top of page

 K R A B I  -  Tailândia 
Praias maravilhosas e a ilha de James Bond 

KRABI 4.JPG

 

Província de Krabi, era uma das mais visitadas da Tailândia e também a principal porta de entrada para algumas das ilhas e praias mais famosas, como Ko Phi Phi, Ao Nang, Railay, Ko Lanta e Phuket. Chegava-se em Krabi por via aérea ou via marítima, a partir de Phuket ou Phi Phi. Krabi era composta por de mais de 150 ilhas e 150 km de costa banhadas pelo Mar de Andaman. ​​Suas principais atrações eram os passeios de barco, em que também se poderia optar por fazer snorkelling ou mergulho. Também era muito procurada pelos praticantes de escalada, que se aventuravam nos diversos paredões de pedra. Tinha caiaques, trilhas, templos e muita praia para quem quizesse apenas relaxar.

Os principais pontos de interesse e atividades de Krab:

​As principais praias da península eram  Railay, Ao Nang  e Phra Nang. Poderia escolher se hospedar nelas ou fazer um passeio de bate e volta, no mesmo dia.

Railay era uma península dentro da península, acessível apenas de barcos, que partiam do Cais de Krabi Town ou de Ao Nang ( as saídas eram em horários regulares a partir das 9.00h ). Com belas praias e alguns  Resorts, Railay era recomendada por ter um clima mais tranquilo e ser muito apreciada pelos recém casados. ​Suas  praias eram três: Railay West, Railay East e Phra Nang.

Ao Nang -  

Era a praia com melhor estrutura da península, sendo uma excelente base para conhecer os arredores. Contava com bons hotéis, restaurantes, lojinhas de câmbio, agências de turismo, escolas de mergulho, mercados e muitas lojinhas de artesanatos e souvenir em geral. Ficava a 15 minutos de barco de Railay e era de fácil acesso para quem chegava em Krabi Town.

​​​

Campo dos Elefantes

Era um local muito popular  entre visitantes de todas as idades. Era um passeio que mais atraia as crianças e poderia ser acertada com um Guia ou direto numa Agencia de Viagens.

Caverna do Tigre -

Uma visita a Wat Tham Seua  era sugerida para quem chegava a Krabi. Constava que um tigre vivia na caverna que hoje era o salão principal do Mosteiro, e por isso tinha esse nome. Era um enorme Complexo de Budas, Pagodas, e templos de vários formatos e centenas de imagens espalhadas pela área. Situada em uma floresta tropical a 10 km da cidade de Krabi, a Caverna principal e o Templo eram interessantes, mas além da Caverna havia duas escadas que levavam o visitante às atrações principais. A escadaria mais próxima do Pagode e da grande estátua de Kuan Im, a deusa chinesa da fertilidade, era de longe a menos árdua das duas tarefas. Após uma pequena subida inicial, os degraus levavam até o chão da floresta. Cercado por falésias calcárias e imensas árvores, um caminho circular serpenteava ao redor do profundo Vale e passava pelas celas de meditação e alojamentos dos Monges.

A outra escadaria tem mais de 1.200 degraus e era uma subida que não devia ser tentada pelos fracos de coração. Os degraus eram íngremes e irregulares e subiam por um penhasco de 300 metros de altura. A melhor hora para visitar era no início da manhã ou no início da noite, quando o calor e a umidade eram mais suportáveis. As subidas ao nascer e ao pôr do sol, agora eram populares porque as vistas de 360 ​​graus no topo eram espetaculares, abrangendo o Mar de Andaman, ilhas distantes, carstes de calcário e florestas. Quando for leve água, porque irá precisar. Se estiver razoavelmente em forma, espere levar cerca de uns 45 minutos ou mais ( incluindo paradas para descanso ) para chegar ao topo. Quando chegar ao cume, tire um tempo para descansar, olhe para as vistas e faça uma contemplação silenciosa. Lembre-se que este era um local sagrado e não importava o quanto quente e suado estivesse ao chegar ao topo, a única coisa que deveria fazer era tirar os sapatos. Embora seja mais rápido descer, tome bastante cuidado com alguns dos degraus que eram muito estreitos e escorregadios.

Havia muitos macacos perto da base dos degraus e, embora alguns turistas comprassem bananas para alimentá-los, havia sinais desaconselhando. Não importa o quanto mansos eles pareçiam, estes ainda eram macacos selvagens e podiam morder e arranhar. Wat Tham Seua estava no itinerário de todos os Operadores turísticos de Ao Nang e Krabi Town e variavam de preço dependendo se optar por micro-ônibus compartilhado ou táxi particular. Era possível fazer a viagem por conta própria. Também não era tão fácil conseguir um songthaew compartilhado no caminho de volta. Uma opção era alugar um tuk-tuk da cidade de Krabi ou Ao Nang e negociar uma tarifa para ir a Wat Tham Seua e retornar. Para usar o serviço de táxi/songthaew, em Wat Tham Seua, os preços ficavam em torno de 300 Baht para a cidade de Krabi e 500 Baht para ir a Ao Nang.

Gruta de Phra Nang -

De acordo com a lenda dos pescadores locais, o espírito da mítica Princesa Phra Nang habitava esta gruta. A  Tailândia não era apenas um lugar de praias paradisíacas, cenários de cinema. Era também um local de muita fé, com vários templos budistas, e lendas que proporcionavam proteção a seu povo. Havia duas versões sobre a lenda: A primeira contava que o espírito de uma Princesa indiana, que morreu após um naufrágio na região, ocupava a caverna. Já a segunda estória, contava que Phra Nang era a esposa de um pescador local. Um dia seu marido saiu para o mar e nunca mais retornou. Rezava a lenda que, desde então, Phra Nang viveu o resto de seus dias na caverna, olhando para o mar a espera de que o marido retornasse. Até hoje pescadores e barqueiros, antes de partirem para o mar, presenteiam Phra Nang com incensos e flores, pedindo proteção e segurança na viagem. Porém, o que mais chamava mais atenção na caverna eram os objetos fálicos, em forma de pênis, deixados no local também como forma de oferenda.

Ao longo dos séculos, a Caverna ficou associada a fertilidade, por isso muitos dos símbolos fálicos foram esculpidos a partir dos lingams, uma representação do deus hindu Shiva. Mesmo que aos nossos olhos, Phranang Cave parecesse bizarra e pitoresca, era um lugar sagrado para a população local, portanto era imprescindível o respeito acima de tudo. Nada de fotos em poses engraçadinhas. Além de deixar os fiéis constrangidos, o turista que aproveitasse o momento para fazer piadinha acabava sendo desrespeitoso com a fé alheia.

Hong Island -

Era sem dúvidas um dos passeios mais bonitos da região de Krabi. Pra chegar a Hong Island, deveria pegar um speed boat (lancha) ou um long tail boat (barquinho de madeira). ​​Os barquinhos paravam em Hong Beach, que conseguia ser ainda mais bonita que Railay, e na Hong Lagoon, uma lagoa verde esmeralda que ficava no meio da ilha. Nas paradas, era possível pegar um caiaque e fazer snorkel.  Negocie o passeio junto a uma agência em Ao Nang ou em Railay. Geralmente o passeio era para um dia inteiro, e custava de 1.000 a 1.500 baht, podendo negociar um desconto na hora.

 

Jardim Botânico

Ficava na Universidade Mae Fah Luang,  cobria uma área de quase 20.000 metros quadrados, tinha com centenas de flores raras e originárias de vários países. As plantas sazonais eram substituídas ao longo do ano. O local mais interessante e o Orquidário, onde haviah orquídeas de vários tipos, como Phalaenopsis e orquídeas sapatinho. Outras atrações incluem jardins de pedra, jardins de cortina de água, jardins de palmeiras e jardins botânicos.

Jardim de Chá Cuifeng

A plantação de chá estava localizada em uma área de mais de 500 ha. em terreno montanhoso, a mais de 1.200 metros acima do nível do mar, mostrando a beleza de uma vasta plantação de chá que se curvava ao longo das serras e descia pelos degraus. A rota de viagem era bastante íngreme e estreita, mas todos os tipos de veículos eram acessíveis. ​

Ko Lanta Yai

Aqui o turismo constante garantia diversas opções de restaurantes e vida noturna intensa, além de atividades que iam do mergulho à Ioga. Caminhe pela costa leste de Ko Lanta para explorar vilarejos de pescadores, onde seus moradores mantinham o estilo de vida tradicional. A curiosa Cidade Antiga de Lanta  era uma visita maravilhosa, especialmente no mês de março, quando o bairro ganhava vida com culinária e entretenimento tradicional durante o Festival Laanta Lanta. Se tiver tempo aproveite para visitar o Parque Nacional de Mu Ko Lanta, passeando pela selva exuberante do parque, onde poderá ver macacos, garças, cobras e outros animais. Não deixe de visitar o antigo e romântico penhasco do Cabo Noad, um ponto de observação das duas praias do parque. Aproveite e conheça a Cachoeira Jak e no retorno busque uma pausa para um relax de Yoga, que aqui era considerado um dos lugares em que mais se pratica essa arte milenar.

Ko Poda Island

Era uma de quatro ilhas que formavam um arquipélago, e quando a maré baixava o suficiente, era possível caminhar entre as ilhas. As águas cristalinas e as praias isoladas faziam de Ko Poda um lugar especial, agradável e relaxante. Mais conhecida como Poda Island, era uma pequena ilha dos sonhos  ao sul da Tailândia, localizada ao largo da costa de Krabi. Era fácil explorar esta ilhota em um passeio de um dia ou de meio dia, de lancha ou em barco longtail.

Parque Nacional Khao Phanom Bencha

Era muito procurado por suas cachoeiras e a floresta tropical, onde podiam ser encontradas espécies raras da flora e fauna. O lugar mais elevado do parque estava localizado a quase 1.500 metros acima do nível do mar, de onde se tinha uma vista encantadora. Localizado a 20 quilômetros de Krabi, ao longo da Talat Kao-Ban Huai To Road, o Parque cobria uma área total de 50 quilômetros quadrados, incluindo algumas partes de Amphoe Ao Luk, Amphoe Khao Phanom e Amphoe Mueang. Não era apenas o Parque Nacional Marinho que Krabi tinha a oferecer, mas também o Parque Nacional Khao Phanom Bencha, que era coberto por um guarda-chuva de floresta e Huay Toe Fall, de várias camadas.

Praias de Railay

Era uma península dentro da península, acessível apenas de barco que partiam do Cais de Krabi Town ou de  Ao Nang, com saídas em horários regulares a partir das 9.00h. Com belas praias e grandes Resorts, Railay era famosa por ter um clima mais despojado e mais para lua de mel  do que  Ao Nang. Era também o ponto preferido do pessoal que praticava escaladas, pois era onde se  encontram os altos paredões de calcário na beira do mar. Railay possui três praias: Railay West, Railay East e Phra Nang. Essa última era provavelmente a mais bonita das três e  também onde estava a  Phra Nang Cave ou Princess Cave.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Tour pelas Ilhas

​Esse era o passeio mais procurado de Krabi, que passava por várias ilhas que pareciam ter sido esculpidas à mão e onde se podia fazer snorkeling, em águas cristalinas. O tour podia ser feito para 4 ou 7 ilhas, dependendo de sua disponibilidade de tempo e interesse.​

Chicken Island -  

O nome vinha do seu formato inusitado, que lembrava a cabeça de um frango. Como não tinha faixa de areia, o tour apenas dava uma circulada em torno da ilha.

Emerald Pool, Blue Pool e Hot Springs

Havia muito mais o que fazer em Krabi, além do que curtir suas praias e ilhas. Uma atração muito procurada para quem passasse alguns dias a mais era a Emerald Pool, ou Sa Morakot, em tailandês. Era uma piscina natural, esverdeada, de água cristalina, que ficava no interior da Reserva Khao Phra Bang Khram​​O acesso se dava através de uma pequena trilha, bem sinalizada, de pouco mais de 1 km, em meio a floresta tropical e pequenas cachoeiras. Continuando o caminho por mais uns 600m chegava-se a Blue Pool, outra bela piscina natural, com muito azul e cristalina, devido a sedimentação de calcário. Na Blue Pool era proibido nadar, para não levantar os resíduos. No distrito de Klong Thom, a 70 km da Reserva, estavam as Hot Springs,  fontes de água termal, com temperaturas que variavam de 35 a 42 graus, era quase um Spa natural de águas quentes e relaxantes.

James Bond Island

Um dos passeios mais procurados, era para Phangna Bay, onde ficava a Koh Tapu ou James Bond Island,  cenário que foi set de gravação do filme 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro. Nessa praia, não era permitido entrar na água e, por se tratar de um ponto bastante conhecido, ficava repleto de turistas. Pode-se afirmar que era praticamente um tour fotográfico. ​​Além desse ponto, os barcos que ofereciam o passeio, também paravam em Koh Panyee Island, uma vila muçulmana flutuante, onde era possível comprar souvenirs e conhecer o estilo de vida da Vila e Suwankuha Temple ou Monkey Cave Temple. Esse tour custava em média 1.400 baht. ​Existiam opções de tours, que levavam a Emerald Pool e a Blue Pool, continuando depois para as Termas de Klong Thom. A taxa de entrada para as Hot Springs era de 90 baht. Para a Reserva onde ficavam as piscinas, o valor era de  200 baht. Se for fechar um tour, sairia por volta de 1.000 baht já com as taxas incluidas.

 

Mor Island -

Também chamada de Ko Mor,  era o melhor ponto de mergulho durante o tour e também onde se podia ver uma maior quantidade de peixes. Para quem quiser fazer snorkeling, o passeio pelas 4 ilhas não era a melhor opção, porque nessas áreas não havia muitos peixes.

Poda Island -  

Era onde se encontrava um daqueles cenários clássicos das fotos de viagem pela Tailândia, com uma pedra vertical em frente. Sem dúvida, era a mais bonita das ilhas. Assim como o tour para Hong Island, se poderia fechar esse passeio em qualquer Agência, quando chegar em Krabi, ou reservar com antecedência, se quiser chegar com tudo já planejado. Pagava-se entre 800 e 1500 baht por esse tour, que geralmente incluia almoço.

Passeio a Koh Phi Phi

As ilhas Phi Phi ficavam a 42 km de Krabi, e eram as mais famosas da Tailândia. A grande responsável por isso era a linda Maya Bay. Eram  duas as ilhas: Ko Phi Phi Don e Ko Phi Phi Leh, sendo que a segunda era uma Reserva Natural, que não era habitada e por isso não havia onde se hospedar.

Havia passeios que saiam de Krabi pra Phi Phi e duravam o dia inteiro, incluindo paradas em Bamboo Island e Maya Bay. Esse tour, saia um pouco mais caro que os outros, custando em torno de 1.500 a 2.500 baht. Dava para acertar o passeio com uma Agência ou seguir por conta, saindo no primeiro barco, as 8.30h de Krabi. Chegando em Phi Phi, era só escolher o passeio mais lhe agradasse. Garanta o retorno, comprando a passagem de volta, na hora em que chegar ao Píer.

 

 

 

Onde dormir

Hula Hula Resort ao Nang -  $$$ - 

Era um ótimo Resort instalado num recanto maravilhoso, próximo do centro de Krabi. Dispunha de várias cabanas dotadas de camas Queen, ar condicionado, TV LCD, serviço de Camareira, frigobar, amenities e uma varanda. Oferecia café da manhã padrão inglês, restaurante, bar junto a piscina, traslados de/para a praia como cortesia, academia, lavanderia, serviço de Concierge e de Recepção 24 horas.

Tharapark View Hotel - $$$ - Centro -

Estava localizado numa área considerada centro, tinha 45 quartos dotados de ar condicionado, camas King ou Queen, frigobar, varanda, uma mesinha auxiliar e WiFi gratuito em todas as áreas do hotel. Tinha um Business Center, assistência para passeios, lavanderia, uma Cafeteria e serviço completo para café da manhã, que era cobrado à parte.

 

Onde comer

 

Bistrô Monaco -  Kong Ka Road 238, esquina Utharakit Road – a rua da beira da praia -

Servia comida alemã, italiana e alguns pratos asiáticos. Funcionava também como Cafeteria. Era muito procurado pelos turistas pela qualidade da comida e pelos bons preços.

 

Coconuts Cafe & Bar - 9/2 Chaofa Road - Fica a uma quadra da Utharakit Road -

O restaurante era especializado em comida européia em geral, mas destacava-se também pelo excelente café da manhã, sob pedido, lanches em geral e um esmerado serviço de cafeteria. Era a melhor indicação.

 

Walking Street – Fica meio escondida entre Railay East e Railay West - 

Era uma rua de terra batida e cheia de restaurantes e bares. Havia opções de bares para todos os bolsos e um pouco da noitada, que existia em Railay, também acontecia aqui. Tinha diversos restaurantes familiares, lado a lado, e todos com preços e pratos bem similares e acessíveis. Um pouquinho mais moderno era o Jen Bar e Restaurant.



 

KRABI (2).jpg
KRABI.jpg

Krabi  -  Maya Bay

KRABI 6.jpg

 Eduardo e dna. Lucia preparando a barracade praia

bottom of page