DAYTONA BEACH - Terra da Nascar - Flórida - USA
As informações e recomendações inseridas neste texto, objetiva facilitar seu programa de viagem para visitar esta agradável cidade da costa atlântica da Flórida. Escolha o que pretende conhecer e monte seu roteiro para melhor aproveitar sua passagem por aqui...
Daytona Beach era a sede da Nascar, a maior associação automobilística dos Estados Unidos. A cidade também sediava o principal circuito das competições da Stock Car norte-americana. Uma de suas atrações, eram os seus 19 parques, que atendiam a todos os gostos e exigências. Vamos ao que tinha de mais interessante para visitar:
Basílica Católica de St. Paul - Mullally Street, 317 -
Os primeiros católicos que vieram para Daytona Beach, chegaram em 1881, e as missas eram celebradas em residências particulares, algumas vezes ao ano, por sacerdotes que vinham de De Land. A cidade então, tornara-se uma Missão da Igreja de Santa Teresa, em Titusville. O Reverendo John F. O`Boyle, fora o primeiro padre a residir em Daytona, quando comprara uma propriedade em South Palmetto e Myrtle Avenue, e construira sua igreja, no ano de 1898. Em 1923, chegava aqui, o Reverendo William J. Mullally, que tinha planos de construir uma igreja e uma escola, e que inaugurara a igreja que existia até hoje e que sofrera fortes avarias, com o furacão de 2004.
Esta era a primeira Basílica que o Papa Bento XVI homenageara, e a 60ª Igreja que designara como Basílica, nos Estados Unidos. A renomeação da Igreja Católica de São Paulo, para A Basílica de São Paulo, marcava a primeira Basílica da Diocese de Orlando, na Flórida Central, e apenas a segunda na Flórida.
Beach Street
Não deixe de visitar as lojas, cinemas, museus, teatros e outras atrações nesta histórica rua. As opções eram inúmeras e a diversão era garantida. Era por aqui que o agito acontecia!
Boot Hill Saloon - Main Street, 310 - Dowtown -
Para os fãs das emoções em duas rodas – motociclistas, esse era o ponto ideal. Havia música ao vivo, drinques especiais, loja de souvenir e muita autenticidade. Esse bar de motoqueiros, costumava ter apresentações de rock ao vivo, no palco. Era sempre considerado o melhor local, quando grandes eventos de bicicleta ou motos aconteciam na cidade.
Calçadão e Píer
Muito mais do que um passeio pela beira da praia, a área oferecia diversas atrações, como Roda Gigante, Montanha Russa e uma infinidade de lojas, restaurantes e bares. Era outro passeio obrigatório!
Casa Histórica Lilian Place - Silver Beach Avenue, 111 -
Construída em 1884 por Laurence Thompson, um dos primeiros colonos da região, era a casa mais antiga na praia de Daytona Beach. Construída na época em que apenas os pioneiros viviam aqui, a casa era um exemplo distinto não da arquitetura de fronteira, mas da arquitetura Victoriana italiana. Aqui, os tetos eram altos e os pisos eram de pinho. O autor Stephen Crane ( O Distintivo Vermelho da Coragem ) acabara chegando aqui da maneira mais difícil - nadando - quando seu barco afundara no mar, em 1896. Algumas pessoas juravam que ele ainda andava por aqui, vagando pelas salas e corredores, junto com outros eternos convidados, como Lucille, o fantasma misterioso de Lilian Place; com crianças rindo e uma mulher vestida de branco.
Centro de Ciências Marinhas - Lighthouse Drive, 100 - Ponce Inlet, -
O Centro não era apenas um museu vivo de vida subaquática, era também um centro de pesquisa e aprendizado. Desde que abrira suas portas em 2002, cuidava de milhares de animais, liberando muitos deles de volta à natureza, entre eles 900 tartarugas marinhas; cerca de 15.000 filhotes; e 1.000 outros animais, como cobras, tartarugas de gopher e tartarugas de água doce. Desde sua inauguração, em 2004, o Centro de Reabilitação Mary Keller Seabird já havia recebido mais de 10.000 aves feridas. Outros destaques incluiam um Turtle Terrace, um Nature Trail, uma torre de observação de aves e todos os tipos de exposições.
Centro de Descoberta Marinha - Barracuda Boulevard, 520 - New Smyrna Beach
Era uma organização sem fins lucrativos, que buscava preservar, e educar o público sobre o estuário Indian River Lagoon. Proporcionavam passeios de barco e caiaque para os visitantes observarem o golfinho da lagoa e outras formas de vida aquática. Funcionava das 9.00 às 17.00h.
Estádio e Museu Jackie Robinson - East Orange Avenue, 105 - Daytona Beach -
Imperdível para os fãs de beisebol, este estádio era o local onde Jackie Robinson, o primeiro jogador negro, da Major League Baseball dos EUA, jogara o primeiro jogo integrado de treinamento de Primavera, em 1946. Também era o lar do time de beisebol da Minor League, o Daytona Cubs. Abria à visitação das 9.00 as 17.00h.
Farol Ponce De Leon –
Fora construído em 1887, era parte de uma cadeia de dez faróis erguidos no final de 1800, ao longo da costa leste de um Estado conhecido pelos naufrágios. A luz na lanterna, no topo da torre, agora funcionava como a cem anos atrás. Dava para inspecionar as habitações dos três guardiões, cheios de mapas e artefatos dos velhos tempos. Em 1998, o Farol fora declarado um marco histórico nacional, e aproveite para subir os 213 degraus até o topo. Valeria o esforço, com espetaculares vistas de 360 graus do Oceano, da enseada e da Intracoastal Waterway.
Flea e Farmer's Market – Avenida Bellevue -
O Daytona Flea and Farmer's Market fora eleito o Top Five Markets in the Country, pelo USA Weekend. Um lugar agradável para se visitar, possuia centenas de estandes, 600 vendedores e 2,5 milhões de visitantes a cada ano. De produtos locais frescos a itens de decoração para casa, produtos de mel, roupas, jóias e até leituras, aqui encontraria tudo sob o mesmo teto. Para chegar, use o ônibus urbano da Int'l Speedway & Tomoka Farms Road.
Mansão Stetson - Camphor Lane, 1031 – Deland
Era uma sentinela da Era Dourada, ainda em pé. Fora considerada a primeira propriedade de luxo da Flórida e sua casa mais gloriosa até o século XX. Construída pelo magnata e filantropo John B. Stetson, em 1886, recebera uma variedade de esculturas interiores, madeiras raras, 10.000 vidraças, presas com arames. Os Stetsons eram conhecidos por sediar as festas mais luxuosas da Flórida, com a participação da Realeza estrangeira e de empresários, magnatas e inventores americanos. O amigo da família, Thomas Edison, ajudara a projetar o sistema elétrico. Os Stetsons construíram sua própria usina de energia, usina de gêlo e um hotel para seus hóspedes ricos, e o famoso magnata da Flórida, Henry Flagler, que chegara a construir uma linha ferroviária diretamente para a propriedade.
Mary McLeod Bethune Home e Gravesite - Dra. Mary McLeod Bethune Boulevard, 640 -
Construída em 1915, esta casa da educadora e líder dos direitos civis, estava repleta de artefatos e fotos durante a ocupação da Dra. Bethune. A casa/museu estava localizada na terra em que a proprietária fundara a Universidade Bethune-Cookman, o campus orgulhosamente ostentando seu legado contínuo. A Dra. Bethune não só era conhecida por seus esforços de educação e extensão comunitária, mas também por ser a criadora do Conselho Nacional de Mulheres. Em 1945, o Departamento de Estado dos Estados Unidos convidou a senhora Bethune para participar da Carta das Nações Unidas. Visitas guiadas eram disponíveis apenas com hora marcada, mas se podia explorar com ou sem, uma visita planejada.
Museu da Raiz da Família - South Nova Road, 352 -
Prestava homenagem a família americana, apresentando artefatos originais de ferrovias, dois vagões ferroviários da metade do século, carros de corrida, ursinhos de pelúcia, colchas artesanais e uma grande coleção de memorabilia da Coca-Cola. Tudo que dizia respeito ao modus vivendi, da familia americana no começo da formação do país. Era parte do Museu de Artes e Ciência Jared.
Museus de Lendas Vivas do Automobilismo – South Ridgewood Avenue, 2400 – Shunshine Park Mall – South Daytona -
Conheça a história das corridas desde o início, com carros antigos e recordações de corridas. O Living Legends of Auto Racing Museum era totalmente operado por voluntários, portanto, verifique com antecedência, durante o verão, para garantir que haveria funcionários no local. Abria de segundas a sabados das 10.00 as 17.00h.
Museu do Esporte e Hall da Fama - West International Speedway Blvd, 1801 -
O Hall da Fama do Motorsports da América (MSHFA), realizara sua primeira cerimônia de posse, em 1989, quando era sediada na cidade de Novi, em Michigan, de 1989 a 2015 e realocada para Daytona Beach, em 2016. O MSHFA era o único Hall da Fama que abrangia todo o espectro do automobilismo americano: carros, motocicletas, off-road, barcos a motor e aviões. A missão primordial do MSHFA, era celebrar e incutir os valores americanos de liderança, criatividade, originalidade, trabalho em equipe e espírito de competição incorporados ao automobilismo.
Alguns dos personagens homenageados no Hall da Fama:
-
John Buttera - Lil John construira dragsters, vencedores de campeonatos, carros engraçados e ações profissionais para os maiores nomes do esporte nos anos 1960 e 70, incluindo Danny Ongais, Don The Snake Prudhomme, Tom Mongoose McEwen e Don Schumacher. O falecido Buttera, fora introduzido no International Drag Racing Hall of Fame, em 2010;
-
Carl G. Fisher - O falecido Carl Graham Fisher, era mais conhecido como o homem que criara o icônico Indianapolis Motor Speedway. Nascido em Greensburg, Indiana, persuadira associados de negócios a se unirem a ele, na construção da IMS, em 1909, servindo como seu presidente até 1923. Fisher fora nomeado para o Automotive Hall of Fame, em 1971 e o Auto Racing Hall of Fame, em 1952;
-
Jeff Gordon - Ele registrara o terceiro de todos os melhores tempos, nas vitórias da Monster Energy NASCAR Cup Series (93), atrás de Richard Petty (200) e David Pearson (105). Ele estava em quarto lugar em campeonatos da Monster Energy Series, com quatro (1995, '97, '98, 2001), atrás dos sete campeões, Petty, Dale Earnhardt e Jimmie Johnson. Gordon fora nomeado um dos 50 melhores pilotos da NASCAR, em 1998;
-
Howard Hughes - O falecido Howard Robard Hughes Jr. criara a Hughes Aircraft em 1932, estabeleceu vários recordes e construiu alguns dos aviões mais avançados do mundo. Seus prêmios pela aviação incluíram o Harmon Trophy (1936, '38), Collier Trophy, FAI Bibesco Cup (1938), Octave Chanute Award (1940) e uma Medalha de Ouro do Congresso, em 1939, por conquistas no avanço da ciência aeronáutica. Fora incluído no Hall da Fama da Aviação Nacional, em 1973;
-
Fred Merkel - Flying Fred era uma lenda das corridas de estrada americanas, ganhando dois - FIM Superbike World Championships (1988-89), três AMA Superbike Championships (1984-86) e estabelecendo múltiplos recordes ao longo do caminho. Em 1983, registrara a primeira de suas 20 vitórias na AMA Superbike, um recorde que permanecera até 1998. O carismático Merkel fora introduzido no Hall da Fama da AMA, em 2001;
-
UE Pat Patrick - Pat - Patrick, fizera fortuna como pioneiro do petróleo e deixara sua marca nas corridas de roda livre. Suas equipes ganharam três títulos das 500 de Indianápolis e dois títulos da IndyCar. Patrick, também estava entre os proprietários de carros que estabeleceram o órgão sancionador do Campeonato Auto Racing Teams (CART). Ele fora introduzido no Auto Racing Hall of Fame, em 2016;
-
Bob Tullius - Criara o modelo para a moderna equipe de carros esportivos, amadores americanos, e transformara a Group 44, Inc. em um dos mais bem-sucedidos de todos os tempos. Fora duas vezes Trans-Am e quatro vezes campeão nacional da SCCA, começando sua carreira no início dos anos 1960, dirigindo Triumph TR4s brancos, com o nº 44. Nos 25 anos seguintes, os carros verdes e brancos, do Grupo 44, Inc. renderam mais de 300 vitórias em corridas de clubes, competição Trans-Am e IMSA GTP. Tullius fora introduzido no SCCA Hall of Fame, em 2014.
Museu de Arte Cici e Hyatt Brown - South Nova Road, 352 -
Se referia como um museu de história, porque contava a história da Flórida, através das obras de seus artistas, desde os dias pioneiros até o presente. Com mais de 2.600 obras de arte, era a maior coleção de arte de artistas da Flórida. Aqui, encontraria exposições históricas e contemporâneas sobre assuntos como o clima da Flórida; os Seminoles e os Everglades; mulheres pintando florida; e vistas de Santo Agostinho, juntamente com exposições de cultura pop como americana, Coca-Cola e ferrovias. Havia até um impressionante show do Planetário, grátis com a compra de um ingresso regular para o museu. Este impressionante museu ficava ao lado do Museu de Artes e Ciências Jared.
Museu de Artes e Ciências Jared - South Nova Road, 352 -
Mantinha a honra de ser um afiliado da Smithsonian Institution, era uma combinação fascinante de duas disciplinas que raramente eram encontradas no mesmo prédio. Os amantes da arte encontrariam aqui cerca de 30 mil objetos, entre eles uma das melhores coleções de arte americana do sudeste; a Galeria de Schulte, de arte chinesa; a Galeria de Artes Decorativas; o Museu da Fundação Cubana; o Museu da Raiz da Família, exibindo itens raros de Americana. No âmbito das ciências, havia um Museu Infantil, - o Charles e Linda Williams, repleto de experiências interativas para o público mais jovem e um novo Planetário, de última geração, que o levaria aos céus, junto com uma trilha natural e exibições de fósseis e ossos das pessoas que originalmente percorreram esta trilha há mil anos atrás. A Galeria de Arte e o Planetário completavam as ofertas aos visitantes. Abria de Segunda a Sábados, das 9.00 as 17.00h e aos Domingos das 11.00 as 17.00h.
Museu de Artes e Ciências - MOAS - South Nova Road, 352 -
Estava situado em uma Reserva Natural, de 90 acres, sendo afiliados a Smithsonian Institution, apresentando uma ampla gama de exposições permanentes. Incluiam-se a arte e os mobiliários africano, antigo americano, europeu, chinês e cubano, além de esqueleto de 13 pés de altura de uma preguiça gigante. Contava com coleções de arte cubana e da Flórida, arte decorativa da América, européia, artefatos pré colombianos e africanos, e na parte da ciência, havia itens da história regional e alguns fósseis. O Museu tinha um Planetário, um Complexo ambiental, trilhas naturais, jardim de esculturas e o Museu de Ciência Infantil. As peças expostas, incluindo móveis europeus e americanos eram exibidas no prédio de armazenamento, denominado Helen B. Roberson.
Museu de Fotografia do Sudeste - West International Speedway Blvd, 1200 -
Inaugurado em 1992 exibia, coletava, preservava e interpretava a fotografia para facilitar o ensino e a aprendizagem no Daytona State College, e melhorar a compreensão e apreciação da comunidade sobre cultura, a história, a arte e a fotografia. Este era o museu de uma das melhores escolas de fotografia nos Estados Unidos. Era pequeno mas excelente. A Galeria, tinha expostos as fotografias de dança de Jack Mitchell, de Dança da Revista Fama, e a da Menina afegã, uma imagem icônica, bem como trabalhos de novos talentos. A iluminação era muito boa, e a disposição da Galeria era aberta e bem planejada.
Museu Histórico Halifax - South Beach Street. 252 -
Fundado em 1949, exibia a história local de 5.000 a.C até os dias atuais, em um prédio listado, em 6 de janeiro de 1986, ao Registro Nacional de Lugares Históricos, projetado por Wilbur B. Talley. Instalado no antigo prédio do Merchants Bank, estava repleto de exposições sobre os primórdios da região, através do desenvolvimento de corridas NASCAR e destaques da vida das pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da área, do passado ao presente. Os visitantes afirmavam, que este Museu e suas coleções impressionantes, eram um dos segredos mais bem guardados na região da North Central Florida. A coleção era surpreendente e valeria uma visita.
Ocean Center - North Atlantic Avenue, 101 -
O Centro de Convenções, tinha exposições de artes e um estádio, onde eram realizadas competições de hockey no gêlo, futebol e luta livre, apresentações circenses e concertos.
Peabody Auditorio
Sede permanente da Daytona Beach Symphony Society e sede de verão da London Symphony Orchestra, apresentava grandes espetáculos da Broadway e shows variados, além de cursos profissionalizantes.
Ponce de Leon Inlet Light - Souith Peninsula Drive, 4931 - Ponce Inlet -
Era um Farol e museu, localizado em Ponce de León Inlet, na Flórida Central. Com 175 pés de altura, era o Farol mais alto do Estado e um dos mais altos dos Estados Unidos. Estava localizado entre St. Augustine Light e Cape Canaveral Light.
The Casements - Riverside Drive. 25 - Ormond Beach -
Era uma mansão em Ormond Beach/Flórida, famosa por ter servido como a residência de inverno do magnata do petróleo americano, John D. Rockefeller. Atualmente, era de propriedade da cidade de Ormond Beach, e era usado como um centro cultural e parque.
Daytona International Speedway
Esta era uma das principais atrações da cidade e a visita era quase uma obrigação. Promovia vários eventos de corridas da Stock Car, motos e karts, incluindo a Biketoberfest. Faça um tour para conhecer a pista, os bastidores, os carros e tudo sobre umas das mais clássicas pistas de corrida automotiva do mundo. Participe da Richard Petty Driving Experience, e sinta a adrenalina ao dirigir um modelo Stock Car, a 300 km/hora.
Onde dormir
O Pier e o Bordwalk, chamados de calçadão de Daytona, estavam localizados na rua principal da cidade, a Ocean Avenue, e contavam com bares, lojas, barraquinhas, restaurantes, artistas de rua e a histórica Torre do Relógio. Na Boardwalk, havia um Parque de Diversões típico dos filmes norte-americanos, com Roda-Gigante, Montanha-russa, kart e sling shot.
A região era recomendada para hospedagem, e em seu entorno existiam mais de cinco dezenas de hotéis, localizados a poucos km do Calçadão e com preços bem acessíveis. Se quizer ficar a poucos passos, e ir a pé até Calçadão ou outras atrações nos arredores sem gastar muito, os hotéis e pousadas no Calçadão poderia ser a melhor opção para quem estivesse sem meio de transporte próprio, pois permitiam aos visitantes explorar as principais atrações, sem precisar alugar um carro.
Com serviços impecáveis e comodidades exclusivas, os elegantes hotéis quatro e cinco estrelas, nos arredores de Calçadão, eram uma excelente opção para uma hospedagem, oferecendo comodidades como café da manhã, serviço de quarto 24 horas e Wi-Fi grátis, além de piscinas, Spa e serviços de traslado. Para quem estiver viajando com a família ou amigos, e preferir desfrutar de uma estadia como um habitante local, poderia reservar uma das casas ou apartamentos de temporada próximas do Calçadão. Era ideal para quem viajasse em grupo, essas acomodações normalmente ofereciam bom espaço nos quartos, além de cozinhas equipadas com forno, geladeira, micro-ondas e várias outras comodidades. Durante os principais eventos, em Daytona Beach, a cidade recebia um grande número de visitantes e os preços dos hotéis aumentavam.
A praia de águas cristalinas e areia fina e compacta, era conhecida por sua extensão de 37 quilômetros, sendo a única praia da Flórida, que permitia a entrada de automóveis e motocicletas, em determinadas áreas, a uma velocidade máxima permitida de 16 Km/h. Esse costume teve início com as corridas de carro na areia a partir do ano de 1902, tornando-se uma das características mais atrativas da cidade.
Hampton Inn Daytona Beach/Beachfront - North Atlantic Avenue. 1024 -
Ficava junto a praia, dispunha de piscina ao ar livre, com terraço exclusivo para hóspedes. Os quartos possuiam varanda privativa, TV de HD via satélite, com canais HBO e frigobar. Quartos acessíveis para hóspedes com mobilidade reduzida, também estavam disponíveis. O café da manhã estava incluído na diária.
Mick's Beach Hideaway - South Atlantic Avenue, 2009 -
Estava a 2,7 km da praia e todas as acomodações dispunham de ar-condicionado e TV de HD a cabo e algumas unidades tinham área de estar ou varanda. Havia também uma cozinha, equipada com forno, micro-ondas, torradeira, frigobar e cafeteira. Cada unidade era equipada com banheiro privativo e secador de cabelo. Incluia uma piscina ao ar livre, aberta durante todo o ano. O estacionamento era gratuito.
River Lily Inn Bed & Breakfast - Riverside Drive, 558 -
Localizado junto a praia, este Resort ficava a apenas 10 minutos a pé do calçadão Ocean Walk Village. O Neptune's Sports Lounge and Café, ficava ao lado do saguão. Todos os quartos incluiam micro-ondas e frigobar, TV a cabo, Wi Fi cortesia. Tinha Business Center, com serviços de internet e impressora grátis. Era uma antiga residência, em estilo Victoriano, bonita e charmosa, recomendada principalmente para casais.
Onde comer
Chucherias Hondureñas - 2nd Street, 101 -
Servia comida latina e espanhola de qualidade. Estava situado em um bairro residencial, tinha um enorme salão, atendimento de primeira, espaço limpo e organizado. Os preços eram condizentes com os pratos e serviços, que iam de bacalhau com batatas ao frango com arroz e feijão preto. Era uma boa pedida para refeições completas, com temperos conhecidos pelos brasileiros, ambiente confortável e com uma área externa.
Don Vito's Italian Restaurant – West International Speedway Boulevard. 137 -
Era um dos preferidos dos turistas, porque era simples, mas muito aconchegante e com preço justo. Suas especialidades eram delicosas massas e pizzas. Também servia carnes e frutos do mar, vegetais e pães frescos, saídos dos fornos de tijolos, e preparados pela família do proprietário.
Starlite Diner - North Atlantic Avenue, 401 -
Para um lanche mais rápido, não deixe de conhecer o Starlite Diner. Com luzes neon, chão em preto e branco, bancos vermelhos e ares de lanchonete vintage, era ideal para tomar um milkshake, comer um bom hambúrguer com batatas fritas, omeletes, waffles e brunches. As porções eram bem servidas! O preço era bom e a visita valia para quem quizesse economizar, saboreando comidas gostosas e em um ambiente informal. Também servia café da manhã.