top of page

VISTOS CONSULARES

 

Países que dispensam VISTO para brasileiros

África do Sul, Alemanha, Andorra, Antilhas Francesas, Argentina, Áustria, Bahamas, Barbados, Bélgica, Bolívia, Bósnia Guiana, Bulgária, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Emirados Árabes, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Filipinas, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Guatemala, Honduras, Holanda, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, México, Mônaco, Namíbia, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Suriname, Tailândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Vaticano e Venezuela.

​               

Visto Europeu

O Parlamento Europeu aprovou, na data de 5/7/2018, um novo sistema para Visto de Entrada na União Europeia. Com a mudança que deve começar a vigorar a partir de janeiro de 2024, turistas não europeus, isentos de Visto, entre eles os brasileiros, deverão solicitar autorização via internet para visitar a Europa.

ETIAS – Autorização para entrar na Europa

A partir de janeiro de 2024,  brasileiros que forem a Europa precisarão emitir uma autorização de viagem chamada ETIAS ( Sistema Europeu de Informações e Autorização  de Viagem. O procedimento servirá para controlar eventuais imigrantes ilegais e terrorismo nos países integrantes do Tratado de Schengen.

Os países que exigirão o ETIAS

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia Itália, Letônia. Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia , Portugal , República Tcheca, Suécia e Suiça.

 

Quem precisa solicitar o ETIAS

 

Cidadãos dos seguintes países:

 

Argentina

Brasil

Chile

Colômbia

México

Peru

Prazo de Validade

A autorização será válida por três anos, ou até o vem cimento do Passaporte – ou o que ocorrer primeiro.

 

Verificação

 

O viajante precisará mostrar a Autorização Digital, junto com o Passaporte, ao entrar no continente europeu. As companhias aéreas e marítimas, estão autorizadas a checá-la. Se o viajante não tiver a autorização, não embarca.

Taxa

Deverá ser cobrado o valor de 7 Euros, ao câmbio do dia da solicitação, pago  com cartão de débito ou crédito. Menores de 18 anos, serão isentos. Está taxa ainda não está confirmada!

Prazo

A autorização será enviada diretamente por e-mail, em até 48 horas, mas alguns casos poderão demorar até 72 horas. Será recomendado requisitar pelo menos 2 semanas antes da viagem e, caso seja negado, o solicitante  poderá recorrer da decisão.

Como solicitar

Pela internet no site etiaseu.com.br. Será preciso informar nome, endereço, e-mail, número do passaporte, escolaridade, vínculo empregatício, se há parentes residentes na Europa, país de entrada e países que pretende visitar. O solicitante precisará informar, se há antecedentes criminais e quais suas condições médicas.

Visto Americano

​​

Entrou em vigor em 2012, o novo sistema de emissão de Visto para os Estados Unidos. Apesar da expectativa de tornar o processo mais rápido e menos custoso, o sistema não agradou a todos – especialmente a quem mora fora das capitais e agora terá de viajar duas vezes para conseguir ter seu Visto americano, uma para ir ao CASV e outra para a entrevista no Consulado.

Em meio às questões surgindo durante a pandemia do COVID19, uma das dúvidas recentes é ”como fica a situação do visto americano em 2021 para brasileiros?”. Desde o dia 17 de março de 2020, as entrevistas para aprovação de visto americano tanto para turistas quanto para imigrantes, foram canceladas. Ainda não há data prevista para a retomada. Embora os serviços estejam descontinuados, a Embaixada e os Consulados dos EUA continuam tratando somente casos emergenciais e de missão crítica, em relação aos Vistos.

Taxa MRV e reagendamento

Segundo a Embaixada,  quem já efetuou o pagamento da taxa MRV e não realizou a entrevista para o Visto americano em 2020 ou em 2021, poderá realizar um novo pedido e prorrogaram a validade do pagamento da taxa MRV até 30 de setembro de 2023.

Também foi informada a suspensão da entrada de pessoas que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias anteriores à tentativa de entrada nos Estados Unidos. A medida é válida para passageiros com saída dos seguintes países:

Brasil, Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, República da Irlanda; Os 26 países que compõe a área de Schengen: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça; República Islâmica do Irã; e, República Popular da China, sem incluir as Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau.

Novas exigências para Vistos

 

O Departamento de Estado dos Estados Unidos, passou a requerer de quase todos solicitantes de Visto, informações sobre suas contas em redes sociais e outros detalhes pessoais.  As autoridades explicam que a nova exigência é uma medida antiterrorista. Foram atualizados os formulários de solicitação de Visto ( DS-160 e DS-156, para não-imigrantes,  e DS-260, para imigrantes.

Com a nova medida, que não se aplica para diplomatas e autoridades em viagem oficial, aqueles que fizerem a solicitação devem incluir no formulário eletrônico, junto das demais informações básicas, nomes ou links de qualquer conta que tenham mantido em alguma rede social, nos últimos cinco anos. Também será necessário incluir endereços de e-mail, correspondentes ao mesmo período.

Cidadãos de 38 países  e territórios, são autorizados a viajar sem Visto para os Estados Unidos a passeio ou negócios por até 90 dias. Para os brasileiros, o Visto se faz necessário para qualquer situação, ou seja, de estudante, de trabalho ou até mesmo para curta estadia.

Formulário DS-160 -

Para obter o visto americano será preciso preencher o formulário DS-160, disponível no site https://ceac.state.gov/genniv/. O formulário deve ser preenchido em inglês e com informações precisas e atualizadas – qualquer inconsistência nos dados informados pode levar o processo à estaca zero novamente. Todas as perguntas são feitas em inglês, mas o site tem um mecanismo que traduz perguntas para o português, facilitando o entendimento de quem não compreende a língua estrangeira. Fique atento ao procedimento e salve cada uma de suas etapas, evitando que o tempo de exposição da página expire e você tenha que fazer o preenchimento desde o início novamente.

Agendar a entrevista

​Após aguardar o prazo exigido para confirmação do pagamento (2 dias úteis), começa a fase de agendamento da entrevista. Com o número identificado como “nosso número”, do boleto do DS-160 e o recibo de  pagamento da taxa MRV em mãos, é chegado o momento de agendar a entrevista. Isso pode ser feito pelo site ais.usavisa-info.com/pt-BR/niv ou pelo call center. Note que agendando a entrevista través do site você primeiro deve se cadastrar, incluir seus dados pessoais e escolher a forma de entrega de seu passaporte.

Na hora da solicitação, informe o número do Passaporte. O tempo de espera para a entrevista varia de acordo com o local escolhido. Após o pagamento concretizado e de posse do nosso número, é hora de agendar a data de entrevista no Consulado, em seguida a data para coleta de dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que é feita antes da entrevista.

Pagamento

Para Visto de visitante, que não exigem petição (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD), a taxa de solicitação (MRV) é de R$ 928,00 – O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou boleto bancário para pagamento em outro banco. Com o novo sistema, esta é a única taxa, porque não há mais cobrança separada para agendamento ou envio do Passaporte.

 

CASV

O próximo passo, que foi incluído no novo sistema, é comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) para complementar a solicitação do Visto, levando o Passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 65 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

 

Entrevista

Comparecer à entrevista na Embaixada ou num dos Consulados. Solicitantes deverão apresentar o Passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Solicitantes menores de 16 anos ou com mais de 65 anos, são dispensados da entrevista, mas podem ser convocados para a mesma se a Embaixada ou Consulado julgar necessário.

No processo para a solicitação do Visto para os USA, a entrevista é o passo mais difícil e a maioria têm dúvidas sobre essa etapa. O recomendado é manter a calma e falar a verdade, confirmando os dados que apresentou no formulário. O número de brasileiros reprovado é cada vez menor e as chances de negarem seu Visto, se não tiver nada errado, são pequenas. Entretanto, você não deve portar absolutamente nada de METAL, nem o cinto da calça, uma fivela, uma caneta, os óculos, o celular e moedas. No quesito SEGURANÇA, eles são muito exigentes e até mesmo exageram nos procedimentos e em algumas vezes, os empregados da firma terceirizadas, são grosseiros, mal educados e até estúpidos no trato com os candidatos ao Visto

A entrega do Passaporte

Aprovada sua solicitação, você poderá receber o Passaporte com o Visto americano, em sua casa, retira-lo no CASV pré-escolhido, conforme opção adotada na hora do agendamento da entrevista, ou recebê-lo através da Fedex, empresa contratada para esse serviço.

Ainda tem dúvidas?

O Consulado americano mantém várias centrais telefônicas para tirar dúvidas e oferecer serviços aos solicitantes, inclusive pagamento de taxas ou realização de entrevistas.

Consulado USA em Porto Alegre

E-mai: portoalegreniv@state.gov

Site: https://br.usembassy.gov/

Preenchimento do formulário DS-160: https://ceac.state.gov/genniv/

​​

 

Visto Australiano

Preenchimento do formulário Online

Os procedimentos para requerimento do Visto devem ser feitos pelo site oficial do Departamento de Imigração da Austrália. O site é em inglês e, por isso, vamos falar tela a tela o que você deve preencher, caso você não domine o idioma. Você terá que informar dados pessoais, a motivação da viagem e o tempo que pretende ficar no país, além de outros dados.

Acesso

 

É a tela inicial para o início do preenchimento online do Visto de turista para a Austrália. Em seu primeiro acesso, você precisará criar uma conta (Creat an Immi Account). Clique no botão para dar início à criação do seu cadastro.

 

Criando seu cadastro

 

Se estiver requisitando o Visto para você ou alguém da família, deixe clicado na opção de tipo de visto como “Individual”. Nesta tela deverá informar o seu sobrenome (Family Name), seu nome (Given Name), seu telefone (não se esqueça de colocar +55 que é o código DDI do Brasil). Acrescente seu endereço de email e repita para confirma-lo na linha seguinte. Clique no botão Continue na parte de baixo à direita. Em seguida, precisará criar uma senha (misture letras maiúsculas, minúsculas e números).

 

Confirmação de e-mail

 

Ao criar a sua conta, para o pedido do Visto de turista para a Austrália, receberá um e-mail de confirmação com um link. Você deve clicar nesse link para confirmar o recebimento do email e a ativação do seu cadastro. O link é válido por 28 dias e se você não confirmar o seu cadastro, ele será cancelado. Agora sim, é hora de começar a preencher o formulário.

 

Solicitando o Visto

 

A partir de sua conta, você começará a preencher as informações solicitadas. Clique em Continue. Em seguida, você verá a tela abaixo. Clique no link New Application,  para dar início a uma nova solicitação.

 

Escolhendo o tipo de Visto

 

Nesta tela, precisará definir o tipo de Visto que irá solicitar. Clique em “Visitor (penúltima opção) e, em seguida, clique em Visitor Visa (600). Na tela seguinte, aparecerá uma tela em que você precisa clicar em uma caixa de seleção para informar que você está de acordo com os “Termos e Condições”. Poderá clicar no link que levará ao documento caso queira ter mais informações. Em seguida, clique em “Next”.

 

Informe sua localização

 

Na tela que aparecerá em seguida, virá a pergunta: “Is the applicant currently outside Australia?”, ou seja, “O solicitante está atualmente fora da Austrália ?”. Responda YES e clique em Next para que apareçam outras informações nesta mesma tela. Em Current Location, selecione onde você reside. Em “Legal Status”, é preciso colocar qual é a sua situação legal no país: citizen (cidadão), residente permanente, visitante, estudante, trabalhador com visto, sem status legal ou outro.

Em seguida, precisará informar o motivo da viagem. Em caso de turismo, selecione a opção “Tourist stream ( tourism/visit family or friends )”. Precisará escolher as razões de visitar o país, em “List all reasons for visiting Australia”, selecionando Tourism. Você pode acrescentar outros motivos, caso seja necessário. Na área grande em branco, precisará informar as datas que pretende ficar na Austrália e os lugares que vai visitar. Caso tenha dificuldade em expor essas informações em inglês, utilize o tradutor do Google. Nas perguntas seguintes ( Group Processing e Special Category of Entry ) selecione No para ambas. Clique em Next para prosseguir para a próxima tela.

Dados pessoais

Será necessário informar os dados constantes em seu Passaporte: nome completo, sexo, data de nascimento, número do Passaporte, data de emissão e de validade do Passaporte e local onde ele foi emitido. Em seguida,  pode indicar mais um documento de identidade, informar o local de nascimento e situação civil ( relationship status ): married ( casado ), engaged ( noivo ), divorced ( divorciado ), separared ( separado ), widowed ( viúvo ), never married ( nunca se casou ), de fato ( relacionamento estável ).

Ao final da página, há uma série de perguntas e será preciso selecionar Sim (Yes) ou Não (No).

Is this applicant a citizen of the selected country of passport?

     O solicitante é um cidadão do país selecionado no item passaporte?

 

Is this applicant a citizen of any other country?

     O solicitante é um cidadão de um outro país? (Para casos de dupla cidadania)

 

Does this applicant have other current passports?

     O solicitante possui outros passaportes?

 

Does this applicant have other identity documents?

     O solicitante tem outros documentos de identidade?

 

Has this applicant undertaken a health examination for an Australian visa in the last 12 months?

     O solicitante fez um exame de saúde para o Visto australiano, nos últimos 12 meses?

 

Clicando em Next, será encaminhado para uma tela para confirmar os dados que digitou anteriormente. Se tudo estiver certo, clique novamente em Next. Caso tenha errado alguma coisa ao digitar, volte e corrija.

Acompanhante

 

No capítulo Travel Companions, precisará informar se alguém viajará com você para a Austrália. Em caso positivo, clique no botão Add para adicionar as informações sobre esta pessoa: nome completo, data de nascimento e qual é o relacionamento que esta pessoa tem com você. Caso esteja viajando sozinho, deixe em branco e prossiga para a próxima página.

 

Contatos

 

Precisará preencher todos os seus dados de “Residencial Address” (Endereço Residencial), “Contact Telephone Numbers” (Números de Telefone para Contato), clicar “Yes” na opção “Postal Address”, para confirmar que o endereço informado acima é o seu residêncial e, por último, informar o seu endereço de email no “Eletronic Communication”. Clicando em Next, receberá uma pergunta se autoriza que outra pessoa receba correspondência em seu nome. Como tudo é feito por email, clique em No.

 

Informações de parentes

 

Nesta etapa do preenchimento do formulário do pedido do Visto de Turista, para a Austrália, precisará informar dados sobre seus parentes. Pode ser apenas pai, mãe e irmãos, informando o nome, sobrenome, data de nascimento e grau de parentesco.

 

Dados de sua viagem

 

Nessa parte do formulário que precisa detalhar o seu roteiro pela Austrália. Com base no seu itinerário, informe qual é a data de seu vôo para a Austrália, com a data de chegada (se ainda não tiver comprado a passagem, coloque uma estimativa) e até qual data você pretende permanecer no país.  Em “Lenght of staying in Australia” (Duração da estadia na Austrália”, escolha a opção ( ‘Up to 3 months’, ou ‘até três meses’). Em “Multiple Entries’, você deve informar se pretende entrar mais de uma vez no país durante o período de vigência do Visto.

 

Na parte final do formulário, há duas perguntas:

Study While in Australia? (Vai estudar enquanto estiver na Austrália?)

Relatives, Friends and Contacts in Australia?  ( Parentes, amigos ou contatos na Austrália? )

 

Informações profissionais

 

Será preciso falar sobre sua atividade profissional, seu emprego atual no Brasil ou onde você residir. Terá que informar se está empregado. Caso esteja desempregado, coloque unemployed. Se trabalhar por conta própria (autônomo), selecione a opção self-employed. Em seguida, informe nome na empresa, data de admissão, endereço completo, telefone e email de onde trabalha. Assim que completar, siga para a próxima tela clicando em Next.

 

Recursos financeiros

Nesta tela, o Departamento de Imigração da Austrália quer que detalhe como irá pagar a sua viagem, para saber se você possui dinheiro suficiente para se manter lá durante o período informado. Precisará selecionar uma das opções:

Self funded (você irá pagar pelas despesas da viagem)

Supported by current overseas employer (se a viagem será paga pelo empregador)

Supported by other organisation (se a viagem será paga por  outra organização)

Supported by other person (se a viagem será paga por outra pessoa)

 

Há uma caixa de texto em que deverá informar que tipos de recursos  usará para bancar a sua viagem para a Austrália. Aqui  poderá colocar (em inglês), que possui cartões de crédito,  qual o limite deles e/ou levará dinheiro em espécie.

 

Perguntas Yes or Not

 

Nas três telas seguintes do formulário, deverá responder uma série de perguntas selecionando as opções “sim” ou “não”.

 

Na primeira parte, serão perguntas relacionadas à sua saúde e sua intenção de consultar com médicos e dentistas na Austrália. Coloque para todas NO. Há também uma pergunta sobre se já teve tuberculose, ou teve contato com alguém que teve. Em caso negativo, responda NO.

A segunda parte diz respeito à parte penal, se já cometeu algum crime, se já foi deportado. Para uma pessoa sem nenhum tipo de antecedentes, selecione NO para todas as opções.

Finalmente, a última lista de questões é sobre as declarações que fez ao preencher o formulário: se você compreendeu as informações, que se compromete a não ficar por mais de 3 meses no país, que sairá do país antes que seu Visto expire, etc. Todas as perguntas devem ser respondidas com YES.

 

Enviando o Formulário

 

A última tela do formulário contém um botão escrito Submit Now ( Envie agora ). Clique para enviar o formulário e iniciar a solicitação do Visto. Em seguida, será encaminhado a uma tela para o pagamento da taxa do Visto.

 

Pagamento da taxa

 

Após preencher o formulário, precisará efetuar o pagamento da taxa. O valor do Visto é de AUD$ 145 (a moeda da Austrália, é o Dólar Australiano). Essa taxa só pode ser paga online, com um cartão de crédito internacional (consulte seu banco caso você tenha dúvidas se o seu cartão pode ser usado fora do Brasil). Basta informar o número do cartão, o nome impresso no cartão, código de segurança e data de validade.

No caso do visto para turista, o valor varia entre de 145 e mil dólares australianos (R$ 422 a R$ 2.912), a depender da duração da viagem.

*dados de fevereiro / 2023

 

Anexar documentos

 

Depois que  efetuar o pagamento, volte para a sua conta para confirmar que a solicitação foi enviada. O seu formulário deverá aparecer com a informação “in process” (em processamento). Clique no seu formulário para saber quais documentos serão necessários anexar. Cada caso é um caso e tudo depende das informações fornecidas ao preencher o formulário. Os documentos mais comuns são Certidão de Nascimento, Passaporte, documentos bancários que demostrem sua renda, etc. Não precisará enviar todos os documentos da lista, somente os que estiverem indicados em vermelho.

 

Processamento do Visto

 

Aguardando o processamento do Visto, receberá um email quando ele for aprovado e o tempo para que isso ocorra é variável. O sistema costuma informar um prazo para que a decisão seja tomada. O Visto será válido por um período de 12 meses, a contar da data de emissão. Deixe para tirá-lo somente quando tiver certeza das datas da viagem para não correr o risco de expirar o prazo de validade. O Visto australiano não fica estampado, em uma das páginas do Passaporte. Será feito eletronicamente através de sistemas, nos quais os responsáveis pela Imigração conferem a validade do Visto.

bottom of page