top of page

GARMISCH - PARTENKIRCHEN - Alemanha
As charmosas gêmeas da Baviera

Garmisch 4.jpg.JPG

 

ETIAS 2025 - Autorização para entrar na Europa

​Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorization System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação e Autorização — está cada vez mais próximo de ser concretizado. A nova regra de entrada de estrangeiros na Europa se baseia no sistema americano, com maior segurança e será válido, a partir de 2025 mas ainda sem data para início do procedimento. ​O sistema verificará as credenciais de segurança e cobrará uma taxa (atualmente divulgada como sete euros) dos viajantes que visitam os países-membros do Tratado de Schengen, para fins de negócios, turismo, médicos ou de trânsito. Os viajantes, que atualmente visitam a Europa sem Visto, podem entrar na UE e nos países-membros de Schengen, gratuitamente e sem qualquer triagem de segurança digital antes de sua chegada à Europa. Vale lembrar que o ETIAS não será um Visto, mas uma autorização de viagem para viajantes que não precisam de Visto Consular para visitar a Europa.

 

As informações e recomendações inseridas neste texto, objetiva facilitar seu programa de viagem para visitar estas duas charmosas cidades gêmeas da Baviera. Escolha o que pretende conhecer e monte seu roteiro para melhor aproveitar sua passagem por aqui... 

A cidade de Garmisch-Partenkirchen, fora no passado duas cidades bem diferentes e muito próximas, em que uma cidade se chamava Garmisch e a outra Partenkirchen. Em 1935, foram unidas para se tornar uma cidade maior e poder sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 1936, surgindo então a cidade de Garmisch-Partenkirchen.

 

Atualmente, era conhecida por ter sido e ainda ser, a sede de diversos Jogos Internacionais de Inverno, além de ser uma das cidades mais visitadas da Rota dos Alpes, pela beleza das fachadas de suas casas, por estar rodeada pelos Alpes e montanhas menores, e por ser ponto de onde partiam os trens cremalheiras, para visitar o Alpe mais alto e mais visitado da Alemanha: o Zugspitze.

 

Uma manhã ou uma tarde, poderia suficiente para conhecer a cidade, mas talvez ficar hospedado pelo menos um dia valeria, para utilizar a cidade como apoio e pernoite para visitar o Castelo Linderhof, a Abadia de Ettal, o Alpnach Gorge, o Eibsee,o Michael-ende-Kurpark e o Zugspitze. A beleza marcante da cidade, estava explícita nas ruas do seu centro histórico, com as belas fachadas de afrescos. Como foram duas cidades no passado, ela possuia dois centros históricos: o centro de Garmisch e o centro de Partenkirchen.

 

Como estava bem localizada, poderia servir de base para conhecer os castelos de Neuschwantein e Hohenschwangau, a belíssima igreja Wieskirche, localizada nas proximidade, e a imperdível cidadezinha de Oberammergau, famosa também pelos afrescos religiosos estampados nas fachas de suas casas, e pela realização a cada 10 anos, do espetáculo da Paixão de Cristo, que deveria ter sido realizada em 2020, mas foi transferida para 2023, devido a pandemia do corona vírus. Contato: www.passionsspiele-oberammergau.de. A ultima apresentação do Oberamergau Passion Play  acontecera de 14 de maio a 2 de outubro de 2023.

No lado Partenkirchen, na Ludwigstrasse, as casas tinham as fachadas decoradas com floreiras e pinturas maravilhosas. Estas não eram apenas sobre temas religiosos, como em Oberamergau, mas sobre eventos do dia-a-dia, como festas e caçadas. Em Garmisch, na Frühlingstrasse, algumas casas eram de antes de 1298. Na fachada de uma das casas, havia uma lista com o ano de nascimento e morte de todos seus moradores, desde o ano de 1436. Na Rua Loisachstrasse, havia uma casa com a fachada maravilhosamente florida. E na Fürstenstrasse, tinha casas construídas por volta do ano de 1600, ostentando fachadas também com belíssimas pinturas.

Instituto Richard Strauss –  Schnitzschulstrasse, 19 -

Compositor, maestro, político e influenciador cultural, membro da classe culta e pai de família, Richard Strauss era uma pessoa de muitas facetas. Descubra a vida e as obras de um homem com energia criativa aparentemente inesgotável, visitando o Instituto  no Kurpark Partenkirchen. O Strauss Center abrigava uma exposição permanente aberta, uma sala de concertos, uma biblioteca e arquivo especializados. Os concertos sinfônicos e de música de Câmara, juntamente com o festival anual Richard-Strauss, eram destaques absolutos na região de Zugspitz. Abria de segunda a sexta das 10.00 as 16.00h.

Museu Aschenbrenner - Loisachstrasse 44 -  

Apresentava a coleção de porcelanas e bonecas coletadas e criadas por Marianne Aschenbrenner, em sua antiga casa e em uma extensão moderna. Eram porcelanas européias primitiva, de várias manufaturas do século XVIII. Esculturas do famoso modelista da manufatura de porcelana, de Meissen, Johann Joachim Kaendler, que estavam entre as obras-primas da arte da porcelana e, além de figuras de animais, mostravam de forma impressionante cenas da vida da Corte e Coleção de Bonecas com modelos valiosos de fabricantes alemães e franceses dos séculos XIX e XX,  e muitas originais do Estado. Desenvolvimento da boneca da moda francesa, para a boneca da reforma de Käthe Kruse e bonecas de artistas contemporâneos. E ainda, arranjos atmosféricos da Werdenfelser Crib Friends Association, com figuras da Velha Escola de Munique, por volta de 1800.

Em 2006, um importante museu da região de Zugspitz abrira suas portas: no Museu Aschenbrenner, a porcelana fina encontrava o delicado mundo das bonecas e emocionava os fãs de Presépios. O povo de Werdenfels enchia de vida o legado de Marianne Aschenbrenner. Espaços com pequenos quebra-cabeças, espias e estações de teste transformavam a visita ao Museu em uma experiência emocionante, também para os pequenos visitantes. Era acessível para cadeirantes.  Abria de terça a sexta e domingos das 11.00 as 17.00h.

Museu Werdenfels – Ludwigstrasse, 47 -

Focado na história cultural, arte, tradições, típicas e formativas do Distrito de Garmisch-Partenkirchen, para preservar o conhecimento sobre o país e seu povo. Era um dos museus regionais, culturais e históricos mais importantes da Baviera. Muitos artistas locais processavam o que vivenciavam em suas obras. Descubra as extensas histórias sobre a montanha e o Zuspitzkreuz original de 1851, na nova área de Zugspitz. Eram mais de 1.000 anos de história em mais de 1.000 metros quadrados de área expositiva. Abria de terças a sábados das 10.00 as 17.00h.

Partnach Gorge, era uma trilha num Canyon. com 699m de comprimento e ora era escavada na pedra, ora feita de decks de madeira, além de túneis e passagens que se descortinavam junto ao Rio Partnach. E a única coisa que  separava as pessoas do rio, era um cabo de aço. O barulho da água assustava, e as oportunidades de fotografia eram inúmeras. No Estádio Olímpico de Garmisch-Partenkirchen, já ocorreram 2 Olimpíadas de Inverno (1936 e 2008). Nele ficavam as rampas inacreditavelmente altas, de salto de Ski. Ao sair do estacionamento, passava-se por dentro do estádio, antes de ir à Partnach Gorge. A entrada era gratuita.

 

O Zugspitze era umas melhores atrações de Garmisch–Partenkirchen. E também a maior e poderia ser um passeio de dia inteiro, pela quantidade de coisas para fazer. Na verdade, muitas pessoas vinham até aqui só para conhecê-lo, e por  ser a montanha mais alta da Alemanha.

Como era o passeio ao Zugspitze

Poderia optar na Estação de Trem de acesso às montanhas (ou no terminal do teleférico no Lago Eibsee, se estivesse de carro), qual Complexo de montanhas desejaria visitar, pois havia diferentes opções de passeios. Para visitar o Zugspitze, deveria comprar o Circuito Zugspitze. No momento de compra do Passe para as montanhas, deveria informar que deseja visitar o Zugspitze. Receberia um cartão magnético, que liberaria o uso dos teleféricos e do trem de cremalheira. Neste mesmo local, havia mapas gratuito com descritivo das atrações, inclusive em português. 

O preço do Passe para o Circuito Zugspitze, mudava de acordo com a temporada. Se estiver visitando durante o inverno e não for esquiar, avise no momento da compra que não iria esquiar (non-skier). O valor era mais barato ( custava 50 Euros para adultos, 38,50 Euros. para jovens entre 16-18 anos e 24,50 Euros para crianças entre 6-15 anos – valores previstos até maio de 2021). Como no alto da montanha sempre havia neve e ventava bastante, mesmo visitando o local no verão ou em um dia  de sol pleno, leve um agasalho e use preferencialmente  calça comprida. O sol enganava, e a diferença de temperatura do alto da montanha para a cidade era grande. Consulte sempre as condições climáticas pela internet, no dia programado para este passeio!

Um Rei em Garmisch-Partenkirchen

Em meio à pandemia da Covid-19 em todo o mundo, o monarca Rama X, da Tailândia escolhera passar a quarentena em um hotel na Alemanha, acompanhado de suas quatro esposas, de acordo com o jornal alemão Bild. Ainda conforme a imprensa alemã, o Rei conseguira fazer com que o estabelecimento continuasse funcionando. No entanto, o Grand Hotel Sonnenbichl, em Garmisch-Partenkirchen, estava operando somente para o Monarca. O Rei decidia mandar 119 funcionários da sua comitiva, de volta para a Tailândia. O motivo fora que alguns membros estavam apresentando sintomas do vírus. Mas continuava mimando suas quatro esposas...

Onde dormir

Biohotel Garmischer Hof  - $$$ -  Chamonixstrasse, 10 -

Com uma vista sensacional para os Alpes da Baviera, um amplo Spa com salão de beleza e WiFi gratuito, ficava na área restrita a pedestres, a apenas 600 m da Estação de Trens. Tinha quartos confortáveis, modernos banheiros e roupões de banho. O Spa Alpisana oferecia área de sauna ampla com vista da montanha, hammam (banho turco), varanda e sala de massagem. Servia excelente café da manhã e o restaurante garantia as melhores especialidades bávaras.

Grand Hotel Sonnenbichl - $$$$$ - Burgstraße,  97 -

Além de um espetacular localização, o hotel não era mais um cinco estrelas: era um cinco estrelas mais ! pelo extremo luxo e bom gosto. Superava tudo o que um hóspede exigente e/ou chato pudesse exigir. Tanto era que o atual Monarca da Tailândia estivera hospedado nele, com uma Rainha oficial e outra tres stand by, em março de 2020, com uma comitiva de mais de 140 pessoas, todos fugindo da pandemia. Além do extraordinário conforto, disponibilizava o Peacock Gin & Co. Bar e o Restaurante Caspar B, o Salão Vermelho, o Fondue Stüberl, uma enorme piscina aquecida, várias opções de sauna e uma academia completa. Anote aí: a então diária mais simples era de R$ 2.500,00. Não era caro, era para quem tinha bom gosto, uma razoável conta bancária e sabia curtir a vida.

Hotel Rheinischer Hof - $$$$ - Zugspitzstrasse, 76 –

Ficava a 800 metros do centro da cidade e ao sopé do Zugspitze. Todos os quartos tinha TV de HD, ótimas camas e bom banho. Tinha wi-fi gratuito, Spa com sauna seca, solário e sala de massagem. Servia um ótimo café da manhã.

Hotel Vier Jahreszeiten - $$$ - Bahnhofstrasse,  23 –

Ficava em frente à Estação de Trens e à Ferrovia da Montanha Zugspitze. Os quartos eram amplos e confortáveis e em estilo alpino, camas King e edredons de penas de gansos e ótimo banho e alguns ofereciam  varanda com vista para os Alpes. O restaurante Hubertus preparava pratos da cozinha bávara e internacional. Servia um excelente café da manhã e também ao final da tarde proporcionava um happy hour. Dispunha de bicicletas para alugar e depósito para esquis. O acesso a internet estava disponível no saguão.  

Onde comer

Flosserstube – Schmiedstrasse, 2 –

A sua reputação era pela excelente e simples comida alemã. Apresentava um cardápio rico e com boas opções de bebida, incluindo os famosos aguardentes schnapps. Experimente os medalhões de carne de veado ou vitela acompanhados de cogumelos e páprica e um bom vinho riesling.

Hofbraustuberl – Chamonichstrasse, 2 -

Ficava bem no centro de Garmisch. Tinha um ótimo atendimento, pessoas simpáticas e rápidas na execução das tarefas rotineiras. A comida era alemã e com vários tipos de carne. O preço era justo, para uma cidade turística. O ambiente tanto externo como interno era bem confortável. As suas especialidades:  Paprika Schnitzel ( Fliet mignon ao molho de páprica ) , Rostbratwurstl ( Salchichas grelhadas acompanhadas com chucrute e batatas cozidas), Hanchen-Cordon Bleu ( Frango empanado com queijo azul ), Wiener Schinitzel ( carne de porco ao molho de páprica ).

 

Rast Café  - Rathausplatz,  9 –

Era um bar e Cafeteria muito frequentado pelos locais e até pelos turistas, que acabavam admirando a qualidade da comida alemã, das opções de bebidas e a gentileza de seu jovem proprietário. Experimente o Weisswurst com Praetzel.

 

 

 

 

 

GARMISCH 1.jpg
GARMISCH 2.jpg
Estação do Zugspitze.jpg

Estação Terminal do teleférico no Zugspitze

Casinhas para depósito do feno

bottom of page