GOTEMBURGO - Terra da Volvo & Cia - 1/2
Era o principal porto de mar da Suécia e a segunda maior cidade, com uma população de 572.799 habitantes, em 2024. Situada no braço de Kattegat, na foz do Rio Göta, fora fundada em 1624, perto do local de uma povoação medieval. A sua planta - incluindo um sistema defensivo de canais - baseara-se no modelo holandês. Seu porto era uma base dos ferry-boats que faziam a ligação com a Dinamarca e atravessavam o mar do Norte até ao Reino Unido. Era um importante centro de ensino: a Universidade estatal fora fundada em 1891 e a Universidade Técnica de Chalmers, em 1829, sendo a mais antiga do país.
Arquipélago –
Era formado por uma série de ilhas no Mar do Norte, nos arredores de Gotemburgo. As ilhas na parte sul do arquipélago – como Brännö, Styrsö e Vrångö – eram livres de carros e poderiam ser acessadas de barco a partir de Saltholmen. As ilhas ao norte, Hönö, Öckerö e Björkö, poderiam ser acessadas de balsa a partir de Lilla Varholmen. Levava cerca de uma hora para chegar ao arquipélago a partir do centro da cidade e um simples bilhete de transporte público era suficiente para a viagem.
Bicicletas
A cidade era muito boa para caminhadas, mas se quiser poderia escolher circular de bicicleta, que era um meio de locomoção preferido dos moradores. O trânsito era regulado nos fins de semana para tornar ainda mais seguro a circulação de ciclistas. Havia também várias trilhas de bicicleta ao longo dos canais, do rio e da orla. O aluguel das bicicletas era incluído no Gotemburg City Card.
Café e jardins de Lärjeån – Ekevadsvägen, 5 -
Estava situado a uma curta distância do Angered Centrum, em um magnífico entorno ajardinado. Desde os jardins do Café, acessava-se facilmente o Vale de Lärjeån e muitos circuitos que proporcionavam pelos passeios.
Casa Cultural de Alfons Åberg – Slussgatan, 1 -
Aqui as crianças poderiam brincar, fazer travessuras, escalar e descobrir uma casa repleta de coisas engenhosas. A ambientação e as atividades eram baseadas nos livros de Gunilla Bergström, havia teatro e relato de contos, um Café e uma lojinha.
Casa da Coroa - Pós-gatan -
Construída entre 1643 e 1655, fora sede do Parlamento Sueco por um breve período. Abrigava a Göteborgs Musik, e os prédios ao redor agora abrigavam Cafés e oficinas de artesanato. Era o prédio não religioso mais antigo da cidade ainda de pé.
Castelo de Tjolöholm
Instalado em uma península com vistas para o mar, fora construído entre 1898 e 1904 e era uma mistura arquitetônica dos estilos gótico e artístico do século XVI.
Catedral – Kyrkogatan,28 –
Construída em 1815, no centro histórico da cidade era a sede da Diocese de Gotemburgo. Era a terceira igreja ali existente — as duas anteriores foram destruídas por incêndios na cidade. O Domkyrkoplan, o parque ao redor da igreja era usado como cemitério da segunda igreja.
Centro
Estava localizado no antigo bairro de Inom Vallgraven, onde a cidade começara no século XVII. Era uma ilha delimitada por canais e pelo Rio Göta e onde ficavam os prédios mais antigos e as ruas mais movimentadas. Em dias de tempo ameno, moradores se sentavam à beira da Södra Hamngatan, uma das ruas mais antigas da cidade, nas margens do Grande Canal. Em sua extensão ficavam prédios antigos e ótimos lugares para tomar um solzinho de verão. Além da rua histórica, outras eram bem recomendadas:
-
Östra Hamngatan - ia das docas até a Kungsportplatsen, uma praça do centro histórico, que possuia uma estátua equestre do Rei Carlos IX;
-
Kungsgatan - era a antiga rua do Rei (possuia esse nome até hoje) e mantinha a fachada de seus prédios exatamente como eram na fundação da cidade;
-
Vallgatan – era estava o comércio do centro de Gotemburgo.
Aproveite para visitar a Igreja Domkyrkan, a mais antiga da cidade e a sede luterana de Gotemburgo, tendo sido construída no século XVI. Pegara fogo duas vezes e hoje era um pouco maior que os prédios anteriores. Construída em estilo neoclássico, ficava no coração de Inom Vallgraven. Era conhecida como a Igreja de Gustavo, que era o nome do Rei sueco Gustavo Adolfo II, que reinara de 1611 a 1632.
Compras
A cidade não era apenas o lar do maior Shopping Center da Escandinávia, tinha também uma variedade de pequenas lojas florescendo no centro da cidade. Para puro prazer de compras, passeie pela Östra Hamngata repleta de lojas e pela principal avenida da cidade, a Avenyn, com suas boutiques de luxo.
East Indiaman Gotemburgo - Pir Fyra, 2 -
Era uma réplica em tamanho real da embarcação Götheborg, de meados do século XVIII. O barco original fizera três viagens à China a serviço da Companhia Sueca das Índias Orientais, mas na última viagem encalhara e afundara nos arredores de Gotemburgo, em 12 de setembro de 1745. Aberto à visitação, a nave atual era um dos maiores veleiros de madeira em operação, embora também possuísse motores a diesel instalados. O ingresso custava 120 coroas suecas.
Estátua de Posseidon -
O mais famoso marco de Gotemburgo ficava no Avenyn Boulevard. Projetado em bronze pelo renomado artista sueco Carl Milles, em 1923, a estátua de Posseidon ocupava a Praça Götaplatsen, que fora construída para a Feira Mundial de Gotemburgo. Uma fonte fora colocada no mesmo local e, parecia que o deus do mar estaria surgindo de seu centro.
Fábrica de Correias – Avägen, 15 –
No bairro de Gårda, havia uma fábrica onde quase nada mudara desde a virada do século. Ela ainda se parecia com qualquer fábrica do início do século XX e este era provavelmente um dos ambientes de trabalho mais bem preservados da Escandinávia dessa época. A produção fora interrompida em 1977, mas a fábrica continuava com a mesma aparência e hoje abrigava um museu.
Färjenäsparken
Era um parque urbano bastante visitado, com diversas áreas de lazer e atividades esportivas, além de trilhas para caminhadas. Ao longo dos anos 2000, o parque foi ampliado em etapas. A última fora entre 2021 e 2023, para chegar ao rio e contribuir para a diversidade em termos de áreas verdes e mais experiências.
Galería de Arte Röda Sten - Röda Sten konsthall, Anders Carlssons Gata, 2 -
Era um interessante centro de arte contemporânea com exposições, seminários e centros de criação para crianças e jovens.
Götaplatsen -
Aqui estava a dramática figura de bronze de Poseidon, de Carl Milles, vigiando a Praça Central, que abrigava o Museu de Belas Artes, a Sala de Concertos, o Konsthall, o Teatro Municipal e a Biblioteca Municipal.
Haga
Era um bairro urbano com suas pitorescas casas de madeira do século XIX. Aproveite para explorar as ruas mais boêmias de Långgatan (Första, Andra, Tredje e Fjärde Långgatan) próximas e de visitar a Igreja Haga.
Hisingsparken - Hinnebäcksgatan -
Era o maior parque da cidade, com lagos, pântanos e belos circuitos para caminhadas. Visite os animais na Granja Kättilröds 4H.
Igreja de Christinæ - Norra Hamngatan, 16 –
Era a Igreja da comunidade alemã de Gotemburgo, construída em 1748. Era também a terceira igreja que ainda se mantinha de pé, já que as anteriores foram destruídas por incêndios.
Igreja Masthugg – Storebackegatan, 15 -
Construída em 1914, era outro marco, ficava no alto de uma colina com vista para a cidade. Sua torre de 203 pés dominava o horizonte, enquanto o teto de madeira do interior lembrava as antigas igrejas de madeira da Era Viking. O horário de abertura era segunda-feira, das 9.00 às 16.00h, terça-feira, das 9.00 às 18.00h, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 9.00 às 15.00h, e sábado, domingo e feriados das 10.00 às 16.00h.
Igreja Oscar Fredrik - Värmlandsgatan –
Esta igreja neogótica de tijolos, com uma torre de cerca de 70 metros de altura, era a maior e mais bem decorada igreja da cidade. Construída em 1893 e batizada em homenagem ao então Rei sueco Oscar II, fora reformada quatro vezes ao longo dos anos.
Jardins Botânicos - Carl Skottbergs gata, 22 -
Construído em 1923, tinha uma área de 175 hectares e fora eleito o jardim mais bonito da Suécia em 2003. Contava com um jardim de pedras, um arboreto e estufas, além de um restaurante e um Café. Não deixe de admirar a rara árvore da Ilha de Páscoa. A entrada era gratuita, exceto para a Estufa.
Karlatornet - Plataforma de Observação -
Era um majestoso prédio e o mais alto da região nórdica, com seus 246 metros e 74 andares, uma experiência acima do comum, instalado no bairro de Lindholmen, na Ilha de Hisingen. A ideia de construir o Karlatornet surgira há muito tempo. No verão de 2017, a construção recebera sinal verde e, no início do outono de 2023, as primeiras pessoas começaram a se mudar. Hoje, todos os 611 apartamentos do Karlatornet estavam concluídos e a torre poderia ser vista de todos os cantos da cidade. No 69º andar ficava o GothenburgView, um mirante único com uma vista incomparável da cidade.
Kronhuset e Kronhusbodarna – Postgatan, 6 -
Era um dos prédios mais antigo da cidade fora construído em 1642-1654, e utilizado inicialmente como Armazém Real de cereais e depósito de material de guerra. Em 1660, fora o local da reunião do Parlamento da Suécia, sob o Rei Carlos X. Quando o Rei Gustavo II Adolfo mandara edificar Gotemburgo em 1621, a Suécia vivia em tempos difíceis. O objetivo da nova cidade era proteger a área ao redor da foz do rio e manter aberta uma rota comercial vital.
Em 1640, o Colégio de Guerra decidira construir um Arsenal – um depósito para canhões, veículos, uniformes e outros equipamentos militares. O prédio de tijolos, de seis andares, fora construído em duas etapas entre 1642 e 1654, tornando-se um dos prédios seculares mais antigos da cidade. Tijolos holandeses foram usados no primeiro andar, mas quando as obras foram retomadas, tijolos suecos foram usados no restante do prédio. O térreo do Kronhuset era usado para armazenar equipamentos, incluindo carruagens e canhões. Para evitar a necessidade de pilares volumosos, foi desenvolvido um sistema avançado de treliças, no qual as vigas eram suspensas nas treliças do telhado. Os outros andares eram usados para armazenar tudo, desde armas e uniformes até suprimentos médicos e grãos.
Kungsparken -
Era um parque que unia várias partes do centro da cidade. Por sua cercania de água, era um local natural para piqueniques ou banho de sol.
Liseberg
Era uma das atrações turísticas mais visitadas da Suécia e, em 2023, ganhara o prêmio de melhor parque de diversões da Europa . Oferecia atrações radicais de nível internacional, um belo jardim e vários restaurantes populares. Havia muito o que descobrir no distrito de eventos ao redor de Liseberg, e muitos dos hotéis familiares mais populares de Gotemburgo estão localizados aqui.
Mercados
Na ilha central da cidade, a Inom Vallgraven, ficavam os 2 Mercados mais conhecidos e visitados da cidade: Feskekorka e Saluhallen. O Mercado de Feskerkorka era o mais interessante devido a sua arquitetura. Era o Mercado do Peixe, devido ao formato de uma igreja de seu prédio. Era tudo muito gourmetizado, com estilosos restaurantes especializados em frutos do mar. O Saluhallen era o mercado público e onde era possível provar das iguarias típicas do país por preços mais acessíveis do que em restaurantes de rua. Abriam diariamente das 10.00 às 18.00h. Nos fins de semana encerravam as 14.00h.
Norra Älvstranden
Era uma área caracterizada pela indústria naval há mais de 150 anos, atualmente apresentava uma aparência diferente. O que antes eram fábricas e indústrias, agora era uma parte vibrante da cidade, com residências, espaços verdes, instalações universitárias e comida de rua. O calçadão de sete quilômetros ao longo do Cais oferecia arte e uma variedade de outras experiências.
Observatório de Slottsskogs - Slottsskogen
Descubra os mistérios do Universo durante uma apresentação que durava cerca de 1.30h. focando nos planetas do sistema solar, a Lua os gigantes gasosos distantes, como Júpiter e Saturno e demonstração funcionamento do telescópio. A aula era adaptada para cada faixa etária – ensino fundamental, médio ou superior – e fora elaborada para atender aos objetivos curriculares de física.
Parque do Jubileu - Lundbyvassen -
Era o resultado do desejo dos moradores de abordar a água, por ocasião das comemorações do 400 aniversário da cidade. Tinha um parque infantil, sauna e banhos de água doce e salgada.
Parque Keillers - Ramberget -
Fora doado à cidade em 1906 por James Keiller, então Diretor dos Estaleiros Götaverken. O parque era uma mistura de área criada e um belo bosque natural, e uma estanque com a escultura Najad, de Carl Milles.
Ramberget -
Era outra referência turística popular, com 87 metros de altitude proporcionando também uma das melhores visão da cidade.
Reserva Cultural Gathenhielm -
Era uma das zonas mais antigas e melhor conservadas da cidade, situada perto de Stigbergstorget no Distrito de Majorna. A reserva mostrava como era Gotemburgo no século XVIII, antes dos grandes incêndios.
Seminarieparken - Övre Husargatan, 34 -
Aproveite sua passagem pela cidade e passeie entre belas árvores e plantas, e desfrute do florescimento das cerejas na Primavera.
Skansen Kronan - Skansberget -
Era uma antiga Fortaleza situada em um Cerro do bairro de Haga. Fora construída em 1687/1689 conforme planos do Engenheiro Erik Dahlbergh.
Skansen Lejonet - Emerentias Backe - Gullberget -
Era outra antiga Fortaleza situada no Cerro Gullberget, no centro da cidade. Fora projetado por Erik Dahlbergh e construída entre 1689 e 1694.
Skanskaskrapan – Lilla Bommen -
Informalmente chamado de batom pelos moradores, contava com uma plataforma de observação a 86 metros, que proporcionava ótimas vistas da cidade. De Julho a Agosto abria diariamente das 11.00 às 16.00, o teleférico passava várias vezes por hora. No restante do ano abria de segunda a sexta das 11.00 às 15.00h. e o teleférico passava a cada hora.
Slottsskogen - parada de bonde Linnéplatsen -
Um grande jardim inglês perto do Jardim Botânico e um local popular para relaxar e fazer piqueniques. Dentro do parque, havia o Museu de História da Natureza, um Observatório, um campo de minigolfe e um Zoológico infantil e um Vale com mais de 60 espécies de azaleias que floresciam no início do verão. O Museu e o Zoológico não cobravam entrada.
Slottsskogens vattentorn - Slottsskogen
Era uma Torre com Mirante a 80 metros sobre o nível do mar. Fora construída em 1899 inicialmente para proporcionar aos moradores uma bela vista panorâmica da cidade.
Torre da Coroa Skansen - Leijonsparres väg, 15 -
Era uma fortificação instalada no topo de uma colina, a sudoeste do centro da cidade, construída no século XVII. No século XIX, servira como prisão e agora abrigava um museu militar. Sua irmã gêmea, Skansen Lejonet ( Torre do Leão ), ficava no meio de uma área ferroviária e industrial, mas promovia visitas guiadas no primeiro e terceiro domingos de cada mês.
Trädgårdsföreningen – Slussgata, 1 -
Criado em 1842, este exuberante parque ficava em uma área protegida perto de Nya Allén, uma longa rua central. Tinha pequenos Cafés e muitas flores. O parque que ganhara 3 estrelas do Guia Michelin Verde abrigava a maior coleção de rosas da Europa, com mais de 2.500 variedades. Tinha também um ótimo parque infantil. Fora da temporada, a entrada era gratuita.
Universeum Wisdome - Korsvägen -
Era outra importante atração turística, com apresentação de tubarões, dinossauros, experimentos químicos e viagens às galáxias. Era a maior cúpula de visualização de Suécia com fulldome, estrutura de domo. Com uma tela envolvente de 360 graus, o visitante faria parte dessa experiência enquanto viajava pelo espaço, retrocedia no tempo e outros lugares onde o ser humano não poderia se mover de outro modo. Abria das 10.00 às 18.00h.
Vida noturna
A cidade era reconhecida por sua vibrante vida noturna e a área mais popular para casas noturnas e bares animados era a Kungsportsavenyn e também a Linné, onde encontraria um ambiente mais boêmio.
Piscinas cobertas
O povo nórdico era chegado a uma piscina e aqui na Suécia a coisa era levada a sério. Tinha piscinas abertas e fechadas para todos os gostos. Listamos algumas delas:
Åbybadet
Tinha três piscinas de 50m, 25m e uma piscina com jogos infantis. Também havia piscinas de água quente, com bolhas e sauna.
Angered Arena –
Tinha uma piscina de 25 metros, piscina infantil, piscina de salto e uma agradável área para relax.
Frölundabadet -
Tinha uma piscina de 25 metros com tobogã, torre de salto, trampolim e piscina infantil.
Lundbybadet -
Tinha uma piscina de 25 metros, uma piscina quente e uma piscina infantil. No verão abria uma piscina de 50 metros ao ar livre, com superfícies para banho de sol.
Oceana –
Era o Parque Aquático de Liseberg, com um mundo aquático cheio de imaginação, com jogos e diversões de nível mundial.
Valhallabadet –
Era um dos centros de piscinas mais grandes, com piscinas de 50 e 25 metros, ginásio, sauna, banho romano e vários outros.
Spas
Hagabadet Haga - Haga Ostergata, 6 -
Era um verdadeiro ícone de Gotemburgo. Tinha duas filiais em Älvstranden e Drottningtorget.
Arken Hotel & Art Garden Spa – Oljevägen, 100 -
Tinha banheiros termais, hidromassagem revitalizantes, sauna e oásis de relaxamento ao ar livre e cobertos.
Sankt Jörgen Park – Knipplekullen, 8-10 -
Instalado num parque, era um Spa com saunas de diferentes zonas de temperatura e fragrâncias, sala de banhos, terraço com camas duplas e zona de piscina com camas reclináveis.
Upper House - Mässans gata, 24 -
Estava instalado último piso das Torres Gothia. Tinha Spa exclusivo com piscina com fundo de vidro e vista panorâmica de Gotemburgo como grande atração.
Treetop Spa Hangout & Hotel - Gamla Lillhagsvägen, 127 -
Tinha duas instalações de Spa: Treetop Bergspa na montanha, entre as copas das árvores, e Harmony Spa no prédio principal. Dispunha de Jacuzzi com aquecimento a lenha, sauna, massagens, e banho de bolhas.
Música ao vivo
No centro da cidade encontrará o Palácio de John Scott (Södra Hamngatan, 2) e a Embaixada da Irlanda, no centro da cidade (Östra Hamngatan, 50B), locais onde o foco estava localizado na rocha. Se preferir jazz, visite Unity Jazz (Kyrkogatan, 13) ou Café Kronhuset (Postgatan, 6-8), onde ocasionalmente poderá ouvir AW-jazz. Desfrute de magníficas veladas de blues no El Muelle, no S/S Marieholm, ou no Gullbergssvass, no barco pub M/S Götapetter, onde poderá ouvir blues, country, rock, punk e metal alternativo original.
Långgatorna e Majorna contavam com uma rica oferta de pubs e restaurantes. Em Holy Moly (Andra Långgatan, 31) poderá ouvir jazz, blues e música folk, assim como no outro lado da rua, na taberna do bairro 2Lång a Byns Bistro (Tredje Långgatan, 13) oferecia música ao vivo nos feriados e sábados. No alto de Stigberget encontrava-se a maior loja de discotecas da região nórdica, Bengans, onde além de comprar discos e pesquisar livros, poderia ouvir grupos e artistas atuais. O Hängmattan Kök & Bar (Karl Johansgatan, 16) organizava concertos com algumas atuações ao vivo, algumas vezes por semana. No Crippas Café (Kusttorget, 1) se ofereciam DJs e bandas ao vivo nas quartas e sábados. Potatisen (Värmlandsgatan15) era um novo cenário ao vivo com entretenimento em todas as suas formas. No bairro Klippan estava o Porter Pelle, um lugar para ouvir de tudo: do pop ao rock, com as águas do rio como o vizinho mais próximo.
O Mercado do Peixe


