GRENOBLE - As Bolhas, os museus e as Universidades - França

ETIAS – Autorização para entrar na Europa
Anunciado em 2016, o European Travel Information and Authorization System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação e Autorização — está cada vez mais próximo de ser concretizado. A nova regra de entrada de estrangeiros na Europa se baseia no sistema americano, com maior segurança e será válido, a partir de novembro de 2023. O sistema verificará as credenciais de segurança e cobrará uma taxa (atualmente divulgada como sete euros) dos viajantes que visitam os países-membros do Tratado de Schengen, para fins de negócios, turismo, médicos ou de trânsito. Os viajantes, que atualmente visitam a Europa, sem Visto, podem entrar na UE e nos países-membros de Schengen, gratuitamente e sem qualquer triagem de segurança digital antes de sua chegada à Europa. Vale lembrar que o ETIAS não é um Visto, mas uma autorização de viagem para viajantes que não precisam de Visto Consular para visitar a Europa.
As informações e recomendações inseridas neste texto, objetiva facilitar seu programa de viagem para visitar esta bonita e agradácel cidade francesa. Escolha o que pretende conhecer e monte seu roteiro para melhor aproveitar sua passagem por aqui...
Grenoble é uma das cidades mais aprazíveis da França, relativamente de tamanho médio, está situada próximo aos Alpes franceses, banhada pelo Rio Isére, com belos prédios, trânsito civilizado e de astral positivo, pois como sedia uma das mais tradicionais universidades do país, é um lugar repleto de gente jovem e alegre.
Considerada a porta de entrada dos Alpes Franceses, a região de Rhône-Alpes atrai não somente estudantes, mas também turistas. Está situada a 560 km de Paris e 280 km de Marselha. Aqui foram disputados os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, e conta com cerca de vinte centros de esportes de inverno, em seu entorno, sendo que os mais próximos estão apenas a meia hora de carro.
Grenoble ainda conserva características de cidade interiorana. Na margem sul do rio, visite a região em torno do Jardin de Ville, Place Grenette, Place Victor Hugo, Église St. Louis e Église St. Andre, onde está a chamada Cidade Velha. O contorno da cidade tem avenidas largas e arborizadas, e caminhando pela cidade antiga, encontram-se ainda áreas exclusivas de pedestres e um comércio muito diversificado.
Como uma cidade universitária, alguns de seus prédios de maior destaque são de suas faculdades. Dentre as mais famosas, está a Université Joseph Fourier, dedicada ao estudo de ciência, tecnologia e medicina; a Université Pierre Mendès France, especializada em ciências sociais; a Université Stendhal, famosa pelos cursos de línguas e literatura, e ainda o renomado Institut National Polytechnique de Grenoble, uma das melhores escolas francesa, de engenharia.
O filósofo Stendhal dizia, que "em Grenoble no fim de cada rua, existe uma montanha", e elas são realmente uma presença constante na cidade. Algumas chegam a dois mil metros de altura e constituem um convite irresistível a diversos tipos de atividades esportivas, como montanhismo, caminhadas e passeios de bicicleta, sendo que no inverno os esportes praticados na neve e gelo se destacam.
Para quem não quiser subir a montanha, nas famosas Bolhas de Grenoble, há uma alternativa: O ciclismo sempre foi um dos esportes favoritos dos franceses e para isto, Grenoble tem ótimas opções. São diversas trilhas montanha acima, com destaque para as subidas do Col Luitel (muito inclinada), Balcon de Belledonne (com diversas curvas), Col de la Croix de Fer, Col de la Madeleine e Col du Galibier, sendo estas últimas indicadas apenas para quem tem muita boa resistência física.
A cidade é cercada por uma natureza privilegiada, e as regiões de Vercors, Belledonne e Chartreuse estão entre as mais bonitas do país. A pouca distância ficam ainda os parques naturais de Oisans e Trièves, e para quem dispõe de mais tempo para explorar a região, vale uma esticada até Maurienne, Ecrins e Tarentaise, que ficam a cerca de 90 minutos de carro desdee Grenoble.
Um caminho interessante para chegar a Grenoble, por exemplo, é a partir de Chamonix em direção a Mégeve, e depois pegar a estrada para Grenoble. No retorno, pegue a estrada em direção a Annecy, e termine o percurso em Genebra. Com certeza, será um ótimo passeio.
Grenoble tem ótimos museus, com destaque para o Musée de Grenoble, Musée Dauphinois e Musée de Peinture et Sculpture. Outros pontos que não podem ser esquecidos numa visita são as fortificações históricas do Fort de la Bastille, o Jardin et Palais des Dauphins, a Igreja de Saint Laurent e sua cripta (situados na margem norte do rio Isére), o magnífico Palácio do Bispo e a Catedral de Notre Dame, próxima à Place Grenette, repleta de restaurantes com mesinhas nas calçadas.
Quando a fome apertar, almoce no restaurante Bistro Saint Christopher, situado na Place Saint Bruno. Depois faça uma caminhada para visitar os interessantes Musée de la Resistance (Rue Hébert 14) e Musée de la Resistance et Deportation (Rue J.J Rousseau 14). Os dois mostram alguns aspectos da 2a guerra que influenciaram a vida da França na época. À noite, conheça a Brasserie Les Trois Canards (Avenue Felix Vialet 2), ou o restaurante Au Petit Savoyard (Rue Génissieu 2), que serve uma grande variedade de queijos da região. Outra alternativa, é o Le Tonneau de Diogène (Place Notre Dame), ou Le Couche Tard (Rue du Palais), que são dois dos barzinhos mais animados da cidade.
Onde comer
Outras opções para almoço ou jantar
Le Bel Air Café - Cours Liberation General De Gaulle, 66 –
Serve pizzas e lanches que incluem excelentes cafés e sucos.
Le Café du Marais – Avenue Felix Viallet, 1 –
O cardápio é à base de peixes, carnes e saladas, elaborados sob receitas francesas tradicionais da região. Tem uma boa carta de vinhos. A atenção é muito boa e o restaurante é acolhedor e com a sofisticação tradicional francesa.
Mano a Mano – Rue Lakanal Village Championett, 6 –
Serve excelentes pratos das cozinhas italiana e francesa, com destaque para as focaccia, para as quais o cliente pode escolher o recheio.
Pizzeria Di Roma – Quai Perriéte, 50 –
È bem recomendado. Serve ótimas pizzas e pratos de massas e pescados.
Onde dormir
Ibis Grenoble Centre Bastille - $$$ - Rue Miribel , 5 -
Todos os quartos são para não fumantes, têm ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, TV de tela plana a cabo, mesa auxiliar e um bom banheiro com secador de cabelo e produtos de banho de cortesia.T em quartos para famílias, estacionamento e equipes de Recepção atendendo em seis idiomas. Serve um excelente café da manhã.
Hotel Victoria - $$ - Rue Thiers, 17 -
Situado numa área tranquila e próxima ao centro, oferece Wi-Fi gratuito em toda a propriedade e estacionamento privativo gratuito. Todos os quartos possuem TV de tela plana com canais a cabo, e banheiro privativo. O hotel dispõe de quartos para famílias. Servem um ótimo café da manhã.
Kyriad Direct Grenoble Centre - $$ - Avenue Félix Vialle, 45 -
Os quartos são simples e confortáveis, dispondo de Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e mesinha auxiliar. O café da manhã continental (cobrado à parte) é servido no quarto ou em uma sala de jantar. O estacionamento tem um custo adicional.
Residhotel Grenette - $$$ - Rue de Palanka, 12 -
Está localizado no centro de Grenoble, a 3 minutos a pé da Praça Victor Hugo. Todos os quartos possuem área de estar com mesa de trabalho e TV a cabo. A cozinha compacta, com de fogão elétrico portátil, micro-ondas, frigobar e cafeteira. O café da manhã está incluso na diária. As vagas de estacionamento são limitadas e estão disponíveis por um custo extra.

