top of page

ISTAMBUL -  Bazares e Shopping -
parte - 4/5 




















 

 

 

 

Bazaares

 

Os bazaares estavam divididos em três: poderiam ser listados como bazares sociais, bazares distritais e bazares históricos.

 

Bazaar das Especiarias - Eminönü

Era um dos bazares cobertos mais antigos da cidade onde eram encontradas especiarias, jóias de ouro e prata e chás de ervas e plantas medicinais, frutas secas e confeitarias. Estava localizado atrás da Mesquita Yeni. Chamava a atenção pelas coloridas bancas de temperos. A entrada era gratuita e poderia ser visitado entre as 9.00 e as 17.00h.

 

Bazaar das Livrarias – Beyazit

Era o mais misterioso entre os bazares de Istambul e onde cada canto cheirava a livros. Tinha uma entrada pelo lado da Universidade e Praça Beyazıt. Era uma área com forte comércio de rua, uma fonte histórica e muitos livros. Muitos livros novos e antigos estavam disponíveis nas lojas.

 

Bazaar dos Livros Usados –

Localizado no distrito histórico Beyazit comercializava principalmente livros de romances de segunda mão, livros universitários, guias turísticos, artigos de papelaria, livros religiosos e revistas. Também era possível encontrar novos romances e livros em outros idiomas além do turco. Algumas lojas pequenas abriam aos domingos.

 

Bazaar histórico dos ourives de Beyazıt -

Consistia em latoeiros alinhados na rua próxima à Universidade de Istambul.

 

Bazaar Sultanahmet Arasta -

Estava localizado atrás da Mesquita Azul. Seu nome histórico era conhecido como Bazar Sipahiler e abrigava o Museu do Mosaico. Depois de um grande incêndio, a maioria das lojas fora destruída. Aqui eram vendidos souvenir, azulejos e mosaicos.  Aproveite para visitar a Mesquita Azul, a Hagia Sophia e o Obelisco situados nas proximidades, enquanto estiver no Bazaar.

 

Grande Bazaar - Beyazit -

Era um grande bazaar coberto onde vendiam diversos produtos em suas ruas e passagens interligadas, reunindo mais de quatro mil lojas. Era o maior e mais antigo Bazaar da cidade, onde eram encontrados tapetes, antiguidades, diversas gemas e jóias, produtos artesanais, roupas e muito mais. Tinha portões que levavam às regiões de Beyazıt, Sultanahmet e Eminönü incluindo o Portão Çarşıkapı pela parada de bonde Beyazit e o Portão Nuruosmaniye. Abrigava duas mesquitas, e vários Cafés, restaurantes, bancos e uma agência dos Correios.

 

Spice Bazaar -

Originalmente era conhecido como Bazaar Egípcio porque frai construído com as receitas do ilhéu otomano do Egito, em 1660. A palavra mısır tinha um duplo significado em turco: "Egito" e "milho",  por isso que às vezes o nome era traduzido erroneamente como Bazar do Milho. Era o centro do comércio de especiarias e nos últimos anos lojas de outros tipos estavam gradualmente substituindo os vendedores de especiarias. O próprio prédio fazia parte do Complexo da Mesquita Nova. Em 1660 um grande incêndio atingira a cidade e também o Bazaar, que fora quase destruido e recuperado em 1665 por iniciativa da Sultana Turhan Hatice, a Valide Sultan (Rainha Mãe) do Sultão Mehmed IV.

Obelisco de Teodósio 
 

Fora erigido por Tutemés III, ao sul do sétimo pilone do grande Templo de Karnak, no que era hoje a cidade egípcia de Luxor. O Imperador romano mandara transportar o Obelisco e um outro, ao longo do Rio Nilo para Alexandria, para comemorar a sua vintenália (vintennalia; 20 anos no trono). O outro Obelisco fora erguido na spina do Circo Máximo, em Roma, no outono do mesmo ano e era atualmente conhecido como Obelisco Lateranense. O chamado Obelisco de Teodósio permanecera em Alexandria até 390, quando Teodósio I  mandara levá-lo para Constantinopla, para ser colocado na spina do hipódromo da cidade.

Era feito de granito vermelho de Assuan, e originalmente tinha 30 metros de altura, como o Obelisco Lateranense. A parte inferior fora danificada na antiguidade, provavelmente durante o transporte ou quando fora re-instalado. Entre os quatro cantos e o pedestal, encontravam-se quatro cubos de bronze, usados no transporte e na sua recolocação. Cada uma das quatro faces tinha uma linha vertical de inscrições, que celebravam a vitória de Tutemés III, nas margens do Rio Eufrates. Numa das faces, Teodósio era representado oferecendo a coroa da vitória ao vencedor das corridas de bigas; a cena era emoldurada com colunas e arcos coríntios, com espectadores alegres, músicos e dançarinos que assistiam à cerimônia.
 

Na parte inferior direita desse baixo relevo, encontrava-se um Órgão hidráulico, de Ctesíbio; na parte esquerda encontrava-se representado outro instrumento musical. O obelisco tinha o mesmo significado que uma Pirâmide, representando a pedra ou a montanha Ben Ben, primeiro pedaço de terra no momento da criação na mitologia egípcia antiga. Através de relatos em textos, sabia-se que os egípcios tinham uma rocha meteórica em seu poder e a adoravam como sendo um pedaço do mundo dos deuses, que caíra na Terra e tinha tal formato, o que explicava a importância dessas estruturas


Ortakoy -
Era um bairro bem animado à noite, cheio de restaurantes com terraços e uma linda vista para o Bósforo e para a Mesquita de Otakoy, que em 2018,  estava fechada para reformas.


Palácio de Beylerbeyi -  Beylerbeyi Kavşağı - Üsküdar -

Era conhecido como Palácio de Verão, e estava localizado no lado asiático. Depois do primeiro palácio de madeira ter sido destruído num incêndio, fora reconstruído em estilo barroco, em 1865, no último período Otomano, por ordem do Sultão Abdulaziz, para receber convidados ilustres, como a mulher de Napoleão, o Rei Eduardo VII, entre outros. Ricamente decorado, chamava a atenção para a sala com lustres e candelabros de cristais da Bohêmia, uma enorme piscina com uma fonte ao centro, tapetes ao redor, proporcionava uma bela visão para as águas azuis do Bósforo, e antigamente abrigava um mini Zoológico, com animais exóticos, que incluía um tigre de Bengala. Visitas somente em grupos limitados e ao entrar também era preciso colocar protetores plásticos sobre os sapatos. Abria de terça a domingo das 9.00 às 17.00h.  O ingresso custava 10 TL.


Parque Azapkapi Sahil -

Era um parque à beira-mar do Corno de Ouro, no bairro de Karaköy. Era um belo espaço aberto com gramados, jardins e árvores, locais para caminhada, ciclismo, ou simplesmente curtir o movimento dos barcos e pássaros comuns por lá. Ao lado do parque ficava a bela ponte estaiada do Metrô e de pedestres, que poderia ser atravessada a pé e proporcionava belas imagens da cidade.


Parque e Praça  Taksim -

A Praça Taksim era um dos principais símbolos da parte mais moderna de Istambul, sendo muito freqüentada tanto por populares quanto por turistas, local para a realização de eventos, festividades e manifestações. A praça contava com o Monumento ao Aguador e o Monumento à República. Era uma área repleta de bares, restaurantes, lojas, além de ter a maior concentração de hotéis luxuosos de Istambul em seu entorno.


Parque Gülhane

Era o mais antigo parque de Istambul, inaugurado em 1912, lugar tranqüilo e mais conectado com a natureza dentro da agitada cidade. Além da grande área verde, abrigava museus e alguns monumentos históricos, como a estátua de Mustafa Kemal Atatürk e um grande pilar de mármore que se destacava no meio do parque.


Parque Maçka –

Era mais uma atração verde na lista do que fazer em Istambul. Tratava-se de uma área de lazer, com trilhas para caminhadas, bancos e árvores, que proporcionavam ótimas sombras. O parque possuía também nove lagoas que mais pareciam as piscinas que refrescavam um pouco o ambiente. Ficava próximo ao estádio Vodafone Park.


Parque Sarachane –

Era uma área verde em meio ao bairro de mesmo nome. Além dos jardins e das árvores, abrigava diversas atrações, principalmente o Aqueduto Bozdogan, uma construção do século IV. Era mais um dos bairros antigos de Istambul que abrigava diversas atrações e pontos turísticos, incluindo também uma Mesquita que ficava dentro do parque.


Parque Sultão Ahmet –

Conhecido também como Cidade Velha, o Sultanahmet era o principal e mais antigo bairro de Istambul. Era um local de muita história, e ponto de partida do crescimento da região, ainda no ano 1000 a.C.. O centro histórico de Istambul que abrigava a Mesquita Azul, Santa Sofia e outras edificações históricas, era cortado pelo parque Sultão Ahmet, repleto de calçadões, jardins e fontes. Um belo lugar para ser visitado.


Parque Yıldız –

Era um dos maiores parques da cidade. Eram cerca de 160 hectares de área verde, com belíssimas árvores, jarsdins, lagoas e cachoeiras numa imensa área verde. Fazia parte do Parque Imperial do Palácio Yıldız, que fora construído no século XVIII, atualmente aberto ao público para visitação. Havia também diversas construções históricas de vilas e pavilhões, alguns deles transformados em restaurantes e Cafeterias.


Ponte do Bósforo –

Era uma ponte suspensa que atravessava o estreito de Bósforo, inaugurada em 1973, famosa por ligar o lado europeu e asiático de Istambul, tinha 1.560m de comprimento e uma distância de 1.074m de vão livre entre as duas torres de 105m de altura. O tabuleiro sustentado por cabos de aço de tinha 39m de largura, era erguido a uma altura de 64m do nível do mar. A melhor forma de conhecê-la era através de um passeio de barco que partia do cais ao lado da Ponte de Gálata. Conhecida também como Ponte Bogaziçi Köprüsü fora construída em 1973, no 50º aniversário da Republica Turca, por 35 engenheiros e 400 trabalhadores, com o custo de 23 milhões de dólares. Era considerada a 4ª maior ponte suspensa  da Europa e a 7ª do mundo.


Ponte do Chifre de Ouro

Era uma ponte estaiada onde passava a linha M2 do Metrô que conectava Karaköy e Küçükpazarı no lado europeu de Istambul, e estava localizada entre a Ponte Galata e a Ponte Atatürk. Inaugurada em 2014, tinha um comprimento total de 936 m e duas torres em design de harpa, com 65m de altura. A ponte tinha 12,6 metros de largura comporta dois trilhos ferroviários entre duas calçadas de pedestres.


Ponte do Conquistador Sultão Maomé -

Inaugurada em 1988, era a segunda Ponte do Bósforo e uma ponte pênsil com 1.510m de comprimento, 39m de largura, um vão de 1.090 m entre as duas torres de 105m de altura, com o tabuleiro a 64m do nível da água. O passeio de barco pelo Bósforo is até esta ponte e retornava ao cais do centro histórico.


Ponte Galata –

Era a mais famosa de Istambul, por se situar junto ao centro histórico. Fora construída em 1845, com quase 500 m de extensão ligando as duas partes européias da cidade e passara por diversas reformas. Na parte de baixo da ponte havia vários bares e restaurantes e acima se tinha belas vistas da paisagem da cidade nos dois lados do Chifre de Ouro, além do movimento dos barcos. A partir do século XIX as áreas residenciais se expandiram para o norte do Chifre de Ouro e várias propostas de pontes foram apresentadas ao Sultão, inclusive por Leonardo da Vinci. Quando o Palácio Topkapi fora abandonado e a Dinastia mudara-se para o Palácio Dolmabahçe, a construção da ponte tornava-se imprescindível. A idéia da construção fora da Rainha-mãe ( Valide ) e por isso tinha o nome de Ponte de Valide Sultan, erguida em frente à Mesquita Nova. Depois houvera outra construção em 1992, com 80m de comprimento e hoje em dia era o local preferido para os praticantes de pesca e adeptos da selfie.


Sirkeci -

Era um dos melhores bairros da cidade, onde se encontravam várias atrações históricas e alguns dos melhores hotéis.


Istambul Surlari –
Eram as Muralhas de Constantinopla, nome da região que hoje era Istambul e faziam parte do patrimônio cultural da cidade. A muralha tivera sua construção iniciada no século V e fora de fundamental importância para proteger o Império Bizantino. Ao todo eram 244 torres e 61 portões que restaram. Visitar o local era uma viagem na história que foi de extrema importância para todo o mundo.

Torre de Gálata

Fora construída em 1348, como parte da Colônia genovesa de Constantinopla. Era ponto mais alto das fortificações que rodeavam a bairro de Gálata naquela época. A torre tinha uma altura de 66,9 m. No topo de torre onde atualmente tinha um balcão que proporcionava uma vista panorâmica da cidade velha e os ao redor da torre incluindo o Chifre de Ouro e o estreito do Bósforo, chegava uma altura de 140 metros acima do nível do mar. Segundo o Seyahatname do historiador e viajante otomano Evliya Çelebi, no século XVII um turco aventureiro Hezarfen Ahmet Çelebi conseguira voar utilizando asas artificiais criadas por ele, desde esta torre ate Üsküdar, um bairro que ficava na parte asiática. Os registros afirmavam que em 1633 um turco otomano realizara o primeiro vôo com um foguete cônico, cheio de pólvora. Abria diariamente, das 9.00 às 19.00h. O ingresso era de 20 TL

Shoppings

Conheça os Shoppings para fazer compras em Istambul, instalados em prédio modernos e muito bonitos, transmitiam muitas luzes e profusão de cores.

Centro Comercial Cevahir –

Instalado em Şişli-Mecidiyeköy ficava muito próximo do Metrô, pontos de ônibus e Metrobus! Tinha uma boa Praça de Alimentação.

 

Centro Comercial de Istambul –

Já fora eleito o melhor Shopping do mundo, com 350 lojas, o Mall of Istanbul presenteava seus visitantes com compras, cultura, arte e entretenimento! Tinha o maior parque de diversões "fechado" da Europa, o MOİPARK, o maior prédio de cinema da Turquia, o Cinetech, e poderia conhecer o MOİ Stage, onde eram exibidas obras de teatro turco e mundial.

 

Centro Zorlu –

localizado em Beşiktaş tinha cerca de 200 lojas, um centro de artes performáticas, o Centro de Artes Cênicas Zorlu, uma residência e um hotel 5 estrelas. A área de alimentação tinha bons restaurantes como o Eataly, Jamie`s Italian e o Tom`s Kitchen.

 

Fórum Istambul –

Estava localizado em Bayrampaşa e reunia uma série de lojas de primeira linha.Depois das compras, não deixe de visitar Pierre Loti, tomar um café turco e apreciar a paisagem única da cidade!

 

Olivium Outlet Center

Situado perto da Estação de Trens Kazliçeşme, contava com diversas lojas focadas na venda de roupas, algumas de marcas internacionais. Tinha 120 lojas e era mais afastado do centro da cidade.

 

Parque İstinye

Era um dos primeiros Shoppings da cidade, estava localizado em Sarıyer. Depois de mostrar seu código HES à Segurança, poderá passar suas horas neste grande Shopping! Se quiser comer alguma coisa,  poderá almoçar ou jantar melhor na culinária internacional do İstinye Park Mall.

 

Shopping Akmerkez

Aberto em 1993, já fora considerado um dos melhores da Europa. Aberto todos os dias, tinha 180 mil metros quadrados construídos, que traziam a arquitetura moderna para Istambul. Aqui encontraria lojas das principais marcas internacionais, como Armani, Diesel, GAP, Guess, Hugo Boss, Lacoste, Nike e Zara. Também possuia várias lojas de marcas turcas e restaurantes que se destacavam como Serafina e Özsüt.

 

Shopping Cevahir

Era considerado o sétimo maior Shopping do mundo, contava com 6 andares de diversas lojas de marca turcas, e internacionais. Era cerca de 350 lojas e 50 restaurantes, e lanchonetes. Tinha uma mini montanha-russa em uma área de lazer com cinema e boliche.

 

Shopping City’s

Situado próximo à Estação Osmanbey (M2) do Metrô era recomendado para quem curte moda, com muitas lojas de roupa bem interessantes. A construção contrastava o histórico da região de Istambul com o moderno. Em seus 6 andares estavam diversas lojas, cafés, cinema e restaurantes.

 

Shopping Demiroren

Localizado na Avenida Istiklal, uma das melhores ruas para fazer compras em Istambul. Uma das lojas que chamava a atenção nele era a Saturn, especializada em produtos eletrônicos, que ocupava dois andares do shopping com preços bem baixos para quem quer comprar celular, tablets ou até acessórios para eletrônicos. O shopping possuía mais de 40 lojas dos mais variados setores, como roupas e cosméticos, e contava também com um cinema.

 

Shopping Istinye Park

Localizado em uma área de quase 240 mil metros quadrados construídos, o teto de vidro era o que mais chama atenção. Era um dos centros comerciais mais luxuosos da cidade, com diversas marcas internacionais entre mais de outras 80 lojas.

 

Shopping Metrocity

Situado no Distrito financeiro da cidade, e perto da Estação Levent (M2) do Metrô, tinha 4 andares com cerca de 170 lojas de diversas marcas. Fundado em 2003, ficava dentro de um Complexo de 3 arranha-céus e outro bom lugar para fazer compras.

 

Trump Mall

Era outro shopping localizado no centro da cidade, mas não tinha muitas lojas. Tinha um cinema e no terraço tinha algumas Cafeterias.

ISTAMBUL 1.jpg
ISTAMBUL 2.jpg
ISTAMBUL 3.JPG
bottom of page