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HO CHI MINH -   Vietnam  -  Os museus - 2/2














 

 

 

 

 

 



 

 

 


A cidade tinha alguns museus interessantes de serem visitados, tanto pela beleza de seus conteúdos quanto pelo formidável lado histórico de seu bravo povo. Em compensação, tinha quase 50 Galerias de artes espalhadas pelo centro e bairros.  Destaque também para os museus Fitos focados na medicina tradicional e farmacêutica.

 

Museu Ao Daí   -  Long Thuan,  206/19/30 -  Thuan, Long Phuoc ward, Distrito 9 –

Oficialmente colocado em operação em 22 de janeiro de 2014, era um local para mostrar a história do vietnamita Ao Daí, ao longo da história do país. Ao mesmo tempo, funcionava como um banco de dados raro, que coletava imagens, artefatos e documentos preciosos sobre o homenageado. O museu tem preservado muitas heranças culturais do país. Além do espaço de exposição sobre a história de Ao Dai, personagens criados por ele que contribuíram para o país em muitos campos, também existiam espaços de exposição temática Patrimônio cultural de Ao Dai, e Olaria Bau Truc. Localizado na ilhota de Long Phuoc Ward, Thu Duc City, em um Complexo de quase 20.000 metros quadrados de espaço natural poético e com cores sutis de meditação, a arquitetura do museu era uma combinação harmoniosa do estilo da Casa Ruong, a marca tradicional típica da região sul fluvial.

 

Museu da Campanha de Ho Chi Minh -

Estava localizado no início da Rua Le Duan, perto do Zoológico.  Era focado no tema da campanha de Ho Chi Minh, incluindo exibições internas e equipamentos militares externos. Era gratuito, mas recebia poucos visitantes, provavelmente por não ser tão famoso quanto os outros museus da cidade. Exibia muitos artefatos históricos sobre a ofensiva de 1975 e os espólios obtidos do antigo regime, reunindo artefatos e documentos valiosos sobre a libertação do sul, em 1975. Abrigava mais de 6.000 artefatos, 4.000 imagens e documentos com espaços de exibição internos e externos que recriavam toda a evolução da Ofensiva Geral da Primavera de 1975, apresentada como símbolo da vitória do Exército vietnamita na guerra de resistência contra os imperialistas dos EUA. A área de exposição interna tinha 2 andares, estruturados em 6 temas de acordo com o cronograma histórico de toda a Campanha de Ho Chi Minh, incluindo: “Do Acordo de Paris à Ofensiva e Revolta Geral da Primavera de 1975; "Campanha das Terras Altas Centrais (de 4 de março a 3 de abril de 1975); "Campanha Hue - Da Nang (de 5 de março a 29 de março de 1975);, "Campanha de Ho Chi Minh (de 5 de março a 29 de março de 1975)" 26 de abril a 30 de abril de 1975); "Comando de campanha de Ho Chi Minh" e A queda do regime de Saigon.

 

Museu da Cidade -  Lý Tự Trọng, 65 - Bến Nghé, Quận 1, Thành phố -

Começou a ser construído em 1885 e concluído em 1890 sendo que Inicialmente, era para ser um Museu do Comércio. Entretanto, logo após a conclusão da construção, o prédio foi usado como residência particular pelo Vice-governador-geral da Indochina Henri Éloi Danel e mais tarde virou  Palácio do Vice-Governador-Geral da Indochina. Durante a Segunda Guerra Mundial, após a queda do regime francês pelos japoneses, foi transferido para um Tenente Japonês, antes de se tornar o Quartel-General das Forças Aliadas. O museu voltou a cair nas mãos dos franceses depois que a França reconquistou o Vietnã, tornando-se a residência do Primeiro-ministro do governo provisório do Estado do Vietnã.  Após o bombardeio do Palácio da Independência, serviu como residência do Primeiro-ministro Ngo Din Diem, quando foi nomeado Palácio Gia Long. De 1966 a 1975, a Suprema Corte funcionava no palácio. Após a unificação do Vietnã, o palácio foi nomeado Museu Revolucionário de Ho Chi Minh até 1999, quando finalmente se tornou o atual Museu da Cidade. Tinha uma variedade de exposições compreendendo nove partes fixas com 45.666 artefatos: 

 

Sala da Natureza – Arqueologia: Fornecia informações básicas sobre a natureza e a arqueologia do Vietnã há mais de  200 anos. As informações incluiam características de localização geográfica, geologia, topografia, minerais, clima, sistemas fluviais, flora e fauna, sítios arqueológicos e a vida dos habitantes antigos nos tempos antigos;
 

Sala de Geografia e Administração: Tinha uma coleção de mapas, diagramas, fotos e objetos, e showroom que representava o estabelecimento e desenvolvimento de localizações geográficas e administrativas na cidade de Ho Chi Minh ao longo dos anos;
 

Sala do Comércio Porto – Comércio – Serviços: A cidade era um importante centro econômico do Vietnã, com o comércio interno e externo mais próspero através de portos e mercados. Esta sala fornecia uma visão geral do papel de Saigon na economia da região Sul em particular, e do país em geral. Mostrava mais sobre o estabelecimento e desenvolvimento do sistema portuário de Saigon, Mercado Ben Thanh, loja de produtos diversos chineses, pesos e medidas antigos e sistema de tráfego;
 

Sala da Indústria – Aldeia do Artesanato: O artesanato tradicional representava apenas uma pequena proporção econômica do Vietnã, mas ainda continha valores culturais significativos na cidade.  Apresentava artesanatos tradicionais, como cerâmica, joalheria, gravura em madeira, tecelagem, fundição de bronze e a situação industrial de Saigon no final do século XIX e início do século XX;
 

Sala da Cultura de Saigon – A vida cultural em Saigon era diversificada por meio de uma exibição ao vivo do costume tradicional de casamento vietnamita, crenças folclóricas do sul, arte performática tradicional e educação de quatro grupos étnicos Viet, Cham, Chinese e Khmer; 
 

Sala da Luta Revolucionária 1930 – 1954: O Vietnã em geral e a cidade de Ho Chi Minh, em particular, passaram por muitas guerras, então esta sala tinha como objetivo fornecer mais detalhes sobre o Vietnã na guerra, especialmente a Luta Revolucionária 1930 – 1975. Destaca os movimentos políticos desde o estabelecimento do Partido Comunista do Vietnã e exibindo parcialmente a cena do Dia da Independência ( 2 de setembro de 1945 ) na Praça Norodom;
 

Sala da luta pela Revolução de 1954 a 1975: Exibia artefatos relacionados ao Congresso de Genebra, movimentos de Revolta, estabelecimento da Frente Nacional de Libertação do Vietnã do Sul, túnel Cu Chi, a ofensiva Mau Than e muitos outros eventos ocorridos entre 1954 e 1975;
 

Sala de Souvenir da Resistência à Guerra: Era uma lembrança dos soldados que sacrificaram suas vidas pela Independência do país. Exibia artefatos e relíquias que acompanhavam a vida e a luta de quadros, soldados e mártires, em 30 anos de resistência;
 

Sala da Moeda do Vietnã: Apresentava os 100 tipos diferentes de moeda vietnamita, incluindo moedas de bronze e zinco, barras em prata, notas, bem como estágios de fundição de dinheiro no feudalismo;
 

O Museu além do prédio interno, a exposição ao ar livre incluia uma coleção de caças e jatos das guerras - como A.37 Fighter, F.5 Fighter, bem como canhões, tanques M41 e carros antigos.
 

Museu da História do Vietnam -  Nguyen Binh Khiem Street,  2 - Ben Nghe Ward, District 1 -

Era um museu de memórias da Guerra do Vietnã, a guerra mais comentada da segunda metade do século XX e que se tornou emblemática devido à derrota dos Estados Unidos. O museu tinha o objetivo de contar essa história e como todos sabem, nenhuma história era isenta de parcialidade. O museu contava a história do ponto de vista dos vitoriosos, os vietnamitas. E essa que era a versão interessante de conhecer, pois a versão contada pelos EUA já era comumente conhecida através de filmes e programas de televisão. O museu foi inaugurado em 1975, no antigo prédio do Serviço de Informação dos EUA. Inicialmente seu nome era Museu dos Crimes de Guerra do Imperialismo Americano e Governo de Fantoches. Depois, o nome foi trocado para Museu dos Crimes de Guerra e só em 1990 o museu ganhou o nome atual.
 

Museu das Mulheres do Sul -  Vo Thi Sau Street, 202 -  Distrito 3 -

Criado em abril de 1985, tornou-se um endereço familiar para turistas domésticos, especialmente mulheres e turistas estrangeiros que visitam a cidade. O antecessor do Museu das Mulheres do Sul foi a Casa Tradicional das Mulheres do Sul, construída de acordo com os desejos e vontades das gerações anteriores de mulheres, a fim de preservar e educar o patriotismo e as boas tradições das mulheres vietnamitas para as gerações futuras. O Grupo de História da Mulher era constituído por 13 quadros de idosas,  na sua maioria reformados, que participavam voluntariamente na revisão da história do movimento de mulheres do Sul, liderado pela Sra. Nguyen Thi Thap - ex-membro do 2º mandato do Comité Central do Partido, 3.4, ex-vice-presidente da Assembleia Nacional, ex-presidente da União Feminina do Vietnã.

 

Museu da  Farmácia Tradicional Vietnamita -

Os Museus Fito eram dedicados à medicina e farmácia tradicional vietnamita.  Reuniam quase 3.000 itens relevantes para a medicina e farmácia tradicional vietnamita que remontava à Idade da Pedra, como instrumentos usado para preparar uma medicina tradicional: facas, moedores, almofarizes e pilões, potes e jarros. Objetos encontrados em farmácia tradicional: balança, armários, quadros publicitários, selos, bules, tigelas e outros artigos de cerâmica. Havia livros e documentos sobre medicina tradicional vietnamita e onde todos os museus estavam equipados com tecnologia audiovisual moderna, que exibia regularmente Um Século de Experiências de Cuidados de Saúde - um documentário sobre a história da Medicina Tradicional Vietnamita.

 

Museu da Medicina Tradicional Vietnamita -  Hoang Du Khuong Street, 41 - Ward 12 - Distrito 10 –

Foi criado em 2003 e aberto ao público desde 2007 sendo propriedade particular de um cidadão conhecido apenas com Sr. Tam,  que tinha uma sólida formação e paixão pela medicina tradicional, decidiu construir este museu com a esperança de preservar conhecimentos e métodos úteis de fazer remédios, bem como homenagear os 2 maiores fitoterapeutas vietnamitas Hai Thuong Lan Ong (século XVIII) e Tue Tinh (século XIV). A medicina tradicional vietnamita remontava a milhares de anos atrás e ainda existia até agora. O clima tropical úmido oferecia condições favoráveis ​​para o cultivo de muitos tipos diferentes de plantas. Isso ajudava os remédios à base de ervas a sobreviver e a curar. Abria a visitas diariamente das 8.30 as 17.00h.
 

Em 18 salas de exposição mostrava uma parte da medicina tradicional vietnamita. Vejamos em detalhes na tabela abaixo:

Sala 1 - A crônica histórica de eventos importantes e pessoas notáveis ​​que muito contribuíram para o processo de formação e desenvolvimento da medicina tradicional vietnamita;

Sala 2 - Altar de dois importantes fitoterapeutas vietnamitas: Le Huu Trac e Tue Tinh;

Sala 3 - Itens usados ​​na medicina tradicional da Idade da Pedra e do Bronze;

Sala 4 - Fotos artesanais de 15 médicos famosos e autores de medicina tradicional no Vietnã do século XIII a XVIII;

Sala 5 - Uma miniatura da Torre Cham e características arquitetônicas únicas de diferentes regiões vietnamitas; 

Sala 6 - História da medicina tradicional vietnamita e medicina na China e na Coréia;

Sala 7 - Uma árvore genealógica esculpida em madeira, da medicina tradicional com 100 autores e médicos reais do século XII ao século XX;

Salas 8/9/10/11 a 15 - Coleções de ingredientes médicos vietnamitas, instrumentos, balanças e almofarizes, frascos, bules e jarros de tintura;

Sala 10 -  O modelo de uma casa de farmácia do século XIX, com um armário de madeira com 81 gavetas, cada uma contendo uma espécie de ervas; 

Sala 16 - A Royal Medical Academy que cuidava dos membros da família Real;

Sala 17 - A sala de cinema para exibição de documentários de 15 minutos relacionados à história da fitoterapia tradicional vietnamita;

Sala 18 - Loja de Souvenirs e Farmácia. Os visitantes podiam comprar alguns presentes para amigos ou experimentar banhos de ervas.


Museu de Belas Artes –  P. Đức Chính,  97A  - Phường Nguyễn Thái Bình, Quận 1 -

Instalado numa extraordinária Vila colonial francesa de 1929, contava com uma coleção de obras de arte que explorava a interessante história desse país tão diverso. Sinta as emoções de uma nação em uma exibição de pinturas inspiradas no Vietnã destruído pela guerra. Surpreenda-se com estátuas de pedra do início do século VII e veja algumas das mais belas paisagens vietnamitas capturadas em tela
 

Comece a visita pelo térreo, onde verá diversas exposições com pinturas de artistas locais. Dentre os temas mais populares, a maioria das pinturas representava paisagens vietnamitas, com imagens de pagodes e das regiões costeiras do sul do Vietnã. Suba a grande escadaria para chegar ao segundo andar. Aqui poderá ver obras de alguns dos principais artistas vietnamitas do século XX, como Trinh Cung, Do Quang Em e Diep Minh Chau. O destaque era uma exibição de pinturas vívidas criadas para homenagear os participantes das guerras contra os EUA e a França.


Museu dos Remanescentes da Guerra -

Para entender o contexto da guerra com os EUA e seu impacto devastador sobre os civis vietnamitas, este notável e comovente museu era uma visita essencial mas visitá-lo não era uma experiência agradável. Uma vasta coleção de fotografias, da chamada Guerra do Vietnam, do tempo em que os fotógrafos circulavam sem restrições nos teatros de operações, impressionava pela frieza, com que contva a história de um conflito tão ilógico quanto sangrento. Mostrava rostos com nome e Nomes com vida.
 

Quase se poderia sentir o cheiro do napalm, ao percorrer as salas do museu. A revolta invadia o corpo do mais insensível dos visitantes, ao ver os efeitos nas populações do nefasto Agente  Laranja, usado pelas tropas americanas, ou conhecer com detalhe atrocidades como o infame massacre de My Lai, onde, em poucas horas, soldados americanos destruíram aldeias inteiras e executaram barbaramente centenas de civis desarmados, incluindo velhos, mulheres e crianças de todas as idades.  Em 31.8.1858 o ataque francês a Da Nang, iniciou guerras de agressão, buscando o domínio colonial do Vietnã. Por quase 100 anos, o heróico povo vietnamita travou uma guerra de libertação nacional e independência, pela liberdade nacional. Em 02.09.1945, após a vitória da Revolução de Agosto, o Presidente Ho Chi Minh leu a Declaração de Independência, pondo fim ao domínio colonial francês, afirmando a independência e a liberdade do povo vietnamita.
 

Mas os imperialistas franceses, e depois os americanos, continuaram travando uma guerra de agressão, tentando restaurar o domínio perdido e estabelecer um novo tipo de colonialismo no Vietnã. Durante os últimos 30 anos, o povo vietnamita teve resistência para lutar com sacrifícios e sofrimentos, para proteger sua Independência e liberdade. Em 30.04.1975, a resistência do povo vietnamita conquistou a vitória completa: a paz, a Independência, a soberania e a integridade territorial do país foram restauradas. Para salvar os heróicos resquícios do povo vietnamita na luta contra as forças invasoras, para denunciar os crimes e destacar as conseqüências devastadoras da guerra de agressão, em 9/4/1975, a Galeria do Crime Americano - Wei,  foi aberta ao público. Em seguida, foi rebatizada de Galeria de Crimes de Guerra de Agressão ( 11/10/1990 ) antes de se tornar o Museu de Remanescentes de Guerra  ( 07/04/1991 ).
 

O museu focava principalmente, a Guerra Americana, mas o período colonial francês e os conflitos com a China, também estavam documentados. Veículos blindados dos EUA, peças de artilharia, bombas e armas de infantaria, estavam em exibição na parte externa. Um canto do terreno, era dedicado às notórias prisões francesas e do Vietnã do Sul, nas ilhas Phu Quoc e Con Son. Os artefatos incluiam o mais icônico dos aparelhos franceses, a guilhotina e as notoriamente desumanas gaiolas de tigre, usadas para abrigar prisioneiros de guerra.


Museu Ton Duc Thang –   Ton Duc Thang, 5  - Distrito 1, C -

Era um dos poucos museus que oferecia entrada gratuita para todos os visitantes. Criado em homenagem ao tio Ton Duc Thang, uma figura histórica que desempenhou um papel importante na descolonização do Vietnã, era o único museu no Vietnã a exibir exposições exclusivamente sobre um único indivíduo. Apesar de ser menos popular do que outros museus turísticos,  valia visitar para aqueles interessados ​​em se aprofundar no esforço do Vietnã para se descolonizar e escapar do domínio dos franceses.
 

Tinha  cinco seções permanentes.  A primeira seção exibia mais de 50 presentes para o tio Ton apresentados pelo Museu Ho Chi Minh, no 37º aniversário da morte do tio Ton. Para conhecer o papel do tio Ton no sul do Vietname, era necessário visitar a exposição Tio Ton com o sul do Vietnam, que mostra as contribuições dele para a revolução e descolonização do Partido Comunista do Vietnam. Tio Ton foi contido pelos franceses e enviado para a prisão de Con Dao, que ficou conhecida por ser extremamente cruel, onde ele passou 15 anos de sua vida Podia-se conhecer mais sobre esse período de sua vida visitando a sala de exposições 15 anos de prisão de Con Dao. Por último, havia uma enorme sala dedicada à adoração a tio Ton, que também era o local onde ocorria o aniversário anual da morte do segundo Presidente do Vietnã.

 

The Factory Centro de Arte Contemporânea -   Nguyễn Văn Hưởng, 165 - Phường Thảo Điền - Quận 2 –

A HTAP Architects inseriu um centro de arte contemporânea em um armazém de aço existente no Distrito Dois. O objetivo era criar um Complexo de locais relacionados, tornando-o um destino não apenas para eventos artísticos, mas também para espaços de trabalho, refeições saudáveis, bebidas à noite e muito mais. A idéia central do projeto era construir tanto quanto fosse necessário para tornar o espaço vibrante e viável, mas aceitar e até mesmo facilitar as modificações antecipadas que viriam à medida que as exposições mudassem e o Complexo amadurecesse. Devido a essas mudanças antecipadas, o projeto foi infundido com um senso de colaboração com futuros participantes desconhecidos.




















 

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