top of page

LONDRES - Galerias e Museus - 4/4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biblioteca Britânica -  Euston Road, 96 -NW1 2DB -

Fundada em 1973, era a Biblioteca Nacional do Reino Unido e uma das maiores bibliotecas do mundo, contando com mais de 170 milhões de itens catalogados oriundos de diversos países e abrigva cerca de 14 milhões de livros, incluindo manuscritos e itens históricos, com até 2 mil anos. A exposição The Sir John Ritblat Treasures, mais conhecida como os Tesouros da British Library, era imperdível! Havia manuscritos de músicas dos Beatles e livros de Jane Austen, primeiras edições de livros de Shakespeare, documentos históricos assinados por reis, papas e outros, a  Bíblia de Gutenberg (1455), partituras de Handel - compositor de Hallelujah - e rascunhos de Leonardo da Vinci. Abrigava duas das quatro cópias originais da Carta Magna. Abria de segunda a quinta de 9.30 as 20.00h;  sexta de 9.30 as 18.00h; sábado de 9.30 as 17.00h e aos domingos das 11.00 as 17.00h – Para chegar de Metrô, utilize as Estações King’s Cross Street Pancras - atendida por Victoria Line, Northern Line, Piccadilly Line, Circle Line, Hammersmith & City Line e Metropolitan Line; e a Euston – pelas linhas Northern Line e London Overground.

 

Casa da Rainha - Romney Road – Greenwich -  SE10 9NF  -

É uma antiga residência Real construída entre 1616 e 1635, próximo do rio Tâmisa, no bairro de Greenwich. A casa foi uma encomenda feita pela esposa do Rei James I, Ana da Dinamarca, ao arquiteto Inigo Jones, que inspirou sua arquitetura em obras que viu em suas viagens pela Itália. A Casa é famosa pela extraordinária coleção de arte, incluindo obras de grandes mestres como William Hodges, George Stubbs, Hans Holbein, William Hogarth e Thomas Gainsborough. Na área do belo Great Hall, observe a incrível “Escada das Tulipas”, em formato espiral, que faz parte das características originais da Queen’s House. Visitas: diariamente de 10h às 17h. Como não há estações de Metrô na região, pegue o DLR (trem leve que sai da Estação Bank e passa pela Estação Canary Wharf) e desça na Estação Cutty Sark for Maritime Greenwich.

Charterhouse - Charterhouse Square - EC1M 6AN -

Sua história teve início em 1348, quando Walter de Manny arrendara 13 acres de terra para a construção de um cemitério e crematório, para as vítimas da Peste Negra, uma capela e um Eremitério. Em 1371, a área foi concedida para a fundação da London Charterhouse, para a construção de um Mosteiro de Cartuxo, dissolvido em 1537 por Henrique VIII. Partes da construção deste período monástico ainda permaneciam até hoje. A Charterhouse foi posteriormente alterada e, após 1611, foi comprada por Thomas Sutton e se tornarau um abrigo para necessitados e uma escola. Em parceria com o Museu de Londres, abrira para a visitação pública pela primeira vez em 400 anos, em de 2017, com a presença da Rainha Elizabeth II. Visitas de terça a domingo de 11h às 17h. Como chegar: As estações de Metrô mais próximas são a Barbican e Farrington, atendidas pelas linhas Circle, Hammersmith & City e Metropolitan. Para quem preferisse chegar de ônibus, as linhas 4, 56 e 153 paravam em frente à Estação Barbican, na Aldersgate Street, e a 5 minutos de uma caminhada.

Coleção Wallace - Hertford House - Manchester Square – Marylebone - W1U 3BN -

Era um Museu e Galeria que abrigava uma maravilhosa coleção de arte, abrangendo uma série mundialmente famosa de artes plásticas e decorativas, dos séculos XV ao XIX, com grande acervo de pinturas francesas do século XVIII. Além das pinturas, o museu, que estava organizado em 25 galerias, abrigava móveis, porcelanas, armas e armaduras antigas. Abria para visitas diariamente de 10.00 as 17.00h. Para chegar de Metrô, vejas as Estações/linhas: Estação Bond Street:  Central Line (vermelha) ou Jubilee Line (cinza); Estação Baker Street: Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa), Jubilee Line (cinza), Bakerloo Line (marrom) ou Metropolitan Line (roxa); Estação Oxford Circus: Bakerloo Line (marrom), Central Line (vermelha), Victoria Line (azul clara).

Galeria de Arte Guildhall - Guildhall Yard - EC2V 5AE -

Fora fundada em 1886 para abrigar obras de arte que pertenciam à cidade de Londres. O acervo contava com mais de 4 mil obras, desde 1670, mas geralmente apenas 250 ficavam em exposição. Abrigava uma linda coleção de quadros, que incluiam retratos do século XVII e obras de arte pré-rafaelitas. No piso inferior havia um antigo anfiteatro romano, encontrado muitos anos depois de sua construção. Abria de segunda  a sábado de 10.00 às 17.00h e aos domingos de 12.00 às 16.00h. Para chegar as Estações de Metrô mais próximas eram: Estação Bank: Central Line (vermelha), Northern line (preta), Waterloo & City (verde clara), DLR (trem leve de superfície) e conexão com a Estação Monument, na District Line (verde) e a Circle Line (amarela). Estação St Paul’s: Central Line (vermelha). Estação Moorgate: Northern Line (preta), Circle Line (amarela), Hammersmith & City (rosa), Metropolitan (roxa).

Galeria Nacional - Trafalgar Square - WC2N 5DN -

Abrigava em seu acervo nada menos que 2,3 mil pinturas que datavam de meados do século XIII até os primeiros anos do século XX. Considerada uma das principais Galerias da Europa, fora fundada em 1824.  Internamente era muito bonita, com salas decoradas, sofás confortáveis para sentar e admirar as obras de artistas famosos, como Claude Monet, Rembrandt, Vincent Van Gogh e Michelangelo. O destaque arquitetônico ficava por conta da cúpula no centro do prédio que permitia a entrada de luz. Abria diariamente das 10.00 as 18.00h e na sexta-feira até 21.00h. Para chegar de Metrô pela Estação Charing Cross, atendida pela Northern Line (linha preta); Bakerloo Line (linha marrom) e Estação Leicester Square, atendida pela Northern Line (linha preta); e a Piccadilly Line ( linha marinho ).

Galeria Nacional do Retrato -  Saint Martin’s Place - WC2H 0HE -

Focada na coleção de retratos de personalidades historicamente importantes ao povo britânico. Fundada em 1856, fora a primeira Galeria de retratos aberta no mundo. Os retratos expostos foram selecionados de acordo com a importância da pessoa retratada. Além de pinturas, incluia ainda uma coleção de fotografias, caricaturas, desenhos e esculturas. Abria de sábado a quartas de 10.00 as 18.00h e nas quintas e sextas de 10.00 as 21.00h. Para chegar utilize o Metrô pela Estação Charing Cross, atendida pela Northern Line (linha preta); Bakerloo Line (linha marrom) e Estação Leicester Square, atendida pela Northern Line (linha preta); e Piccadilly Line ( linha marinho ).

Galeria Saatchi - Duke of York’s HQ - King’s Road – Chelsea -  SW3 4RY -

Inaugurada em 1985, tinha exposições que iam desde artistas americanos e minimalismo, passando por jovens artistas britânicos, até shows de pintura e arte contemporânea americana. Em 2008, fora transferida para o prédio Duke of York, no bairro de Chelsea. Era considerada uma das principais Galerias em mídias sociais e também servira para lançamento de jovens artistas locais e do mundo da arte comercial. Abria diariamente das 10.00 as 18.00h. A Galeria ficava perto da Estação de Metrô Sloane Square,  atendida pela District Line e Circle Line. Outra opção era descer na Estação Victoria, atendida pela Victoria Line, District Line e Circle Line do Metrô e também pelos trens que desembarcavam na Estação. Era preciso fazer uma caminhada de pouco mais de 10 minutos até a Galeria.

Galeria Serpentina e Galeria  Serpentina Sackler - Kensington Gardens -  W2 3XA - West Carriage Drivre - W2 2AR -

O Parque Rreal Kensington Gardens contava com estas duas Galerias de arte. Ambas abrigavam acervos de arte contemporânea e ficavam 5 minutos à pé uma da outra, bastando atravessar o Lago Serpentine. Suas exposições, arquitetura, educação e programas públicos atraiam mais de 1 milhão de visitantes todos os anos. Anualmente, entre os meses de junho a outubro era construída uma estrutura temporária em frente ao jardim da Serpentine Gallery. Havia uma programação de verão e uma Cafeteria no local. Abria de terça a domingo de 10.00 as 18.00h. Para chegar utilize  as Estações de Metrô e linhas mais próximas do parque: Lancaster Gate e Queensway: Central Line (vermelha); Bayswater: District Line (verde); High Street Kensington: Circle Line (amarela) a District Line (verde); Notting Hill Gate: Central Line;  Circle Line ( amarela ) e a District Line ( verde ).

Galeria William Morris - Lloyd Park House - Forest Road - Walthamstow E17 4PP –

Aberta em 1950, era uma Galeria pública privada, dedicado aos trabalhos artísticos de William Morris (1834-1896), o designer britânico mais inspirador de todos os tempos. Estava localizada no Distrito londrino de Walthamstow, no casarão onde a família Morris vivera entre 1848 e 1856. As coleções da Galeria ilustravam a vida, o trabalho e a influência de Morris. O acervo incluia tecidos impressos, tecidos e bordados, tapetes, carpetes, papéis de parede, móveis, vitrais e azulejos pintados projetados pelo próprio Morris e outros artistas importantes. Visitas eram de quarta a domingo de 10.00 as 17.00h. A Galeria ficava a menos de 15 minutos a pé da Estação Walthamstow Central, atendida pelo Overground e pela Victoria Line (azul clara) do Metrô. Para chegar de ônibus use os das linhas 215 ou 34 até a parada Jewel Road. Depois era uma caminhada de 5 minutos a Galeria.

Galeria White Chapel - Whitechapel High Street, 77  - Shadwell - E1 7QX -

Era uma Galeria de arte aberta em 1901, que se tornara uma das primeiras Galerias de exposições temporárias de Londres. As exposições mostravam trabalhos de artistas contemporâneos e eventos de interesse da comunidade. As visitas eram de sexta a domingo e terça e quarta de 11.00 as 18.00h; às quintas, de 11.00 às 21.00h. Para chegar de Metrô, utilize as Estações Whitechapel ou Aldgate East, atendidas pela District Line e Hammersmith & City Line. Outra opção era  a Estação Aldgate, atendida pela Circle Line e Metropolitan Line.

 

Kenwood House - Hampstead Line -  Hampstead NW3 7JR -

Era uma mansão na região de Hampstead Heath, datada do início do século XVII. Em 1754, fora comprada por William Murray, Conde de Mansfield, e passara por um grande processo de reforma liderada por Robert Adams. Lord Iveagh, rico empresário anglo-irlandês (da família Guinness), comprara a casa da família Mansfield em 1925. Após sua morte, em 1927, a casa fora doada ao Governo e aberta ao público no ano seguinte. Estava instalada sobre um enorme terreno, com belos jardins, lagos, muitas plantas e pequenos animais. As visitas eram de abril a setembro de 10.00 as 16.00h; em outubro, de 10.00 as 17.00h; de novembro a março, de 10.00 as 16.00h. Para chegar era preciso fazer um combo metrô + ônibus. Pegue a Northern Line (preta) e desça ou na Estação Golders Green ou Archway. Depois pegue o ônibus 210, que parava em frente à Kenwood House e caminhe um pouco até chegar a Casa.

Museu Britânico -  Great Russell Street - WC1B 3DG -

Fundado em 1753, fora o primeiro museu nacional público do Mundo e atualmente um dos 5 museus mais visitados no Mundo e em durante anos era a atração turística mais visitada no país.  O visitante poderia ficar possuído de certo sentimento de revolta quando aqui chegasse. A Inglaterra fora um dos países com colônias pelo Mundo inteiro, à semelhança de Portugal, Espanha e França. A Inglaterra era uma ilha e Napoleão, por exemplo, nunca a conseguiria conquistá-la, mas ao longo da História, os Ingleses conquistaram muita coisa e muito do que ali se encontrava era fruto dessas conquistas. O seu acervo, que segundo eles, era patrimônio da Humanidade, era constituído por cerca de 8 milhões de peças, no entanto apenas uma pequena parte estava exposta. Da arte antiga dos cinco continentes, destacava-se a exposição de múmias do Egito e os Mármores de Elgin, que os Gregos reivindicam serem seus, pois pertenciam ao Parthenon, os frisos dos capitéis, levados da Grécia para a Grã-Bretanha em 1806, por Thomas Bruce. A entrada era grátis. Para chegar use o Metrô Russel Square, Holbolrn ou Tottenham Court Road.

Museu Churchill -  Westminster Avenue, 501 - Fulton - Westminster College  -

Ao visitar o Churchill War Rooms, veja como Sir Winston Churchill e seu círculo íntimo dirigia o esforço de guerra britânico, a partir deste complexo bunker. Nos Cabinet War Rooms, que serviram como alojamentos para Churchill,  veja a cadeira - com marcas de arranhões nos braços - em que Sir Winston sentava enquanto desenvolvia estratégias com seus Conselheiros mais próximos. Os livros, telefones codificados por cores, e documentos sobre mesas no quarto Mapa, permaneciam apenas como eram, quando o bunker fora esvaziado em 16 de agosto de 1945. Passando para o quarto de Churchill, via-se onde ele dormia enquanto no bunker. Aqui conheceria tudo sobre a vida do líder, que guiou a Grã-Bretanha, através de um dos períodos mais difíceis de sua história. 

Museu da Armada Nacional – Royal Hospital Road – Chelsea, Sout West 3 –

Foi o primeiro museu nacional em Londres, nos últimos 75 anos, e retratava a história do Exército, desde o período Tudor, até 1914. Apresentava a evolução dos Exércitos e suas figuras mais famosas, ilustradas por relatos pessoais, uniformes, gravuras e armas. Abria diariamente das 10.00 as 17.30h e domingos, das 14.00 as 17.30h. Para chegar: use o Metrô Sloane Square e o ônibus 29.

 

Museu da Casa -   Kingsland Road, 136  - East 2 8EA -

O Geffrye Museum era uma opção diferente de passeio na região de Shoreditch, a leste de Londres. Criado para mostrar a evolução do mobiliário inglês ao longo dos séculos, hoje era mais do que isso. Mostrava como os lares ingleses mudaram ao longo desses períodos, uma vez que as relações sociais e econômicas também mudaram. Para visitas abria de terça a domingo de 10.00 as 17.00h  e ficava fechado às segundas-feiras. Para chegar: De Metrô, desça na estação Old Street na Northern Line (preta) e caminhe por 15 minutos ou pegue o ônibus 243 para completar o trajeto. Outra opção era descer na Estação Liverpool Street na Hammersmith & City Line (rosa); Metropolitan Line (roxa) ou Circle Line (amarela) e caminhar por 20 minutos ou pegar os ônibus 149 ou 242 para chegar até o museu. Também poderia chegar de Overground, e descer na Estação Hoxton, que ficava logo atrás do museu.

Museu da Ciência - Exhibition Road – Kensington - South West 7 -2DD -

Fundado em 1857, possuia um acervo de mais de 300 mil itens, entre eles: o primeiro motor a jato; uma reconstrução modelo da estrutura do DNA, de Francis Crick e James Watson; algumas das primeiras máquinas a vapor; documentos da primeira máquina de escrever; uma grande coleção de equipamentos médicos; entre outros objetos interessantes que mostravam informações importantes sobre o Universo, ciência, tecnologia e como os humanos interagiam com todos eles. Abria diariamente das 10.00 as 18.00h. Para chegar uma das maneiras mais fáceis era através da Estação de Metrô South Kensington, servida pela Piccadilly Line (marinho); Circle Line (amarela) ou District Line (verde).

​Museu da História Natural - Cromwell Road – South West 7 -

Inaugurado em 1881, exibia uma vasta gama de espécimes de vários segmentos da história natural. O acervo era surpreendente, contando com mais 80 milhões de itens divididos em cinco categorias principais: botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia. Entre alguns destaques estavam: pesquisa especializada em taxonomia, identificação e conservação; um centro dedicado ao grande cientista Charles Darwin, com muitas das coleções de grande valor histórico, bem como científico; uma exposição de esqueletos de dinossauros e arquitetura ornamentada. Abria diariamente de 10.00 as 17.50h. e na última sexta-feira de cada mês, exceto dezembro, ocorria um evento chamado Discovery Lates, das 18.00 até as 2.00h. A maneira mais fácil de chegar de Metrô era descer na Estação South Kensington, atendida pela District Line (verde); Piccadilly Line (marinho) ou pela Circle Line (amarela) ou utilizando os ônibus das linhas 14, 30 ou 74.

​​​Museu da Infância V & A - Cambridge Heath Road - Bethnal Green - E2 9PA –

Fundado em 1872, era um braço do Victoria & Albert Museu. Após a Segunda Guerra Mundial, foi remodelado com uma área dedicada a artigos infantis, crescendo posteriormente de tamanho. Em 1974, tornara-se totalmente especializado em infância, abrigando a maior coleção de objetos infantis do Reino Unido. Apresentava extensas coleções de brinquedos, equipamentos e fantasias infantis, além de contar com um programa de exposições temporárias. Abria diariamente de 10.00 as 17.45h.  A Estação de Metrô mais próxima era a Bethnal Green, usada pela Central Line (vermelha).

Museu da RAF - Grahame Park Way -

O Royal Air Force Museu era também conhecido como Museu da RAF, fora inaugurado em 1972 e tinha como proposta contar a história da aviação e da Força Aérea Real, nome dado à Força Área do Reino Unido, criada em abril de 1918. O acervo contava com mais de 100 aeronaves, algumas extremamente raras e bem preservadas. Abria diariamente de novembro a fevereiro de 10.00 as 17.00h e de de março a outubro, de 10.00 as 18.00h. Para chegar de Metrô, utilize a Northern Line (preta) sentido Edgware e desça na Estação Colindale. Depois era uma caminhada por 10 minutos até o Museu ou pegar o ônibus 303 para terminar o percurso.

Museu de Cera Madame Tussauds - Marylebone Road - Marylebone -   

Museus de cera existiam pelo Mundo fora, mesmo com a chancela Madame Taussaud´s, mas como este londrino não existia nenhum! Tudo começara em 1835 quando Marie Tussaud estabelecera a sua primeira exposição de figuras de cera em Londres. Mostrava figuras de cera que representavam à escala real muitos famosos, do mundo das artes, do desporto, da família real, da política e até mesmo criminosos famosos! Era também possível viajar através do tempo, a bordo de um dos táxis pretos e reviver a História de Londres. A semelhança entre algumas estátuas e os homenageados era tão forte — altura, peso e expressões faciais eram tão impressionantes, que o visitante custava a acreditar que não se tratasse de um ser humano, ao vivo e a cores. Funcionava das 9.00 às 18.00h.

​Museu de Ciência – Exhibition Road – South West 7 -   

Apresentava a história e desenvolvimento da ciência e da indústria, com carros antigos, aviões e bondes. Funcionava diariamente das 10.00 as 18.00h. Aos domingos, a partir das 14.30h. Para chegar: use o Metrô South Kensington e os ônibus 14, 30 e 74.

Museu de Londres - London Wall, 150 - ​Kensington Pálace – Entrada perto da Orangery - 

Inaugurado em dezembro de 1976, compreendia uma série de Galerias cronológicas, contendo artefatos originais, modelos, fotos e diagramas, com uma forte ênfase em descobertas arqueológicas, a construção da cidade, o desenvolvimento urbano e da vida social e cultural de Londres, com exposições interativas e atividades para todas as idades. Apresentava a London Stone, um bloco de pedra calcária que anteriormente ficara alojado na Cannon Street, 111 - marcando o centro original da cidade. Abria para visitas diariamente das 10.00 as 18.00h. Para chegar através do Metrô pela Estação Bank pela Central Line (vermelha), Northern Line ( preta ); Waterloo & City Line (verde clara); ou Estação Barbican, pela Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa), ou a Metropolitan (roxa)). O museu ficava no meio de uma rotatória e para acessá-lo era preciso pegar uma escada que levaria até o andar superior. Bastava atravessar uma passarela que passava por cima da rua para chegar até a entrada.

Museu de Londres Dockland - Warehouse, 1 - West India Dock Road - Canary Wharf - East 14  - 4AL -

Fundado em 2003,  estava instalado em um antigo armazém de açúcar da Companhia das Índias Orientais. As exposições contavam a história da área desde seus primórdios, ainda na época dos romanos, até os anos 1970, quando a área das docas encerrara suas atividades e abriara espaço para desenvolvimento de um importante centro financeiro e comercial na região de Canary Wharf. Abria diariamente de 10.00 as 18.00h. Para chegar use a Estação de Metrô Canary Wharf atendida pela Jubilee Line (cinza) ou Estações de DLR (trem leve de superfície): West India Quay; Canary Wharf ou Poplar.

Museu do Banco da Inglaterra - Bartholomew Line - EC2R 8 AH -

Fundado em 1694, era o Banco Central do Reino Unido e o segundo Banco Central da história. O museu era relativamente pequeno, mas  havia muitas áreas interativas tanto para adultos quanto para crianças e tudo era apresentado de forma bastante didática. Visitas eram de segunda a sexta de 10.00 as 17.00h. Ficava fechado aos sábados e domingos. Para chegar através de Metrô use as estação/linhas Bank: Central (vermelha); Northern (preta), Waterloo & City (verde clara). Monument: Circle (amarela) ou a District (verde). Outra opção era chegar de DLR (trem de superfície) descendo na Estação Bank.

Museu do Design -  Kensington High Street, 224 – W8 6AG -

Foi fundado em 1989 e ficava em um prédio às margens do Rio Tâmisa, perto da Tower Bridge. Em 2011, o museu recebeu uma doação com o objetivo de migrar sua localização para um novo, maior e moderno prédio na região de Kensington. O novo prédio é três vezes maior e possui auditórios, centro de aprendizagem, e um espaço para exibição de sua coleção permanente voltada ao design, em suas mais diferentes formas. Abria diariamente das 10.00 as 18.00h. Para quem vir de Metrô, a estação mais próxima é a High Street Kensington, atendida pela Circle Line (amarela) ou a District Line (verde).

Museu e Jardins Horniman - London Road, 100 - Forest Hill - Soiuth East - 3PQ -

Fundado em 1901 por Frederick John Horniman, herdeiro de um império do chá,  possuia exposições de antropologia, história natural, instrumentos musicais e era famoso por sua coleção de animais empalhados. Possuia uma coleção de cerca de 350 mil objetos. Estava localizado em uma área de 65 mil m2 de jardins, que proporcionava lindas vistas de Londres. Abria diariamente de 10.00 as 17.30h. Para chegar de transporte público use o Trem: O Museu ficava a menos de 10 minutos de caminhada da Estação Forest Hill, saindo pela plataforma 1. Importante: a caminhada era bastante difícil e recomendava-se pegar um ônibus até o museu; Overground: A Estação de Forest Hill estava na linha do London Overground, entre Highbury e Islington e na linha West Croydon / Crystal Palace.

Museu Geológico -  Exhibition Road, South West 7 –

Apresentava uma coleção de pedras semi-preciosas e dioramas, com cenas de interesse da geologia britânica e do mundo. Abria diariamente das 10.00 as 17.00 e domingos, a partir das 14.30. Para chegar: Metrô South Kensington ou os ônibus 14,30 e 74.

Museu Imperial da Guerra  - Lambeth Road - South East 1 - 6HZ -

Inaugurado em 1917, era uma enormidade, sendo tido como dos melhores a nível mundial. O Reino Unido participara em diversos conflitos na História da Humanidade, com destaque para as duas Grandes Guerras.  O material bélico exposto incluia diversos armamentos destacando-se a artilharia pesada, os tanques, as bombas e os aviões. Despertava atenção a recreação das trincheiras da I Guerra Mundial  e o mural de Saddam Hussein, construído com diversos mosaicos, possivelmente tratava-se de um troféu de guerra trazido do Iraque quando da participação do Reino Unido na I Guerra do Golfo, nos anos 90. A área dedicada ao Holocausto era impressionante! O Terrorismo e as suas conseqüências não deixavam de estar representados, por exemplo, com peças da estrutura metálica do World Trade Center, recuperadas dos escombros, após os ataques de 11/9/2001. O nascimento e a expansão do Comunismo na Europa e pelo Mundo, também era aqui demonstrado. Abria diariamente de 10.00 as 18.00h. Para chegar havia 2 estações de Metrô entre 10 a 15 minutos de caminhada do museu: Waterloo: Bakerloo Line (marrom), Jubilee Line (cinza) e Northern Line (preta); Elephant & Castle: Bakerloo Line (marrom) e Northern Line (preta).

​Museu Judaico – Woburn House – Upper Woburn Place - West Circle 1 –

Apresentava coleções de antiguidades judaicas, com ilustrações de atos religiosos, públicos e privados dos judeus. Abria de segunda a quintas das 14.30 as 17.00h e nas sextas e domingos das 10.30 as 12.45h. Para chegar: Metrô Euston ou Ekuston Square e ônibus 14,30, 73 e 77.

 

Museu Nacional do Exército - Royal Hospital Road – Chelsea - South West 3 - 4HT -

Criado na década de 1960 mostrava coleções que relacionavam a história geral do Exército britânico, das Forças Armadas britânicas, da Commonwealth e do Exército indiano britânico como um todo, desde 1066 até os dias atuais. Reabrira as portas em março de 2017, após 3 anos fechado para reformas em suas dependências e exibições. O prédio era moderno e bonito, decorado com painéis de madeira e vidro. Mostrava mais de 2500 objetos espalhados pelas exposições permanentes. Abria diariamente de 10.00 as 17.30h. Para chegar use a Estação de Metrô mais próxima que era a loane Square, atendida pelas Circle Line (amarela) e District Line (verde). Após deixar à estação, era preciso caminhar cerca de 10 minutos até o museu.

Museu Nacional Marítimo - Park Row – South East, 10  – Greenwich Park -

Fundado em 1937, era dedicado a contar e homenagear a história marítima da Grã-Bretanha. Sua coleção contava com mais de 2 milhões de objetos que incluiam arte marítima (tanto britânica quanto holandesa do século XVII), cartografia, manuscritos incluindo registros públicos oficiais, maquetes e planos de navios, instrumentos científicos e de navegação, instrumentos de controle do tempo e de astronomia. Sua coleção de retratos britânicos era superada em tamanho apenas pela Galeria Nacional de Retratos e suas participações relativas ao vice-almirante Horatio Nelson e ao capitão James Cook, entre muitos outros indivíduos, eram belíssimas. Os telescópios e material fim, representavam a história da astronomia em Greenwich – Meridiano de Greenwich – latitude 0. Abria diariamente de 10.00 as 18.00h. Para chegar use o o trem Charing Cross direção Maze Hill ou os ônibus 70 e 188 para o Museu principal e o 53 para o Observatório no Parque de Greenwich.

Museu Petrie de Arqueologia Egípcia - Malet Place -  Camden Town - West Circle -1E 6BT -

Fora criado como um recurso de ensino para o Departamento de Arqueologia Egípcia e Filologia da University College London, em 1892. Abrigava mais de 80 mil objetos com as principais coleções do mundo de material egípcio e sudanês. O acervo de objetos era impressionante e numeroso, que só ficava atrás das coleções do Museu do Cairo, no Egito, do British Museum, em Londres, e do Museu Agyptisches, em Berlim. Aberto de terça a sábado de 13.00 as 17.00h. Para chegar havia diversas Estações de Metrô: Euston Square: atendida pela Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa), Metropolitan Line (roxa); Warren Street: atendida pela Northern Line (preta), Victoria Line (azul);Goodge Street: atendida pela Northern Line (preta); e Russell Square: atendida pela Piccadilly Line (marinho).

Museu Sir John Soane’s -   Lincoln’s Inn Fields, 13 – Holborn - WC2A 3BP -

Era uma casa histórica, museu e biblioteca que pertencera ao  arquiteto e colecionador Sir John Soane, no século XIX. Desde sua morte, há mais de 180 anos, a casa permanecia intocada,  abrigando diversas obras de arte, incluindo desenhos, pinturas e antiguidades. Além de ter uma arquitetura bem peculiar,  abrigava uma coleção de quase 6 mil objetos egípcios, gregos e romanos. A peça mais importante era um sarcófago feito de alabastro, para o farol Seti I. A entrada era controlada para que um número limitado de pessoas entrasse e o espaço não ficasse abarrotado. Era proibido registrar fotos dentro do museu. Abria de quarta a domingo de 10.00 as 17.00h e fechado às segundas e terças-feiras;  abria de 18.00 as 21.00h na primeira terça-feira de cada mês. Para chegar use as Estações de Metrô mais próximas: a Holborn, atendida pela Central Line e Piccadilly Line e a Estação Chancery Lane, atendida pela Central Line.

Museu Victoria & Albert - Cromwell Road – Knightsbridge - South West 7 - 2RL -

Fundado em 1852, era o maior museu de artes decorativas e design de Londres, com uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos. O nome era uma homenagem à Rainha Victoria e ao seu marido, o Príncipe Albert. Para se ter uma idéia de sua grandiosidade, ele possuia 5,1 hectares e seu acervo estava distribuído em 145 galerias! Sua coleção abrangia 5 mil anos da história da arte, desde os tempos antigos até os dias de hoje, com obras da Europa, América do Norte, Ásia e Norte da África. O acervo contava com artigos em cerâmica, vidro, têxteis, vestuário, prata, ferragens, jóias, móveis, objetos medievais, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias. Abria diariamente de 10.00 as 17.45h. (sexta-feira até 22.00h). Na última sexta-feira de cada mês (exceto em dezembro e setembro) promovia a Friday Late, que acontecia entre 18.30 e 22.00h. Para acessar o museu pelo Metrô, desça na Estação South Kensington, utilizando as linhas: Piccadilly Line (marinho), District Line (verde), E a Circle Line (amarela) ou os ônibus 14, 30 e 74.

Tate Britain – Millbank - SW1P 4RG -

Inaugurado em 1897, fazia parte da rede de Galerias Tate, que incluia o Museu de Arte Moderna Tate Modern, além do Tate Liverpool e Tate St. Ives. O Tate Britain era o mais antigo desta rede e abrigava uma coleção incrível de arte do Reino Unido, desde os tempos dos Tudor até obras atuais. O bonito prédio foi projetado por Sidney R. J. Smith, com colunas clássicas na entrada e uma linda cúpula. Abria diariamente das 10.00 as 18.00h. Para chegar de Metrô, havia 3 opções:

Pimlico: Victoria Line (azul) com uma caminhada de 600 metros; Vauxhall: Victoria Line (azul) combinada com uma caminhada de 850 metros; Westminster: Jubilee Line (cinza); District Line (verde); e Circle Line (amarela) e depois uma caminhada de aproximadamente 1,2 km.

LONDRES.jpg
bottom of page