HOSPEDAGEM
COMO E ONDE SE HOSPEDAR
A busca pela hospedagem tornara-se uma ação muito simples nos tempos atuais. A Internet viera para facilitar e descomplicar as coisas que num passado recente eram muito difíceis.
Existiam vários sites de busca por hospedagem, com fácil acesso e bastante descomplicados. Vamos relacionar alguns mais próximos dos brasileiros e que também recomendamos: o Booking.com, o Hotéis.com, o TripAdvisor e o Hostelworld. Esses sites funcionavam como uma Operadora ou agências e oferecem preços muito bons. Além do mais, na maioria das reservas só pagaria quando efetuasse o check-in e não havia cobrança por eventual cancelamento. previamente antecipado.
A mais nova oferta era o site AirBnb que operava mundo à fora, oferecendo todo tido de hospedagem a valores diferenciados da hotelaria convencional. Era possível alugar um quarto, uma casa ou apartamento, praticamente em qualquer grande ou importante cidade do mundo. Como funcionava: acesse o site airbnb.com, registre-se e faça seu pedido de hospedagem indicando o lugar pretendido. Apareceriam as ofertas disponíveis e as datas. Feita a escolha, ficava a opção de efetuar o pagamento direto ao site ou junto ao proprietário do imóvel. Era preciso analisar a relação custo x benefício e ver se valia a locação por esse intermédio. Às vezes a hospedagem num hotel saia mais em conta, até porque quase sempre contava com o café da manhã incluido. Informações recentes de janeiro de 2020, diziam que o Airbnb estaria começando a operar também com hotéis convencionais.
Ao encontrar uma hospedagem que aparentemente lhe agradasse, veja os comentários de quem já passara por lá. Encontrará avaliações positivas e até negativas, mas isso não queria dizer que aquele quarto, apartamento, hotel ou hostel não possa lhe agradar. O comportamento humano era muito relativo e tinha gente que reclamava até da cor da pintura do quarto. Entravam de mau humor e saiam amaldiçoando ter se hospedado ali. Cest la vie !
A relação Custo x Beneficio
Defina o que era prioridade para e vá em busca do que lhe interessava, por exemplo: um quarto grande, um banheiro com uma boa ducha, ar condicionado ou aquecedor, uma boa localização, um quarto longe do barulho, com ou sem um bom café da manhã e aí então entrava o preço.
As acomodações
Em território europeu, os hotéis de uma, duas e até três estrelas eram enquadrados na categoria de Albergues, hospedaria ou pensões. Geralmente não tinham as mesmas mordomias dos que estavam estrelas acima, mas geralmente eram bem localizados, limpos, aconchegantes, tranquilos e com uma tarifa convidativa. Excluia-se aí os Albergues da Juventude.
Critérios para hospedagem
Para facilitar a escolha dos hotéis que utilizará ao longo de sua próxima viagem, sugerimos seguir as seguintes recomendações:
Tipo de Estabelecimento – Defina primeiramente, que tipo de hospedagem quer: hotel, albergues, hostel, pensão apartamento ou casa, com locação via um aplicativo de reservas;
Tarifas – Não menos importante, era avaliar os melhores custo/benefício, do tipo categoria de hospedagem, localização, serviços, preços e se havia alguma chance de negociação no valor da diária;
Localização - Era outro fator importante para a escolha de sua hospedagem. Nem sempre a área central era a melhor indicação para reservar um hotel. Havia alguns centros de cidades muito encardidos, como por exemplo o Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo a nossa Porto Alegre. Procure informar-se sobre onde era melhor ficar na cidade por onde iria visitar;
Avaliação dos hóspedes –
Era muito fácil acessar a informações sobre o hotel ou outro tipo de hospedagem pretendido. Praticamente todos os sites de reservas de hotéis, passagens e turismo em geral possuiam um link de acesso aos comentários dos hóspedes que já passaram por aquela hospedagem. Entretanto, leve em consideração os extremos, onde apareciam pessoas se derramando em elogios e outros excomungando o lugar onde se hospedaram. Avalie bem e tome sua decisão.
Selecione apenas os estabelecimentos que receberam uma nota acima de 7, equivalente a bom ou mais. Abaixo dessa nota, era um risco aceitar a hospedagem. Em nossa recente viagem pela Ásia, tivemos um caso em que o hotel não era nada daquilo que o site mostrava. Reclamamos junto a Operadora e fomos indenizados com a hospedagem num hotel 100% melhor e pela mesma tarifa.
Cancelamento confirmado -
Se reservar um hotel pela internet e também cancelar pela internet, imprima e guarde a confirmação do cancelamento por, pelo menos, o tempo de chegada de suas faturas de seu cartão de crédito após a viagem. Se quiser, pode até guardar num pendrive mensagem de pedido do cancelamento e a confirmação do estabelecimento hoteleiro.
As câmeras do AIRBNB
A existência de câmeras escondidas em casas e apartamentos sob locação através do AirBnb, começaram a aparecer a partir de denúncia feitas por usuários de aluguéis temporários. Entretanto, não faça disso um problema para sua viagem e estadias...
Como encontrar câmeras escondidas no Airbnb
Existoiam diversas formas de identificar câmeras escondidas, algumas bem simples, que exigem certa habilidade. Veja como descobri-las:
Olhe em cada canto
Procure por câmeras atrás de espelhos, lustres, detectores de fumaça, aparelhos de ar-condicionado, lâmpadas, exaustores, estantes, enfeites, e demais lugares suspeitos.
Examine os espelhos
Formas de identificar um espelho falso:
-
Observe se ele era grudado na parede e se o reflexo da imagem era mais escuro. Esses eram dois fortes indícios.
-
Encoste o dedo no espelho e veja se havia um espaço entre ele e a imagem refletida. Se houver, esse seria um espelho comum.
-
Apague a luz e observe se havia alguma luz piscando dentro do espelho.
Apague as luzes
Uma maneira mais simples de encontrar câmeras escondidas, era desligar as lâmpadas do quarto e aproveitar a escuridão para procurar leds e feixes de luz.
Use a câmera do celular
Ainda com as luzes apagadas, abra a câmera do seu celular e vá passando bem devagar por todas as superfícies e lugares suspeitos. Se houver alguma câmera escondida, os raios infravermelhos poderão ser vistos no visor do seu dispositivo. Veja como era simples!
Verifique a rede de internet
Algumas câmeras têm conexão com a internet, para enviar dados e imagens a outros computadores. Se ao abrir a rede encontrar nomes e números esquisitos, pode desconfiar. O aplicativo Fing mostrava redes e dispositivos e ainda conseguia interromper a transmissão de dados. A partir daí, era só vasculhar a casa até achar o dispositivo que estaria filmando a sua intimidade.
Baixe aplicativos
O Hidden Cam Detector, era um aplicativo de extrema utilidade para encontrar câmeras escondidas no Airbnb. Ele detectava campos eletromagnéticos e transmissões de sinais infravermelhos. Feito um teste com a câmera de outro celular, deu certo! A parte chata era que ele tem muita propaganda.
Desligue e guarde o que puder
Se leu as instruções anteriores, mas está cansado demais para vasculhar o quarto. Simples, mude tudo de lugar, depois tampe os espelhos e aparelhos eletrônicos. Mude os vasos, abajures e demais enfeites de lugar. Se houver algum armário ou gaveta onde eles caibam, pode colocá-los, mas tenha cuidado para não quebrar nada e lembre-se de voltar com tudo para o lugar antes do check-out. A sua privacidade é muito importante! Também não precisa entrar em paranoia... isto é apenas uma recomendação, e quem decide o que fazer é o hóspede!
Hospedagem em Hostel
Uma preocupação muito recorrente dos viajantes que pensam em se hospedar no Hostel, era em relação a segurança. Pelo fato de terem a maioria dos quartos compartilhados, a incerteza sobre a segurança dos seus bens acontece. A maior parte dos hostel são bastante seguros, nada impede que se garanta ainda mais. Era recomendado colocar cadeados em todas as suas bagagens. Da mesma forma, é indicado que procure colocar as suas malas dentro de um compartimento, que geralmente é disponibilizado pelo Hostel.
Não era apenas o quarto que poderiam ser compartilhado, o banheiro também. Por isso, manter a limpeza e higiene poderiam se tornar uma das preocupações dos viajantes. Por esse motivo, alguns hostels costumam disponibilizar banheiros compartilhados dentro dos quartos ou em um andar inteiro. O ideal era se informar sobre a questão dos banheiros antes de escolher a hospedagem.
Alimentação
O diferencial do Hostel, era que na grande maioria possuiam um espaço para que os hóspedes preparassem seus próprios alimentos. Assim, poderia comprar os alimentos e cozinhar na cozinha compartilhada. Para tornar a dinâmica mais organizada, muitos hostels disponibilizam etiquetas para identificar a comida de cada hóspede, ao guardar na geladeira, caso necessário. Contudo, era bom evitar as sobras dos alimentos. Por isso, cozinhe a porção para uma refeição. Além disso, depois de utilizar os materiais para fazer a comida, lembre-se de limpar e guardar tudo.