top of page

DUBAI - Emirados Árabes Unidos - parte  3/4

DUBAI 11.jpg


Roda Gigante - Ain Dubai  -  Bluewaters Island - 

A Ain Dubai, a maior roda-gigante do mundo, foi inaugurada dia 21 de outubro de 2021,  na ilha Bluewaters, proporcionando aos visitantes uma visão 360º  e poder admirar os principais arranha-céus da cidade, a Palm Jumeirah, o Burj Khalifa, o Burj Al Arab, o deserto e o horizonte do mar no Golfo Pérsico. A atração tem 250 metros de altura, 48 cabines climatizadas, grandes janelas de vidro e cada volta tem duração aproximada de 38 minutos. Tem capacidade para 1.750 pessoas e 192 cabos que, somados, resultam em 2.400 km de comprimento.

A base da Ain Dubai, que em árabe significa “olho de Dubai”, também tem vários dispositivos de entretenimento e um telão de LED, de cerca de 80 metros, montado na estrutura, criando uma plataforma para anúncios e programação audiovisual. Fica aberto durante o dia e à noite, proporcionando diferentes tipos de experiências que são oferecidas na área da roda-gigante e nas cabines. Sutileza ou oportunismo, copiaram o nome do London Eye, que tem 135 metros de altura e 32 cabines.

Dubai Marina

​​​​Um dos bairros mais recentes da cidade, a Dubai Marina, reúne uma coleção de arranha-céus e prédios incríveis, ao redor de um canal artificial, que representa toda a modernidade da cidade. Na área também há um shopping e vários restaurantes localizados num calçadão às margens do canal. ​A Dubai Marina tem mais de 20 opções de hospedagem. Alguns hotéis apresentam tarifas mais acessíveis, com diárias entre 150 e 300 reais, como o Marina Wiew, o Pearl Marina e o Ocean Wiew.  Entre 300 e 500 Reais por dia, estão hotéis como o Marriot, o Sofitel e o Ramada Plaza. E com tarifas acima de 500 reais é possível encontrar hotéis de luxo, como o Grosvenor House e o Ritz-Carlton.

​​Dubai é uma cidade surpreendente que vive em constante mudança. O bairro criado mais recente é o City Walk, que fica em Al Safa e já está se tornando o novo endereço da sofisticação. Para quem é fã de games e jogos de aventura, o Hub Zero é um Parque temático multi sensorial indoor. É possível entrar numa batalha de lasers, do The Gears of Wars, matar alienígenas do game Resident Evil e viver uma experiência Medieval 4D, no Dragon Age. O Hub Zero também tem jogos de realidade virtual e um simulador de carro de Fórmula 1, de última geração.

​​A poucos metros, um prédio com arquitetura ultramoderna abriga o The Green Planet, uma das atrações mais visitadas no momento. Em torno de uma árvore de 25 metros de altura, toda feita artesanalmente, vivem mais de 3 mil espécies de plantas e animais. ​A região abriga vários restaurantes, alguns deles premiados, como o Farzi Café. Aqui também está a Boutique Le Chocolat, uma loja de chocolates finos, de marcas famosas, alguns deles banhados a ouro e outros, assinados por estilistas de moda. Na frente um manequim todo trabalhado em chocolate branco e ouro, dava as boas vindas aos clientes. Uma verdadeira obra de arte comestível, criada pelo Chef Chocolateur, Richard Cueva. ​​O bairro continua em construção, com outras novidades para tornar Dubai ainda mais atraente. É onde será construído moderno City Walk Arena, um grande estádio coberto e climatizado, com capacidade para 20 mil pessoas, que servirá de palco para grandes eventos esportivos e shows na cidade.​

Museu das Ilusões - Dubai – Al Seef Street - Building 17 - Em frente à Embaixada dos EUA - Dubai Creek Side -

Com mais de 60 exposições diferentes, esta ampla coleção de ilusões de ótica e instalações imersivas é perfeita para entreter a todos os visitantes. Também é uma ótima experiência educacional e reveladora para todas as faixas etárias, permitindo que os visitantes testem seus sentidos e reconsiderem percepções assumidas, com peças divertidas, como os jogos Dilema ou a magistralmente enganosa Sala de Ames. Os visitantes podem interagir, tirar fotos e se surpreender com cada atração incompreensível. Há muitos para descobrir, com vários assumindo feeds de mídia social, graças às suas configurações ilusórias perfeitas. Vá direto para a diversão com o Vortex Tunel, que lhe fará pensar que o chão está se movendo ou se veja sob uma nova luz na Mirror Room. Na saída tem uma lojinha de souvenir.

Palácio Zabeel -

Localizado a uma distância de 6 km do Dubai Frame é um majestoso palácio e um dos marcos de Dubai e um dos lugares de visita obrigatória. É a residência do Sheikh Rashid, ex-Primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos. Um outro Palácio Zabeel também surgiu nas proximidades, mas é o antigo palácio que está cheio de encantos. Este palácio foi construído em algum momento da década de 1960 e foi usado como residência até os anos 90. É criação de

O projeto deste palácio é idéia do engenheiro austríaco Otto John Bulart, que também projetou a Torre do Relógio, em Dubai. É um dos palácios mais seguros do mundo protegido por sofisticados dispositivos eletrônicos de segurança. O palácio é cercado por jardins exuberantes bem cuidados. O jardim tem segurança apertada. Só se pode subir até um ponto e não se pode chegar perto do palácio além de um determinado ponto. Pode-se optar por uma visita guiada de 30 minutos. Horário de visitas: das 9.00 às 17.00.

Teatro de Arte Digital  –  Souk Madinat Jumeirah  -

É a mais nova adição à paisagem cultural de Dubai, proporciona a obras de arte famosas um toque moderno, com tecnologia avançada e narrativa envolvente. O teatro combina três formatos de arte digital, incluindo exposições multimídia, instalações imersivas contemporâneas e arte em realidade virtual. Distribuído por 1.800m², apresenta espetáculos digitais de arte clássica, acompanhados de música, efeitos visuais e som ambiente. A exposição inaugural mostra as obras de nove artistas famosos, incluindo Claude Monet, Vincent Van Gogh, Paul Cézanne, Wassily Kandinsky e muito mais. Existem várias seções para explorar - exposições de arte tradicional e clássica, uma zona de arte digital contemporânea, exposições práticas para crianças e uma área de realidade virtual.

Trade Centre -  Sheikh Zayed Rd - Trade Centre - Trade Centre 

​Na região do Trade Centre, os preços são mais baixos do que os praticados nas regiões mais turísticas. A zona nas proximidades do Dubai Convention Centre, do Trade Centre e do Distrito Financeiro do Emirado, está mais voltada os viajantes de negócios e por isso atrai, com preços melhores. Aqui vão cinco hotéis bons e com preço de diaria camarada: Ibis World Trade Center, Shangri-la Apartments e Four Points by Sheraton Sheik Zayed Road. Todos ficam muito próximos do Shopping Dubai Mall.

Onde dormir

​​Bur Dubai / Deira

​Os bairros do centro de Dubai, concentram o maior número de hotéis da cidade, incluindo algumas das opções mais econômicas. As principais atrações turísticas da região são o Dubai Museum, o Creek, o Mercado das Especiarias, o Mercado dos Perfumes e o Mercado de Ouro. ​A hospedagem em Deira, pode ser um pouco incômoda por causa do barulho dos aviões, já que o bairro está próximo ao aeroporto. Já a hospedagem em Bur Dubai, permite um acesso mais rápido a outras regiões da cidade, pois não é necessário cruzar o Creek, o canal que atravessa o centro da cidade.

​Ambos os bairros contam com algumas estações de Metrô, e para quem vai depender do transporte público para se deslocar pela cidade, é importante ficar hospedado próximo a uma delas. Hotéis como o London Crown, Four Point by Sheraton e Raimbow Hotel e o Ramada Deira,  encontram-se nos arredores do Metrô e apresentavam diárias entre 100 e 200 reais. Em 2018, ficamos hospedados no Ramada Deira, quase em frente a uma estação de Metrô, com ótimos quartos e um bom café da manhã. ​Para quem vai alugar um carro, e não precisa estar próximo ao Metrô, uma boa opção é o Holiday Inn Express Dubai Jumeirah, que apresenta uma boa relação custo-benefício, com diárias double que ficavam a partir de 200 reais, que já incluem café-da-manhã, além de internet wi-fi e estacionamento gratuito. 

​Dubai Downtown

​O Complexo Dubai Downtown, reúne algumas das principais atrações de Dubai, incluindo o Burj Khalifa, o Dubai Mall e as Fontes de Dubai. O empreendimento possui uma localização centralizada, se encontra a 11 km do aeroporto e possui uma estação de Metrô próxima, a estação Burj Khalifa/Dubai Mall, que pertence à Linha Vermelha. ​Ao todo são 6 hotéis em Dubai Downtown. O mais famoso deles é o Armani Hotel, que ocupa onze andares do Burj Khalifa, e cujas tarifas custavam a partir de mil reais. O hotel possui 160 suítes, sete restaurantes, um SPA, excelente vista panorâmica e todo luxo e conforto proporcionado pela grife Armani. O prédio de 163 andares tem o restaurante Atmosphere, no 122o andar, um Observatório de 360 graus, no 124 pavimento e o elevador mais rápido do mundo, com velocidade de 65 km por hora, podendo alcançar o topo, em menos de um minuto.

​Outro hotel bem conhecido, é o Jumeirah Beach Hotel, cujo prédio foi projetado para ficar parecido com uma onda gigante quebrando. Dispõe de 598 suítes, 19 casas na beira da praia, 20 bares e restaurantes, 5 piscinas e uma praia particular. O Complexo ainda inclui um parque aquático, o Wild Wadi, com entrada liberada para os hóspedes do Jumeirah Beach Hotel e também do Burj al Arab Hotel. O valor da diária no quarto mais simples, com 50 m², custava a partir de 800 reais. ​A Jumeirah possui outras três opções de hospedagem, localizadas no Madinat Jumeirah, um empreendimento construído ao redor de um canal artificial, com arquitetura inspirada no estilo das construções típicas árabes. O Complexo reúne restaurantes, lojas, um souk tradicional e três hotéis de luxo, o Dar Al Masyaf, o Al Qsar Hotel e o Mina Al Salam, cujas diárias custavam a partir de mil reais.

 

Passeando por Dubai

Primeiro Dia

Uma boa forma de começar o passeio em Dubai, é conhecer um pouco de sua história, visitando o centro da cidade, região a partir da qual Dubai cresceu e se desenvolveu.

 

O ponto de partida pode ser o Museu de Dubai, que conta a história da cidade e também o estilo de vida do povo árabe através da recriação de cenários e da exposição dos fatos em painéis e galerias multimídia. A visita custava apenas 3 dhs (aprox. R$ 2,00) e é muito interessante, pois permite entender como uma região de deserto, tornou-se uma das cidades mais modernas e desenvolvidas do mundo. A área central de Dubai, é divido em duas partes, por um canal, o Creek, e a sugestão para depois de visitar o museu, é atravessá-lo a fim de conhecer as atrações do distrito de Deira. A travessia do Creek é feita numa embarcação típica chamada abra, custava apenas 2 dirham e proporciona uma ótima vista panorâmica da região.

 

Do outro lado do canal, há duas atrações  que devem ser visitadas: o Mercado de Especiarias (Spice Souk), onde são vendidos temperos, condimentos e especiarias oriundas dos países árabes. A outra atração, é o famoso Mercado de Ouro (Gold Souk), um conjunto de lojas especializadas na venda de jóias, principalmente ouro e diamante.

 

Atravessando o Creek de volta, poderá passar pelo Mercado de Bur Dubai e pela Grande Mesquita, antes de seguir para a próxima etapa do roteiro.  A sugestão para o restante do dia, é passear por algumas horas pelo Complexo Dubai Downtown, que representa o que há de mais moderno na cidade. É onde está o Burj al Khalifa. Dá para visitar através da atração “At The Top – The Burj Khalifa Experience”, que permite uma visita ao mirante panorâmico, localizado no 124º andar. O ingresso deve ser comprado antecipadamente via internet e custava 125 dhs (aprox R$ 67,50), para adulto.

 

Quase ao lado do Burj al Khalifa está o Dubai Mall, o maior shopping do mundo em área total. São mais de mais de 1.00 lojas, 120 restaurantes e cafés, 22 salas de cinema, o gigante Dubai Aquário e outras opções de lazer e entretenimento. O shopping possui uma ala especial, a Fashion Avenue, reservada para as principais grifes de luxo. Na área externa do Dubai Mall, e ao lado do Burj al Khalifa, no coração do Complexo, há um lago artificial, onde diariamente a partir das 18 h, a cada meia hora, o show das Fontes de Dubai, o maior show de águas dançantes do mundo, um espetáculo surpreendente e inesquecível que não pode deixar de ser visto.

 

Este passeio em Dubai Downtown pode durar horas e a ordem de visita das atrações fica à sua escolha. Poderá tomar como base o horário do agendamento da visita ao Mirante do Burj. Uma sugestão é visitá-lo no final da tarde, depois passear no Dubai Mall e por fim assistir ao show das Fontes de Dubai, no próprio shopping.

 

Segundo Dia

A sugestão para o segundo dia é começar com um passeio em Jumeirah Beach, mais especificamente na área em frente ao famoso Hotel Burj Al Arab, o principal cartão-postal de Dubai. A praia tem faixa de areia larga com águas limpas e calmas, ideais para um mergulho. Aqui poderá aproveitar para se refrescar no calor dos Emirados, curtindo o visual composto pelo belo prédio,  em formato de vela.

Outro hotel localizado próximo e que também chama bastante, atenção é o Jumeirah Beach Hotel, que possui em seu Complexo, o parque aquático Wild Wadi, outra atração que também pode ser visitada. Depois de curtir a praia, siga para o Madinat Jumeirah, um Complexo que reúne cafés, restaurantes, lojas, hotéis e um souk tradicional. Foi criado ao redor de um canal artificial e é possível fazer um passeio de barco neste canal para curtir o cenário, que tem ao fundo o Hotel Burj al Arab.

A sugestão para a tarde e noite deste segundo dia, é fazer um Safári, com jantar, no deserto dos Emirados. O passeio é longo, dura cerca de seis horas, e tem início no meio da tarde. A empresa de turismo busca o turista no hotel no horário previamente combinado e faz o transfer de ida e volta ao local do jantar. O tour começa com um rally, pelas areias do deserto até chegar a um acampamento de beduínos, onde ocorrem apresentações de dança e outras atividades, além do jantar. Há várias agências que oferecem este passeio

Terceiro Dia

​O terceiro dia pode ser um bate-volta a Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes, que está localizada a 150 km de Dubai, numa viagem que dura em torno de uma hora e meia. Entre as atrações turísticas que podem ser visitadas na cidade, sugerimos pelo menos duas, o Ferrari World e a Grande Mesquita Sheikh Zayed. O Ferrari World, é o parque diversões da Ferrari, localizado na Yas Island, junto ao Circuito de Formula-1 de Abu Dhabi. É um grande parque, repleto de atrações para todas as idades, inspiradas no mundo da Ferrari, incluindo duas montanhas-russas. Uma delas é a Fórmula Rossa, a montanha-russa mais rápida do mundo, que chega a atingir 240 km/h.

Outra atração imperdível, em Abu Dhabi, é a Sheikh Zayed Grand Mosque, também chamada de A Grande Mesquita Branca,  a maior mesquita dos Emirados Árabes. É possível visitar seu interior, em determinados horários, mas mesmo que  não queira ou não consiga entrar, vale visitar seu pátio para registrar algumas fotos, pois a Mesquita é grandiosa e maravilhosa. No caminho entre uma atração e outra, aproveite para um giro pela cidade, passeando pela Corniche Road, a principal Avenida de Abu Dhabi, que possui um grande calçadão e parques públicos. Dependendo do horário do retorno a Dubai, dá para visitar o Shopping Wafi Centre, localizado no centro da cidade, que apresenta todas as noites, um show de luzes e sons, com imagens projetadas na fachada externa do prédio.

Se quiser conhecer  um vero hotel cinco estrelas, vá até o Emirates Pálace localizado na área central da cidade. Na primeira página deste descritivo sobre Abu Dhabi, tem bastante informações sobre este maravilhoso hotel.

 

Quarto Dia

​O quarto e último dia em Dubai, pode começar com um passeio pela ilha artificial The Palm, mais precisamente no Resort Atlantis The Palm, um Complexo que reúne, além do hotel,  restaurantes, lojas e opções de lazer e entretenimento que podem ser visitadas pelos turistas, assim como um parque aquático e um aquário gigante. Logo ali ao lado, está o parque aquático Aquaventure, um programa para toda a família que rende momentos de muita diversão. Possui tobogãs radicais, uma área infantil, corredeiras, praia artificial e uma praia natural e particular, com vista para a cidade de Dubai. Mesmo que não queria curtir as atrações do Resort, vá até o hotel, nem que seja para bater umas fotos e admira-lo, pois o prédio é muito bonito e impressiona.

Saindo da ilha The Palm, o próximo local a ser visitado é a Dubai Marina, um dos bairros mais recentes da cidade, que reúne alguns dos maiores arranha-céus,  construídos ao redor de um grande canal artificial. O belo cenário formado por dezenas de super prédios,  representa toda a modernidade da cidade. Contornando o canal artificial, há um grande calçadão chamado Marina Walk, que pode ser o local para a opção de almoço, pois ao longo dele há diversos restaurantes. Daqui partem passeios de barcos, tanto durante o dia quanto à noite, com direito a jantar a bordo.

Para finalizar o roteiro, a última parada sugerida é no Mall of the Emirates, o segundo maior shopping de Dubai, com centenas de lojas e muitas opções de alimentação. Um dos seus principais atrativos, é o Ski Dubai, uma grande pista coberta, de esqui, com direito a teleférico e muita neve artificial. Enquanto a temperatura externa está na casa dos 50 graus, internamente fica em menos 4 graus.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DUBAI 10.jpg
Ain DUBAI.jpg
ZABEEL Pálace.jpg
bottom of page