ORIENTAÇÕES para viagens - parte 2/2
O que fazer antes, durante e depois de uma viagem
DURANTE A VIAGEM
Aeroporto
Algumas recomendações para não ter surpresas nos aeroportos: os amigos do alheio procuram, geralmente, as pessoas mais bem-vestidas, que carregam malas mais caras; não coloque documentos ou objetos valiosos, na bagagem que será despachada; amarre uma fitinha colorida em sua bagagem, para ajudar na identificação, pois às vezes aparecem malas iguais e podem causar confusão ou retirada involuntária de suas malas; use malas confeccionadas em material duro, resistente, que dificultem o corte com lâminas ou roubo; nos maiores aeroportos, existe um sistema ( envelopamento ) de lacre para bagagens, que é muito bom e deve ser utilizado para inibir os ladrões; se o estacionamento do aeroporto estiver localizado numa área deserta ou longe, procure não ir ao aeroporto dirigindo.
Se for de carro ao aeroporto, estacione em local mais seguro ou numa garagem e chame um táxi para levá-lo ao terminal de embarque. Fique de olhos nos estranhos que por ventura apareçam para oferecer ajuda, em caso de pane em seu veículo; nunca deixe sua bolsa em cima da pia no banheiro. Alguém pode pegá-la e desaparecer antes que possa perceber; nunca apanhe um táxi sem licença, ou seja, que não tenha identificação explícita de que é mesmo um táxi normal.
Em alguns países da Europa, (principalmente em países do Leste da Europa, os ladrões costumam roubar táxis e os utilizam para levar ou buscar estrangeiros nos aeroportos. As vítimas são levadas para lugares desertos e ficam sem o dinheiro, bagagens e até mesmo sem roupas. Depois, são jogadas para fora do carro.
Nunca pegue um carro alugado, numa cidade que não conhece bem, depois do escurecer. Se chegar tarde da noite, procure hospedar-se num hotel próximo ao aeroporto e alugue um carro, a partir da manhã seguinte. Se estiver dirigindo, fique num hotel nas imediações da cidade. É mais seguro. Se outro carro bater no seu e perceber que foi proposital, não pare. Procure logo a polícia e comunique o ocorrido.
Desconfie se alguém lhe apontar um pneu furado, ou qualquer outro problema. Pare somente num posto de combustível ou num local bem iluminado e que tenha gente por perto. Cuidado com as pessoas que se jogam na frente do carro: um comparsa pode estar pronto para lhe atacar enquanto parar ajudar e se refazer do susto.
Uma outra opção ao chegar é ligar para o UBER e acertar a vinda de um carro para leva-lo ao hotel. Em território asiático, existe um outro aplicativo, o GRAB que funciona no mesmo esquema do Uber, apenas com um diferencial: no lado de fora do Aeroporto, costuma haver um agente do aplicativo para atende-lo e chamar o veículo para executar o serviço. É só perguntar onde fica o ponto do Grab.
A Alfândega
Não se esqueça de registrar antes de sua sadia do país, na Alfândega do local de partida, os aparelhos estrangeiros que estiver levando e que pretenda trazer de volta, a câmera de vídeo, a máquina fotográfica, o aparelho de som, etc. Caso contrário, no retorno, poderão ser considerados como compras novas. Verifique as quotas de compras a que cada passageiro tem direto, além daquelas que poderão ser feitas no Free Shopping.
Os traslados
Contrate no Brasil, o traslado do aeroporto/hotel. É mais cômodo (alguém mostrando uma plaqueta com seu nome, estará lhe esperando no portão do desembarque). É mais seguro e não correrá o risco de ser enganado, por algum espertalhão. E não é tão mais caro do que pagaria para fazê-lo por conta própria. Essa não é hora de fazer economia de palitos.
Os hotéis
Chegando ao hotel e ao fazer o check-in", peça o tipo de quarto de sua preferência ( twin beds - camas separadas ou king size – para casal, e maior que a normal); em andares para fumantes ou não fumantes; de frente (sempre mais barulhentos, mas geralmente com uma vista melhor) ou de fundo, etc. Informe-se sobre o café da manhã, lavagem de roupas, frigobar e check-out ou late check out e, até mesmo para uma eventual necessidade de ter que usar a saída de emergência. Mais vale prevenir...
Reconhecendo o território
Arrume suas coisas e localize o centro de atendimento ao turista, para pegar os folhetos de programações e os de seu interesse, e descobrirá boas novidades. Programe um City tour, para se posicionar sobre a cidade e tudo que ela oferece ao visitante. Depois, saia para visitar aquilo que escolheu, lendo antecipadamente os Guias das cidades. A maioria dos hotéis dispõe de folhetos, sobre as principais atrações da cidade e região.
a família no Brasil
Ligue para seus familiares no Brasil ( observe o fuso horário ) para dar os números do telefone e do quarto do hotel, a fim de ser localizado mais facilmente, quando necessitarem ligar para você ). Lembre-se de falar o estritamente necessário, pois estará fazendo uma ligação internacional. Deixe o papo para quando voltar para casa. Hoje o uso do Whatshapp facilitou a vida de todos, e por isso é importante que os seus afins acessem seu Smartphone.
Os transportes
Conheça os esquemas das linhas de metrô ou ônibus; este tipo de transporte é o mais barato e o mais rápido. Saiba como comprar e utilizar os bilhetes, mesmo que não haja roleta de controle de entrada. Aí é que mora o perigo, pois se você for pego sem o bilhete adequado, será multado e perderá um bom tempo justificando sua ação. Mas se estiver muito carregado de malas ou pacotes, o melhor mesmo é apanhar um táxi.
As dúvidas
Quando estiver em viagem, não hesite em perguntar o que for necessário. Mas, sempre comece todas suas perguntas com palavras obrigatórias: " Por Favor...". E encerre uma conversa com um Obrigado, um Mercy ou Thank you.
Lembre-se que o mais importante nesse momento, é se comunicar. Não se acanhem em escrever o que quer e até mesmo, em usar gestos para se entender. Peça ao Recepcionista do hotel, para escrever os endereços que precisa, e, no restaurante, peça ao garçon que anote em dólares/euros, as despesas e valores de seu consumo, se necessário.
As refeições
Reserve os restaurantes que deseja ir, e procure conhecer as comidas típicas do lugar, porque Mac Donald´s tem em toda esquina e em todo o mundo. Se não pretende gastar muito com comida, durante a viagem, dê uma volta nas imediações do hotel, para descobrir mercados onde poderá comprar bem mais em conta sua provisões, para o café da manhã, lanches rápidos, e por que não, até um vinho francês, um queijo holandês ou um chocolate suíço, para o lanche da noite.
As gorjetas
O conceito no exterior é que qualquer trabalho ou serviço prestado, deve ser remunerado. Dessa forma, tudo que fizerem, deverá ser recompensado na base de 10, 15 ou 20 por cento do total da conta/despesa. Não gostou, paciência! Quem mandou viajar para o exterior.
A segurança
É um dos itens mais importante em viagem, por isso nunca é demais lembrar mais algumas recomendações: não deixe objetos de valor dentro do automóvel alugado e nunca mostre grandes quantias de dinheiro ou joias em público. Deixe seus pertences de valor no cofre do hotel. Utilize sempre a entrada principal do hotel, quando retornar à noite. Quando estiver dentro do quarto, feche as portas e use as trancas. Tenha certeza de que as janelas, portas e portas de conexão com outros quartos estão trancadas e com total segurança. Verifique sempre quem está batendo na porta, antes de abri-la. Não convide estranhos para dentro de seu quarto.
Não esqueça as chaves de seu quarto, em mesa de restaurante, no bar ou ao lado de fora da porta do quarto. Se ficar em andar alto, veja quantas portas separam seu quarto da saída de emergência. Saiba onde estão os extintores de incêndio e alarmes. Reporte atitudes suspeitas à gerência do hotel. O seguro morreu de velho...
A programação
Sugerimos um tipo de agenda que pode ser utilizada para organizar melhor tudo que pretenda fazer ou visitar, durante sua permanência no exterior. Isto facilitará sua vida, evitando a perda de tempo, o que lá fora é muito importante. Uma pequena calculadora de bolso, ou a do celular, também ajudará a fazer as conversões cambiais.
Faça uma lista prévia do que pretende comprar no Free Shopp, para não ficar perdido no meio de tantas ofertas, principalmente se estiver atrasado para pegar uma conexão. Além disso, cansado de viagem, é mais difícil raciocinar quanto aos preços, reais necessidades e limites de compras.
Em casa
Distribua logo as lembranças, presentes e as encomendas que você trouxe de viagem, para que essas coisas não fiquem espalhadas pela casa, às vezes, por muito tempo ou até a próxima viagem.
A próxima viagem
Finalmente, comece a planejar sua próxima viagem, para curti-la antes, durante e depois.
Lembre-se: Viajar faz parte do saber viver!.
Boa viagem!