LÜBECK - A cidade dos teatros -
Alemanha
Era a cidade cultural da região de Schleswig-Holstein. O conceito utilizado de diversidade cultural tornara-se realidade aqui. Todos os desejos culturais seriam satisfeitos aqui: desde o concerto filarmônico na sala de música e congressos, ao rock terroso no Rider's Café até ao evento acústico no Tonfink. Da opereta de verão de Lübeck ao grupo Gröhl do Teatro Combinale, no palco ao ar livre, até a surpreendente produção de Ópera no Teatro Lübeck.
Seja no porto, no Estaleiro Cultural Gollan ou em palcos pop-up: a cultura de estava em toda parte! Havia as leituras nas casas particulares do Gross Kisau, os momentos íntimos de jazz no clube CVJM, as sedutoras noites de museu e teatro, as desafiadoras visões noturnas de São Pedro na igreja cultural de St. Petri, os concertos de artistas internacionais de jovens talentos na Faculdade de Música e muito mais. Era aqui que os escritores alemães se reuniam para um encontro literário, era aqui que os fãs dos filmes escandinavos se encontravam, era aqui que tudo acontecia. Lübeck oferecia muito teatro, às vezes grande, às vezes pequeno, sempre diferente e emocionante.
As referências históricas e turísticas
Basílica de Santa Maria - Marienkircherhof, 1 -
Construída em tijolos era considerada parte do estilo gótico da região do Mar Báltico. Era considerada a igreja dos principais cidadãos e Conselheiros da cidade. Além da arquitetura impressionante, valia ver a dança das janelas da morte, o relógio astronômico, o altar de Fredenhagen e a capela com os sinos, que caíram em 1942. Destaque para o Órgão.
Buddenbrookhaus – Mengstrasse, 4 -
“Minha infância fora querida e feliz. Cresci em uma elegante casa geminada, que meu pai construira, e desfrutei de uma segunda casa na antiga casa da família do século XVIII, com o ditado 'Dominus providebit' na fachada rococó, que minha avó paterna ocupava sozinha, e que hoje era um objeto de curiosidade estrangeira, como a Buddenbrook-Haus¨. Assim surgira o local de nascimento no número 4, Mengstrasse nas memórias de Thomas Mann, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. A fachada ornamentada original de 1758 revelava muito sobre a autoconfiança e a riqueza de seus habitantes burgueses, mas pouco sobre a história movimentada da casa em sua jornada para se tornar um dos museus de literatura mais extraordinários do mundo; um romance pelo qual se poderia caminhar.
Atrás das cinco janelas do segundo andar, a sala de jantar com figuras de deuses e a sala ornamentada com paisagens, aguardavam os visitantes, como parte da exposição permanente Buddenbrooks – o romance de um século. Nesta exposição, o romance ganhador do prêmio Nobel de Thomas Mann, Buddenbrooks, em 1901, se tornara uma peça de literatura para ser fisicamente vivenciada. Quem lia, via – quem via, lia. Nas mesas, no harmônio, na Lübeck Gazette, de 1981, no sofá; inúmeras pequenas etiquetas com os números das páginas do texto. Dessa forma, a leitura era trazida à tona – o olho interior lia, mas a experiência era muito tangível – os adereços se tornavam móveis falantes, o texto se tornava o quarto. Apenas uma vez por ano, no Natal, os lençóis brancos, que simbolizavam a mudança que se aproximava logo após a morte da Frau Consul, eram retirados, e os quartos brilhavam com os efeitos do Natal.
Casa de Willy Brandt - Königstrasse, 21 -
Este pequeno museu situado fora do centro histórico, mas muito perto, na mesma Praça do Heiligen Hospital servia de Fundação e Memorial ao político Alemão Willy Brandt que nascera em Lubeck. Pelas várias salas era evocada sua vida relatando e expondo episódios que aconteceram. Era um prédio moderno, todo branco que foi adaptado e aberto com esta finalidade em 2007.
Fazia parte da história contemporânea, não era um prédio local do primeiro Chanceler do Governo Social-democrata Federal, e era hoje a sede do Prêmio Nobel da Paz. Seja como jovem social-democrata, depositário nazista e refugiado político, ou mais tarde como político em Berlim e Bonn: o compromisso de toda a vida de Willy Brandt com a democracia hoje ainda era encorajador. Como resultado, a República Federal fizeram parte da paz e da libertação da Europa e do mundo. Uma exposição permanente dedicada a esta vida política proporcionava uma passagem fascinante pela história do século XX.
Casa Museu de Günter Grass – Glockengiesser Strasser, 21 -
Apresentava a vida e a obra do ganhador do Prêmio Nobel, Günter Grass. Atuando como um fórum para literatura e belas artes, também apresentava outros artistas que foram ou eram ativos em palavras e imagens semelhantes ao homenageado. Günter Grass recebera o Prêmio Nobel pelo conjunto de suas obras. Seu romance Die Blechtrommel (O Tambor) entrara para a história literária. Até 2015 este autor, artista gráfico e pintor, vivia no prédio histórico no qual hoje exposições únicas usando mídia interativa apresentavam sua vida extraordinária.
Farmácia Löwen – Dr. Julius Leber Strasse, 13 -
Fora inaugurada em 1812 e desde então tem sido uma parte importante da história da cidade. A casa patrícia, que tinha origens que remontavam a 1230, era um exemplo imponente da arquitetura românica-gótica e testemunhava quase 800 anos de história. A prestigiosa família Niendorf era dona da farmácia desde 1898 e continuava mantendo a tradição com orgulho e devoção. Sob a gestão de Marcus Niendorf, que administrava a farmácia na quarta geração, desde 1992, a Löwen-Manufactur fora fundada em 2006. Ao longo dos anos, mais de 60 fórmulas de ervas foram desenvolvidas, fornecendo soluções simples e naturais para as necessidades diárias de seus habitantes. A Farmácia Löwen e sua manufatura não eram apenas um testemunho fascinante do passado, mas também um lugar onde tradição e inovação se misturavam harmoniosamente.
Gothmund -
Era uma pequena vila de pescadores entre Lübeck e Travemünde, ao longo das margens do Rio Trave, com cerca de 80 moradores. Era tão pequena e tinha apenas uma viela. Mas valia cada passo! A história registrara que tudo começara com uma única casa que fora construída para abrigar os pescadores que vinham pela Trave de Travemünde, trazendo os pescados para Lübeck. Em 1502 a vila fora mencionada pela primeira vez e apenas 80 anos depois obtiveram seus próprios direitos. A vila era um local perfeito, pois tinha um porto natural escondido atrás de juncos.
No começo a vila tinha apenas cabanas para pernoites e lentamente começaram a construir casas de pedra para residentes permanentes. Durante a maré alta de 1872, a maior parte da vila fora destruída e apenas 20 anos depois fora atingida por um incêndio. No final do século XIX, os primeiros artistas descobriram a beleza do lugar. As antigas casas de tijolos eram chalés de palha, construídos com material encontrado nos arredores. O junco fora colhido nos pântanos, madeira da floresta, alcatrão marrom natural fora encontrado na área e muito mais. Quase todo quintal tinha um barco atracado nos galpões.
Holstentor
Este interessante Portão fora construído entre 1464 e 1478, tomando como modelo algumas construções holandesas. Os habitantes da cidade orgulham-se da estética, mas ainda mais do que ela simbolizava, pois mostrava Lübeck como uma cidade livre. Dentro do Portão ficava o Museu Holstentor, que contava a trajetória histórica desta cidade. Acima do arco do Portão havia uma inscrição dourada que dizia: Concordia domi foris pax (Entre com concórdia, saia em paz). Um dos aspectos que normalmente não passava despercebido era a altura irregular das torres, que fora causada pelo desabamento de uma delas devido ao fato de serem construídas em solo pantanoso.
Hospital do Espírito Santo - Kober Strasse, 11 -
Na Idade Média havia muitas pessoas necessitadas na cidade hanseática, as chamadas pessoas de menor sorte, que dependiam de ajuda e esmolas de cidadãos abastados. A miséria era onipresente e também havia muitos comerciantes e Conselheiros ricos e piedosos que voluntariamente ajudavam a aliviar o sofrimento dos necessitados. A ajuda não era totalmente altruísta, pois os doadores almejavam por um lugar no paraíso, devido à sua generosidade. O melhor exemplo desse tipo de bem-estar medieval fora o Hospital do Espírito Santo, concluído em 1286, que fora uma das mais antigas instituições sociais ainda existentes no mundo.
Com sua fachada representativa de três frontões e quatro torres, magnífico salão da igreja e a casa longa na qual as camas dos necessitados eram alinhadas em fileiras, o hospital era um dos monumentos arquitetônicos mais importantes no estilo gótico de tijolos vermelhos. A instituição possuía muitas propriedades em Lübeck e arredores, e a renda dessas propriedades era suficiente para cuidar dos pobres e doentes. A partir de 1820, os pequenos quartos, chamados de cabines, substituíram as fileiras de camas independentes e ofereciam seis metros quadrados de privacidade. Uma das cabines ainda estava mobiliada da mesma forma que era no final da década de 1970.
Igreja de Santa Maria – Marienkirchhof, 1 -
Fora construída entre 1277 e 1351 como um símbolo do poder e da prosperidade de Lübeck. Considerada o melhor exemplo do estilo Gótico de Alvenaria na região do Mar Báltico, pertencia à Igreja Evangélica-Luteran,a da Alemanha do Norte. A construção da igreja trouxera para a cidade a influência do Gótico francês; no entanto, ao contrário das catedrais de Reims e Colônia, que empregaram pedras, a Marienkirche fora construída com alvenaria de tijolos. A igreja apresentava três arcadas em alvenaria, sendo a central e maior, com 39 metros de altura, considerada a mais alta do mundo nesta técnica construtiva. Tinha nove capelas laterais e, na fachada oeste, exibia duas torres majestosas de 125 metros de altura.
Na noite do Domingo de Ramos, em 28 de março de 1942, a Marienkirche fora duramente atingida por um ataque aéreo da RAF. A Catedral de Lübeck, a Petrikirche e cerca de um quinto do centro histórico da cidade também sofreram danos. Muitas obras da Idade Média foram destruídas e queimadas no interior das igrejas. Antes do fim da guerra, a Marienkirche fora protegida por uma cobertura de emergência e, em 1947, começaram sua restauração, que levou doze anos. Uma curiosidade que despertava a atenção de turistas e visitantes era a lenda do diabo que ajudara na construção, acreditando que uma Taverna seria instalada ali. Decepcionado e revoltado com a realidade, ameaçara destruir a obra jogando uma imensa pedra da torre ao chão. Para apaziguá-lo propuzeram construir uma Taverna em frente à igreja, o que fora atendido. Hoje, o diabo aparecia sentado em uma pedra na fachada sul da igreja, em frente ao Ratsweinkeller — a Taverna da Câmara Municipal de Lübeck. A escultura em bronze era do artista plástico Rolf Goeler e retratava um diabo simpático e amigável, ligando a igreja ao cotidiano das pessoas.
Igreja de São Pedro - Am Petrikirchhof, 1 -
O antigo salão da igreja romana fora construído entre 1227 e 1250. Entre 1450 e 1519 fora ampliado para formar a igreja de estilo gótico do século XIX, construída pela primeira vez em 1450 e 1519 no norte. Embora a Igreja de São Pedro tenha sofrido grandes danos durante a Segunda Guerra Mundial, em 1958 foram realizados os trabalhos de segurança e restauração. Os primeiros foram construídos da mesma forma: em abril de 1961, o resultado final foi um elevador de 108 metros de altura e um elevador interno na torre, que existia em 1935 e estava em funcionamento. No topo havia uma plataforma de observação com 50 metros de altura.
Igreja do Sagrado Coração – Parada 4 –
A Igreja do Santo Coração, a primeira Igreja Católica Romana de Lübeck fora reconstruída após uma reforma e reinaugurada em 1891. O nome Coração de Jesus refletia uma situação religiosa da época em que fora criada. Depois do Kulturkampf e da situação política eclesiástica altamente associada na Alemanha, a importância da Idade Média para arquitetura neogótica e para a teologia tornara-se clara. O foco medieval, numa devoção fortemente internalizada a Cristo desempenhara um papel importante aqui. Uma imagem e expressão de Coração de Jesus, remetia ao centro da pessoa de Jesus. Muitas igrejas do Sagrado Coração foram construídas na Alemanha e na Europa, sendo as mais famosas a Sacre Coeur, em Paris, Jesu Hjerte Kirke, em Copenhague e o Sagrado Coração, em Graz.
Marstall
Ao poente da porta do castelo, encontravam-se os antigos estábulos, que hoje eram utilizados como abrigo para jovens. O conjunto de prédios combinava elementos de diferentes épocas arquitetônicas de uma forma atraente. Acima do amplo portão de entrada havia um andar em estilo enxaimel, decorado com consoles de figuras de cerca de 1500. À esquerda do portão do castelo estava os estábulos, um prédio classicista de 1803. Este incluía um pequeno Complexo de prédios em torno de um pátio interior, que albergava os estábulos e a frota de veículos do Conselho de Lübeck. Os estábulos foram posteriormente usados como prisão, e atualmente um Centro Municipal de Juventude funciona há mais de 50 anos.
Mosteiro do Castelo
Tudo começara na colina de Bucu, ao norte da cidade. Fora aqui que a denominada Rainha da Liga Hanseática fora institucionalizada, e aqui que Adolf II von Schauenburg construíra um castelo em 1143 e fundara Lübeck como a primeira cidade portuária alemã, no Mar Báltico. Em 1229, um Mosteiro fora construído para substituir o castelo, sob o formato de um Mosteiro Dominicano em homenagem à sua padroeira Maria Madalena. Havia quatro Mosteiros em Lübeck na Idade Média. O Mosteiro do Castelo era considerado um dos mais importantes Complexos de Mosteiros medievais, no norte da Alemanha.
Museu Hanseático Europeu – An der Untertravel, 1 –
O período da Liga Hanseática era considerado um dos capítulos mais significativos da história alemã e européia. O museu apresentava uma mistura impressionante de dioramas, artefatos originais e elementos interativos para transmitir uma imagem fascinante de 500 anos agitados. O novo e moderno prédio do museu com um terraço, pátio interno e antiga praça da igreja proporcionava o complemento perfeito para o histórico Mosteiro do Castelo, que era integrado ao Complexo de prédios e se misturava harmoniosamente à paisagem urbana atual. A Hanse fora a rede comercial mais importante e poderosa da Idade Média. Com sua posição estratégica na região do Mar Báltico, a cidade de Lübeck se desenvolvera em um dos parceiros comerciais mais importantes dessa aliança. Como pioneira da compreensão moderna da economia alemã, a Hanse ainda moldava a política, a economia e a sociedade do continente europeu. Abria diariamente das 10.00 às 18.00h.
Museu Santa Ana -Santa Annen Strasse, 15 -
Em 1502, o mestre construtor de Braunschweig, Sysingus Hesse, concluíra o Mosteiro para a Ordem dos Agostinianos Reformados. As freiras escolheram a mãe de Maria, Santa Ana, como padroeira. No decorrer da Reforma, o Mosteiro fora dissolvido em 1532 e posteriormente servira como Arsenal, depois como asilo para pobres da igreja, e mais tarde como prisão, hospital e oficina de fiação. Somente em 1915 o Mosteiro se tornara um museu. Os salões góticos do antigo Mosteiro abrigavam agora um museu com a maior coleção de altares esculpidos e preservados da Alemanha, todos provenientes de Lübeck. Na Idade Média, Lübeck era uma rica cidade hanseática cujos 25.000 habitantes construíram cinco igrejas monumentais e estabeleceram hospitais e Mosteiros em benefício da sua salvação espiritual. Nas grandes igrejas, as famílias nobres e ricas tinham altares e capelas próprias, assim como as grandes companhias mercantis, e os motoristas Scanian, Bergen e Novgorod.
O Altar da Paixão de Hans Memling, de 1491 com as suas cores harmoniosas era de importância européia. Após a Segunda Guerra Mundial, os americanos ricos ofereceram uma quantia para o Altar Memling que teria sido suficiente para reconstruir a parte da Cidade Velha que havia sido destruída pelas bombas. No entanto, o povo de Lübeck rejeitara esta oferta. O recolhimento das antiguidades e altares remontava a uma portaria camarária, de 1818. Isto evitara a venda, destruição e destruição de bens culturais irrecuperáveis. Apenas alguns anos antes, o povo de Lübeck não era tão cuidadoso com os seus tesouros artísticos: quando o Mosteiro Johannis fora demolido, as obras de arte foram vendidas a sucateiros, e durante a renovação da Igreja Jakobi, um altar medieval acabara cortado em ripas em uma granja. A principal atração do prédio era a seqüência espacial gótica fechada e o claustro, onde se acessava pelo hall de entrada. Abria das 10.00 às 17.00h.
Passat Maritimo Denkmal
Localizado no porto de Travemunde, este belo navio antigo contava a história do transporte marítimo com uma impressionante exposição. A entrada neste imponente navio de 4 mastros construído em 1911, era de apenas 5€. Havia muito a se descobrir: desde a cabine de passageiros até a antiga carga exposta na barriga do navio e um sextante, seguindo as instruções para entender melhor a navegação entre 1900 e 1960. Para os interessados em navios, esta era uma oportunidade única de ter uma idéia de como eram os navios altos. Desde o porto de Travemünde, desfrute da vista panorâmica do Passat e seus arredores.
Portão do Castelo -
Era o mais antigo dos quatro portões das fortificações medievais da cidade. Além do Holstentor, era o único que sobrevivera até hoje e ainda era utilizado ativamente como entrada para o centro histórico. Como porta de entrada para o norte, protegia a única ligação terrestre com a Rainha da Liga Hanseática, dos invasores já no século XIII, porque o avanço entre Wakenitz e Trave, que transformara a cidade numa ilha, só viera muitos séculos depois. Recebera o nome do antigo Complexo do Castelo acima de Trave, que fora convertido em Mosteiro-castelo em 1227.
Portão Holsten –
Considerado um marco importante da cidade, era remanescente das antigas fortificações junto com o Portão do Castelo. Fora construído no período de 1464 a 1478 pelo arquiteto Hinrich Helmstede, de acordo com modelos holandeses e tinha duas fortes torres norte e sul. Sua importância arquitetônica rivalizava com o Portão de Brandenburg, a Catedral de Colônia e a Igreja de Nossa Senhora, em Munich. Em interior havia uma exposição temática denominada O Poder do Comércio, distribuída em sete salas.
Porto
O porto da cidade era outra das visitas obrigatórias, pois era um destino onde a água desempenhava um papel preponderante. Bastava olhar o mapa para ver como o centro histórico estava praticamente rodeado pelas águas de um canal e pelos rios Trave e Wakenitz. Passeie pelas Docas e veja os belos veleiros oceânicos e particulares.
Schiffergesellchaft – Breite Strasse, 2 -
Era antiga sede da Confraria dos Capitães, fundada em dezembro de 1401, um lugar tão especial e histórico agora abrigava um restaurante turístico! Tinha muitos detalhes e adornos e, uma ambientação interessante.
Sinagoga Carlebach – Santa Anenn Strasse, 11/13 -
Fora construída em 1878, em estilo mourisco-bizantino, pelo arquiteto Ferdinand Münzenberger. Hoje ostentava o nome do então Rabino Salomon Carlebach. Era a única Sinagoga em Schleswig-Holstein que sobreviveu à era nazista e agora era usada novamente como local de culto judaico. Apesar da extensa devastação do interior durante os pogroms de novembro de 1938, a sala de orações fora parcialmente preservada. Os nazistas derrubaram a fachada e a cúpula e substituíram-nas por uma fachada de tijolos, tornando-as irreconhecíveis. Desde 1945 voltara a ser propriedade da comunidade judaica. Após seis anos de renovação, o prédio histórico brilhava com novo esplendor, desde o verão de 2020 e se tornara mais uma vez o centro da comunidade judaica. A reabertura oficial ocorrera em agosto de 2021.
Teatro ao ar livre – Wallstrasse, 20 -
O teatro proporcionava uma versão animada de Lübeck e era administrado pela família Zander e Sommerfeldt, com muita paixão e entusiasmo. Instalado nos arredores da cidade, apresentava um modelo de anfiteatro teatro romano, com um palco decorado com fachadas de cinco casas típicas. A programação anual era intensa e muito animada.
Teatro Combinado – Hüxstrasse, 115 -
Era uma presença constante na vida cultural de Schleswig-Holstein, desde 1987. Naquela época, dois grupos de teatro independentes se uniram para formar uma equipe. Desenvolvem formatos e peças próprias, escreviam, tocavam e encenavam constelações mutáveis, que eram reforçadas artisticamente pelos convidados consoante o projeto. O teatro estava em constante diálogo com o público, captava tendências políticas e sociais e utilizava-as para desenvolver a seleção de peças, os temas tratados e novos formatos teatrais. Além do seu próprio teatro, o Combinale também encenava e tocava em espaços públicos, como exemplo em locais inusitados como a Petrikirche ou o Gollanwerft.
Teatro da Corte - Schwartauer Allee -
Estava localizado no idílico grande pátio da Schwartauer Allee, tinha um toque familiar que agradava ao público. Combinava com a atmosfera alegre do salão de entrada dourado e dos jardins do terraço frontal e traseiro. As produções eram caracterizadas por uma boa e divertida animação com humor, dança e belos cenários e figurinos. As peças infantis também eram elaboradas e tocadas com grande entusiasmo por crianças de 8 a 13 anos.
Teatro de Lubeck –
Estava localizado próximo do Mar Báltico - no centro histórico medieval e, portanto, fazia parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Graças às suas produções premiadas nos últimos anos e ao seu prédio Art Nouveau único, o teatro da cidade era considerado um dos mais importantes teatros de repertório multi-parte do norte. Era uma atração cultural da cidade hanseática, da região e da região metropolitana de Hamburgo. O teatro musical e o drama eram apresentados nos três palcos (Grosses Haus, Kammerspiele, Studio), um repertório de obras das mais diversas épocas e regiões que se desenvolvera na contemporaneidade criativa. Óperas, operetas, musicais, concertos sinfônicos com a Orquestra Filarmônica da Cidade Hanseática de Lübeck, estréias, dramatizações da literatura mundial, produções de drama musical e novas produções sensuais de drama clássico faziam do teatro uma experiência intensiva, e duradoura.
Teatro de Marionetes Aquáticas – Canalstrasse, 108 -
Através da luz, música e cores, proporcionava uma experiência de atuação muito especial debaixo d'água. O público sentava-se abaixo da superfície da água e vivenciava a ação sem se molhar. O Teatro Aquático de Marionetes fora até reconhecido como uma forma de arte independente de teatro de marionetes, num estudo científico conduzido pela Universidade de Viena.
Teatro de Marionetes e Museu – Kolkstrasse, 14 -
Os prédios do Teatro e Museu de Marionetes KOLK 17 estavam em processo de reformas. Durante a fase de renovação, as fascinantes coleções do depósito eram catalogadas, restauradas e pesquisadas cientificamente para selecionar as peças para as futuras apresentações. No vagão-teatro de design colorido, os visitantes encontrariam a loja Theatre Figuren Museum, a bilheteria do teatro de fantoches e o ponto de informações para as obras de reforma das duas instituições em Kolk.
Teatro do Navio Luibeck – Willy-Brandt-Allee,10k -
Nos antigos porões da barcaça havia um aconchegante teatro com 156 lugares, ancorado não muito longe da sala de música e de congressos. Onde antes eram armazenados cascalho e carvão, agora existia um aconchegante teatro dentro do cargueiro. Havia também espaço na barriga do navio para um convidativo foyer com restaurante. O primeiro e único palco flutuante da cidade encantava o público com entretenimento leve e de alta qualidade, incluindo comédias de relacionamento, bem como revistas e apresentações de renomados artistas europeus.
Teatro Fabelhaft - Schwartauer - Landstrasse, 114-118
Há mais de 25 anos, se oferecia ao público com uma apresentação única e momentos proporcionais inesquecíveis cheios de alegria, admiração, risos e reflexão. Trabalhando de forma voluntária, proporcionavam uma pausa na vida cotidiana e horas despreocupadas que, a exemplo de muitos pequenos teatros, também enfrentavam grandes desafios devido ao aumento constante dos custos e das despesas financeiras. Apesar destes desafios, continuavam com a tradição de proporcionar uma programação diversificada de grandes produções próprias e atrações convidadas.
Teatro Fabuloso – Schwartauer Landstrasser, 114-118 -
O pequeno e belo teatro era uma pequena e aconchegante sala de teatro com 60 lugares, em um ambiente rústico. Existia desde 2011 e era parte integrante da cena cultural, procurado muito além dos limites da cidade. Uma mistura sofisticada e interessante de comédias, musicais, romances policiais, comédia, cabaré e peças infantis eram encenadas em uma aconchegante sala de teatro num ambiente rústico.
Teatro Infantil no Tremser Teich – Warthstrasse, 1A -
Seus contos de fadas eram uma experiência teatral para toda a família e as férias com crianças tornavam-se ainda mais emocionantes. O reino da fantasia estava no Tremser Teich: contos de fadas para crianças eram apresentados aqui e, por exemplo, A Pequena Sereia ou Thumbelina, ganhavam nova vida.
Teatro Mágico Zauber – Beckergrube, 87 –
Dispunha de espaço para cerca de 40 pessoas no pequeno teatro privado. Era onde o mágico Roland Henning e seu colega Nico Pusch apresentavam divertidos shows de stand-up, sempre repletos de histórias, comédia, anedotas pessoais e momentos mágicos. Durante a noite de teatro, Roland exibia trechos de seu programa Elsewhere. Um trem levava numa viagem mágica até uma floresta de bruxas, onde o diabo nos esperava e nos fazia uma oferta irrecusável. Este ano, no bar do teatro, os espectadores poderão ver trechos do novo espetáculo de Nico, Illusion der Zeit . Quando somos jovens, o tempo era seu melhor amigo. Mas se não tomarmos cuidado, ela se tornaria seu pior inimigo. Nico mais uma vez tornava o impossível possível neste show. Os objetos penetravam em outros objetos, transcendendo subitamente o tempo e o espaço. Mas mesmo o maior mestre não conseguiria parar o tempo.
Onde dormir
Intercity Hotel - $$$$ - Konrad-Adenauer-Strasse, 1 - St Lorenz –
Apresentava check-in e check-out expresso, quartos para não fumantes, modernos e confortáveis, um restaurante, acesso Wi-Fi gratuito em toda a propriedade e um bar. Dispunha de acomodações para hóspedes portadores de necessidades especiais.
Hotel Jensen - $$$ - An der Obertrave, 4-5 - Innenstadt -
Fora construído no estilo de uma histórica Villa nobre do início do século XIV, e era um dos melhores hotéis. Os quartos estão decorados com bom gosto e ofereciam todas as comodidades modernas, incluindo acesso à Internet. Oferecia um ótimo café da manhã, um bom e agradável restaurante e estacionamento cortesia.
Mercure Hotel City Center - $$$ - Hansestrasse, 3 - St Lorenz –
Situado a menos de 5 minutos a pé do Portão de Holstentor e a 100 metros da Estação Ferroviária de Lübeck, disponibilizava acesso Wi-Fi gratuito, TV por satélite com canais Sky, quartos com proteção acústica, equipados, ar condicionado, banho completo e secador de cabelos. O café da manhã era muito bom. Tinha estacionamento.
Traveller Hotel - $$$ - Strasse Jürgen-Ring, 60 -
Mantinha dois anexos a 200 m de distância, e estava localizado a uma distância de 1 km do extremo sul da Cidade Antiga.A recepção funcionava das 6.00 às 21.00h. Os quartos eram bem equipados e tinham um frigobar e cafeteira elétrica. Oferecia um bom café da manhã e estacionamento gratuito.
Onde comer
Brauberger – Allstrasse, 36 -
Era um bar com história e uma das inúmeras Cervejarias da cidade, do tempo da Idade Média, em que a água era contaminada e até crianças bebiam cerveja. Era ao mesmo tempo cervejaria, restaurante e hospedaria. Dois dias por semana, oferecia um produto especial da cerveja de acordo com a Lei Alemã de Pureza de 1516, que, como diziam em Lübeck, era amada pelas mulheres e apreciada pelos homens. Por volta de 1450, havia cerca de 180 cervejarias em Lübeck.
Grenadine - Wahmstrasse, 40 -
Oferecia saladas frescas, pescados e carnes também de alta qualidade com pratos da cozinha européia e mediterrânea. No verão havia um pátio ao ar livre no Hofgarten Café. Servia um excelente buffet para o café da manhã de segunda a sexta das 9.00 às 12.00h e aos domingos até as 14.00h. O almoço à La carte era das 12.00 até as 15.00h.
Im alten Zolln - Mühlenstrasse, 93-95 -
A primeira menção registrada do Zolln fora escrita em 1589 no Niederstadtbuch, uma antiga coleção de registros dos vários braços do sistema de direito em Lübeck. Fora mencionado sob o nome de De olde Tollbude. No cardápio servia pratos da cozinha alemã e européia em geral. Oferecia seis tipos de cervejas artesanais elaboradas na região. Era um local alegre onde se reuniam os praticantes de jogos de cartas e os amigos para um bate-papos e saborear os petiscos e as bier. Abria de terças a quintas das 16.00 às 23.00h, às sextas das 16.00 até a meia-noite.
La Vigna - Huexstrasse, 62 -
Era um aconchegante restaurante típico italiano típico com preços justos, também oferece mesas ao ar livre. Era conhecido pela lingüiça italiana de funcho, bresaola, presunto de Parma, macarrão fresco, a lasanha à bolonhesa e os vinhos do país da bota, que também poderiam ser adquiridos.
Schiffergesellschaft – Breite Strasse, 2 –
Era um restaurante de alto nível, tanto em instalações quanto em serviço e no preparo de pratos da culinária alemã. Localizado em uma bonita construção, onde a belíssima decoração inspirada em temas marinhos surpreendia e maravilhava os clientes. Destaque culinário para os pratos com bacalhau e frutos do mar.
The Newport - Restaurant & Marina – Willy-Brand Alle, 31- A – Media Dock –
Com vista para as águas serenas da marina, combinava uma atmosfera convidativa com um cardápio que apresentava sabores locais e internacionais. Além de suas ofertas culinárias, servia como uma Marina, permitindo que os visitantes chegassem de barco e desfrutassem de uma experiência gastronômica única. Abria de segunda a sexta das 17.00 às 23.00h e aos sábados, domingos e feriados abria das 9.00 às 23.00h. Aceitava reservas para a área interna.