top of page

SEGURANÇA e SEGURO de Viagem

SEGURO DE VIAGEM

Não importa para onde irá viajar. Faça sempre um seguro viagem. O seguro deve necessariamente ser contratado antes de começar a viagem. Não deixe para a última hora. Viagens domésticas, aqui mesmo no Brasil, também podem ser cobertas por um seguro. A finalidade do seguro viagem é lhe proteger e sua família, caso ocorra algum imprevisto.

 

As coberturas de seguro viagem são diversas: acidentes ou doença (seguro saúde); seguro odontológico; seguro bagagem, em caso de extravio ou furto; serviço de busca e localização de bagagem; indenização à família por morte; indenização por invalidez permanente; remoção ou repatriamento; transporte ou repatriamento de familiares ou acompanhantes; passagem aérea do segurado, por sinistro em sua residência durante a viagem; repatriação funerária;  assistência jurídica no exterior.

 

Os valore do seguro variam conforme o tempo de viagem, as coberturas e os valores das coberturas. Analise o custo do seguro em relação aos benefícios e avalie as suas reais necessidades. O que é mais importante, é fazer um seguro saúde. Serviços médicos, costumam ter preços exorbitantes em quase todo o mundo, seja para tratar de um dedo destroncado, seja para uma cirurgia de emergência. Seguros de Viagem são vendidos no Brasil, pelas Corretoras de seguros credenciadas pela SUSEP e podem ser facilmente contratados online.

 

Quando viajar para países europeus, membros do Tratado de Schengen, providencie um seguro internacional com cobertura para repatriação e gastos com emergência e acidentes no valor mínimo de 30.000 Euros. No seu ingresso em território Schengen (ou seja, sua primeira entrada, durante a viagem, em um dos países membros), essa exigência poderá ser feita. Observação: não será feita necessariamente, mas poderá ocorrer. Caso não tenha em mãos a documentação que comprove estar ssegurado nesses moldes, poderá ser barrado.

 

Não era tão complicada como poderia parecer a contratação de um seguro, que atenda aos requisitos do Tratado de Schengen; pelo contrário. Existiam seguros específicos para essa exigência, alguns dos quais eram, inclusive, vendidos online. A União Europeia era uma união política e econômica, de 28 países europeus, na qual hacvia um mercado comum, com um sistema de leis aplicáveis a todos os estados-membros. O Espaço Schengen era formado por 22 Estados membros e 4 Estados não membros da UE e não havia controle de Passaporte para transitar entre esses países.

 

Os países membros do Tratado de Schengen, onde poderá ser exigido que apresente comprovante de que tinha um seguro  internacional com cobertura para repatriação e gastos com emergência e acidentes no valor mínimo de 30.000 euros, eram estes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

 

Importante:  Leve uma cópia do contrato, e dos demais documentos que recebera, pois serão úteis caso precisar acionar o seguro. Se estiver viajando sozinho, deixe uma cópia desses documentos com alguém de sua família ou com um amigo de confiança.

Destinos onde o Seguro era mais utilizado

Tibet - ( China )

As altitudes mais elevadas do montanhoso destino, causavam mal-estar em muitos dos turistas internacionais, e requeriam resgates e tratamentos de emergência, que não eram nada baratos.

Tailândia

A comida, exageradamente condimentada, era uma das principais causas de recorrer a uma emergência médica. Aqui eles capricham na pimenta, mesmo quando se pedia no pepper, ainda assim ela vinha com sabor picante.

Estados Unidos

Não havia um tipo mais comum para ser definido. O volume de passageiros voando, seria uma explicação para as exigências do seguro. Mas era preciso estar atento aos valores cobrados: o tratamento de uma fratura de joelho, custava em média U$ 30 mil, quase três vezes mais do que no Brasil. Enquanto uma cirurgia para a retirada do apêndice, aqui saia por U$ 5 mil, pode passar dos U$ 35 mil nos Estados Unidos.

Onde o uso era obrigatório

Antártida

Obrigatoriedade de um seguro, com cobertura para emergências médicas, evacuação de emergência e repatriação em caso de acidente grave ou morte.

Austrália

Obrigatoriedade para a prática de esportes de aventura, intercâmbio, trabalho ou permanência de longo prazo.

Bahrein, Omã, Qatar e Filipinas

O Seguro Viagem seria exigido na entrada a esses países.

Cuba

Caso não apresentasse o seguro na entrada, teria que providenciar junto a um provedor local, que na maioria das vezes, cobrava até quatro vezes mais do que a média.

Malásia, Kuwait e Tailândia

Esses três países ainda não pediam a comprovação do seguro para entrar em seus territórios. Entretanto, já existiam projetos em pauta para criar essa exigência em breve.

Fonte: Insure Yonder - 2021

VIAGENS 4.JPG
bottom of page