Como comprar passagens aéreas


Promoções podem acabar logo
Quando encontrar uma promoção que agrade, seja rápido! É impossível prever quanto tempo uma oferta vai durar. Quanto mais barato, maiores as chances de acabar logo, seja pelos assentos se esgotarem, ou por se tratar de um erro de tarifa, que acabe sendo corrigido pela companhia aérea. Portanto, combinar antecipadamente com a família algumas datas para suas viagens, pode poupar um tempo precioso e economia!
Flexibilidade = Economia
Planeje viagens fora da alta temporada (dezembro/janeiro e julho/agosto), sempre que possível. É quando todo mundo quer viajar e os preços são bem mais altos. Para quem tiver filhos em idade escolar, emendar semanas de feriados ou programar a viagem para a primeira semana de aula, acaba rendendo uma boa economia. Além disso, alterar as datas de ida e volta em alguns dias, pode resultar em passagens muito mais em conta. Se só pode viajar em determinadas datas, fique ligado, pois quase sempre surgem boas oportunidades de compra!
Mente aberta para novos destinos
Sua próxima viagem, pode ser para uma cidade que você não esperava, mas que vai curtir de montão! Sim, também amamos o Nordeste, Miami, Nova York, Roma... Mas às vezes aparece uma tarifa inacreditável para Holanda, México, África do Sul, Tailândia... numa data bem legal, que poderá perder, por ficar pensando tempo demais, ou por não conhecer o que novos destinos podem oferecer. Todos esses exemplos são reais, com passagens que custaram menos de R$ 1.000 ida e volta!!! Felizmente milhares de viajantes aproveitam essas super promoções e voltaram satisfeitos!
A hora certa de comprar passagens aéreas
Comprar passagens aéreas de última hora, quase sempre é ruim, mas reservas com muita antecedência, também pode não ser um bom negócio. As companhias aéreas sempre dizem que quanto antes comprar, mais barato vai pagar, mas na verdade não é bem assim! As menores tarifas costumam aparecer entre 30 e 45 dias de antecedência, para voos nacionais em baixa temporada, ou entre 45 e 60 dias, na alta temporada e feriados. Para voos internacionais, recomendamos o dobro desse tempo.
Comprar com muita antecedência nem sempre é melhor negócio
Vai viajar só no ano que vem? Marcou as férias para daqui a seis meses? Trate de conter a ansiedade se quiser pagar mais barato! Ao contrário do que costumam dizer os meios de imprensa, quem compra com muita antecedência, paga mais caro. As companhias aéreas se beneficiam muito com a venda antecipada, por isso vivem recomendando isso, mas nenhuma delas faz promoção com validade de seis meses ou um ano, por isso não compre com tanta antecedência a menos que queira correr o risco de pagar mais caro.
Alta ou baixa temporada?
A primeira pergunta, antes de definir o período certo de comprar, é se sua viagem será na alta ou na baixa temporada. A alta temporada no Brasil, são os meses de julho/agosto e dezembro/janeiro, a segunda quinzena de dezembro, e a primeira quinzena de fevereiro, além de todos os feriados. A baixa temporada, são os demais meses do ano, onde é possível encontrar preços mais baratos, já que a procura por passagens é bem menor e há promoções.
A hora certa de comprar
Se quiser fazer uma viagem no Brasil, na baixa temporada, a antecedência recomendada é de 25 a 40 dias. Não quer dizer que não deve ficar atento às promoções que aparecerem antes, mas contenha a ansiedade se a passagem baixar só R$ 10, com alguns meses de antecedência.
Comprando uma passagem nacional, para a baixa temporada, com 30 ou 90 dias de antecedência sem promoção, o preço geralmente será o mesmo. Se comprar com mais de 180 dias, é possível que o preço seja ainda mais caro do que comprar com 30 dias de antecedência. Quando comprar passagens aéreas nacionais, com mais de 60 dias de antecedência, praticamente vai zerar as chances de comprar passagens aéreas em promoção. E o que pode ocorrer quando faltar 30 dias para sua viagem, verá uma promoção mas já comprou as passagens.
Comprando na alta temporada
As passagens na alta temporada, com preços especiais, são mais difíceis, por isso o prazo pode ser maior: de 60 a 90 dias. Isso não significa que não possa sair promoção antes ou depois, mas nesse período a probabilidade é bem maior. Atenção: na alta temporada os preços são mesmo maiores, portanto não espere que apareça uma passagem para voar no Réveillon, no mesmo preço dos voos de outubro!
As desvantagens de comprar antes
Quando comprar uma passagem com vários meses de antecedência, aumentam as chances de surpresas.
Exemplos:
– a companhia aérea pode deixar de operar o voo, no horário que comprou e aloca-lo em outro horário;
– a empresa pode deixar de oferecer um serviço de traslado, que pretendia utilizar;
– a empresa pode alterar o serviço de bordo;
– uma nova empresa poderá passará a operar o trecho e derrubará os preços;
– enfim… em 6 meses o quadro da empresa ou do trecho pode mudar bastante; e o preço muitas vezes não será menor, do que se tivesse esperado mais alguns meses para comprar.
Nunca deixe para a última hora
Só há uma coisa pior do que comprar com muita antecedência: deixar para comprar as passagens de última hora. Aquelas promoções de última hora não existem no Brasil, pelo contrário, a companhia aérea cobra os preços mais altos de quem precisa viajar com urgência. Se faltar menos de três semanas para sua viagem, não tenha dúvida: compre já!
Voos internacionais
Passagens aéreas para outros países, via de regra podem ser compradas com o dobro de antecedência das nacionais – algo em torno de 30 a 60 dias na baixa temporada e de 60 a 120 dias na alta temporada. Mas há outros itens a serem avaliados, como por exemplo, o clima. Apesar de ser alta temporada, os meses de dezembro e janeiro podem reservar bons preços para a Europa, já que a demanda diminui bastante com a chegada do inverno europeu. Para o Caribe, muitos evitam os meses quando a incidência de furacões é maior e os riscos de surpresa desagradáveis também.
Fonte: Melhores Destinos
Uma dica interessante para aprender a comprar passagens aéreas com super descontos:
Acesse o site GOEUROPA.com.br editado pelo brasileiro Daniel Ribeiro que, apresenta de forma longa e didática, em 4 vídeos, todos os macetes para comprar passagens aéreas ou terrestres ( trem ), principalmente, pelo território europeu