top of page

HANOI e seus museus - Vietnam - 3/3

















 

 

 

 

 

 


 

Museu da Força Aérea e Defesa   –  Trường Chinh, 173 –CD -   Khương Mai - Thanh Xuân -

 

Fora construído em 2004 e inaugurado em 2007, preservando imagens, materiais, artefatos que mostrvam as façanhas e o processo desde a fundação até o desenvolvimento da defesa aérea e Força Aérea do Vietnam, bem como os notáveis ​​combates aéreos. Mais de 70 grandes artefatos eram exibidos na seção de exposições ao ar livre, incluindo armas únicas de defesa aérea, armas antiaérea, radar, aeronave e míssil. Algumas das armas expostas contavam a história de guerra, como a bateria antiaérea To Vinh Dien, de 37mm usada na campanha de Dien Bien Phu. Os EUA fabricaram antiaéreos de 90mm, usados ​​na primeira vitória em combate aéreo, em 5 de agosto de 1964; o radar de controle de tráfego aéreo produzia ondas eletromagnéticas, usado durante a campanha de 12 dias e noites contra os bombardeios dos EUA em 1972, para detectar sinais das B-52s, ajudando a reconhecer os bombardeiros meia hora antes de sua chegada; e, uma plataforma de lançamento onde mísseis eram disparados para derrubar os primeiros B-52s em dezembro de 1972.


Mantinha outros artefatos, como os caças MiG-17, MiG-19, MiG-21, helicóptero de transporte, helicóptero caça submarinos, aviões de caça do Exército americano e militares do regime de Saigon, incluindo um esquadrão A-37 Quyet Thang usado para bombardear o Aeroporto Tan Son  Nhat, contribuindo para a vitória da campanha histórica de Ho Chi Minh. Eram mais de 3.000 artefatos exibidos de acordo com seis temas que refletiam a história heróica, as conquistas notáveis ​​da defesa aérea e da força aérea nos últimos 50 anos. Cada um dos artefatos exibidos no prédio, estava associado às conquistas  durante as guerras contra os franceses e americanos. O mito de como o Exército vietnamita conquistara as vitórias derrotando as forças aéreas muito mais bem equipadas, dos países que detinham o máximo de ciência e tecnologia na época, ainda era atraente para ser contada aos visitantes nacionais e internacionais. Abria de terça a sábado das 8.00 as 11.00h e das 13.30 as 16.30h.

 

Museu da História do Vietnam –  Pham Ngu Lao, 25  - Tong Dan  --

Era um lugar para preservar, exibir e apresentar a história vietnamita desde a pré-história até o presente, por meio de um sistema de documentos e artefatos extremamente ricos e valiosos, incluindo muitos tesouros nacionais.  Abrigava cerca de 200.000 objetos e materiais da história cultural vietnamita, entre os quais havia cerca de 110.000 antiguidades e 19 tesouros nacionais da pré-história, até 1945. Exibia coleções raras e valiosas que representavam a história e a cultura do Vietnã, como: artefatos arqueológicos, do início do Paleolítico à Idade do metal; uma coleção da cultura Dong Son; uma coleção de cerâmica vitrificada tradicional vietnamita; varas peças de bronzes, das dinastias Lê Nguyễn; esculturas em pedra Champa; uma coleção de cerâmicas estrangeiras originárias da China, Japão, Índia e Sudeste Asiático. Do período histórico de meados do século XIX até o presente, existiam mais de 80.000 documentos e artefatos relacionados à história revolucionária, ao presidente Ho Chi Minh e aos lideres do Partido Comunista do Vietnã. Abria todos os dias 8.00 às 12.00h e das 13.30 às 17.00h.

Museu da História Militar do Vietnam -  Dien Bien Phu Stree, 28-A -

Criado em julho de 1956, era também conhecido como Museu do Exército, e um dos sete museus nacionais do Vietnã. Abrangia mais de dez mil metros quadrados e estava situado no centro de Hanói, em frente ao Parque Lenin e a apenas alguns minutos de caminhada de  referências importantes, bem como jardins botânicos e a palafita do Tio Ho. Dentro do terreno do museu ficava a Torre da Bandeira, que fora classificada como monumento arquitetônico histórico nacional em 1990 e também como um dos símbolos da capital. O museu abrigava exposições, fotografias, mapas, maquetes da guerra do Vietnã. Os visitantes conheceriam o processo de nascimento, crescimento e vitórias das forças armadas do povo vietnamita, pela causa da paz, independência e liberdade. O sistema de exibição  incluia configuração externa e interna. No primeiro andar do museu, existiam 3 salas:
 

1ª sala - sobre os militares do período dos Reis Hung até Ngo Quyen derrotar o Exército Han no Rio Bach Dang, em 938;
2ª sala - no meio tinha uma estátua do Ho Chi Minh e as imagens da primeira Guerra da Indochina, no Vietnã (1858-1945);
3º sala - mostrava a luta da Dinastia Ly, para Nguyen.


O museu era a personificação concentrada do espírito do povo vietnamita, revelado na escrita do presidente Ho Chi Minh: Nada é mais precioso do que a independência e a liberdade, na histórica Proclamação da Independência da Nação. Muitos artefatos de valor histórico eram exibidos, como a bicicleta na usada na campanha de Dien Bien Phu, as aeronaves MiG19 e MiG21, os mísseis Sam 2 e Sam 3, usados na campanha contra a América do Norte, especialmente os tanques que entraram no Palácio.
 

O conteúdo do museu abrangia os seis períodos seguintes:
 

+ A história da nação vietnamita e o nascimento do Exército Popular do Vietnã;
+ A luta vietnamita contra o colonialismo francês;
+ A luta vietnamita contra os imperialistas americanos;
+ O Exército Popular do Vietnã a caminho de um Exército regular moderno;
+ O Povo e o Exército eram uma unidade e seriam invencíveis;
+ Peças de armamentos expostas no pátio do museu (como aviões, tanques, artilharia pesada, foguetes, morteiros, bombas, etc.).

 

Para visitar, use o ônibus público número 34, da Rua Trang Tien ou vá de táxi. Abria diariamente  menos segunda e sextas-feiras, das 8.00 às 11.30 e das 13.00 às 16.30h.

Museu da Mulher Vietnamita - Ly Thuong Kiet, 36  - Hoam Kiem

Era uma bela homenagem dedicada às mulheres do Vietnam ao longo do tempo. Existiam coleções e fotografias incríveis de contextos históricos, juntamente com uma riqueza de informações sobre as mulheres vietnamitas modernas de hoje. Em  cada uma das exposições rotuladas em inglês e francês, as coleções cobriam tudo, desde os costumes do casamento até o parto, mas eram as memórias da contribuição do tempo de guerra, por mulheres heróicas individuais, que eram mais pungentes.

 

O museu era administrado pela União das Mulheres do Vietnam, conhecida como um dos movimentos mais poderosos do país. As histórias das mulheres em todo o país eram simples, mas perspicazes: amor, sacrifícios e contribuições silenciosas formavam o temperamento, a beleza e a importância das mulheres vietnamitas e seus papéis importantes no passado, presente e futuro. O museu coletava, preservava e apresentava esses valores e heranças aos visitantes nacionais e estrangeiros, na esperança de que todos amem, respeitem e tenham orgulho das mulheres vietnamitas! Abria a visitação diariamente das 8.00  às 17.00h.

Museu da Polícia de Hanoi -  P. Lý Thường Kiệt, 67 - Trần Hưng Đạo- Hoàn Kiếm -

Fora criado em 1946 pela Polícia de Segurança de Tonkin e os Oficiais  que estavam engajados na luta contra os traidores e colaboradores dos franceses e japoneses, para proteger o Partido e os movimentos revolucionários e participar da Insurreição de 1945. As exposições iniciais de fotos, documentos e armas conduziam o visitante através dos esforços da Polícia para expulsar os franceses e matar os traidores, de 1946 a 1954. A próxima sala cobria 1954-75 e a luta policial contra a CIA, enquanto o Vietnam entrava em guerra com os Estados Unidos. Outra sala atravessava 1975-86, quando a capital se expandia dramaticamente e as forças nacionais e estrangeiras, conspiravam para destruir a criação do socialismo no Vietnam. Finalmente, de  1986-2015 mantivera a Força Policial até hoje, com o foco no combate as drogas, crimes cibernéticos, produtos falsificados – e até mesmo aos fraudadores de exames escolares.

Museu da Revolução do Vietnã

Quando estiver circulando pela estrada Tran Quang Khai ou pela rua Tong Dan, seria movido pela curiosidade e admiração para a arquitetura única do estilo francês do Museu da Revolução do Vietnã. Construído em 1917 pela colônia francesa, o lugar agora era dedicado a exibir artefatos, documentários e exposições esporádicas sobre a luta do povo  vietnamita na história moderna. O conteúdo era dividido em três partes, 1858-1945; 1945-1975 e 1975 - que correspondiam ao período do colonialismo francês, ao período da Guerra do Vietnã e ao período pós-guerra. Impressionante como a gama de tópicos abordados, era o design interior e exterior do prédio, que só poderia ser encontrado em outros lugares históricos do início do século XX, em Hanoi. Ficava no número 25 da Tong Dan Hanoi. Abria das 08.00 as 11.45 e das 13.30 às 16.15, exceto as segundas-feiras.

Museu da Vitória B-52 –  Doi Can Street, 157 - Distrito de Ba Dinh –

Inaugurado em janeiro de 1986 e atualizado e concluído em dezembro de 2012, por ocasião da vitória de 40 anos do Hanói – Dien Bien Phu no ar. Durante os 12 dias e noites da Campanha de 1972,  a Força de Defesa Aérea Vietnamita abatera 81 aeronaves, incluindo 34 B52, obrigando os EUA a sentarem-se à mesa de negociações para assinar o Acordo de Paris, em 1973, e marcar a retirada do Vietnã. Hoje, decorridos mais de 50 anos, a maioria das lembranças dessa operação estava exposta neste museu: armas, imagens, documentos, destroços e muitas outras coisas que marcaram a audácia criativa das tropas de Hanoi e de seus moradores. Era uma construção de referência regional, que mostrava o amadurecimento da capital, as Forças Armadas ao longo do período de 12 dias com especial destaque para as noites lutando ferozmente com as vitórias aéreas da capital da União Estrela Vermelha. O campus tinha sala de exibição com maquetes de interesses gerais das evoluções na batalha aérea de Dien Bien Phu. 

Com área de aproximadamente 200m2 esta sala, representada pelo espaço tridimensional, recriava o terreno do bairro, o campo de batalha de defesa aérea, e queda da aeronave B52. Era aqui que os momentos históricos mais impressionantes de Hanói eram recriados. Para a exposição ao ar livre, o que mais se destacava eram as provas desastrosas dos EUA: um B52 de 48,07m de naufrágio, envergadura de 56,42m e muitos outros destroços de aeronaves. Abria de segunda a sexta das 8.00 as 11.30 e das 13.30 as 16.30h.

Museu de Etnologia – Nguyen Van Huyen Street - Cau Giay District -

O prédio tinha a forma de um cilindro e por isso era chamado de bronze tambor de construção. Apresentava várias salas temáticas da vida tradicional dos diferentes grupos étnicos do Vietnã, artesanato e vestuários. Contas com uma biblioteca de publicações sobre a cultura do Vietnã e lojas de artesanatos. As salas do museu estavam em dois andares mais o museu ao ar livre. No primeiro andar apresentava os diferentes instrumentos musicais tradicionais, como o grupo étnico de corda La Muong, com tambor, shawn, chocalho, flauta e instrumentos das províncias do norte, com uma demonstração de seu estilo de vida e cultura.

O segundo andar era dedicado a arte, algodão, seda, roupas tradicionais, decoração em tecidos da
etnia Thau, de diferentes chapéus feitos de bambu natural e rattan, do Nung, o Yao de grande influência chinesa e os Hmong, que viviam ao norte nas montanhas na fronteira com a China,  mulheres Hmong cujo vestido era preto e usavam um tipo de saia calças Hmong ou vestido vermelho marcante. Havia cestos e utensílios de transporte de diferentes etnias. A prática Cham, o islamismo e o budismo, famosa pela fabricação de cerâmica, com cores espetaculares no museu ao ar livre, onde se poderia ver as casas dos diferentes grupos étnicos, palafitas, casa com diferentes coberturas e galpões, com a inclinação do telhado típico da etnia. As estátuas nuas à volta de uma casa – onde estavam tumbas do povo Giarai, da Província de Gia Lai. – tinham como objetivo acompanhar os mortos na vida depois da  morte. Eram símbolos de fertilidade, como se poderia ver pelas explícitas imagens.

 

Museu de Hanoi -  Phạm Hùng -  Mễ Trì -  Nam Từ Liêm -

Construído para celebrar os 1.000 anos de Thang Long Hanoi, era indiscutivelmente o exemplo mais dramático da arquitetura moderna da cidade. Hospedando uma infinidade de exposições, exibia várias estátuas bem preservadas, artefatos de cerâmica e fotografias, bem como alguns itens de países estrangeiros. A área do piso era reduzida de cima para baixo, criando uma visão surpreendentemente moderna de uma pirâmide invertida. Tinha quatro andares públicos que se erguiam em torno de uma passarela em espiral, até um átrio aberto. Cada andar abrigava documentos, artefatos e antiguidades relacionados à história, herança e cultura de Hanói, bem como espécimes botânicos e animais silvestres.
 

Abrangia impressionantes 54.000 metros quadrados no total, com a maioria das exposições alojadas em três de seus andares. O quarto nível contém principalmente salas de conferências, oficinas de arte, uma biblioteca e espaço para grandes exposições temporárias. Incluindo o tempo para apreciar os jardins circundantes e as características da água. Continha muitas antiguidades de valor inestimável detalhando os 1.000 anos de civilização da cidade. O primeiro andar abrigava estátuas de cobre bem preservadas e artefatos de cerâmica que datavam do século XVI. As principais exposições incluiam o Co Loa Bronze Drum e Thanh Mai Bell e o modelo de pilar, em forma de dragão, da Dinastia Ly  e constituiam registro importante dos diferentes períodos da história social de Hanói. 

 

Museu de Trem Ho Chi Minh – Km 15 -  QL6, Hà Đông -

Localizado a oeste da capital Hanoi, era o único lugar no Vietnã a manter uma estrada em um museu: Truong Son – Ho Chi Minh trail. Com uma área de exposição de 2.700 m2 e mais de 15.000 artefatos originais, oferecia uma visão interessante sobre o esforço e determinação necessários para manter a famosa rota de abastecimento do norte comunista até as fortalezas vietcongues no sul do Vietnã, apoiado pelos americanos. Abria a  visitas das 7.30 as 11.00h e das 13.30 as 16.30h.

Museu Nacional da Natureza do Vietnã -  Hoàng Quốc Việt, 18 B-C - Nghĩa Đô - Cầu Giấy -

Ficava dentro da Academia de Ciência e Tecnologia. Quase 1.400 espécimes estavam em exibição em uma área modesta de mais de 300 metros quadrados, mas era generalizada a história da vida ao longo de 3,6 bilhões de anos da origem da vida e da natureza no Vietnã. A árvore evolutiva era apresentada em detalhes na superfície da madeira, mostrando o mundo diverso da vida, com cinco  organismos: espécies pré-humanas, progenitoras, fúngicas, vegetais e animais, história de vida, com fósseis típicos de quatro períodos de desenvolvimento geológico: Pré-cambriano (4.500 – 541 milhões de anos); Paleozóico (541 – 252 milhões de anos atrás), Grandes Planícies (252 anos) de 66 milhões de anos); e o Novo Idade  - (66 milhões de anos). Espécimes fósseis típicos, como a ave de (154 a 135 milhões de anos, encontrada na Alemanha). O mundo dos vertebrados e da vida marinha era diverso e abundante com espécies como pangolins, lagartos, tigres, cobras, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar, corais, ostras. Abria de quinta a domingo. O ingresso era gratuito.

Museu Nacional de Belas Artes -   P. Nguyễn Thái Học,66 - Điện Biên - Ba Đình -

Como uma das instituições de cultura e aprendizado mais importantes do país, tornou-se o local favorito dos visitantes e era famoso por suas galerias  belissimamente organizadas.  O prédio foi construído durante o período colonial francês e originalmente era um internato para filhas de Oficiais franceses. Em 1962, o Governo vietnamita ordenou ao Ministério da Cultura que transformasse este prédio em um local para coletar, exibir e preservar as preciosas e especiais obras de arte do Vietnam desde os tempos pré-históricos até os dias atuais. O prédio foi reformado e elementos arquitetônicos vietnamitas foram adicionados, tornando-o um prédio adequado para um museu de arte. Atualmente possuia mais de 18.000 artefatos domésticos que representam  a arte do Vietnam desde os tempos pré-históricos até o presente. 

+ Pré-história e Belas Artes Antigas: Esta exposição apresentava objetos de diferentes temáticas: ferramentas de produção, armas, objetos do quotidiano, ornamentos, figurinhas artísticas e instrumentos musicais; 
+ Arte do século XI a XIX dC: Este era o período de desenvolvimento mais brilhante da escultura antiga vietnamita;
+ Arte do início do século XX dC. até os dias atuais: A mostra era dividida em duas orientações: a divergência da história da arte (1925-1945 e 1945-1954) e exibia obras materiais com coleções de laca, seda, tintas a óleo, gráficos e esculturas (de 1954 até o presente;
+ Arte Tradicional Aplicada: As técnicas artesanais eram mostradas em todos os materiais disponíveis, como bambu, têxteis, incrustações de conchas, conchas, esculturas de metal;

+ Arte Popular: A coleção do Museu concentrava-se em apresentar dois tipos de destaque: pinturas populares e estátuas populares;
+ Arte cerâmica vietnamita do século XI ao
século XX: A exposição apresentava as características proeminentes da cerâmica não vidrada e vidrada, em diferentes períodos históricos, como Celadon Glaze e Ivory – Yellow Cracked Glaze Ceramics;  a Cerâmica Padrão, em Marrom; Cerâmica Padrão Azul-Cobalto; Cerâmica Contemporânea.

Museu Nacional de História do Vietnã -

Foi criado a partir da fusão do Museu Nacional de História Vietnamita e do Museu Nacional da Revolução Vietnamita. Fundado nas instalações materiais do Museu Louis Finot – um museu pertencente à École Française d'Extrême-Orient, que foi construído em 1926 e inaugurado em 1932. Em 1958, o Governo do Vietnam assumiu oficialmente esta instituição cultural e converteu o conteúdo da exposição das artes orientais em história nacional. As exposições destacavam a pré-história do Vietnam até a Revolução de agosto de 1945. O primeiro prédio ficava na Rua Trang Tien, 1, contando a história vietnamita desde o período pré-histórico até a Dinastia Nguyen, 1945; e o segundo prédio ficava na Rua Tran Quang Khai, 216, relatando a  história vietnamita de meados do século XIX até o presente.

Museu Nguyen Van Huyen –  Aldeia de Lai Xa, 5  - Kim Chung - Distrito de Hoai Duc -

Destacava a vida e a carreira de pesquisa científica e educação, do professor Nguyen Van Huyen, Ministro da Educação Nacional da República Democrática do Vietnã. Composta por cerca de 400 objetos, a exposição permanente estava organizada em quatro pisos, e quatro subsecções temáticas. Os objetos incluiam cadernos de família, fotos, diários, dissertações, livros e móveis que contam uma série de histórias sobre a vida do Sr. Nguyen Van Huyen, uma figura chave na história do estabelecimento do sistema educacional da República Democrática do Vietnã.

 

Museu Prisão Hoa Lo -  Hanoi Hilton -  P. Hoả Lò, 1 - Trần Hưng Đạo – Distrito Hoàn Kiếm -

Foi construída em Hanói pelos franceses, entre 1886 e 1901, quando o Vietnã fazia parte da Indochina Francesa. Os franceses chamavam a prisão de Maison Centrale ou Central House, que ainda era a designação para prisões que abrigavam detentos perigosos ou com sentenças longas na França. Conhecida localmente como prisão Hỏa Lò, construída no local anterior da aldeia de Phu Khanh. A Vila produzia cerâmica de origem local em fornos, e o nome Hỏa Lò significava forno ardente ou fogão. Devido à natureza dura do domínio francês e um sistema de justiça cruel, a prisão sempre estava superlotada, e muitos eram prisioneiros políticos que lutavam pela independência e foram torturados e executados.


Havia também exibições com foco nos pilotos americanos que foram encarcerados em Hoa Lo, durante a Guerra Americana. Estes incluiam Pete Peterson (o primeiro Embaixador dos EUA em um Vietnam unificado em 1995) e o Senador John McCain (o candidato republicano à Presidência dos EUA, em 2008). O traje de vôo de McCain era exibido junto com uma fotografia dos moradores de Hanói, resgatando-o do Lago Truc Bach depois de seu avião ser abatido em 1967. O enorme Complexo Prisional foi construído pelos franceses em 1896 e originalmente planejado para abrigar cerca de 450 presos, e os registros indicavam que na década de 1930 havia cerca de 2.000 presos. Hoa Lo nunca foi uma prisão muito bem-sucedida, e centenas escaparam de suas paredes ao longo dos anos - muitos se espremendo pelas canalizações de esgoto. Era mais facilmente acessível de táxi e  o endereço 1 Pho Hoa Lo ficava bem na esquina da Pho Ha Ba Trung, ao sul do Lago Hoan Kiem, na borda do French Quartier. 

 

Redefinido durante a Guerra do Vietnã, o primeiro prisioneiro dos EUA enviado para Hỏa Lò fora o Tenente JG Everett Alvarez Jr., que fora abatido em 5 de agosto de 1964. Desde o início, os prisioneiros de guerra dos EUA em Hỏa Lò suportaram condições miseráveis, incluindo rações escassas de alimentos. Em fevereiro de 2023 em comemoração aos 50 anos do fim da guerra, diversos eventos foram realizados no local.



















 

HANOI.jpg
HANOI 1.jpg
HANOI 4.jpg
bottom of page