top of page

 H A N O I   - República Socialista do Vietnam - parte 2/3

HANOI 2.jpg

 

Praça Ba Dihn – O Quadrado -  2RPP+P53 - Hùng Vương - Điện Biên -

 

Na década de 1890, as tropas francesas conquistaram a Indochina e esta área fora projetada para ser seu centro administrativo. A praça era um jardim de flores, chamado Le Parc Puginier. Em 09 de março de 1945, ocorrera o Golpe de Estado japonês, na Indochina Francesa. O jardim fora renomeado como Ba Dinh Flower Garden, em homenagem à comunidade de Ba Dinh, na Província de Thanh Hoa, onde ocorrera a Revolução contra os franceses, entre 1886 e 1887. Em agosto de 1945, o Vietnam finalmente recuperava sua autonomia e a Praça Ba Dinh fora escolhida para ser o local da cerimônia da Declaração da Independência. O 2 de setembro de 1945 fora um dos dias mais importantes da história vietnamita. O Presidente Ho Chi Minh, em nome do Governo Provisório, proclamara a Declaração de Independência na Praça Ba Dinh. Isso marcava o fim de milhares de anos de feudalismo, fascismo e colonialismo. Desde 1945, a Praça Ba Dinh tornara-se palco de vários eventos nacionais importantes:

  • 02/09/1945:  Declaração de Independência do Vietnã, dando origem à República Democrática do Vietnã;

  • 01/01/1955 -  primeira reunião e desfile do Exército Popular do Vietnã;

  • 09/09/1969 -  serviço memorial para o Presidente Ho Chi Minh;

  • 02/09/1975 -  desfile para comemorar a reunificação do país, após a guerra contra os EUA;

  • 10/10/2010 -  desfiles em grande escala para comemorar o 1000º aniversário de Thang Long – Hanói;

  • 12/09/2015 - desfile militar para comemorar o 70º aniversário da Revolução de Agosto e o Dia Nacional do Vietnã.

Rua Ferroviária  - P. Trần Phú, 5 –

Era uma pequena ruela estreita escondida em uma das ruas secundárias cercada por casas aglomeradas, altas e estreitas. Os quintais dessas famílias eram a ferrovia, por onde o trem passava algumas vezes por dia. Mesmo que o trem passasse por uma grande parte da cidade, a Rua do Trem era mencionada apenas em uma parte de 100 metros de comprimento, onde era a mais estreita. A razão pela qual era tão interessante para os turistas, era que o trem passava literalmente a um metro das casas. A linha de segurança (marcada em amarelo) ficava a apenas cerca de 20 centímetros das casas, e era a linha que não se devia cruzar quando o trem estivesse passando. Era um lugar interessante para se visitar, porque pouco antes da chegada do trem, os moradores corriam para suas casas, certificando-se de que seus filhos, animais de estimação, motocicletas ou quaisquer outros pertences, estivessem seguros. Nada poderia ser deixado de fora. 

Templo da Literatura -  P. Quốc Tử Giám, 58 - Văn Miếu, Đống Đa -

Era um dos vários templos vietnamitas que homenageavam o filósofo chinês Confúcio. Fora construído em 1070 e pouco tempo depois passara a abrigar a primeira Universidade do Vietnam, que funcionara de 1076 a 1779. Os resquícios mais legais do período em que a Universidade existira, eram as estelas de pedra com os nomes e informações sobre os alunos que se destacaram, a partir de 1442. Hoje restavam 82 placas espalhadas pelos pátios do Templo da Literatura. Estavam sobre bases em formato de cabeça de tartaruga, animal que era símbolo de longevidade e da Independência do Vietnam. As oferendas que as pessoas deixavam nos templos eram comidas, cigarros, bebidas e dinheiros, que pareciam ser os itens preferidos dos deuses naquela região.

Templo  Den Hai Bà Trung - Ngo Quyen, 51 -  Hoan Kiem –

Diziam que a aldeia onde estava instalado, tinha como objetivo cultivar amoras para criação de bichos-da-seda, e que Hai Ba Trung eram irmãs gêmeas, a irmã mais velha era Trung Trac e a  mais nova era Trung Nhi. Desde muito jovem, Hai Ba fora convidada por uma professora para ensinar todas as artes marciais, com amor pelo povo e uma forte vontade de revolta. Aos dezenove anos, a Sra. Trung Trac casarau-se com o Sr. Thi Sach, filho do General Lac, oficial da cidadela de Chu Dien que também estava determinado a lutar contra os invasores Han. Após a morte de Hai Ba, o povo erguera um Santuário para Hai Ba e os valentes Generais. O templo tinha o significado mais importante, porque era o lugar onde os vestígios de Hai Ba Trung eram guardados desde a infância e da idade adulta, agitando a bandeira da revolta para vencer, reivindicando o título de Rei e a capital do país.

 

Templo Ngoc Son –  P. Đinh Tiên Hoàng - Hàng Trống - Hoàn Kiếm -

Na Ilha de Jade, uma das ilhas encontradas no Lago Hoan Kiem, estava localizado um dos templos mais importantes da cidade. Era um local muito movimentado e venerado pelos vietnamitas e nele respirava-se um ar espiritual que o diferenciava dos demais. Construído no século XIX, o  Templo da Montanha de Jade, era inspirado em um Santuário do século XVI. Era dedicado aos filósofos confucionistas e taoístas Van Xuong e Nguyen Van Sieu e ao herói nacional, Tran Hung Dao, que derrotara 300.000 soldados mongóis no século XIII, durante uma tentativa de invasão do Vietnã. Visitar o Templo Ngoc Son era se deparar com uma mistura entre budismo, taoísmo e confucionismo. Esse era o jeito que os vietnamitas lidavam com a religião.

Templo Quan Thanh - Rua Thanh Nien com a Rua Quan Thanh -

Anteriormente conhecido como Templo Tran Vu , era um templo taoísta. Com sua história e arquitetura, tornara-se um famoso local cultural religioso. Estava localizado ao lado do Mausoléu HCM e do Pagode Tran Quoc. De acordo com registros, fors criado durante a Dinastia Ly, quando em 1010, o Rei Ly Thai To decidira mudar a capital de Hoa Lu (Ninh Binh) para Thang Long (o antigo nome de Hanói). Para celebrar o novo estabelecimento e o nascimento de um Príncipe, o templo Quan Thanh fora erguido. O templo fora dedicado a São Huyen Thien Tran Vu, uma das principais divindades do taoísmo. Quan Thanh no norte, junto com Bach Ma (leste), Kim Liem (sul) e Than Linh Lang (oeste) eram 4 templos sagrados, em 4 direções da cidade, para protegê-la dos maus espíritos e influências negagivas. Estava localizado próximo ao Mausoléu de Ho Chi Minh.

Templo Voi Phuc – Kim Ma Street,  306B - Ngoc Khanh Ward – Distrito Ba Ba Dinh -

Construído no reinado do Rei Ly Thanh Tong era também conhecido como Templo de Linh Lang onde diziam que o espírito de Linh Lang era o Príncipe de Ly – Nome Hoang Chan. O filho do Rei Ly Thanh Tong , que ajudava seu pai a lutar contra os invasores, Tong nas margens do Rio Nhu Nguyet e onde fora sacrificado. Quando as tropas Tong invadiram o país, Linh Lang crescera e pedira ao Rei que enviasse tropas e dois elefantes para lutar contra o inimigo. Ao chegar, o elefante se ajoelhara e levara ele e os Generais para a batalha contra o inimigo na ponte do rio, onde Linh Lang se sacrificara. Para homenagear a atuação do Príncipe, o Rei Ly Thanh Tong ordenara Príncipe Linh Lang e construira o templo e esculpira dois elefantes de pedra, deitados em frente ao templo. Além da lenda de Linh Lang, o lugar também marcava um registro histórico ousado:  em maio de 1882, o Capitão da Corte Real sob o comando do Rei Ham Nghi - Ton That Thuyet emboscara as tropas francesas, onde os Coronéis franceses Villers e Henri Rivière foram mortos.

​​Onde ir à noite

 

​O Bairro Antigo ( Old Quarter ou Khu phố cổ Hà Nội ) reunia os bares mais disputados por turistas e vietnamitas,  nos fins de tarde. As mesinhas saiam das pequenas portas e se espalhavam pelas ruas e calçadas até que o primeiro policial aparecesse e todos se levantavam com seus banquinhos em mãos. Assim que a Polícia ia embora, todos retornavam a seus postos com seus saquinhos de amendoins.  Era o happy hour de Hanói!. 

 

​Quem procurasse bares com estilo mais ocidental, a recomendação era a Rua Tạ Hiện, onde ficavam os animados  e mais frequentados por estrangeiros Fat Cat Bar e Finnegan’s Irish Pub. O que causava tristeza geral era que aqui  os bares eram obrigados a fechar à meia-noite, quando a Polícia passava de estabelecimento em  estabelecimento  para cumprir a ordem.

​​

Onde dormir

 

Experimente o excelente e barato Splendid Star Suites Hotel, que ficava em frente à Catedral. Instalado em prédio de seis andares, tinha apartamentos confortáveis e de decoração de ótimo gosto e diárias em 2018 que começavam em torno de US$ 30,00.

Apricot Hotel -   - $$$$ -  P. Hàng Trống, 136 - Hàng Trống - Hoàn Kiếm -

Era uma excelente opção de hospedagem, situado praticamente na margem do lago. O hotel era lindo, imponente e bem decorado. Excelente custo-benefício para tudo o que oferecia:  quartos confortáveis, bom banheiro, ótimo serviço, piscina no rooftop e uma bela vista para o lago e um delicioso café da manhã.

​​​​Family Holiday Hotel $$$ - Ng. Hàng Hành, 39C - Hàng Trống - Hoàn Kiếm - 

Estava situado numa rua de fácil acesso e muito tranquila e que ficava a um quarteirão e meio do lago e próximo da esquina mais agitada da cidade, onde tinha um restaurante num prédio de esquina com formato de proa de navio. Os quartos eram bons e era muito bem recomendado. Acesse: www.familyholidayhotel.com

Hanoi Graceful Hotel -  $$$  - P. Hàng Phèn, 21 - Hàng Bồ - Hoàn Kiếm -

Ficava ao lado do Queen Light Hotel. Visitamos os quartos e recomendamos pelo aspecto, limpeza, e atendimento do pessoal de Recepção. Reservas: www.sales@hanoigracefulhotel.com">www.sales@hanoigracefulhotel.com

Hanoi Holiday Diamond Hotel -  $$$$ -  P. Nguyễn Siêu, 5  - Hàng Buồm, Hoàn Kiếm -

Hanoi La Siesta Hoteel Trendy –  $$$$ -  Nguyen Quang Bich, 12 -  Hoan Kiem, Hoan Kiem

Holiday Suites Hotel & Spa - $$$ - Nguyen Sieu, 5 - Hoan Kiem

Queen Light Hotel -  - $$$ - -  P. Hàng Phèn, 19 - Hàng Bồ - Hoàn Kiếm -

Ficava numa travessa do bairro antigo, a rua Hang Phen 19. Detalhes já transcrevemos acima e fora onde ficamos durante os quatro dias de visitas por Hanoi. Acesse: www.queenlighthotel.com

Onde comer

As Cafeterias

Assim como o café colombiano e o brasileiro, o café vietnamita era um dos mais famosos do mundo. Em Hanói, mais do que em qualquer outro lugar do Vietnã, dava para perceber isso. Eram várias as cafeterias, das mais chiques e americanizadas às mais simples e originais, sempre lotadas de moradores, que apreciavam a bebida e também pelos turistas.

Café Itália - Ficava dentro do Centro Comercial Italiano, na Thai To, em Hoan Kiem.

Cafeteria e lanches além do  clássico Capuccino italiano.

​​Cha Ca La Vong - Ficava no 14 Cha Ca, Hoan Kiem - 

Era um ótimo restaurante do Old Quarter, simples, mas com uma comida excelente, tanto que era recomendado pelas principais revistas e Guias de turismo do mundo todo. Servia apenas um prato, o que dava nome ao restaurante e também à rua em que estava localizado: o Cha Ca – um peixe grelhado, servido em uma panelinha com vegetais.

Da Paolo Westlake -  No 37, Lane 2 - Thang Long Boulevard -

Como o próprio nome confessava, era um restaurante e pizzeria italiano. Ficava quase ao lado do Centro de Promoção Comercial da Itália, na rua Quang Khanh, de cara para um pequeno lago.  

​​​Mc Donalds -

Abrira em novembro de 2018, sua primeira loja no Vietnam. Ficava na esquina em frente ao luxuoso Shopping Trang Tien Plaza. No domingo da inauguração, fora uma loucura, com imensas filas de gente esperando a vez de conhecer e provar os famosos hamburgers e chesse burgers. Como visitamos o local na véspera, fomos gentilmente convidados para a folclórica inauguração, quando a população também fazia filas enormes para saborear os tradicionais produtos da grife americana.  Em 2023, já eram oito unidades espalhadas pela cidade.

​​Pho 24 - Templo da Literatura – 61 - Van Mieu - 

Era uma rede de restaurantes de grande aceitação pelos vietnamitas porque servia o tradicional Pho, o prato mais popular do país, que consistia numa panelinha de noodles de arroz e carne.

Os Shoppings 

​Hang Da Galleria Shopping Mall -  9A P. Hoàng Ngân, Nhân Chính - Thanh Xuân - 

Também chamado de Hanoi Square,  era uma boa opção para comprar roupas, sapatos, malas e acessórios baratos. Não só os preços eram mais em conta, ainda era possível regatear. Os níveis superiores ofereciam barracas que vendiam artesanato local,  como cerâmica, seda, laca e pinturas. Era fácil de explorar durante os dias da semana, pois era frequentado pelos habitantes locais, então espere encontrar uma grande multidão se estiver planejando uma visita nos finais de semana ou feriados.

​​Lotte Centre Hanoi -  54 P. Liễu Giai - Ngọc Khánh - Ba Đình -  

Oferecia uma ampla gama de aproximadamente 250 marcas de moda e estilo de vida. Este ponto de compras único oferecia também entretenimento suficiente e opções para refeições que se poderia facilmente passar um meio dia aqui. O prédio de 65 andares podia ser alcançado a partir do Lago Hoan Kiem, de carro em cerca de 20 minutos. Era um prédio de grande porte que abrigava o Lotte Shopping Center Hanoi tinha  também um hipermercado, um hotel, apartamentos residenciais, restaurantes, academia, Spa e o melhor deck de Observação da cidade.

 

​​Savico Megamall  -  7/9 Nguyễn Văn Linh - Gia Thụy - Long Biên - 

Era um dos maiores centros comerciais do Vietnã, onde se poderia encontrar uma boa mistura de marcas locais e internacionais, amplas lojas, centros de entretenimento e serviços de beleza. Nomes familiares incluiam Levi's, Lacoste, Adidas, Nike, Prada, Burberry e Yves Rocher, bem como cadeias de fast food como Pizza Hut, a Sumo BBQ e Trung Nguyen Coffee. Localizado ao longo da Rua Nguyen Van Linh, ficava aproximadamente a sete quilômetros a leste do Centro da Cidade e uma ida de táxi custava em torno de 110.000 VND.

Torre da Bandeira de Hanoi –  Điện Biên Phủ, 28-A - Ba Đình -

Com quase 200 anos era conhecida como um dos símbolos de Hanoi. A construção começou em 1805 e concluída em 1812, no 11º ano de Gia Long, da Dinastia Nguyen, cinco anos após a construção da Torre da Bandeira, em Hue. De 1894 a 1897, o colonial francês destruira a maior parte da construção, na Cidadela Imperial de Thang Long, e a Torre da Bandeira era uma das raras obras de arquitetura que ainda permaneciam intactas. Sua imagem era incorporada em muitos eventos históricos notáveis; por exemplo, a bandeira do Vietnã flanou no topo da Torre da Bandeira pela primeira vez em 1945, após o sucesso da Revolução de Agosto, e em 10 de outubro de 1954 - o Dia da Libertação da capital. Com seus 33 m de altura, oferecia uma vista deslumbrante e o topo da torre era uma sala de oito lados com oito janelas correspondentes a oito direções, oferecendo espaço suficiente para seis pessoas em pé com os seguintes significados: Ngenh huc que significava Bem-vinda a luz do sol do amanhecer. Hoy ang significava Refletindo a luz e Huong minh significava Direto para a luz,  estavam inscritos alternadamente nas portas leste, oeste e sul da torre. 

Torre  da Caneta -   P. Đinh Tiên Hoàng, 59 - Hàng Trống - Hoàn Kiếm –

Localizada às margens do lago Hoan Kiem, era uma estrutura de pedra de dez metros de altura cuja ponta se assemelhava a um pincel de escrita.

Torre da Tartaruga – lago Hoan Kiem -

Este lago natural de água doce no coração de Hanói era muito mais do que uma simples atração para turistas e moradores da cidade. Seu nome significava lago do retorno da espada e segundo a lenda, o lago era a casa de uma tartaruga gigante com o casco dourado. Kim Qui, a tartaruga sagrada do Vietnam, era a guardiã da espada mágica, usada pelo guerreiro Le Loi, na batalha contra os chineses, no início do século XV.  Era considerada símbolo de força e coragem. A espada mágica, presente dos deuses, tornaria seu dono invencível. Com ela, Le Loi ganhara a força de mil homens e expulsara o Exército da Dinastia Ming, do Vietnam, tornando-se Imperador. Após a vitória, Le Loi visitara o lago e fora surpreendentemente recebido por Kim Qui. A tartaruga dourada surgira e levara a espada para as profundezas, onde permanecerá até que seja necessária novamente para defender a Independência e soberania do país.

​​Trang Tien Plaza -  24 P. Hai Bà Trưng - Tràng Tiền - Hoàn Kiếm -

Um ponto de compras favorito entre os ricos e famosos de Hanoi, era o Trang Tien Plaza, que ficava a cinco minutos a pé do Lago Hoan Kiem e do French Quarter. O Shopping comercial de cinco andares abrigava marcas de moda de luxo, como Cartier, Burberry, Dior, Zegna, Bvlgari e Louis Vuitton no piso térreo, enquanto as lojas de eletrônicos e decoração de interiores podiam ser encontradas nos níveis superiores. Havia também um mini Supermercado no quarto andar, que comercializava produtos frescos e uma variedade de produtos importados. Tinha bons restaurantes com uma variedade de cozinha regional e fast food, incluindo Dunkin Donuts, Lotteria e Paris Baguette. Em frente, abrira em novembro de 2018, a primeira franquia do Mc Donalds no Vietnam.

​​

Vincom Mega Mall Royal City -  72A Đ. Nguyễn Trã -, Thượng Đình - Thanh Xuân -

Era um shopping subterrâneo que possuia mais de 800 pontos de venda a varejo, um Hipermercado massivo, bem como inúmeras instalações recreativas ao ar livre e indoor, no Distrito de Thanh Xuan. Com um elegante design de interiores totalmente branco, oferecia uma pista de patinação no gelo, um cinema e uma enorme  rua de comida e bebida com mais de 200 restaurantes. Também abrigava o maior parque de água coberta de chuva tropical, no Sudeste Asiático, onde os visitantes de todas as idades podiam desfrutar de seis complexos de escorregadores de água, piscinas onduladas, tubos deslizantes côncavos e jogos aquáticos.

​​Tour à pé  

Caminhar pelas ruas de Hanói não é um programa recomendado. Entretanto, já que você chegou até aqui caia nessa aventura e veja de perto como vive a população local, seus hábitos e costumes do dia-a-dia. Agora sim você verá como é enfrentar o trânsito caótico de Hanoi!. Vamos começar indo diretamente ao Museu de Ho Chi Minh.

 

​​Museu de Ho Chi Minh - Fica no número 19 da Ngoc Ha, em Ba Dinh -

​Nosso tour de caminhadas pela cidade começava direto ao Museu de Ho Chi Minh, que estava localizado no Complexo de Ho Chi Minh. Poderia ser combinado em um dia para visitar o M, o Pagode e um pilar, o quadrado Ba Dinh e o Memorial da Guerra. O Museu era uma descrição da vida de Ho Chi Minh, em 8 tópicos cronológicos. O primeiro, de 1890 a 1910, modelado após sua educação, cidade natal e juventude. O segundo tópico dizia respeito  aos próximos dez anos, onde Ho Chi Minh viajara pelo mundo para descobrir uma maneira de resgatar o país do colonialismo. ​​Os próximos três tópicos, que cobriam 1920-1945, descreviam como Ho Chi Minh traduzira a influência do marxismo e do leninismo, para fundar o Partido Comunista Vietnamita e buscar a Independência nacional. De 1945 a 1969, que era o cronograma retratado nos tópicos 6 e 7, o herói nacional era discutido principalmente em sua vida política até o seu desaparecimento.  ​O Museu era uma coleção de artefatos, miniaturas e vários presentes reunidos a nível nacional e internacional. Havia também uma descrição escrita em inglês e francês, bem como visitas guiadas a pedido. Abria diariamente, exceto segunda e sexta-feira, das 8.00 as 11.30h e das 14.00 as 16.30h. A Taxa de entrada era de  10 000 (USD 0,50).

​​Da encruzilhada Xoi Xeo, vire para a Hang Bac Street e continue caminhando. Ao chegar no meio da Rua Hang Bac, onde seus olhos estarão deslumbrados com o resplandecer das lojas de ouro e prata. ​Na conjunção siga em frente pela Rua Luong Ngoc Quyen - um local de lanchonetes que ofereciam uma variedade de bolos tradicionais como Banh Day, Banh Gio ou Banh Chin Tang May. Passando Luong Ngoc Quyen ficava a Rua Hang Giay de 208 metros de comprimento, vendendo especialidades vietnamita  Thit Bo Kh e produtos cerâmicos. ​​A próxima parada seria em  Hang Buom Street, que costumava desempenhar um papel crítico durante a guerra de resistência contra colonos franceses, como um centro comercial. No momento, a rua ainda continuava como em seus velhos tempos, com  Supermercados e lojas de bebidas. Localizado no número 76 da Hang Buom Street, estava o antigo Templo Bach Ma - um dos quatro protetores de Thang Long, que os visitantes eram aconselhados a visitar. ​​

 

Depois de terminar o passeio pela Hang Buom Street, retorne para a junção com Hang Giay e continue caminhando até encontrar Hang Chieu Street. Dobre a direita e conheça um dos 21 portões do Castelo de Thang Long: O Quan Chuong (Quan Chuong Gate). Embora ostentando os danos causados pelo tempo, o portão ainda permanecia em sua forma original, com um portão principal e dois portões pequenos em ambos os lados.

​​Outro destino indispensável era Dong Xuan Market, cujo portão principal estava localizado na Rua Dong Xuan. No Howevers, os turistas podiam entrar neste agitado mercado de Cau Dong ou Hang Khoai Street, a poucos minutos a pé da última parada. O mercado fora criado no início do século XX e agora era o maior mercado de atacado em Hanói. Aqui se vendia de  tudo: de roupas, eletrodomésticos a frango e verduras. ​​Saia do Dong Xuan Market através do seu portão principal na rua Dong Xuan, vire à direita e avance para chegar na Rua Hang Duong, centro de venda de frutas e legumes açucarados secos, chamado ô mai e mứt.  Nesta rua, poderia visitar Cau Dong Pagoda, construído durante  o século XVII em homenagem  ao primeiro-ministro Tran Thu Do, que fizera uma grande contribuição para dar à luz a Dinastia Tran (1225-1400). ​​Passando por uma pequena rua chamada Hang Ca para chegar à rua Cha Ca. O nome Cha Ca desta rua era nomeado após os famosos pratos Cha Ca, que era a quinta essência da gastronomia de Hanói. No Cha Ca La Vong,  no nº. 14, era o local onde foi criado este alimento tradicional do país.

​​O Cha Ca La Vong era um prato transmitido através de gerações. As pessoas sempre diziam algo sobre o Cha Ca La Vong quando falam sobre Hanoi. Portanto, se tiver a chance de viajar a Hanói, inclua o Cha Ca La Vong em suas visitas. Ficava na Do Hang Luoc St, siga direto ao final da rua até chegar ao cruzamento das três ruas. O restaurante estava no início da Cha Ca Street e perto do Hotel Thien Trang e Viet. ​​Depois de aproveitar o prato principal, siga em frente, passando pela Lan Ong Street, onde poderá sentir o aroma do medicamento Northern, até encontrar a Hang Can Street. Continue seu caminho até chegar a um local de brinquedos na Rua Luong Van Can. Siga até o final da rua e vire à direita e encontrará a Hang Gai Street, paraíso da seda, dos cachecóis, estolas, mantos e roupas masculinas e femininas. ​​Depois caminhe uns 15 minutos até a Ly Quoc Su Street à esquerda de Hang Gai; outra rua cheia de lojas de roupas e sede do Templo Ly Quoc Su, erguido em 1131 durante a Dinastia Ly. No final da rua está a Catedral de São José, na rua 40 Nha Chung. Depois vire à direita para chegar na Le Thai To Street, que era um dos lados do Lago Hoan Kiem . 

​​Alcançar a Fonte, na rua Dinh Tien Hoang também era o final deste passeio a pé. Embora ainda houvesse algumas ruas antigas como Hang Ngang, Hang Dao ou Hang Ma Street, a sugestão era deixar para a noite, quando as lojas de comércio ocupadas davam lugar para barracas de comida de rua e de artesanatos e souvenir, adornados por lanternas vermelhas cintilantes na Rua Hang Ma.

​FAKE

​​O turista que pouco sabia sobre a Ásia em geral, tinha como verdadeira a informação de que no Vietnam, o povo também se alimentava de insetos. Nada disso! A estória começava quando a TV apresentava imagens de rua, onde uns espertinhos vendiam espetinhos com insetos, principalmente escorpião, besouros e lagartixas. No seu dia-a-dia o vietnamita passava longe desse tipo de comida, mas não rejeitava as comidinhas de rua! E também era comum encontrarmos pessoas cozinhando seu almoço numa panelinha sobre um fogareiro elétrico ou a carvão, em plena calçada em frente da loja onde trabalhava. ​Essa estória começara quando o povo vietnamita passava privações e fome por conta da violencia da guerra que quase acabara com o país. Nessa época, qualquer coisa que se mexesse e passasse pela frente virava comida. Era uma questão de sobrevivência. Hoje era apenas folclore e até mesmo em Bangkok, na  Kao San Road onde existiam barraquinhas com essas especialidades para satisfazer a curiosidade e interesse do turista, os locais não tomavam conhecimento.    

​Curiosidade

Circulando pelas cidades em Cambodia, Vietnam e Philipinas  era comum encontrar biroscas que vendiam gasolina, em garrafas de cervejas e garrafas pet. O comércio de combustível era tão liberal, que tinha até restaurantes com bomba de combustível na calçada em frente. Quem mais se beneficiava dessas facilidades era o pessoal das motos e dos tuk tuk.

Os Feriados do Vietnam

  • 1º janeiro -  Ano Novo;

  • 12 de fevereiro  - Ano Novo Vietnamita;

  • 15 de fevereiro  - feriado de Start Tet;

  • 19 de fevereir - o Fim do feriado Tet;

  • 21 de abril  - Dia da Memória dos Reis Vietnamitas;

  • 30 de abril -  Dia da Reunificação;

  • 1-maio -  Dia do Trabalho;

  • 2 de setembro - Dia da Independência;

  • 20 de outubro  - Dia da Mulher Vietnamita;

  • 25 de dezembro -  Natal.

HANOI 3.jpg
HANOI 3.jpg
bottom of page