em particular móveis) que lhe pertenciam também podem ser vistos ali.


Klingental  -  Kasernenstrasse, 23 – Basel -

O espaço expositivo  criava uma plataforma para o exame da arte regional, sendo  um lugar de encontro e hospitalidade entre a arte contemporânea e o público. A abordagem experimental a diferentes formatos de mediação, era uma componente importante dos projetos inter cidades, como a Noite do Museu e a Regionale. Uma  função importante do espaço expositivo Klingental era a promoção de jovens artistas. Descobria e apresentava talentos inovadores entre os artistas e dava aos mediadores de arte a oportunidade de ganhar experiência profissional, mas também se propunha reexaminar e transmitir constantemente posições importantes das gerações mais velhas. O espaço de exposição fora criado por iniciativa de um artista, em 1974, no local do Quartel e hoje estava localizado na igreja do Mosteiro Klingental, que fora consagrado em 1293 e convertido por Herzog & de Meuron, em 1981.
 

Museu Alpino - Löwen-Terrasse, 1 -  Lucerna -

Proporcionando uma ampla vista para as montanhas, no meio da cidade, apresentava enormes pinturas panorâmicas, com um primeiro plano projetado, e um incrível efeito de profundidade que mostravam as mais belas regiões montanhosas da Suíça. Em representação tridimensional: Pilatus, Rigi, Jungfrau, Monte Rosa, Gornergrat, Breithorn, Matterhorn e a subida ao Mont Blanc. Uma obra-prima artística criada há 100 anos pelos pintores Ernst Hodel Sênior e Ernst Hodel Jr. Os Alpes, como uma experiência virtual no mundo do entretenimento de ontem, a ilusão perfeita! Inúmeros relevos, maquetes de casas, navios e ferrovias de montanha complementavam a exposição. A mostra especial integrada The Stereo Image, mostrava uma coleção rara sobre a história da fotografia espacial, por volta de 1900. Para chegar, use os ônibus 1, 22 ou 23 e o ponto de embarque era na Löwenplatz. Funcionava de Abril a Outubro, diariamente das 9.00 às 12.30h e das 13.30 às 18.00h. Não abria no período de inverno. 

Museu Alpino Suíço – Helvetiaplatz, 4 -  Berna

Instalado num espaço de 850 metros quadrados de exposição, tinha também um restaurante e salas de locação. Seu foco eram temas contemporâneos, como identidade, mobilidade, desenvolvimento espacial, inovação e mudança. Em essência, tratava da relação vivida das pessoas com as montanhas, seja nos Alpes ou em qualquer outro lugar do mundo. Pesquisava, coletava, documentos e etapas, exposições, organizava eventos, preparava conhecimentos para escolas e cooperava com parceiros na Suíça e no exterior, sobre temas específicos.

Museu Berry  - Via Arona, 32 -  St. Moritz -

Localizado no coração de St. Moritz, na Villa Arona,  era dedicado ao médico e pintor termal Peter Robert Berry. A maioria das pinturas a óleo, pastéis e desenhos criados ao longo de um período de mais de quarenta anos, eram propriedade da família. Com base nesta coleção abrangente, o Museu Berry era capaz, pela primeira vez, de fornecer uma visão aprofundada sobre o trabalho artístico de Peter Robert Berry. Abrigava uma extensa propriedade culturalmente significativa, composta por livros, cartas, notas, diários, música e numerosos documentos, incluindo mapas, brochuras e escritos sobre a fundação e desenvolvimento da cidade de St. Moritz.
 

Museu Cantonal de Belas Artes - Place de la Gare, 16 -  Lausane

Instalado no imponente Palais de Rumine - construído em 1898-1906 para os desenhos de Gaspard André - ao lado de vários museus e da Biblioteca Central e Universitária,  abrigava uma coleção muito rica de pinturas, desenhos, esculturas e uma pequena coleção de gravuras de artistas suíços, especialmente os do Cantão de Vaud, do século XVIII até os dias de hoje (os irmãos Sablet, Ducros, Saint-Ours, Diday, Calame, Gleyre, van Muyden, David, Auberjonois, Buchet, Biéler, Bocion, David, Bocion e Bocion). até hoje, Vautier, Anker, Borgeaud, Holder, G. Giacometti, Hermanjat, Soutter, Vallotton, Steinlen, Bailly, Rollier, Spoerri, Iseli, Cahn, Disler, etc). O legado de Widmer apresentava uma coleção de arte francesa (Cézanne, Degas, Renoir, Bonnard, Marquet, Matisse, Utrillo). A coleção de arte contemporânea incluia obras de artistas suíços e estrangeiros (Rainer, Merz, Ikemura, Oppenheim, Verjux, Nauman, Boltanski, Jaar, Green).

Museu Cômico – Caraa du Teatro Dimitri, 1 – Ascona – Locarno -

Criado em 2000 por Dimitri e montado por Harald Szeemann, apresentava mais de 600 peças coletadas pelo palhaço, ao longo de sua longa carreira em todo o mundo. O tema da coleção era a comédia, em suas diversas vertentes, sendo apresentado em quatro salas no primeiro andar do Teatro Dimitri, adaptado pelo arquiteto Christoph Zürcher. A figura do elefante estava no centro da primeira sala, onde eram expostos numerosos espécimes de todas as formas e materiais, uma homenagem ao animal de sorte de Dimitri, que em 1970 fizera uma longa turnê com o Circo Knie, atuando em seu próprio número com um elefante. 

A segunda sala era dedicada aos instrumentos musicais, que também contava com um grupo de músicos de pedra, de Ettore Jelmorini, escultor da Intragna. Máscaras de quadrinhos de todo o mundo na Sala Verde, que também oferecia a possibilidade de assistir a vídeos com os números mais famosos dos grandes comediantes em uma tela gigante. A sala do palhaço clássico era de cor lilás, exibindo palhaços e teatros de todos os tipos. As crianças podiam assistir a teatro burlesco, teatro de marionetes, teatro de figuras e teatro de contos de fadas,  onde também tinham a oportunidade de atuar, aprender a construir máscaras, desabafar em acrobacias e malabarismos. Funcionava de março a dezembro das 17.00 às 24.00h. A visita ao Museu dos Quadrinhos, era acompanhada por um Guia, em vários idiomas, e a duração era de uma hora para um máximo de 25 pessoas a um custo de CHF 150 -

Museu da Casa Construtivista – Selnaustrasse, 25 – Zurich -

Devia sua singularidade dentro da paisagem cultural, às suas seis a nove exposições temporárias por ano, que eram criadas de acordo com critérios programáticos claros: Concebidos para mostrar as linhas de ligação entre os pioneiros da arte construtiva concreta e conceitual, por um lado, e a arte contemporânea internacional, por outro, eles traziam posições históricas reconhecidas e redescobertas, em diálogo com os cenários atuais dos artistas contemporâneos. O fundo artístico histórico era formado pelo construtivismo russo, os impulsos construtivistas dos anos 20 e 30, na Europa Ocidental, incluindo a Bauhaus, mas também a arte cinética, a Op Art e a Arte Minimal Americana, dos anos 60, bem como a Arte Conceptual dos anos 60 - que surgira da tendência para a redução comum a todos eles. Era a principal instituição de arte conceitual e construtivista da Suíça e gozava de uma alta reputação internacional. Influenciados pelas realizações dos Concretistas de Zurique, em torno de Max Bill, Richard Paul Lohse, Camille Graeser e Verena Loewensberg, dos anos 30 a 50, era agora impossível imaginar o mapa da modernidade sem esta forma de arte.

Museu  da Música  -  Kramgasse, 66 – Berna –

Imagine como soava uma serpente, um saxofone, o contrabaixo, quais instrumentos costumavam tocar juntos em bandas e orquestras, como obter um som do alphorn, do taragot ou do cornu romano? A exposição C'est le vent qui fait la musique explorava essas questões. Instrumentos de sopro e tambores de 300 anos poderiam ser admirados e ouvidos, no guia de vídeo. O museu sonoro era baseado na lendária e importante coleção de instrumentos de Karl Burri, salva por uma Fundação privada e re-exibida no coração de Berna, em 2017.


Museu de Arte - Hodlerstrasse 8-12 – Berna -

O museu possuia mais de 3.000 pinturas e esculturas e aproximadamente 48.000 desenhos, gravuras, fotografias, vídeos e filmes. Obras de Pablo Picasso, Paul Klee, Ferdinand Hodler e Meret Oppenheim proporcionaram ao museu uma reputação de classe mundial. A coleção incluia arte do Trecento italiano (Duccio, Fra Angelico), arte suíça desde o século XV (Niklaus Manuel, Albert Anker, Ferdinand Hodler, Cuno Amiet), pintura internacional do século XIX e início do século XX (Impressionismo, Cubismo, Expressionismo, Blauer Reiter, Surrealism), com especial destaque para Paul Klee, Wassily Kandinsky e Pablo Picasso. Ambas as tendências artísticas nacionais (Meret Oppenheim, Franz Gertsch, Markus Raetz) e internacionais de Jackson Pollock até o presente também estavam representadas. 


As raízes do museu remontavam às idéias revolucionárias do final do século XVIII, que levaram à fundação da Coleção Estatal de Arte em Berna, em 1809, e à abertura do primeiro prédio do museu, em 1879. Após várias ampliações do prédio, o museu contava agora com 3.500 metros quadrados de espaço expositivo, onde a arte contemporânea e a importante arte Suíça e Bernesa eram apresentadas ao lado dos clássicos da coleção.

Museu das Comunicações – Helvetiastrasse, 16 - Berna

A nova exposição central examinava todas as formas de comunicação, que sempre conectaram os seres humanos. Mas por que nos comunicamos? E com quem nos comunicamos? O que era necessário para nos entendermos? A exposição explorava essas questões fundamentais de maneira lúdica, ao mesmo tempo em que convidava seus visitantes a contribuir com seus pensamentos especializados. Inúmeros pontos de aventura recém-desenvolvidos esperam pelo visitante. Poderia participar de um jogo de karaokê de filmes e reencenar cenas famosas, pode violar o firewall do seu oponente em um jogo de hackers ou pode tentar ver através do jogo do polvo de dados. Mais direto do que nunca: além de estações interativas, objetos incríveis e telas de vídeo em grande escala, pessoas de carne e osso agora transmitem o fascínio do mundo da comunicação no Museu das Comunicações (antigo Museu Postal). Era o único museu na Suíça que se concentrava no tema da comunicação e porque o conteúdo era transmitido de uma maneira fácil por meio de elementos interativos e lúdicos.

Museu de Artes Aplicadas – MUDAC – Place de la Cathédrale, 6 – Lausanne -

A Maison Gaudard, era um prédio medieval, situada em frente à Catedral, no coração de Lausanne, desde a Idade Média. Em 2000, o Mudac se instalara ali. Neste cenário histórico estavam as obras mais recentes de designers gráficos, estilistas, arquitetos e ilustradores. As duas exposições permanentes e os seis eventos anuais com temas recentes, eram dedicados a uma variedade de coisas interessantes e bonitas. Os Curadores do Mudac, criaram uma plataforma atraente para artes de palco, com dançarinos, músicos e diversos artistas convidados para animar ainda mais a casa com seus sons, performances e histórias.
 

Museu de Arte Moderna e Contemporânea – MAMCO – Rue des Vieux-Grenadiers 10 – Genebra -

Desde que foi inaugurado em 1994, o principal museu de arte contemporânea da Suíça operava sob uma política de exibição dinâmica. Com suas grandes janelas, amplos cômodos e amplos pisos com vestígios de máquinas do passado, a antiga fábrica que hoje abrigava o Mamco oferecia uma espaçosa casa para as obras de arte criadas para ela. Cada canto fornecia um elemento distinto do espaço de exibição, que era completamente redesenhado três vezes por ano, sem a clássica distinção entre exposições permanentes e temporárias. Desde que fora inaugurado em 1994,  já promovera mais de 500 exposições com obras que datavam da década de 1960 até os dias atuais. As participações incluiam obras de Christo, Martin Kippenberger, Jenny Holzer, Dan Flavin, Sarkis, Franz Erhard Walther e Sylvie Fleury, entre muitos outros. A Nuit des Bains era realizada três vezes por ano - assim chamada porque costumavam realizar banhos públicos aqui. Durante este evento, o bairro se transformava em uma grande Galeria e atraia milhares de amantes da arte e turistas durante as noites.

 

Museu de Arte e Museu de Arte Contemporânea –  Alban Grabren Street, 16 – Basel -

Abrigava a coleção pública de arte mais antiga do mundo. Desde abril de 2016, o museu tem novidades: a abertura de uma extensão espetacular no prédio logo em frente, criado pelos arquitetos locais Christ & Gantenbein A famosa Amerbach Cabinet, a mais antiga coleção pública de arte do mundo, sempre tivera um tratamento especial no museu. Depois da expansão comandada pelos arquitetos baseados na Basileia, Christ & Gantenbein, uma construção subterrânea conectava o prédio principal a outro, situado logo em frente. O museu agora tinha um terço a mais de área de exposição para apresentar arte de primeira classe, dentro de um espaço arquitetônico impressionante. No futuro, o prédio principal seria usado para a exposição de obras, datadas do século XV aos anos 60. Exposições especiais ficarão nas salas espaçosas do novo prédio – e obras criadas entre os anos de 1960 e 1990 também estariam aqui. A arte contemporânea a partir de 1990, continuava reunida no Museu de Arte Contemporânea, pela Rhein, que também pertencia ao Kunstmuseum Basel.
 

Museu de Arte e História - Rue Charles-Galland,  2 – Genebra -

Desde 1910 abrigava mais de 7.000 peças em exposição, desde achados pré-históricos até quadros modernos. Os Museus de Arte e História, de Genebra eram multidisciplinares por natureza e convidavam os visitantes a fazer uma viagem no tempo, marcada pelas grandes etapas da história das civilizações ocidentais. No coração desta rede estava o Museu de Arte e História que, com as suas coleções de arqueologia, artes aplicadas e belas artes, também estava em outras partes da cidade com o Rath e o Maison Tavel.
 

Museu de Arte Rietberg –  Gablerstrasse, 15 - Zurich

Eram três casarões históricos em Zurich, num parque de 67.000 metros quadrados, onde no centro havia um Buda, sereno em seu repouso. A coleção de renome internacional do Museu também exibia artes não européias, provenientes de quatro continentes. Era o único museu de arte para culturas não européias na Suíça, e possuia uma coleção de renome internacional com obras da Ásia, África, América e Oceania. Ao apresentar obras de arte, o museu pretendia não só aumentar a consciência da fascinante diversidade das formas de expressão artística, mas também despertar a compreensão e o interesse por culturas, visões do mundo e religiões estrangeiras. Além disso, as exposições especiais encenadas atraiam grande atenção em todo o mundo. Os visitantes podiam desfrutar da interação única do antigo e do novo, depois de um passeio pelo isolado Rieter Park com vista para a cidade e para os Alpes: As vilas históricas contavam sua história. Richard Wagner escreveu aqui sua obra Tristão e Isolda - enquanto o pavilhão de vidro verde, o Esmeralda, inaugurado em 2007, funcionava como a entrada para a moderna ala de extensão subterrânea.

Museu de Belas Artes – Hodlerstrasse, 8/12 -    Berna –

Era um museu fundado em 1879 cuja coleção abrangia um período de oito séculos, desde a Idade Média até a arte contemporânea. Abrigava obras de Paul Klee, Pablo Picasso, Ferdinand Hodler, Meret Oppenheim, Louise Catherine Breslau Ricco Wassmer. A coleção inclui mais de 3.000 pinturas e esculturas, e cerca de 48.000 desenhos, gravuras, fotografias, vídeos e filmes. Entre as obras do início do Renascimento italiano, destacava-se uma Madona e o Menino, de 1449-1453, do pintor florentino Fra Angelico.

Museu de História Natural –  Chémin du Museé, 6 – Friburgo -

A vida selvagem local e espécies animais de todo o mundo eram exibidas, incluindo uma baleia empalhada, o único espécime desse tipo. A seção Ciências da Terra reunia exposições temáticas dedicadas à mineralogia (sistemática, formas, cores, fissuras alpinas, petrografia, vulcanismo, etc.); à história da terra (fósseis) e à geologia-paleontologia (geologia do cantão, fósseis, relevo, etc.). Na secção Zoologia, a exposição propunha descobrir a fauna regional (especialmente aves e pequenos mamíferos); dioramas de aves e o acervo geral (sala sistemática dos vertebrados, fauna dos vários continentes, baleia naturalizada, esqueletos, etc.). Salas temáticas eram dedicadas à sistemática de insetos e invertebrados; pescar, anfíbios e répteis; e aos pássaros.

Museu de Bolo – EPFL Museum – INF Building - Station 14 – Lausanne -

Era administrado pela Fundação Memórias da Informática, reconhecida como de utilidade pública. Uma associação de amigos voluntários contribuira de forma dinâmica e eficaz para a manutenção e salvaguarda das máquinas do museu. Membro da Associação de Museus Suíços (AMS), o Museu de Bolo subira para o ranking dos museus de informática mais importantes da Europa. Hospedado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, sua presença irradiava muito além das fronteiras suíças, não apenas para os entusiastas de computadores, mas também para um público mais amplo, rejuvenescido e confrontado diariamente com a ferramenta de TI e seus avatares.

Museu de Ciências – Technorama – Technorama Strasse, 1 – Winthertur –

O Technorama possibilita experiências com centenas de fenômenos da natureza e da tecnologia. Em inúmeras estações experimentais, os visitantes poderiam dar uma mão e experimentar e manipular fenômenos naturais com todos os seus sentidos para entender o mundo nos dois sentidos da palavra. O visitante poderia tocar, brincar e experimentar de tudo: se tocasse algum instrumento era bem-vindo! O aprendizado no Centro de Ciências se dava de forma lúdica, pela vivência direta dos fenômenos naturais, pela arte que nos tocava, pelos desafios que enfrentamos em laboratórios e salas de aventura, pelo diálogo com familiares e amigos ou pela construção de nossas próprias máquinas na oficina do inventor.

Museu de História Natural – Bernastrasse, 15 – Berna –

Fundado em 1832, estava localizado no bairro Kirchenfeld, em um prédio construído entre 1932 e 1934, inaugurado em 1936 e ampliado várias vezes. O museu era conhecido por seu conjunto de mais de 220 dioramas, em tamanho natural, com animais preservados da Suíça, África e Ásia. também possuia uma coleção de minerais da região alpina, amostras de ouro, descobertas em vários locais da Suíça, meteoritos, um grande estoque de invertebrados e a maior coleção de esqueletos e ossos de animais, da Suíça.

Museu do Absurdo – Rue des Jardins, 12 - Vevey

Estava aberto a todas as formas de arte e expressão e apresentava obras nacionais e internacionais, na tradição do absurdo. O local acolhia vários eventos, incluindo exposições, leituras, espetáculos teatrais e sonoros. E para entreter o seu paladar, havia também aperitivos temáticos e extravagantes tempos de chá. O museu compartilhava as instalações de uma antiga forja com a loja de vinhos Le Chien Bleu.

Museu do Arsenal -  Randenstrasse, 34 -  Schaffhausen –

Exibia vários objetos do Exército Suíço dos sécuos XIX e XX. Atualmente, existiam três coleções significativas em exibição. Entre outros, havia artigos particulares, equipamentos militares do Exército Suíço, armas bélicas federais, canhões, veículos motorizados, transmissão, agrimensura e itens de Feuerleit, bem como preciosos instrumentos históricos, em latão. Funcionava de abril a outubro, no primeiro domingo de cada mês, das 10.00 às 16.00h.

Museu do Cartoon – Street Alban-Vorstadt, 28 -  Basel

Era o único museu na Suíça dedicado exclusivamente à arte satírica - da caricatura à banda desenhada. Em mudanças, exposições atraentes sobre temas políticos e sociais, toda a gama de desenho humorístico e uma grande variedade de técnicas artísticas eram tematizadas. O Museu dos Desenhos Animados documentava, transmitia, promovia desenhos satíricos com exposições temporárias a nível internacional, tornando  sua coleção acessível num ambiente animado. As obras clássicas, também do próprio acervo do museu, recebiam tanto espaço quanto as obras contemporâneas, de modo que o interesse pela arte satírica era despertado e promovido entre um público amplo. O prédio da frente do museu era uma propriedade originalmente gótica tardia, que foi ampliada por um novo prédio da Herzog & de Meuron.
 

Museu do Chaplin – Rue de Fenil, 2 – Vevey –

Aberto em abril de 2016, era muito mais do que um lugar onde se poderia conhecer sobre a vida deste gênio. Aqui vivenciaria o próprio Chaplin, junto das estrelas que conviveram com ele e que transformaram sua vida num espetáculo. Era um lugar onde se misturava entretenimento e cultura, filmes e personagens, experiências sensoriais e lúdicas com lições para toda vida. O museu abrangia 1.850m2 de exibições completas, experiências interativas e muito bom gosto. A primeira parte da visita celebrava a obra e a vida profissional de Charlie Chaplin. A segunda parte era a dedicada à vida particular do artista em sua casa, contando detalhes sobre a rotina, hábitos e suas esquisitices. Em seguida, se poderá  visitar os cômodos, observando objetos pessoais e conhecer as principais polêmicas que rodearam Charlie Chaplin até o final de sua vida.

No fim da experiência, ainda se poderia conhecer o The Tramp, um Café-restaurante que oferecia uma visita ao melhor estilo Hollywood, com preços justos para os padrões suíços. O ingresso custava 30CHF por pessoa, crianças de 6 até 15 anos pagavam menos. Abria diariamente das 10.00 às 18.00h, exceto nos dias  25 de dezembro e 1o de janeiro. Estava situado numa colina, na casa onde Charles Chaplin viveu. Podia-se chegar de carro ou de transporte público. Se estiver em Montreux, pegue um trem até Vevey e depois o ônibus de número 212, até a parada Chaplin.

Museu do Design -  Toni-Areal - Pfingstweidstrasse,  96 - Zurich -

Era o principal museu suíço de design e comunicação visual, inaugurado em 1875. Tinha duas localizações: a sua loja principal na Ausstellungsstrasse e a localização na Toni Areal. Tinha um perfil único no contexto suíço e internacional dos museus de design e arquitetura. Integrado no Departamento de Análise Cultural e Educação do ZHdK, garantia um emocionante intercâmbio entre pesquisa, ensino e educação. O seu programa de exposições caracterizava-se por uma atitude aberta a todas as áreas do design e, acima de tudo, comprometida com o presente e a modernidade. As principais áreas eram design, comunicação visual e arquitetura. Nos arquivos do Toni Areal, o museu combinava sua coleção de importância internacional com mais de meio milhão de objetos da história da gráfica e do design. Estes estavam disponíveis para pesquisa e ensino e podem ser conhecidos em visitas guiadas.

Museu do Turismo – Obere Gasse, 28 - Stadthausplatz – Unterseen – Interlaken -

Os visitantes eram convidados a conhecer a história de 250 anos do turismo alpino, na perspectiva dos viajantes da época. Localizado na histórica cidade velha de Untersee, a poucos minutos a pé do centro de Interlaken e do caminho de Höheweg, era o primeiro e único museu da Suíça  dedicado à história do turismo.  Ao lado do museu ficava o antigo restaurante Stadthaus, algumas Pousadas e uma área de piquenique nas margens do Rio Aare. Os pioneiros da nova compreensão dos Alpes foram Albrecht von Haller, Jean-Jacques Rousseau e Johann Wolfgang von Goethe. Era facilmente alcançado de ônibus local ou de carro, e havia  lugares de estacionamento disponíveis. Abria de 1º de maio a 31 de outubro: quarta a domingo, 14.00 às 17.00h novembro e feriados gerais, fechado 1º de dezembro a 30 de abril: quarta e domingo, nos mesmos horários.

Museu Einstein – Helvetiaplatz, 5 – Berna  -

Albert Einstein tinha uma relação muita estreita com Berna. O físico morava na capital da Suíça quando desenvolveu sua famosa fórmula E= mc², em 1905, transformando a noção de tempo e espaço em sua cabeça. Hoje, os visitantes poderiam seguir os passos deste gênio do século XX e até mesmo registrar uma selfie com Einstein. Para seguir os passos de Einstein em Berna, bastava visitar a casa onde ele vivera entre 1903 a 1905 e onde ele desenvolvera a Teoria da Relatividade. Em 1903, ele e sua esposa Mileva se mudaram para um apartamento no terceiro andar da Kramgasse, 49. Atualmente, o apartamento estava aberto aos turistas, mantendo a decoração da época e documentando a vida do físico, durante sua permanência na cidade. Este período incluia 1905, considerado annus mirabilis, de Einstein, que fora seu período mais criativo de descoberta científica. 

 

Além do apartamento onde vivera o físico, a Einstein House também abrigava a Cafeteria Einstein Kaffee. Com seus quartos dispostos em dois andares e uma atmosfera estimulante, o Einstein Kaffee & Rauchsalon era o cenário perfeito seja para um café da manhã, um bate-papo no almoço, ou para aproveitar um drinque no final da tarde. Eram cerca de 1.000 m² de espaço de exposição que ofereciam uma descrição da vida do físico. Eram mais de 500 objetos e réplicas originais, 70 filmes e numerosas animações, que descreviam a biografia do gênio e suas descobertas inovadoras, e ilustravam a história de seu tempo. Para se aprofundar mais, valia fazer a visita guiada Einstein & Time, que começava na Torre do Relógio (Zytglogge), onde o mecanismo do relógio de Kaspar Brunner marca a hora há mais de 600 anos. O tour tinha duas horas de duração e terminava na casa de Einstein. As visitas podiam ser realizadas das 10.00 às 17.00h, e o museu funciona de terça a domingo e o ingresso custava CHF 18.000 para adultos.

Museu Hans Erni –  Lidostrasse, 6 – Lucerna -

Estava instalado na mesma área do Museu Suíço dos Transportes,  mostrando uma secção transversal do extenso trabalho do renomado pintor, artista gráfico e escultor suíço, em vários andares com mais de 300 obras. O prédio transparente era a sede e centro animado da Fundação Hans Erni, que fora criada no 70º aniversário do artista, em 1979. A exposição demonstrava claramente a preocupação central de Erni, que caracterizava toda a sua obra: ele queria tornar o nosso mundo, alienado em muitos aspectos pela ciência e pela tecnologia, mais compreensível através da interpretação artística.

 

 

 

 

 

 


 

Museu IWC -  Baumgartenstrasse, 15 -   Schaffhausen –

Em 1993, por ocasião de seu 125º aniversário, a fárica de relógios IWC abria um museu exclusivo em sua sede em Schaffhausen, e se tornara-se o primeiro fabricante de relógios da Suíça com tal instalação. Desde 2007, a coleção estava instalada no primeiro andar do prédio principal e histórico, construído em 1875, pelo fundador da IWC, Florentino Ariosto Jones. A nova casa dos relógios IWC representava o mundo de uma marca de luxo internacional. Juntamente com os objetos expostos criaram ambientes ao mesmo tempo modernos e atemporais, luxuosos e funcionais, e com todas as conveniências que o visitante pudesse desejar. Os turistas eram transportados de volta no tempo, para explorar os relógios históricos e a rica história da IWC, e podiam explorar a linhagem de cada família de relógios IWC espetacular. Aberto a visitação de  Terça a Sexta das 9.00 as 17.30h e aos Sábados das 9.00 as 15.30h.

Museu Kinder Creaviva – Monument im Fruchtkand, 3 – Berna -

Através da expressão das próprias idéias, as técnicas e os temas dos grandes mestres da arte emergiam num processo de aprender fazendo e experimentando. O guia turístico desta expedição criativa era Paul Klee, enquanto o destino final dessas jornadas de descobertas dependia do sentimento do visitante. O Prof. Dr. Maurice E. Müller, fundador do Zentrum Paul Klee, criara junto com sua filha Janine Aebi-Müller, a Fondation du Musée des Enfants auprès du Centre Paul Klee,  inaugurada em 10 de junho de 2002. A idéia de criar um Museu da Criança partia da visão de que crianças, adolescentes e adultos tenham a oportunidade de vivenciar a arte e a cultura por sua própria criatividade, motivada e desafiada pelas pinturas de Paul Klee.

Museu Migros de Arte Contemporânea - Limmatstrasse, 270 – Postfach - Zurich

Apresentava a exposição, coleta e comunicação da arte contemporânea internacional, desde 1996. Apresentava exposições individuais e coletivas em dois níveis, assim como obras de sua própria coleção. O museu de renome internacional considerava-se um lugar dinâmico para a arte contemporânea, que também era apoiado pelo extenso programa educativo e de apoio.
 

Museu Milli Weber – Via Dimlej, 350 – St. Moritz

Fora a casa e o local de trabalho da artista Mili Weber e sua família. Seu irmão Emil Weber, juntamente com o arquiteto Nicolaus Hartmann, criaram a casa em 1917. Com suas pinturas a óleo, aquarelas, as paredes e tetos pintados, as casas de bonecas desenhadas artisticamente e inúmeros detalhes originais, Mili Weber transformara sua casa em uma obra de arte. A Casa Mili Weber era um museu de importância nacional. Estava aberta à  visitação às quartas das 14.15 a 15.45h com visitas guiadas apenas. Passeios temáticos especiais História do Castelo e Livro do Urso. Exigia inscrição obrigatória pelo e-mail info@miliweber.ch




 

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