H A N O I
República Socialista do Vietnam - parte 1/3

A Ponte Vermelha

Região de Hoan Kiem - esquina do agito

Lago Hoan Kien e a Thap Rúa
As informações e recomendações inseridas neste texto, objetiva facilitar seu programa de viagem para visitar esta histórica e agitada cidade vietnamita. Escolha o que pretende conhecer e monte seu roteiro para melhor aproveitar sua passagem por aqui...
Era antiga capital comunista do Vietnam do Norte, apoiada pela China e URSS, Hanói tornou-se capital da atual República Socialista do Vietnam depois de vencer o Vietnam do Sul, que era apoiado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Atualmente com mais de 6 milhões de habitantes, era uma das cidades mais fascinantes do Sudeste Asiático, um lugar vibrante que respirava história. Em pleno coração da cidade e um dos pontos mais agradáveis, o Lago Hoan Kiem servia de elemento apaziguador para o forte calor vietnamita, de ponto de encontro dos moradores da cidade e de referência para o visitante que se dispunha a caminhar pela cidade por conta e risco. Em sua margem havia cafés, restaurantes e bares, e algumas das melhores opções de hospedagem, porque aqui era o centro turístico. No centro do Hoan Kiem, em uma pequena ilha, ficava a Torre da Tartaruga, um dos símbolos da cidade erguido entre os séculos XVII e XVIII, antigo local de pesca do Rei Le Thanh Tong. Dos cerca de 600 templos e pagodas, o mais visitado era o Templo Ngoc Son, também no Lago Hoan Kiem, construído no século XVIII e que poderia ser acessado por meio da Ponte Vermelha.
Bairro Antigo
Era um emaranhado de ruas sinuosas e caóticas, dominadas por motos, carros e transeuntes, onde o comércio vendia de tudo. Esse era o Old Quarter, considerado o centro nervoso de Hanói. Chamar essa região de loucura era elogiar. Como as milhares de motos passavam o dia estacionadas sobre as calçadas, sobravam as ruas para os ônibus, caminhões, vans, táxis, motos, tuk tuk, bicicletas e um tal de pedestre. Nesse emaranhado de veículos e gente, não se via nenhuma batida mas ouvia-se buzinas o dia inteiro. O vietnamita era fissurado numa buzina.
Nos fins de semana, a partir das 18.30, as ruas Hàng Đào e Hàng Ngang eram fechadas para a instalação de um imenso Mercado Noturno, que se espalhava por diversas quadras. Curta a visita, mas não compre nada, porque quase tudo era de origem chinesa e falsificado, principalmente jóias e relógios. Os vários quiosques instalados na calçada serviam para saciar a curiosidade gastronômica dos viajantes e até matar a fome de aventureiros. A região tinha vários pequenos e bons hotéis e os preços eram sempre os melhores da cidade. Ficamos hospedados no Queen Light Hotel, na Hang Phen Street, no Distrito de Hoan Kiem. Quartos bons, limpos, banho bom e café da manhã a contento. Ficava numa travessa da muvuca onde tinha vários pequenos hotéis. Atendimento bom e serviço de quartos também. Recomendável!
As principais referências históricas e turísticas
Arquidiocese de Hanói - 40 Igrejas católicas
Ao contrário dos países vizinhos, era bastante comum encontrar igrejas católicas no Vietnã. Uma das mais bonitas ficava em Hanói, próxima do Lago Hoan Kiem. Era a Catedral de St. Joseph, em estilo neogótico e que ficava aberta à visitação. Praticamente o dia todo havia ensaios de Corais, que podiam ser ouvidos do lado de fora. Durante a missa principal, nos fins de tarde de domingo, a igreja se tornava pequena e a praça em frente ficava repleta de fiéis.
Assembléia Nacional do Vietnam - 1 Đ. Độc Lập –
A Assembléia era constituída por 500 membros eleitos para um mandato de cinco anos. A Constituição do Vietnam reconhecia a Assembléia como o mais alto órgão do poder estatal, que indica o Presidente, o chefe da Justiça Suprema, o chefe da Procuradoria Popular do Vietnam e 21 membros do Governo. O Partido Comunista possuia grande influência sobre o Poder Executivo e exercia seu controle por meio do Comitê Central que elegia o politburo, de 15 membros, em congressos nacionais do partido realizados a cada cinco anos. Os membros do partido ocupavam todos os cargos de alto escalão do Governo.
Catedral - Nha Chung Street, 40 – Hoam Kien -
Era uma Catedral católica romana de estilo neo-ótico, construída há cerca de 120 anos. Em 1882, depois que o Exército francês conquistou Hanoi, a Catedral foi construída e completada em 1886. A Catedral e a área de Nha Chung foram construídas sobre terreno anteriormente pertencente ao Pagode Bao Thien, construído sob a Dinastia Ly. A arquitetura com cúpulas da Catedral seguia o estilo gótico e o design da Catedral de Paris. Tinha 64,5 m de comprimento, 20,5 m de largura com duas torres de sino de 31,5 m de altura. Embora a aparência da Catedral, das portas, o vidro colorido, as pinturas religiosas para decoração seguissem o estilo ocidental, a parte interior era decorada em estilo vietnamita, com duas cores típicas amarelas e vermelhas. Em frente a Catedral estava a estátua da Madre Maria. Outra das atrações mais disputadas de Hanói era o Templo da Literatura, situado a 10 minutos de táxi do Lago Hoan Kiem. Construído em 1070 em homenagem a Confúcio, era uma joia da arquitetura vietnamita e foi a primeira Universidade do país. Seus jardins eram uma atração à parte. Abria das 8.00 às 17.00h, exceto às segundas-feiras.
Centro de Arte Comtemporânea Vincom - VCCA – B1-R3 Floor, Royal City, 72A - Đ. Nguyễn Trãi, Street - Thanh Xuân –
A exposição TOA IV aberta desde 16 de setembro de 2022, reunia cerca de 40 obras de mais de 20 artistas nacionais e internacionais com o tema Método de diálogo com a natureza, de 2 pesquisadores. Arte de Abhijan Toto e Do Tuong Linh, co -Curadores, receberam muitas críticas positivas nacional e internacionalmente, especialmente com o apoio dos amantes da arte. Assim, o Vincom Center for Contemporary Art (VCCA) anunciava a prorrogação do horário de abertura da exposição BALL IV. Encerrou-se em 2 de janeiro de 2023.
Cidade Imperial de Thang Long
Foi construída sobre as ruínas de uma Fortaleza chinesa do século VII, em solos drenados do Rio Vermelho. Sua arquitetura era original e representava uma combinação de influências chinesas e do Reino de Champan. Era uma importante testemunha da Independência do Daí Vet. Era um enorme conjunto de prédios e resquícios que foram encontrados em escavações que possibilitaram a descoberta desta antiga Cidade Imperial, onde aconteciam os ritos e cerimônias mais importantes da nação. Este local era o centro político, a sede das dinastias, mas também o centro cultural e econômico da capital.
Complexo de Ho Chi Minh –
Era onde estavam as principais referências históricas e turísticas da cidade. O Vietnam orgulhava-se de seu primeiro Presidente - Ho Chi Minh (ou Tio Ho), o Herói da Libertação Nacional, que fundou a República Democrática do Vietnã, e demonstrava esse apreço na construção do Complexo de Ho Chi Minh, em Hanói. O Presidente Ho Chi Minh nasceu em 19 de maio de 1890 na Província de Nghe An e faleceu em 2 de setembro de 1969 em Hanói. Foi reconhecido pela UNESCO como aquele que dedicou toda a sua vida à libertação nacional do povo vietnamita. Em homenagem à gratidão do Presidente, o Governo criou o Complexo Ho Chi Minh, estabelecido dentro da capital Hanoi, após sua morte. Construído na aldeia de Ngoc Ha, Distrito de Ba Dinh, consistia no Mausoléu de Ho Chi Minh, na Praça de Ba Dinh, no Palácio Presidencial, na Casa do Tio Ho em palafitas, o Pagode de um pilar e o Museu de Ho Chi Minh.
Đại Trung Môn – P. Quốc Tử Giám - Văn Miếu - Đống Đa -
O prédio do Templo da Literatura e o do Portal Dai Trung eram cobertos com telhas e tinham duas portas laterais: thanh Duc (realização da virtude) e Dai Tai (realização do talento). Visite o Jardim de Estelas, cujo valor e a originalidade destas 82 estelas residiam no conteúdo escultórico. A montagem de estelas era feita em vários países, mas apenas as de Van Mieu apresentavam a história das competições e a filosofia das dinastias na educação, formação e valorização do talento vietnamita.
Estátua de Ly Thái Tô – P. Lê Lai, 12 - Lý Thái Tổ - Hoàn Kiếm -
Era uma grande escultura de bronze do Imperador Ly Thai To, fundador da Dinastia Ly, do Vietnã que também fundou a cidade de Thang Long, em 1010, que mais tarde se tornaria a cidade de Hanói. Era a maior escultura de bronze do Vietnam. A estátua pesava 12 toneladas e estava assentada sobre um pedestal de 20 toneladas. Tinha 10,10 metros de altura. A mão direita de Ly Thai To segurava o Chieu Doi Do ou o decreto da mudança da capital para Thang Long, e a mão esquerda apontava para o local onde a construção começara. A estátua foi erguida para comemorar o 50º aniversário da libertação de Hanói e estava localizada no Parque Indira Gandhi, em homenagem a Primeiro-Ministro indiano, que era uma apoiadora e amiga do Vietnam.
Hanoi Night Market –
O mercado noturno de Hanoi acontecia às sextas, sábados e domingos no Old Quarter (Hang Dao Street), a partir das 19.00h. E reunia centenas de locais e visitantes em busca de quinquilharias, objetos antigos e lembranças de viagem. Era um verdadeiro salve-se quem puder. Era barraquinhas pra tudo que era lado e gente aos borbotões se atropelando rua à fora.
Hanoi Opera House - Tràng Tiền, 1 - Phan Chu Trinh - Hoàn Kiếm -
Estava localizada em um belo cruzamento no centro, onde chegavam cinco estradas principais da cidade. Foi concluído em 1911 após 10 anos de construção, por dois arquitetos franceses, Broyer e V. Harley, assemelhando-se à Ópera Garnier, de Paris. O prédio tinha 34 metros acima do solo e estava construído numa área total de 2.600 metros quadrados com 87 metros de comprimento e 30 metros de largura. Seu design era fortemente influenciado pelo estilo da arquitetura francesa do século XIX. A fachada frontal impressionava com janelas fechadas de estilo neoclássico francês, varandas de ferro forjado e frisos de azulejos. O design interior impressionava os visitantes com a escadaria de mármore branco em forma de T, centralizada com tapete vermelho, lustres de cristal, grandes espelhos de parede, colunas coríntias e cúpula colorida por murais e relevos coloridos. O auditório tinha 24 x 24 metros com três andares de assentos que incluiam 589 assentos de veludo. O segundo e o terceiro andar eram dedicados a camarotes privados. O prédio também possuia uma sala de reuniões chamada Sala do Espelho, 18 salas de maquiagem, duas salas para treinamento de voz e uma biblioteca nos fundos.
Igreja Paroquial de Cua Bac - P. Pha - Đình Phùng, 56 - Quán Thánh - Ba Đình –
Era uma obra católica da Arquidiocese de Hanói. A construção da igreja foi iniciada durante a época do Bispo Pierre Marie Gendreau (Sr. East) pelo Reverendo Antoine Depaulis em 1925, inaugurada em 1º de fevereiro de 1931 segundo projeto do arquiteto francês Ernest Hébrard, com arquitetura típica da Indochina era uma combinação harmoniosa entre dois estilos: Ásia e Europa.
Jardim Botânico - Rodovia Hoang Hoa Than -
Conhecido como Parque Bach Thao, era um espaço verde localizado no Distrito de Ba Dinh, foi construído quando os franceses governavam o país. Abrigava muitas variedades de árvores, como coqueiros, palmeiras, orquídeas, figueiras-da-índia, além de várias espécies de animais, como esquilos e macacos de cauda longa. Estava distribuído por uma área de 10 hectares e incluia trilhas, campos, jardins, lagos e uma ilha. Cientistas e botânicos também plantaram várias espécies de árvores endêmicas e diversas do Vietnam, bem como de outras partes do mundo, como África, Américas e Oceania. O jardim também tinha viveiros de pássaros cercados de animais distribuidos pelo caminho.
Jardins Ly Thai To – Lago Hoan Kiem –
O mapa de Hanoi datado de 1873, mostrava o layout do Pagode e a área verde no leste do lago Ta Vong ou do lago Hoan Kiem. Quando os franceses invadiram Hanói e obtiveram uma concessão de terras pelo Tribunal de Nguyen, em 1874, planejaram renovar a área ao redor do Pagode. Desde 1886, depois de ser nomeado Ministro Residente de Tonkin, Paul Bert e o Governo de Hanói na época, criaram um Quartel para oficiais franceses, soldados e suas famílias no leste e sul do lago Hoan Kiem. No jardim foram plantadas vegetações e plantas ornamentais importadas e erguidos monumentos como uma Estátua da Liberdade, e a casa octogonal (também conhecida como a casa da trombeta de sopro), que era o local de ensaio para o conjunto musical do Exército francês.
Khue Van Cac – P. Tôn Đức Thắng - Văn Miếu - Đống Đa -
Conhecido como Pavilhão da Constelação da Literatura, era o símbolo de Hanói, de acordo com a Lei da Capital, aprovada pela Assembléia Nacional em novembro de 2021. Foi erguido em 1805 sob o reinado da Dinastia Nguyen, como um local para revisão de poesia clássica. Cac significava pavilhão; Khue significa a constelação encarregada da Literatura; e Van significa a beleza ou literatura. O pavilhão é um complexo de dois andares com estrutura em camadas, oito telhados inclinados e um porão quadrado. O andar superior, feito de caixilhos de madeira, tem seu corrimão gravado com oito objetos sagrados e quatro janelas redondas voltadas para as quatro direções.
Lago Oeste –
Era o maior lago natural da cidade e uma caminhada ao redor do lago proporcionava a chance de fazer uma pausa na cidade movimentada e também ter uma noção da vida local e autêntica dos residentes. Toda a circunferência do lago era de 15 km e onde existiam atrações históricas ao seu redor, além de belos hotéis, bons restaurantes, cafés aconchegantes e uma animada vida noturna. O lago, que ficava no Distrito de Tay Ho, também era a área mais popular para os expatriados morarem.
Lago Trúc Bạch –
Em 1620 os residentes de Ye Hoa e Yen Quang construíram um dique neste grande lago, na forma de um pequeno aterro para melhorar as atividades de pesca. O lago foi dividido em dois pequenos lagos, a parte ocidental tornou-se o Lago Oeste e a parte oriental o Lago Truc Bach. As origens do lago remontavam aos séculos XVII e XVIII, quando surgira sob o reinado do Rei Le e Lord Trinh. Um palácio foi construído beira do lago durante o século XVIII, que mais tarde foi transformado em Reformatório para concubinas reais rebeldes. Os acusados foram condenados a este lugar para passar seus dias de punição, tecendo pura seda branca. O militar americano John McCain caiu de pára-quedas no lago Truc Bach durante a Guerra do Vietnã. O lago tem uma forte conexão com a Guerra do Vietnam e era retratado no Memorial John McCain, perto do lago. John Sidney McCain, um aviador da Marinha dos EUA, estava em uma missão contra uma Usina de Hanói, durante a Guerra do Vietnã. Em 26 de outubro de 1967, um míssil antiaéreo derrubou sua aeronave.
Mausoléu de Ho Chi Minh - Hùng Vương, 8 - Điện Biên - Ba Đình -
Era onde estava o corpo do herói nacional Ho Chi Minh, construído à semelhança com o Mausoléu de Lenin, em Moscou. Este frio e cinzento bloco de mármore era o último lugar de descanso de Ho Chi Minh, onde, apesar de seus desejos de ser cremado, seu corpo estava em estado semelhante a Lenin, Stalin e Mao, outros grandes líderes comunistas. O Presidente declarou seu desejo de ser cremado e ter sua cinza enterrada nas colinas do Norte, do Centro e do Sul do Vietnã. No entanto, em homenagem a sua enorme dedicação para o país e pelo amor de todos os vietnamitas para ele, o sucessor do governo comunista decidiu manter seu corpo para que ele pudesse ver a reunião do país inteiro e as gerações seguintes pudessem visitá-lo. Em 2 de setembro de 1973, seu Mausoléu começou a ser construído na Praça Ba Dinh, ( também conhecida com o o Quadrado, onde ele leu a Declaração da Independência, em 2 de setembro de 1945 e foi concluída em 22 de agosto de 1975 com a ajuda da União Soviética.
O Mausoléu, que era feito de mármore e granito, possuia uma estrutura com três módulos. Na segunda loja estava colocado o corpo do Presidente, deitado como se estivesse dormindo com suas roupas simples, usadas no seu dia a dia. No exterior, os visitantes podiam ver sua citação popular Khong co gi quy hon doc lap tu do (traduzido como Nada é mais precioso do que a independência e a liberdade) inserida no topo do Mausoléu. Na frente do prédio estavam as 79 cicadilas, que simbolizavam as 79 fontes da vida de Tio Ho. As duas faixas de bambu nos dois lados assobiavam ao vento em homenagem ao Presidente! Era fácil apreciar a reverência nacional ao tio Ho que os peregrinos de todo Vietnã prestvaam ao visitar o seu Mausoléu em Hanói. Havia regras de comportamento rigorosas e código de vestimenta no Monumento, onde não era permitido levar sacos ou câmeras dentro, não devia usar bermudas ou chapéus e devia entrar e manter-se em silêncio. Todos os anos, o cadáver embalsamado retorna à Rússia para sua manutenção, período em que o Mausoléu permanecia fechado, geralmente nos meses de outubro e novembro. Abria visitas cinco dias por semana exceto segunda-feira e sexta-feira. Temporadas frias (de novembro a março): 8.00 as 11.00h. Temporadas quentes (de abril a outubro): 7.30 as 10:30h. Era fechado uma vez por ano, em outubro/novembro/dezembro para manutenção do corpo. Não eram permitidas câmeras, telefones celulares, t-shirts de ombro nu ou mini-saias para visitação interna.
Mercado das Flores Quảng Bá - Đ. Âu Cơ, 236 - Quảng An, Tây Hồ -
Localizado no Dique Nghi Tam, Quang An Ward, distrito de Tay Ho, Hanói, o Quang Ba Flower Market era um dos maiores mercados noturnos de flores em Hanói. As flores no mercado eram transportadas de todos os bairros da capital, como Dong Anh, Tay Tuu e Gia Lam. Portanto, ao chegar ao mercado, o visitante ficaria fascinado com as barracas de flores coloridas de todos os tipos e origens.
Mercado Dong Xuan - Dong Xuan Street - Distrito Hoan Kiem -
Era o maior mercado da cidade e estava localizado no bairro antigo, com lojas que ocupavam três andares de um prédio de estilo europeu e ofereciam todo tipo de produto: desde alimentos, roupas, artesanato, até eletrônicos. Entre os alimentos que ofereciam, havia especiarias, frutas exóticas, nozes, frutas desidratadas, conservas e quase tudo que se poderia encontrar num mercado popular. Ao redor do mercado havia muitas lojas onde se podia comprar desenhos tradicionais de Dong Ho, cerâmica Bat Trang, bordados e rendas Binh Da. Também tinha uma movimentada área de alimentação.
Pagode de um Pilar - P. Chùa Một Cột, - Đội Cấn - Ba Đình -
Era um pequeno templo budista, construído em 1049 pelo Imperador Ly Thai Tong, em agradecimento a sua amada Bodisatva Avalokiteshvara que em sonho, enquanto sentada sobre uma flor de lótus, lhe deu um filho, quando ele não podia ter e logo, o Imperador conseguiu realizar seu sonho. O templo tinha um pilar apenas, para representar a flor de lotus. Quando acordou, o Monge Thien Tue recomendou que ele construísse o Pagode com base em pilares, como em seus sonhos, e que o fizesse com o lótus da Sra. Sagrada. Todos os anos, em 8 de abril no calendário lunar, o Rei ia ao Pagode para a cerimônia de banho de Buda e depois lançava um pássaro. Em 1105, o Rei Ly Nhan Tong estendeu o Pagode e adicionou o vínculo a Linh Chieu. Próximo ao Pagode havia uma árvore de bodhi, presente de Rajendra Prasad - Presidente indiano - para o então Presidente Ho Chi Minh. O Mausoléu e o Museu abriam diariamente, menos segundas e sextas-feiras. O Pagode Dien Huu, tinha uma das arquiteturas mais especiais do Vietnam, e estava situado ao lado do Mausoléu de Ho Chi Minh.
Pagode Lang – P. Chùa Láng, 116 - Láng Thượng - Đống Đa -
Foi construído no século XII sob o reinado de Ly Anh Tong para adorar Buda. O Rei-pai - o Rei Ly Than Tong (que reinou de 1128 a 1138) e Tu Dao Hanh, o mais venerável monge budista da época. Na Dinastia Ly, o budismo floresceu e muitos pagodes foram construídos, como Tran Quoc, One Pillar, Kim Lien e Lang, que ainda hoje estavam bem preservados. O Pagode tinha três arcos, com o arco principal composto por quatro colunas com arquitetura semelhante ao portão do antigo Palácio Real. Localizada no meio do Pagode, a casa octogonal era onde a estátua do monge Tu Dao Hanh estava colocada e era venerada. Com um telhado de dois níveis, a casa também era uma obra de arte de escultura sofisticada, com quatro fênix dançando no topo e oito dragões voando ao redor do telhado, representando oito reinados da Dinastia Ly.
Pagode Ly Quoc Su - P. Lý Quốc Sư, 50 - Hàng Trống - Hoàn Kiếm -
Era um dos mais antigos de seu estilo em Hanoi, construído em 1.131, foi renovado várias vezes, especialmente em 1954, quando foi destruído durante o período colonial francês. Este templo de estilo vietnamita, de quase 900 anos de existência, preservava muitas antiguidades preciosas como a estátua de Buda e o Sino de Tu Chung, e sua meticulosa arquitetura de padrões de escultura únicos.O Pagode era uma homenagem ao Monge Budista da Dinastia Ly, que durou cerca de 12 séculos, Nguyen Chi Thanh - o nome completo de Monk, que nasceu em 1066 na aldeia Dien Xa, Província de Ninh Binh, sob o reinado do Rei Ly Thanh Tong, que permaneceu no poder de 1138 a 1175. Quando Nguyen Chi Thanh tinha 11 anos, começou a estudar para se tornar um Monge. Sua professora era uma das Monjas mais conhecidas do país - Tu Dao Hanh, que realmente admirava Nguyen Chi Thanh por seu talento. Depois de curar com sucesso o Rei Ly Thanh Tong, de uma doença aparentemente incurável, Nguyen Chi Thanh foi homenageado com o título de Ly Quoc Su, o professor Breat Monk e Merit do país inteiro. O próprio Rei também supervisionou a construção de um prédio residencial de 12 andares que ele destinou a Ly Quoc Su, e que estava situado ao lado do Pagode Bao Thien de Thang Long Capital.
Ly Quoc Su vivia no bairro, pregando o Sutra Budista, ensinando medicina, curando doenças para pessoas da região e, especialmente, treinando artesãos com habilidade de fundição de bronze. Essa foi a razão pela qual Ly Quoc Su também foi nomeado o Santo da Mina de Bronze. Quando morreu aos 75 anos de idade, no Pagode de Giao Thuy em Nam Dinh, o Rei Ly Thanh Tong decidiu transformar o quarto em um templo para adorar Buda e Ly Quoc Su, juntamente com vários Pagodes em todo o país, como Giao Thuy, em Nam Dinh ou Keo Pagoda em Thai Binh. Estava localizado no número 50 da Rua Ly Quoc Su, no bairro antigo, a 50 metros da Catedral de São José.
Pagode Tran Quoc - Thanh Niên, 46-D - Trúc Bạch - Tây Hồ -
Situado numa pequena península no lado leste do Lago Oeste, era considerado o mais antigo de Hanoi, com história de mais de 1.500 anos. Chamava a atenção deste templo budista, a leveza de sua construção e o silêncio da superfície do lago. Foi construído sob o nome de Khai Quoc, durante o reinado de Ly Nam, entre os anos de 544 e 548, sobre o Red River, dentro do Yen Phu Ward, hoje Distrito de Tay Ho. Até o século XV e durante o reinado tailandês do Rei Tong, foi renomeado para An Quoc, o que significava um país pacífico. Em 1915, sofreu com uma forte inundação e teve que ser removido para a ilha Kim Ng On, ao leste do lago, onde está atualmente. Mais uma vez teve o nome alterado, durante a dinastia do Rei Le Huy Tong, e agora era o Pagode Tran Quoc, que significava proteger o país. Era também um pequeno museu de antiguidades de milhares de anos, como estátuas de adoração que podem ser vistas na casa em frente. Destaque para a estátua Thích ca thập niết bàn, que era avaliada como a mais bela estátua do Vietnam.
Pagode Van Nien - Đ. Lạc Long Quân, 364D - Xuân La, Tây –
Foi construído no 2º Thuan Thien sob a dinastia Ly, um ano depois que o Rei Ly Thai To mudou a capital de Hoa Lu para Thang Long. Anteriormente, o pagode era chamado de Van Tue e estava situado em Quan La, atual Ve Ho Village. De acordo com registros, em 1014, o Venerável Monge Huu Nhai, Patriarca da Sangha Budista do Vietnam pediu ao Rei que estabelecesse uma plataforma improvisada no Pagode, para organizar ritos para aqueles que queriam seguir a religião budista. O Pagode tinha cinco salas de culto e três santuários que se conectavam na forma da letra chinesa Ding. Como outros pagodes no norte, o pagode tinha três estátuas budistas do passado, presente e futuro que eram colocadas na posição mais alta e seguidas pelo Buda Amitabha e depois pela Deusa da Misericórdia. Do lado de fora, havia uma estátua de Buda recém-nascido. No telhado do pagode, havia três letras de Van Nien Tu que significavam que o Pagode existiria para sempre. Possui também um conjunto de 46 estátuas redondas, incluindo 26 estátuas de Buda, 20 estátuas de Deusas Mães e patriarcas falecidos; dois sinos de pedra datados da Dinastia Nguyen; 11 ordenanças de gênios; e muitos outros objetos de adoração.
Palácio Kinh Thien –
De acordo com A História Completa do Dai Viet, o Palácio começou a ser construído em 1428 sob o reinado dei Le Thai To e concluído sob o reinado de Le Thanh Tong. O Rei Ly Thai To nomeou o Palácio da Audiência Can Nguyen como o centro do céu e da terra, onde ele se sentava no trono para governar o país. Sucedendo a Dinastia Ly, as Dinastias Tran e Le continuaram a construir o sistema de fortalezas existente. A área de grande importância era o Palácio Proibido (Palácio do Dragão ou Palácio do Dragão e da Fênix), cujo centro eram os Palácios Can Nguyen e Thien An sob as Dinastias Ly – Tran e o Palácio Kinh Thien sob a Dinastia Le. Em 1805, o Rei Gia Long ordenou a construção desta área como Palácio Real para os reis Nguyen. O nome Hanoi Ancient Citadel originou-se em 1831, quando o Rei Minh Mang promoveu uma reforma administrativa na qual foram estabelecidas Províncias em todo o país, incluindo Hanoi. A Cidadela de Hanói tornavau-se a sede da Província de Hanói. Durante a dominação francesa no final do século XIX, os colonialistas franceses destruíram o Palácio Real de Kinh Thien e construíram um Quartel-general de artilharia chamado de Pátio do Dragão.
Palácio Presidencial - Hùng Vương, 2 - Ngọc Hồ - Ba Đình -
Foi a Residência Real dos diferentes Impérios que existiram no Vietnam. O prédio tinha estilo colonial francês era pintado de amarelo mostarda, foi construído no início do século XX para ser a residência do Governador francês da Indochina. Está rodeado pelo Jardim Botânico, onde durante alguns anos estiveram localizadas as residências de Ho Chi Minh. As duas residências escolhidas foram primeiramente um quarto destinado aos empregados e depois uma casa vizinha, a Casa Zancuda. Ho Chi Minh não queria morar no palácio, pois não parecia certo viver cercado de luxos enquanto o Vietnã lutava por sua Independência. Atualmente, o Palácio era utilizado para receber autoridades de países que visitavam a cidade. Abria à visitação.
Palafita de Ho Chi Minh - Bach Thao Alley, 1 - Ngoc Ho - Ba Dinh.
O local de vida e trabalho de um dos personagens políticos mais famosos e importantes da história do Vietnam, também conhecida como Palafita do tio Ho, era um local de visita obrigatória para os turistas. Com um design simples e um ar tranqüilo e puro, os visitantes podiam conhecer mais sobre a grandeza e simplicidade do homem que ali viveu. A história da casa começou em 2 de março de 1958, quando o tio Ho veio visitar a primeira Cooperativa Agrícola da Província de Thai Nguyen. A jornada incluiu ver palafitas, que lembravam ao Presidente de seu tempo na base do Norte. Naquela época, seus assistentes procuravam uma casa adequada para ele. Desde que a guerra vietnamita contra os franceses terminou em 1954, o Presidente voltou a Hanoi. Naquela época, ele se recusava a morar no luxuoso Palácio do Presidente. Ho Chi Minh disse a seus camaradas que queria construir uma palafita do outro lado do lago para morar e trabalhar. Depois disso, o Politburo do Partido Trabalhista do Vietnam na época, decidiu construir uma casa para ele. Abria a visitas das 7.30 as 16.00h diariamente, com intervalo para almoço das 11.00 as 13.30h. Havia uma taxa de ingresso que era cobrada no portão de acesso.
Parque Bao Son Paraíso – Đ. Lê Trọng Tấn, Km5+200m - An Khánh - Hoài Đức -
Tinha quatro setores: na seção da Aldeia de Artesanato tradicional havia réplicas das 15 aldeias artesanais mais conhecidas do Vietnã, incluindo a aldeia de cerâmica Phu Lang, a aldeia de seda Van Phuc e aldeias especializadas na fabricação de produtos artesanais, como quadros incrustados de pedras preciosas, artesanato e bordados feitos de bambu e vime. A seção do Bairro Antigo apresentava as atividades diárias dos residentes durante os primeiros anos do século XX. São mais de 20 casas geminadas, de estilo antigo com cobertura de telha. Cada casa se assemelhava a uma loja que vendia várias coisas, como roupas, relógios, obras de arte e bebidas, exibindo o estilo de vida e as práticas comerciais da velha escola de Hanói.
A área destinada ao ecoturismo era a maior área do parque, apresentando um mundo oceânico com mais de 2.000 espécies de peixes de diferentes continentes, incluindo tubarões, bezerros e raias ao lado de vários tipos de euphorbia. Também consistia em um Jardim Real que possuia cerca de 500 variedades de orquídeas raras e preciosas do Vietnam e do Sudeste Asiático e um museu que exibe uma grande seção transversal de borboletas e flores de diferentes países ao redor do mundo. A seção culinária oferece aos visitantes uma ampla variedade de opções, desde pratos tradicionais vietnamitas a pratos asiáticos e europeus. Possuia mais de 30 lojas de alimentos que vendem especialidades tradicionais de todas as regiões do país.
Parque da União – Đường Lê Duẩn, 354-A - Phương Liên - Đống Đa -
Era um pulmão verde de Hanói há mais de 50 anos, erguido em 1958. Era conhecido como Lenin Park em homenagem ao seu 110º aniversário. Abrangendo o parque havia uma vasta área de gramado exuberante, árvores altas muitas flores e locais onde as crianças experimentavam jogos como casa de espelhos, dirigir avião ou trem.
Parque de Águas Hồ Tây – Đ. Lạc Long Quân, 614 -Nhật Tân - Tây Hồ -
Localizado dentro do parque de diversões West Lake Park, era uma das atrações mais incríveis de Hanói. Os visitantes podiam buscar adrenalina nos vários escorregadores de alta velocidade e na piscina de mergulho ou simplesmente relaxar na piscina e no rio lento. Estava equipado com todas as comodidades modernas e uma vasta gama de passeios emocionantes, incluindo sete pistas deslizantes com uma altura de 12 metros, uma piscina que produz ondas altas semelhantes às gigantescas ondas do mar, uma ponte pênsil tibetana, emocionantes cordas balançantes e uma piscina de mergulho.
Parque Indira Ghandi – P. Láng Hạ, 16 - Thành Công, Ba Đình –
Era um parque grande e muito bem cuidado, com pistas de treinamentos, canteiros de flores e um busto de Indira Gandhi. Era um local procurado para exercícios e relaxamento, principalmente pela manhã, e ficava lotado já a partir das 7.00h.
Parque Jardins Lenin - Điện Biên Phủ, 28-A - Điện Bàn, Ba Đình –
Era um destino popular para os visitantes, com belos jardins floridos e uma praça que reúne centenas de moradores ao fim da tarde. Em homenagem ao camarada Lenin, além do nome tinha uma estátua da decantada figura.
Parque Thu Le – Vuon Bach Thu -
Foi construído em maio de 1975 e aberto ao público dois anos depois, era conhecido como Thu Le Zoo pela maioria dos habitantes, era um Complexo de Green Park, Zoológico e parque de diversões. Com as suas cinco áreas de exposição, o Zoo contava com 40 biotérios com mais de 600 animais de mais de 100 espécies. Entre as quais, 40 espécies estavam listadas no Livro Vermelho do Vietnã e muitas eram presentes da Europa, África, América e Austrália. Alguns animais raros preservados aqui eram tigres indo-chineses, leões, leopardos, elefantes e hipopótamos.
Parque Yen So - Gamuda Central, QL 1-A - Hoàng Mai –
Estava localizado no cruzamento da rodovia Phap Van – Cau Gie, no Complexo de centros comerciais e hotéis cinco estrelas Gamuda Gardens. Contemplava lago e muitas árvores em seus 323 hectares muito freqüentado pelos moradores.
Ponte Huc -
Para chegar ao templo Ngoc Son, os visitantes precisavam atravessar uma ponte de mandeira vermelha chamada Huc (Ponte do Sol Nascente) e caminhar por Tam Quan ( Três Portões ) até chegar no pavilhão de dois andares, Dac Nguyet Lau (Moon Gazing Pavilion).
Ponte Nhật Tân –
Estava listada como uma das sete pontes vitais da capital de Hanói e a maior ponte de aço estaiada do Vietnam considerada um novo símbolo de Hanói. A ponte Nhat Tan tinha um comprimento total de 9,17 km, dos quais a ponte principal tem 3,9 km (a ponte sobre o rio Vermelho tem 1,5 km) e a ponte principal tem 5,27 km. A caminhada pela ponte era livre, levava apenas 10 a 15 minutos para chegar ao outro lado.
Ponte Thăng Long
A mais de 50 anos, quando a guerra para libertar o Sul e reunificar o país estava chegando ao fim, começaram a construir uma grande ponte sobre o Rio Vermelho para conectar a rede de tráfego ferroviário e rodoviário em o norte. Sua construção exigiu a participação de 12 empresas e uma força de 9.800 pessoas, incluindo cerca de 6.000 engenheiros e técnicos. Tem 15 vãos, uma ponte ferroviária de bitola de 50m com 1.435 m. de extensão e ponte de 3.000m para veículos em geral com seus dois andares.
Residência de Ho Chi Minh -
Recusando-se a viver no Palácio Presidencial, o Presidente Ho Chi Minh morava na casa de um eletricista, nas proximidades. Sua forma de administrar o governo era num ambiente simples e orientado para a natureza, construído para ele viver e trabalhar. Ao caminhar, os visitantes poderão sentir seu estilo de vida simples e puro em uma casa de azulejos de madeira em palafitas (do estilo do grupo minoritário étnico), cercado por jardins com árvores frutíferas. A casa tem dois pisos. O térreo era o local de encontro, com 12 cadeiras em torno de uma grande mesa. No andar de cima, havia uma estante de livros, usada como um acervo entre sua sala de estudo e quarto de dormir. Sob o nível mais baixo da prateleira, havia uma pequena máquina de escrever em que ele datilografava suas mensagens e artigos. Seu quarto era muito simples, com uma única cama de madeira, um pequeno cobertor, um tapete apressado, um ventilador feito de folhas de palmeira e uma garrafa com água. Alguns livros, os jornais que estava lendo ainda estavam sobre a mesa. O Presidente viveu aqui desde 1958, até vir a falecer.
Teatro Aquático de Fantoches – Rua Dinh Tien Hoang, 57B -
Era um endereço recomendado para turistas nacionais e estrangeiros, que desejassem assistir a shows de marionetes aquáticos e descobrir a beleza desta arte tradicional única do Vietnam. Fundado em 1969, apresentava anualmente cerca de 500 shows diariamente. O Teatro levava a arte de marionetes de água para mais de 40 países estrangeiros como Japão, França, América, Austrália, Espanha, através de turnês de apresentações, programas de intercâmbio cultural internacional ou de festivais de marionetes.
Teatro de Arte Contemporânea – Le Thai To, 16 - Hang Trong - Hoan Kiem -
O prédio servia como sede da primeira da 1ª Assembléia Nacional da República Democrática do Vietnam. Com o estilo da arquitetura francesa que combinava com a arquitetura artesanal tradicional do Vietnam, o prédio era elegante, harmônico de cores e antiguidade. Seu auditório Dong Kinh tinha capacidade para mais de 250 lugares, projetado como um teatro em miniatura com um andar térreo e um mezanino, mas também era um prédio complexo sobre cultura e culinária, com quase 3.800 m2.
Templo Bach Ma – Hang Buom Street,76 - Hoan Kiem Dis-
Localizado no coração do bairro antigo, era considerado um notável monumento histórico associado ao evento da realocação da capital do Rei Ly Thai To e estava instalado entre os Quatro Templos de Guarda da Cidade de Thang Long, que foram estabelecidos para formar um limite fechado de fortalezas ao redor da cidade e conter potenciais ameaças.
Templo da Literatura - P. Quốc Tử Giám, 58 - Văn Miếu, Đống Đa -
Era um dos vários templos vietnamitas que homenageavam o filósofo chinês Confúcio. Foi construído em 1070 e pouco tempo depois passou a abrigar a primeira Universidade do Vietnam, que funcionou de 1076 a 1779. Os resquícios mais legais do período em que a Universidade existiu, eram as estelas de pedra com os nomes e informações sobre os alunos que se destacaram a partir de 1442. Hoje restavam 82 placas espalhadas pelos pátios do Templo da Literatura. Estavam sobre bases em formato de cabeça de tartaruga, animal que era símbolo de longevidade e da Independência do Vietnam. As oferendas que as pessoas deixavam nos templos eram comidas, cigarros, bebidas e dinheiros, que pareciam ser os itens preferidos dos deuses naquela região.
Praça Ba Dihn – O Quadrado

