ISTAMBUL - Mesquitas e Museus - 3/5
Mesquita Azul –
Construída com o objetivo de superar a Basílica de Santa Sofia em beleza e magnitude, a Mesquita Azul, fora erguida durante o comando do Sultão Ahmet I, entre 1606 e 1616. O imponente templo - que possuía um número superior de minaretes e azulejos azuis em seu interior, que justificavam o nome não oficial - possuía uma arquitetura impressionante, e uma boa forma de admirar a bela construção era seguir caminhando a partir do Hipódromo de Constantinopla. O nome oficial era Mesquita do Sultão Ahmed, em homenagem ao seu patrono.
Era um ponto da cidade bastante procurado por turistas, mas era bom lembrar que o local é um templo religioso e, por esse motivo, a visitação era controlada. A entrada de visitantes era gratuita e, quando permitida (diariamente, exceto nos momentos de oração), se dava pela porta situada no lado norte. O interior da obra idealizada pelo Sultão Ahmet impressionava pela beleza de famosos azulejos azuis, e pela imponente cúpula, pelo chão coberto de tapetes, entre vários outros elementos. Bem próximo da Mesquita estava o túmulo do Sultão (türbe), onde estavam sepultados não só o criador da Mesquita, mas também sua esposa (estrangulada até a morte no harém do palácio Topkapi) e os filhos. O local pode ser visitado das 9.30 às 16.30h.
Os Minaretes eram as torres de uma mesquita, utilizadas para anunciar as chamadas de oração na religião muçulmana. A Mesquita Azul era a única em Istambul que possuía seis Minaretes época em que o comum eram quatro. Na altura da sua inauguração, os muçulmanos não aprovaram isto porque a Mesquita de Meca (a principal do islamismo), possuía seis Minaretes também e, para eles, este diferencial simbolizava a sua importância. Constava que tudo começara quando o Sultão Ahmed pedira para que construíssem Minaretes dourados mas o arquiteto percebera seis torres e no final o Sultão teve de mandar construir um sétimo Minarete na Mesquita de Meca. A Mesquita Azul possuía uma Capela Imperial com um espaço privado para oração, localizado no canto sudeste do prédio que era exclusivamente reservado para o Sultão e a sua família, e fora decorado com mosaicos de ouro. A Mesquita tinha um dos tapetes de orações mais famosos do mundo cobrindo a área central e fora feito de fina seda, com fios de ouro e prata. Tinha uma fonte de abluções no seu pátio central, onde os muçulmanos realizavam a purificação ritual antes de orar. Estava localizada no pátio, contava com mármore do período otomano e era adornada com 30 diferentes inscrições caligráficas. Para chegar pegue o Bonde elétrico, linha T1 Bağcılar-Kabataş e desça em Sultanahmet.
Mesquita Beyazit –
Situada na Praça Bayezid, fora mandada construír pelo Sultão Bayezid II e concluída nos anos 1500-1505. Fora originalmente pensada para ser projetada pelo arquiteto Sinan Hayreddin or Arquiteto Kemaleddin, mas pesquisas posteriores sugeriam que o arquiteto poderia ter sido o Sultão Yakubşah Bin. O Complexo era composto por uma mesquita, uma cozinha, uma escola primária, um hospital, um medresse, um hamam, um refeitório para os pobres e um caravançarai. Diferia do centro de fé anterior, pelo fato de não ter sido construído simetricamente, mas em um estilo aparentemente aleatório.
Estava no centro do Complexo, sua cúpula principal tinha 16.78 metros de diâmetro e era sustentada por quatro pilares. O artesanato em pedra e madeira e os vitrais eram obras-primas artísticas. Os materiais de pavimentação do pátio e os pilares usados como reservatório para abluções, foram recuperados das ruínas bizantinas. Estes pilares, em particular, demonstravam a qualidade do trabalho bizantino. A cozinha comunitária e o Caravançarai ficavam à esquerda da mesquita e eram usados pela Biblioteca Estadual Bayezid. A Fundação Turca de Caligrafia usava o medresse à direita da mesquita como museu. O hamam ficava longe do medresse, na rua Ordu, próximo ao Departamento de Literatura. Túmulos onde eram encontrados no Quibla [Meca] lado da mesquita. O Sultão Bayezid II, sua filha Selcuk Hatun e arquiteto de Tanzimat Fermanı, Mustafa Reşit Paşa, estavam enterrados aqui. Abria diariamente das 16.00 às 22.00h.
Mesquita de Beylerbeyi
Estava localizada no lado Anatólio/Asiático do Boshporus, perto do cais de Beylerbeyi, à beira-mar. Fora encomendada pelo Sultão Abdülhamid II, em 1778, em memória de sua mãe Sultana Rabia. A Mesquita era barroca em grande estilo e fora construída em pedra lavrada. Era um prédio com 55 janelas, dois minaretes e nivelada sobre um terreno octogonal. Possuía uma cúpula e a área em frente ao mihrab era coberta por uma semi-cúpula. O interior era adornado com obras de arte caligráficas.
Mesquita de Santa Sofia –
A Santa Sofia ou, como chamavam os turcos, Ayasofya, era o símbolo de Istambul. Fora construída durante o mandato de Justiniano, entre 532 e 537 e era uma das obras-primas da arte bizantina. Entre 1204 e 1261, Santa Sofia fora a igreja do Papa. Depois de funcionar como igreja por mais de 900 anos, em 1453 fora tomada pelo Império Otomano e transformada em Mesquita. Os otomanos dotaram a igreja de quatro minaretes, uma escola teológica e um refeitório público. Em 1935, Atatürk transformara o templo em um museu até que, no ano 2020, convertera-a novamente em mesquita. Situada no ponto mais alto de Istambul, definia a panorâmica da cidade. Seu quatro minaretes e sua cúpula de mais de 30 metros de diâmetro formavam a imagem mais característica da metrópole turca. Seu interior era impressionante: as dimensões da sala principal (70 por 74 metros), a iluminação difusa e as colunas monolíticas recebiam os visitantes com os braços abertos. Infelizmente, com a recente reconversão da Santa Sofia em Mesquita, as imagens estavam proibidas no interior do templo. Por isso, foram colocadas cortinas para cobrir os históricos mosaicos do segundo andar, além dos enormes medalhões que decoravam as instalações. No segundo andar conservava a tumba de Enrique Dandolo, Duque veneziano que morrera em Constantinopla, em 1205. Abria diariamente durante as 24h.
Mesquita de Dolmabahçe -
Datava de 1855 e se localizava próxima ao Palácio Dolmabahce e do estádio Vodafone Park, às margens do Bósforo. Era uma bela fusão da arquitetura otomana tradicional, combinada com o estilo das catedrais ocidentais. O interior era ricamente ornado, com belos vitrais e lustres. A Mesquita era bastante visível através do passeio de barco pelo Bósforo e ficava próxima da última parada do bonde pela Estação Kabatas.
Mesquita de São Salvador –
A Igreja de São Salvador, em Chora, fora construída entre 527 e 565 em estilo bizantino e fora por muito tempo uma Mesquita, até o ano de 1945, quando se tornara um museu. Os ornamentos em mosaico, os afrescos e os detalhes do templo chamavam a atenção dos visitantes. A igreja tinha cerca de 750 metros quadrados e contava com três partes principais: o corpo principal, um vestíbulo e uma capela funerária. Tinha seis cúpulas, sendo a maior com quase 8 metros de comprimento. Abria de quinta à terça, das 9.00 às 16.30h e no verão fechava às 19.00h.
Mesquita de Nuruismaniye -
Sua construção fora iniciada no ano de 1749 e finalizada em 1755, cuja obra fora a mando do Sultão Mamude I e está localizada no distrito de Fatih, a leste do Grande Bazar. A obra era um dos maiores exemplos do estilo arquitetônico barroco otomano da região. O Complexo tinha uma escola, túmulos, biblioteca e um quiosque, mas diferente da maioria das mesquitas e não tinha uma fonte de ablução. Abria de terça a sábado das 9.00 às 19.00h.
Mesquita de Solimão –
Era uma das maiores mesquitas da cidade, mandada construir pelo Sultão Solimão, entre 1550 e 1557. O Complexo ocupava a área do Eski Saray o palácio onde funcionava a Corte otomana. A cúpula principal tinha 48 metros de altura e um diâmetro de 27,5 m. A sua posição elevada bastante visível a partir do Chifre de Ouro fazia dela uma das vistas mais conhecidas de Istambul. Abria todos os dias, das 8.00 às 21.30h.
Mesquita do Sultão Eyup
Era uma mesquita localizada às margens do Chifre de Ouro, era apontada como um dos exemplos mais bem representados da arquitetura otomana. Estava aberta ao culto e era uma das mesquitas que os turistas visitavam com interesse. O distrito onde ficava a mesquita também era chamado de Eyup Sultan. Embora tiv3esse passados vários desastres naturais ao longo da história, esses danos foram reparados ao longo do tempo. E agora se poderia ver esta bela mesquita com todo o seu poder e beleza.
Consta que Mimar Sinan construíra as mesquitas mais adequadas que pudera para Mihrimah, com uma simetria nunca vista antes na Terra. A Mesquita de Uskudar estava situada na sétima colina mais alta de Istambul. No entanto, a Mesquita em Edirkapi fora erguida em uma posição monótona, fora da vista, e permanecera isolada naquele local por muito tempo. Esta decisão de cenário era vista como uma representação do amor secreto de Mimar Sinan pelo Sultão Mihrimah. O sol se punha atrás do único minarete da Mesquita de Edirnekapi todos os anos em 21 de março, dia do aniversário do Sultão Mihrimah, se encontrar um local onde possa ver as duas mesquitas ao mesmo tempo. Depois disso, a lua nasceria entre os minaretes da Mesquita em Uskudar, dando seu nome ao Sultão Mihrimah, que significava sol e lua. Embora este seja apenas um exemplo do brilho arquitetônico do famoso Mimar Sinan, a forma como fundia natureza e arte fazia com que se destacasse.
Mesquita Fatih –
Conhecida como a Mesquita do Conquistador, fora construída em 1471 sob a antiga Igreja dos Santos Apóstolos e passara por diversas restaurações para permanecer de pé e manter a atual característica arquitetônica otomana-islâmica. Era formada por uma grande cúpula central com 26 metros de diâmetro, sustentada por quatro semi cúpulas menores e colunas de mármore e o interior era decorado com azulejos. Abria todos os dias durante as 24 horas.
Situada na Praça Tophane, era um pequeno Complexo composto por uma mesquita, uma escola religiosa, um túmulo, uma fonte pública e um hamam. Fora construído em 1581 pelo arquiteto Sinan, por ordem de Almirante Kılıç Ali Paşa. Sinan fora o mais famoso de todos os arquitetos otomanos.De acordo com o folclore, Kilıç Ali Paşa perguntara Sultão Murat III para lhe dar um terreno para construir uma mesquita. O Sultão respondeu que deveria construir uma mesquita no mar porque Kilıç Ali Paşa fora um grande Almirante. Isto explicava porque fora utilizado um aterro para criar um promontório na Costa e o Complexo foi construído nesse local. Havia Versículos do Alcorão pintado em painéis cerâmicos nas janelas.
No jardim encontrava-se uma fonte com oito colunas de mármore e uma cúpula de cobertura. A mesquita tinha um desenho retangular e era uma planta ampliada da Mesquita Haghia Sophia. Os topos das janelas eram adornados com azulejos e a cúpula maior assentava sobre quatro colunas de mármore em forma de pernas de elefante. Este era sustentado a leste e a oeste por duas meias cúpulas. Em cada um dos quatro cantos estava localizada uma pequena cúpula e azulejos coloridos com motivos florais decoravam o interior da mesquita. A maior cúpula tinha vinte e quatro janelas, elevando o total de janelas do prédio para 147. Em 1948, a 16th a lanterna do navio do século XIX – que pendia da cúpula principal – fora transferida para o Museu Naval de Istambul. O túmulo de Kilıç Ali Paşa estava localizado no jardim voltado para o leste.
Mesquita Ortakoy –
Localizada no bairro de Ortaköy, num dos locais mais movimentados de Istambul, era uma Mesquita Imperial que tinha sua origem remontada ao século XVIII e como principal característica o neo-barroco otomano. Nas margens do Bósforo, a beleza da Mesquita era de encher os olhos, ainda mais misturadas com o resto da paisagem como a Ponte do Bósforo. O interior era muito bem decorado e bem iluminado. Abria todos os dias das 16.00 às 22.00h.
Mesquita Rüstem Paxá -
Era uma pequena joya criada pelo mestre arquiteto Mimar Sinan, que se encontrava no bairro Eminönü. O aceso a Mesquita estava um pouca escondida, era por uma ruazinha comercial, que podia ser um pouco complicado achar pela primeira vez estando na zona. O fundador era um Pachá Rüstem com muito ambição para ter poder no trano e se falavam muito nas intrigas de Roxelana. Fora casada com a Princesa, a filha do Süleyman. Era famosa pela quantidade, beleza e raridade de seus azulejos.
Mesquita Sehzade –
Localizada no distrito de Kalenderhane, em frente ao Palácio do Município fora construída por volta de 1543 para homenagear o filho do então sultão, Suleiman, o Magnífico. A cúpula principal da edificação tinha 18 metros de diâmetro e era cercada por quatro semi-cúpulas e tinha planta quadrada. Com um grande pátio central sustentado por 12 colunas e com 16 cúpulas que a cercavam. Abria diariamente durante 24 horas.
Mesquita Yavuz Sultam Selim Camii -
Localizada numa parte alta da cidade era a segunda Mesquita de característica Imperial otomana mais antiga da cidade. Era decorada com azulejos İznik e contava com um grande pátio sustentado por colunas de mármore e granito. Havia diversas salas muito bem decoradas, e cobertas por uma cúpula de 32 metros de altura. Permanecia aberta diariamente por 24 horas.
Mesquita Yeni –
O nome Yeni Camii significava Mesquita Nova, apesar disso a sua construção foi iniciada no ano de 1597, mas finalizada em 1663, estando localizada no distrito de Faith, ao lado do Chifre de Ouro e próximo à Ponte de Galata. Tinha um formato de pirâmide formado por mais de 60 cúpulas e semi-cúpulas, que lhe davam um aspecto único, sendo a principal delas com 36 metros de altura. O interior contava com um grande pátio revestido em ouro, azulejos Iznik e mármore. Abria todos os dias das 7.00 às 19.00h.
Nova Mesquita
Situada em Eminönü, era um dos símbolos mais importantes de Istambul. Suas fontes, Mausoléu do Sultão Valide, escolas primárias, darülkurra e cronometristas, foram construídos dentro e ao redor do pátio da Mesquita. No interior havia azulejos nas cores azul, branco e verde. Este prédio, que fora concluído 66 anos após o início de sua construção, situava-se originalmente à beira-mar. Porém, com o crescimento do Oceano ao longo do tempo, a distância entre eles aumentara consideravelmente e obrigara a transferência de lugar.
Museus
Quando o assunto era museu, as pessoas pensavam na França e na Itália, locais onde havia várias das obras mais famosas do mundo. Porém, havia países que eram tão ricos em acervos quanto os dois europeus, e esse era o caso da Turquia. Localizada entre a Ásia e a Europa, a nação possuia uma interessante mistura cultural com influências judaico-cristãs e islâmicas. Confira a seguir os principais museus do país!
Chora Museu - Dervişali Mah - Kariye Camii Sk -
A chamada Mesquita Kariye era fechada para visitas às sextas-feiras, pois era usada para serviços religiosos. Para garantir uma atmosfera pacífica para os fiéis, deixara de receber turistas 15 minutos antes de cada hora de oração. A etiqueta padrão de visita à Mesquita era exigida nos departamentos da área central e shorts não eram permitidos para homens e mulheres que deveriam cobrir a cabeça com um lenço. Para acessar a área interna os visitantes deveriam entrar pela Kariye Türbesi Street no lado norte e prosseguir para a entrada no lado sul do prédio e submeter-se a rigorosa inspeção. Três mosaicos, representando Jesus e Maria, estavam discretamente escondidos acima da porta de entrada da Nave e em ambos os lados do púlpito usando técnicas especiais.
Depois de mergulhar na grandeza histórica e artística de Kariye, os visitantes poderiam aproveitar um passeio pelas ruas charmosas e pelo vizinho Museu do Palácio de Tekfur que era considerado parte do Complexo do Palácio de Blachernae e tinha sido usado como residência oficial dos imperadores bizantinos, desde o século XIII. Um dos marcos proeminentes do século XVI, em Istambul era a Mesquita Mihrimah Sultan que fora encomendada por Mihrimah Sultan, filha de Suleiman - o Magnífico, e habilmente projetada pelo arquiteto Imperial chefe, Mimar Sinan, e que ficava uma pequena caminhada. Havia também muitas casas de madeira para serem fotografadas e Cafés de bairro para um pit stop.
O Chora devia seus admiráveis afrescos e mosaicos feitos no século XIV, a Theodoros Metokhites. No nártex externo (geralmente seção de entrada ocidental nas basílica e igrejas romanas orientais), havia mosaicos sobre a vida de Jesus Cristo e no nártex interno sobre a vida da Virgem Maria. O horário de funcionamento da Mesquita Kariye era diariamente das 09.00 às 18.00h para turistas. A partir de 19 de agosto de 2024, um plano de gerenciamento de visitantes fora colocado em prática para fins de conservação, exigindo uma taxa de entrada de 20€ (Euro) para visitantes estrangeiros. Os passes de museus não eram aceitos para entrada na Mesquita de Chora. Cidadãos turcos e estrangeiros muçulmanos que a visitavam para culto podiam entrar gratuitamente.
Museu Arqueológico -
Inaugurado em 1891, dividia espaço com o Museu do Antigo Oriente e Museu do Quiosque Esmaltado, formando um grande Complexo situado entre o Palácio Topkapi e o Parque Güllhane. Abrigava peças de pedra e cerâmica, moedas, selos, medalhas, documentos e uma grande biblioteca. Mas os objetos que mais se destacam são os sarcófagos históricos. O Museu do Quiosque Esmaltado expunha peças da era Otomana e Seljuk e o Museu do Antigo Oriente tinha objetos e tesouros da Mesopotâmia e do Egito. Destava-se a grande beleza dos prédios em que os museus eram sediados. Antes de visitá-lo, era importante saber que ele possuia três partes: os Museus Arqueológicos, onde havia uma enorme coleção de sarcófagos, incluindo o de Alexandre, O Grande. Havia ainda a coleção de arte oriental, com descobertas acádias, sumérias e egípcias. A terceira parte era um acervo de jóias e cerâmicas. Abria de terça a domingo das 9.00 às 19.00h.
Museu da História da Ciência e Tecnologia -
Tinha a missão de mostrar uma parte da história islâmica na cidade, estava localizado nos antigos estábulos do Palácio de Topkapi. Abrigava invenções, descobertas e objetos que datavam desde o século VIII até o século XVI. Mapas, teorias relacionadas à biologia, química, astronomia e a ciência em geral. Abria de terça a domingo das 9.00 às 18.30h.
Museu da Inocência -
Tanto em um livro de Orhan Pamuk quanto um museu que ele fundara, eram intitulados tele Museu da Inocência. Pamuk co-criara o romance e o museu, desde o início do projeto na década de 1990. A história de amor passara entre 1974 e o início dos anos 2000, girava em torno de duas famílias, uma rica e outra de classe média baixa, e usava lembranças e flashbacks para explicar a vida em Istambul entre 1950 e 2000. Em caixas e vitrines cuidadosamente organizadas, o museu exibia os objetos que os personagens do livro usaram, ouviram, viram, reuniram e sonharam.
O museu estava dividido em cinco andares e cada área recebia um número. Sem dúvida, a parede coberta de pontas de cigarro ( bitucas ) era uma das peças mais conhecidas do museu. Pamuk retratava e enfatiza meticulosamente a atividade de fumar no livro, portanto não seria surpreendente que os visitantes fossem recebidos no museu por uma parede de 4.213 cigarros. Por retratar Pamuk violando as normas de construção de um museu e apresentando o que era visto como lixo, quase todos os visitantes registravam uma foto em frente à parede. Havia uma lojinha onde poderia adquirir itens das amostras do museu.
Museu da Pintura -
Fora criado em 2014 e estava instalado num prédio anexo ao Palácio Dolmabahçe. Possuia um grande acervo com mais de 500 pinturas do século XIX início do século XX. Os destaques eram as enormes pinturas expostas nos salões principais. Abria de terça a domingo, das 9.00 às 17.00h.
Museu de Arte Moderna - Asmalı Mescit - Meşrutiyet Cd. 99 -
Arte moderna e contemporânea em um cenário muito especial e privilegiado: às margens do Bósforo. Fora inaugurado em 2004 e ocupava uma área de 8 mil metros quadrados, onde o visitante conheceria uma vasta coleção permanente instalada no piso superior, com trabalhos de artistas turcos e estrangeiros. No piso inferior estavam as exposições temporárias do museu. No piso superior também havia um Café com um terraço que oferecia uma belíssima vista do Bósforo e outros pontos turísticos importantes da cidade. Não era permitido fotografar dentro das Galerias. O museu abria de terça-feira a domingo, das 10.00 às 18.00h (às quintas-feiras o local fechava às 20.00h). Os ingressos custavam TL 20 (adultos) e TL 10 (estudantes e pessoas com mais de 65 anos). Como chegar: Bonde elétrico T1 (desça na parada Tophane). O Museu estava localizado atrás da Mesquita Nusretiye.
Museu de Arte Turca e Islâmica -
Também chamado de Museu do Tapete, por conta de uma rica seção dedicada ao tecido, o Museu de Arte Turca e Islâmica estava em um prédio construído em 1520. O museu fora aberto ao público em 1914, como uma forma de apresentar a história do povo turco. Atualmente, o acervo exibia quase todos os períodos de arte islâmica, desde o Califado Omíada até os dias atuais. Havia arte em pedra, madeira, cerâmica, vidros e muito mais. O prédio ficava no distrito de Fatih.
Museu de Arte Turca e Islâmica -
Sediado no Palácio de Ibrahim Pasha, ao lado da Mesquita Azul, era um dos principais museus da cidade, reunindo peças da história do povo islâmico de diferentes épocas. Eram mais de 40.000 peças expostas que tinham origem no Califado Omíada, por volta dos anos 600, até a atualidade. Eram diversas peças, entre elas, os famosos tapetes turcos, esculturas, versões do Corão e sarcófagos. Horário de funcionamento: De abril a outubro De terça a domingo das 9.00 às 19.00h. De novembro a março: De terça a domingo: das 9.00 às 17.00h.
Museu de São Salvador de Chora -
O nome do Monesterio Chora queria dizer fora da cidade ou no campo. A primeira igreja que existira aqui, ficava fora dos muros da cidade. Com o passar dos anos a cidade fora crescendo e a igreja ficara dentro de limites da cidade, mais o nome nunca mudara. Como era uma cidade que sofrera de terremotos, cercos e muitas invasões, aqui existiam igrejas e monastérios. Cada vez que fora destruído por algum motivo, fora reconstruído ou restaurado, Tomara sua forma atual durante ol século XIV, graças a Teodoro Metoquites, um estadista, escritor, filósofo e patrono das artes bizantino. Entre 1305 e 1328, ele fora o Conselheiro pessoal do Imperador Andrônico II. Ele mandara fazer algumas modificações na igreja e financiara a aquisição dos mosaicos. Assim hoje neste museu e possível ver os melhores mosaicos do mundo Bizantino. Depois da Haghia Sofia era a obra mais importante de arte Bizantina em Istambul, Os mosaicos bizantinos nas paredes e nos tetos mostravam a vida de Nossa Senhora, a vida de Cristo, sob visão da igreja Ortodoxa e na parte lateral estavam os afrescos. No século XVI, a igreja fora convertida em uma Mesquita pelo Império Otomano e tornara-se um museu em 1960. Abria diariamente, exceto às quartas, das 9.00 às 16.00h. O ingresso custava 20 TL.
Museu de Pera - Asmalı Mescit, Meşrutiyet Cd, 65 -
Localizado no bairro de Beyoğlu, fora fundado em 2005 em um antigo hotel de três andares, construído em 1893. O que fazia o museu ser diferente dos outros era seu acervo, que contava tanto com artistas locais quanto com internacionais, focados na arte otomana. Eram cerca de trezentas pinturas e oitocentas peças datadas do século XVIII ao XX, retratando a vida dos otomanos, como azulejos, peças de louças e instrumentos de pesos e medidas e usados para trabalho. Apesar de não estar na lista de todos os turistas que visitavam Istambul, o Museu Pera era um dos pontos mais interessantes da cidade. Era possível encontrar, por exemplo, obras icônicas de Rembrandt, Pablo Picasso e Goya. O museu ficava em uma grande avenida e, por isso, era de fácil acesso.
Museu do Brinquedo – Bonus -
Quem viajar com crianças para a Turquia irá se surpreender ao visitar o Museu do Brinquedo. Enquanto os adultos voltavam à infância, os pequenos aprendiam sobre como os pais e avós brincavam antigamente, e se encantavam com as novidades, não tão novas assim. O museu tinha brinquedos de mais de 40 países, de diferentes épocas e materiais. Além de belíssimas catedrais, mirantes e monumentos, a cidade turca mais popular possuia vários museus, com artes antigas e modernas.
Museu do Quiosque Esmaltado – Gülhane Parkı İçi Yol - Fatih -
Era um pavilhão Otomano situado na área limítrofe do Palácio de Topkapı, no bairro de Eminönü, Distrito de Fatih, I. Fora construído em 1473, pelo Sultão Maomé II, o Conquistador - como espaço de lazer nos jardins do Palácio Imperial, que em grande parte correspondeia atualmente ao Parque Gülhane. No passado era também conhecido como Quiosque de Vidro. Atualmente alojava um museu de arte islâmica e turca que integrava o Complexo dos Museus Arqueológicos de Istambul. O prédio tinha uma planta em forma de cruz grega e dois pisos, embora devido ao declive do terreno apenas um dos pisos era visível na fachada principal. O exterior estava coberto de azulejos vidrados que lhe davam o nome e que denotavam influências da Ásia Central, especialmente da Mesquita de Bibi Hanim, em Samarcanda, no Uzbequistão.
Museu dos Mosaicos do Grande Palácio
Para quem deseja mergulhar mais na história da Turquia, era interessante considerar uma visita a esse atrativo. Lá os visitantes poderiam conhecer o Mosaico do Grande Palácio, considerado uma das mais belas paisagens da Antiguidade. Ficava dentro do Complexo da Mesquita Azul, que costumava estar no roteiro da maioria dos turistas. Durante o passeio, era importante dedicar alguns minutos para observar cada detalhe das obras, já que além de serem bonitas, ajudavam a contar a história do mundo. O horário de funcionamento era das 9.00 às 19.00h durante a temporada de verão, que ia de 1º de abril a 31 de outubro, e das 9.00 às 17.00h durante a temporada de inverno, que vai de 1º de novembro a 31 de março.
Museu Judaico - Bereketzade Mahallesi - Büyük Hendek Caddesi, 39 – Beyoğlu -
O Museu dos Judeus Turcos fora estabelecido em comemoração ao 500º aniversário da chegada dos Judeus Sefarditas da Espanha e Portugal ao Império Otomano. Anteriormente localizado na antiga Sinagoga Sefardita Zülfaris de 1671 em Karaköy, o museu recentemente mudara-se para suas novas instalações na Sinagoga Neve Şalom, em Galata. A exposição permanente do Museu da Fundação Quincentenária dos Judeus Turcos apresentava a história dos judeus na Turquia, exibindo uma ampla variedade de objetos culturais e artesanato. A exposição explorava como a arte islâmica e judaica, o simbolismo e a vida cotidiana no Império Otomano influenciaram-se mutuamente. Uma visita ao Museu Judaico era altamente recomendada para obter uma visão geral da história milenar da vida judaica em Istambul. O museu também possuia uma livraria que oferecia uma vasta seleção de literatura sobre o Judaísmo na Turquia.
Museu Naval Deniz -
Apesar de ser inaugurado em 1960, o Museu Naval de Istambul fora criado em 1897. Estava localizado logo depois do Palácio Dolmabahçe e se tratava do maior museu marítimo da Turquia, reunindo cerca de 20.000 peças. Os itens do museu pertenciam a antiga Marinha Otomana, e contavam um pouco da história da navegação mundial e da região. Embarcações, uniformes, maquetes, armas e diversos objetos e imagens compunham seu magnífico acervo. As visitas eram de terça a domingo das 9.00 às 17.00h.
Museu Ural Ataman Classic Car – Ferahevier Mah – Nuri Pasa Cad, 81 - Tarabya
A coleção reunia cerca de 60 modelos de carros antigos, em excelente estado de conservação, além de algumas motos, jeep e até um trator. Para quem apreciasse carros antigos, era uma visita obrigatória.