top of page

IDSTEIN  -  A cidade enxaimel  - Alemanha








 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

ETIAS 2025 - Autorização para entrar na Europa

​Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorization System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação e Autorização — está cada vez mais próximo de ser concretizado. A nova regra de entrada de estrangeiros na Europa se baseia no sistema americano, com maior segurança e será válido, a partir de 2025 mas ainda sem data para início do procedimento. ​O sistema verificará as credenciais de segurança e cobrará uma taxa (atualmente divulgada como sete euros) dos viajantes que visitam os países-membros do Tratado de Schengen, para fins de negócios, turismo, médicos ou de trânsito. Os viajantes, que atualmente visitam a Europa sem Visto, podem entrar na UE e nos países-membros de Schengen, gratuitamente e sem qualquer triagem de segurança digital antes de sua chegada à Europa. Vale lembrar que o ETIAS não será um Visto, mas uma autorização de viagem para viajantes que não precisam de Visto Consular para visitar a Europa.

Quem apreciasse o estilo de arquitetura enxaimel e visitar cantinhos pitorescos, precisava incluir essa cidade em seu roteiro de viagem pela Alemanha. Idstein era uma cidade muito bonita e agradável, com uma população em torno de 28 mil habitantes e ficava localizada no Estado de Hessen. Fazia parte da Deutsche Fachwerkstrasse (Rota do Enxaimel) e fora mencionada pela primeira vez no ano de 1102. Era uma cidade com muita história e uma rica arquitetura, com coloridas casas em enxaimel, do século XV  ao XVIII.

Pesquisas afirmavam que ela fora mencionada em escritos datados de 1102 e em 1287 recebera a concessão dos direitos de cidade autorgada pelo Conde Adolf Von Nassau-Idstein, tornando inclusive residência dos Condes e Príncipes da família. Por sorte, os bombardeios durante a 2ª Guerra Mundial pouparam a cidade. Dessa forma, muitas das suas preciosidades, como seus vários prédios em enxaimel de cinco séculos mantiveram-se intactos.

 

Como chegar

 

Chegar era muito fácil e tranqüilo, além do que estava a somente 50 quilômetros de Frankfurt e a 20 km de Wiesbaden. Estava situada ao lado da Auto-estrada A3 que cortava a Alemanha de leste a oeste em diagonal, e com isto poderia ser facilmente incluída e visitada numa passagem rápida (e imperdível) para quem circulasse pela área. A  viagem de carros de Frankfurt a Idstein levava somente 40 minutos, mas era possível chegar de trens saindo a cada hora da Estação Central de Frankfurt, que passavam por Idstein e a viagem (em trem direto) leva cerca 36 minutos e custa menos de €10 por trecho.

 

As atrações históricas e turísticas

 

Café Zum Löwen – Este charmoso Café datava de cerca de 1350. Possuia uma bela varanda externa que oferecia vista para a praça e ficava bem em frente à casa mais torta de Idstein;

 

Castelo Kanzleitor –

]Poderia ser alcançado subindo as escadas em frente à Câmara Municipal Vermelha. O acesso era feito por um grande portão. Os terrenos do castelo estendiam-se depois de cruzar o portão;

 

Das Schiefe Haus - (a Casa Torta) –

Era um prédio extravagante, com duas lucarnes de empena relativamente altas. Pintado em azul brilhante com caixilhos de janelas amarelos, o Schiefe Haus era tão inclinada quanto possível.

 

Hexenturm –

Mais à frente, dentro dos terrenos do castelo, estava o Hexenturm ou Torre das Bruxas de Idstein. Embora um pouco difícil de digerir, esta linda cidade de cartão postal já fora um famoso local de caça às bruxas. Este pedaço de história era comemorado em uma placa instalada nas paredes do palácio. Um total de 35 mulheres e 8 homens foram acusados ​​de bruxarias e aqui executados. Em 1676, Idstein era bastante conhecida pelos seus julgamentos de bruxas. O nome inadequado de Hexenturm não tinha nada a ver com esses julgamentos sangrentos. Era, no entanto, o prédio mais antigo da vila, datado de cerca de 1170, sendo portanto, um símbolo da vila.

 

Com o propósito de prevenir ataques e observar os acontecimentos nos arredores, como incêndios, a construção da torre de 42,50 metros de altura começara em 1170 e fora sendo alterada ao longo dos séculos. Dessa forma, hoje contava com 165 degraus que levavam até o topo de sua Plataforma de Observação. A torre abria somente aos sábados e domingos, no período da Páscoa até o mês de Outubro. Bem em frente a Torre da Bruxas podia-se visitar o bonito e bem cuidado  Jardim do Palácio e ainda o Residenzschloss, ao fundo do terreno.

 

Killingerhaus –

Com sua fachada toda colorida e adornada, a casa construída pelo casal Killing no ano de 1615 é uma das mais lindas da cidade. O posto de Informações Turísticas estava aqui instalado juntamente com o Museu da Cidade. Os fofoqueiros de plantão afirmavam que o proprietário da casa a trouxera de Killingerhaus quando de sua transferência para Idstein.

 

Museu da Cidade -

Apresentava a história  dos mais de 900 anos da cidade, que eram apresentados em exposições montadas através dos séculos. Ali era possível ter acesso a temas como folclore, escola, vida burguesa e rural dos séculos XVIII e XIX, além de artesanato e comércio praticado ao longo desses anos. Abria a visitas de terças a sextas das 8.00 às 12.00 e das 14.00 às 18.00h. Aos sábados das 11.00 às 16.00h e domingos e feriados das 14.00 às 17.00h.

König-Adolf-Platz –

Esta era a praça principal do centro antigo da cidade. Os prédios que a circundavam, datavam entre os séculos XV e XVII e aqui havia algumas lojas, Cafés, restaurantes e o prédio da Câmara Municipal.

 

Marktplatz -

Caminhando pela Himmelgasse chagava-se a praça Marktplatz, um lugar agradável e com uma antiga Fonte que servia de praça do mercado desde a antiguidade. A partir dela surgiam a Kreuzgasse e a Weiherwiese, que também contavam com belos prédios tombados.

Obergasse -

Não era somente na König-Adolf-Platz e arredores que estavam as preciosidades da cidade. O passeio deveria passar também pela ruazinha Obergasse, que saia da König-Adolf-Platz, começando na frente da Killigerhaus, e onde estavam diversas casas históricas construídas em estilo enxaimel e ainda a Unionskirche Idstein, de 1340, a igreja que contava com um interior belíssimo e colorido, todo decorado com figuras criadas por um artista da Escola de Rubens, que foram concluídas no século XVIII.

 

Residenzschloss -

O belo palácio que aqui aparecia era a residência dos Condes e Príncipes de Nassau-Idstein, e fora construído em estilo renascentista entre 1614 e 1634. Hoje, apesar de ainda ser muito imponente e bem cuidado, o prédio era usado desde 1946, como escola secundária. Já o jardim do Palácio fora criado em 1566 e desde então vinha sendo mantido através dos tempos. Era um lugar muito agradável e uma ótima pausa para um passeio na cidade. Hoje servia de sede para o Liceu Pestalozzi.

 

Schiefes Haus

Esta casa de enxaimel, com seus quatro andares, foi construída em 1727. De 1736 a 1745, a Farmácia Idstein estava localizada na parte esquerda da casa, que mais tarde, fora usada como um prédio de escritórios e uma habitação privada. Agora fazia parte da Prefeitura da cidade. As inclinações que apresentava aconteceram por falhas na construção.

Union Kirche – 

Era uma igreja paroquial Protestante ativa de Idstein. Visitar a Igreja Unionskirche, com seu belíssimo teto único era realmente magnífico! O teto era composto de 38 pinturas a óleo, feitas pelo pintor belga Michael Angelo Immenraedt, no final de 1600. As pinturas representavam cenas bíblicas e foram feitas em estilo Rubens, o grande influenciador da arte barroca européia.

Onde dormir

Hotel Goldenes Lamm - $$$ - Himmelsgasse, 7 -

Os quartos incluiam TV HD, banheiro privativo, camas large, frigobar e mesinha auxiliar. O café da manhã também poderia ser sem glúten e vegetariano.

Restaurant & Hotel Höerhof - $$$$ -  Obergasse, 26 -

Situado na área central em um prédio com mais de 400 anos, oferecia quartos e suítes espaçosos, incluíam TV a cabo e Wi-Fi gratuito, camas confortáveis e  um banho completo e com amenidades de cortesia. O restaurante servia almoço e jantar de segunda a sábado e no domingo somente almoço que poderia ser servido no terraço ou no Jardim da Cerveja, durante o período de verão.

 

Hotel Sonne - Haus 1 -  $$$$ - Strasse, 51 -

Dispunha de apartamentos individuais e twin/duplos com camas extra-large, TV HD, acesso a Internet, mesinha auxiliar e um bom banho com secador de cabelos e  produtos de higiene pessoal gratuitos. Não aceitava hóspedes fumantes,tinha estacionamento e aceita todos os cartões.

 

Moderno Apartamento - A & B - 15 Kesselbacher Weg -

Era uma excelente proposta para acomodação de até 4 pessoas, em apartamento moderno e muito bem equipado. Tinha uma b ela área externa e estacionamento. 

Onde comer

 

zur Ziegelhuette – Am Bahnhof, 6 - $$$$

Era um belo local que oferecia uma ótima comida e excelente serviço! Seu cardápio era focada na tradicional cozinha alemã, com destaque para os schnitzel.

 

Restaurant Eulenstein – Friedrich-Ebert Strasse, 9 -

Era outro bom restaurante de comida alemã e muito bem recomendado pelos locais.

 

Gasthof Kern – Am Dorfbrunnen, 6 – 

Além de restaurante, também oferecia hospedagem com bons quartos para não fumantes, quartos para famílias e todos com acesso gratuito a Internet. Servia um bom café da manhã e oferecia estacionamento cortesia.

IDSTEIN 3.jpg
IDSTEIN 1.jpg
IDSTEIN 2.jpg
bottom of page