top of page

L I N D A U  - O leão da Baviera - Alemanha - 

LINDAU. 3.jpg

ETIAS 2025 - Autorização para entrar na Europa

​Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorization System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação e Autorização — está cada vez mais próximo de ser concretizado. A nova regra de entrada de estrangeiros na Europa se baseia no sistema americano, com maior segurança e será válido, a partir de 2025 mas ainda sem data para início do procedimento. ​O sistema verificará as credenciais de segurança e cobrará uma taxa (atualmente divulgada como sete euros) dos viajantes que visitam os países-membros do Tratado de Schengen, para fins de negócios, turismo, médicos ou de trânsito. Os viajantes, que atualmente visitam a Europa sem Visto, podem entrar na UE e nos países-membros de Schengen, gratuitamente e sem qualquer triagem de segurança digital antes de sua chegada à Europa. Vale lembrar que o ETIAS não será um Visto, mas uma autorização de viagem para viajantes que não precisam de Visto Consular para visitar a Europa..

Quando visitar Lindau chegará pela ponte Seebrücke, que ligava o continente com a ilha e passari pelo bonito Stadgarten, e pelo prédio do Bayerische Spielbank, onde funcionava o Cassino. Continuando em direção ao centro, para a Marktplatz onde estavam duas bonitas igrejas, a de Santo Estevão, a Catedral de Nossa Querida Senhora e o Museu da cidade.

Outra praça a ser visitada, era a Bismarckplatz, onde estava a antiga Prefeitura, E onde também funcionava a principal Biblioteca que contava com um acervo  de mais de 15.000 valiosos volumes e os arquivos do município. Ao lado do prédio da antiga Prefeitura, estava a nova Prefeitura, que possuia um Glockenspiel, um jogo de sinos que tocava diariamente, às 11.45h. Para ir da Marktplatz para a Bismarckplatz, caminhe pela rua Maximilianstrasse, que era a rua principal do centro histórico, com seus prédios antigos, de fachadas encantadoras, com lojinhas, restaurantes e Cafés. As ruelas que levavam até o porto, também deveriam ser observadas, pelo encanto que apresentavam.

As igrejas

O que não faltava na maioria das cidades européias, eram catedrais, igrejas, templos, santuarios e capelas. Não importava a que religião pertenciam. E aqui em Lindau, não poderia ser diferentes. Eram quatro os templos para orações, sendo dois católicos e dois protestante: a Catedral de Notre Dame, a Igreja de São Pedro, a de São Martin e a Igreja de Santo Estevão, que ficava ao lado da Catedral.

Catedral de Nossa Senhora e de St. Marien Stiftsplatz -

Era a  igreja paroquial católica, construída entre 1748 a 1752, pelo arquiteto barroco Johann Caspar Bagnato, que construiu também o castelo e igreja na ilha de Mainau e o Castelo Novo, em Meersburg. A igreja era ricamente decorada em branco, coloridos afrescos e esculturas no estilo rococó. A pintura do teto, mostrava a Assunção de Maria e no altar-mor, a Adoração dos Magos. Era uma visita obrigatória!

Diebsturm -  Oberer Schrannenplatz -

Conhecida como a Torre dos Ladrões, foi construída em 1380 e fazia parte da antiga muralha da cidade, servindo como uma prisão por um longo tempo na Idade Média.

Museu da cidade  - casa barroca Zum Cavazzen  - Praça do Mercado  -

O museu deveria ser apreciado por fora e por dentro, já que oferecia um acervo bem variado, com uma coleção de pinturas e esculturas dos séculos XV ao XVIII, coleções de arte e artesanato em vidro, porcelana, cerâmica e estanho, uma interessante coleção de brinquedos históricos, peças de mobiliário de época, além da Coleção Frederick William Kalina, que contava com mais de 60 instrumentos musicais mecânicos, entre eles realejos históricos, bonecos dançantes, flautas, etc. O museu abria diariamente somente entre abril e setembro, entre 10.00 e 18.00h. A entrada custava €10.

O Porto

Era formado por uma baía fechada, e na sua entrada estavam de um lado o Novo Farol e o Leão da Baviária, do outro. O Novo Farol, foi concluído em 1856 e tinha 33 metros de altura e seu interior contava uma escada de madeira, com 139 degraus em espiral,  que levava ao topo, e de onde se tinha uma bela vista do lago, do porto e da cidade. O Leão da Bavária, tinha seis metros de altura, e sentava-se apoiado nas patas dianteiras, em um pedestal de pedra, olhando em direção à Suiça. Foi montado em 1856, sobre seis blocos de mármore que  pesavam cerca de 70 toneladas.

Ainda no porto, estava o antigo Farol, conhecido como Mangturm, que era considerado um dos faróis mais antigos junto ao lago. A torre de cinco andares, tinha 20 metros de altura, era ainda mais alta que algumas das torres de igrejas da cidade. O seu telhado pontiagudo era revestido com azulejos coloridos. Esteve em funcionamento entre os anos 1180 – 1300, e era o ponto final de uma antiga muralha.

 

                                                             

 

O Farol e o Leão da Baviera

 

 

Hospedagem

Bayerischer Hof Lindau - $$$$$ - Bahnhofplatz, 2 -

Localizado a somente 10 minutos do Lago de Konstanz. Dispunha de 105 quartos reformados, equipados com ar condicionado, frigobar, TV de hd, FRIGOBAR, banho completo e amenidades de cortesia. Tinha um excelente restaurante e um bar lounge. O check-inn, era a partir das 16.00h. Era o único cinco estrelas da região.

Hotel Gasthof Stift - $$$ - Stifts Platz, 1

Também ficava próximo ao lago e oferecia 35 ótimos quartos bem equipados e acesso a gratuito a internet. Seu restaurante era uma referência na cidade, e dispunha de várias mesas ao ar livre na parte  térrea. O check-inn era a partir das 15.00 h.

 

Hotel Helvétia Spa und Wellnessdozimil - $$$$ - Seepromenade –

Também estava bem localizado e próximo ao lago. Seus 43 quartos eram amplos, e dotados de todos os principais requisitos da moderna hotelaria. O acesso a internet era cortesia, e também disponibilizava traslados ao aeroporto de chegada e saída. Tinha uma piscina coberta, Spa e sauna.  O check-inn era a partir das 14.00h.

 

Hotel e Restaurante Engel $$$ - Marktplatz, 3

Era um ambiente extremamente agradável, com mesas internas e ao ar livre. Cozinha alemã, européia e vegetariana, Os quartos eram amplos, modernos e dotados de todos os requisitos indispensáveis. Acesso a internet era cortesia.

                                A entrada do porto e a feirinha de Natal

Onde comer

Augustin Fischergasse, 33

Era uma ótima cafeteria, com mesas internas e outras instaladas na calçada. Tinha um cardápio variado de lanches, cucas e tortas regionais. Era a melhor recomendação para um bom lanche. Estava localizado numa das ruas centrais da ilha.

Bodolzer Dorfstuble - Untere Steig,  4B –

Era considerado o melhor restaurante alemão da região. Estava localizado antes da ilha de Lindau, próximo a um enorme parque e junto a estrada que vinha de Konstanz. Era um recanto tradicional, onde os residentes se reuniam para saborear os deliciosos pratos típicos da gastronomia germânica, tomar uns chopes e jogar baralho. Tudo isso na mais completa tranquilidade bávara. Os preços também eram bons!

 

Ritter`s Pasta nr. 1 Marktplatz, 1

Era um ambiente bonito e acolhedor, onde serviam excelentes massas, acompanhadas de vinhos italianos ou chope. Era muito bem recomendado e os preços eram convidativos.

 

LINDAU.2.jpg
LINDAU 4.jpg
bottom of page