ORIENTAÇÕES para viagens - parte 1/2
O que fazer antes, durante e depois de uma viagem
Este trabalho se propõe oferecer ao viajante, algumas dicas sobre viagens, procurando ajudar no planejamento, mostrar a importância de certas (pequenas e indispensáveis) providências que devem ser tomadas, como aproveitar ao máximo o passeio, sem aborrecimentos, preocupações ou improvisos, pois não há dinheiro que pague a sua tranquilidade nessas horas.
O QUE FAZER ANTES
Em casa
Certifique-se de que ficou tudo trancado. Ao viajar, por um longo período, guarde os valores no cofre do Banco, ou deixe com algum parente. Peça a alguém de sua inteira confiança, para que dê uma olhada em sua casa, de tempos em tempos. Desligue o telefone fixo e peça para o Carteiro entregar a correspondência na casa de um vizinho, suspenda as entregas de jornais e revistas, esvazie a geladeira, desligue todos os aparelhos e utensílios elétricos, e deixe as chaves com um parente ou amigo, bem como um roteiro de sua viagem com nome e telefone de alguns hotéis previamente reservados e as datas. Deixe seu link para acesso pelo Whatshap, para facilitar um contato, quando necessário.
Passaporte
Procure orientação junto a um Agente de Viagens, para a emissão do Passaporte ou vejas as informações contidas no capítulo os Vistos. Se já tem, verifique se a data de validade não vai expirar até a data de seu retorno de viagem. Providencie uma ou duas cópias completa do Passaporte, autenticadas em Cartório, da página com os Vistos e da que aparece sua fotografia, para usar em seus passeios. Faça o mesmo com a carteira de identidade, de motorista e com o bilhete da passagem aérea. Os originais devem ser guardados no cofre do hotel. Alguns países exigem Passaporte com validade mínima de seis meses.
Os Vistos
Consulte os consulados dos países que pretende visitar, ou simplesmente atravessar, para saber das condições de entrada de turistas e providencie os Vistos que forem necessários. Não deixe de fazer isso, pois poderá ser barrado no baile, ou seja, ser impedido de entrar ou atravessar por um país.
Cartão de Crédito
Verifique se a validade de seu cartão de crédito não vai expirar até a data de seu retorno, para não ser pego de surpresa, após uma compra ou depois de pedir a conta num restaurante ou hotel. Verifique a data de vencimento, para saber se o pagamento poderá ser feito até a sua volta, ou caso contrário, deixe essa incumbência para um parente ou amigo(a). Não se esqueça de deixar o dinheiro suficiente para o pagamento, ou ainda, deixe dinheiro suficiente, em sua conta bancária, para cobrir as despesas do cartão.
Lembre-se que os lançamentos dos débitos das compras efetuados em estabelecimentos no exterior, são "on-line" (ou seja, na hora). É bom anotar o número do cartão de crédito e o telefone da Operadora e do Banco, para contato em caso de roubo ou extravio.
Praticamente não se usava mais Travellers Check, para viagens ao exterior. Ainda assim, se optar por adquiri-los, peça notas de 10, 20 e 50 dólares ou Euros, que são mais fáceis de trocar. Mantenha em uma lista à parte, com os números de seus travelers e o respectivo comprovante de compras pagas, com o uso deles. Este procedimento é importante caso tenha que notificar uma perda ou roubo, de seus cheques de viagem. Entre em contato mais rápido possível, com a central de atendimento que deve constar no verso do cartão de crédito. Para isso precisa ter o número telefônico anotado em separado fornecido pelo Banco ou Agencia de Câmbio, onde os travellers foram adquiridos.
Existe o cartão CONFIDENCE, sob a bandeira Mastercard, que oferece opções de câmbio pelo sistema Multi Moeda Cash Passaport, com o qual é possível efetuar pagamentos no exterior mediante depósito pre definidos no Brasil, antes da viagem e receber transferências de mais recursos, quando em viagem no exterior. Para maiores informações faça contato pelo 4004.5700, para as capitais e regiões metropolitanas ou pelo 0800.400.0800 para as demais localidades, ou diretamente nas lojas de câmbio autorizadas. Acesse: confidencecambio.com.br
E o sistema WESTERN UNION – WU que permite a transferência de valores praticamente na hora. Localize uma agencia de câmbio que opere com o WU e peça para seu parceiro no Brasil para que faça a transferência dos valores desejados diretamente para a agência onde você está naquele momento. Em seguida o dinheiro estará em suas mães.
www.atendimentoaocliente@westernunion.com">www.atendimentoaocliente@westernunion.com
0800 – 707.9330
Seguro-viagem
Faça um seguro-viagem, cobrindo o período em que estiver ausente do país. Em princípio, nada deve lhe acontecer, mas o seguro morreu de velho. O preço que vai pagar pelo seguro, é acessível e relativamente baixo. Se precisar de serviços médicos ou odontológicos, no exterior, nem sempre poderá cobri-los, de tão caros que são. O seguro de viagem é indispensável. Não faça economia de palitos, faça um seguro! No capítulo Seguros, neste site você terá mais informações a respeito.
A pochete
Compre uma dessas bolsas de pano, com fecho de zíper, para guardar dinheiro por baixo da roupa, e guarde nela: a cópia do Passaporte, do bilhete de passagem, o carnê do seguro, o cartão de crédito internacional, alguns dólares ou euros (o restante deixe no cofre do hotel, mediante assinatura de termo próprio, com a gerência do hotel). Assim, saberá sempre onde estão guardadas essas coisas e não corre o risco de esquecer alguma delas numa gaveta. Para alguns, poderá parecer coisa antiga, mas ajuda muito e facilita seu dia-a-dia de turista.
Evite vazamento de líquidos, em suas malas. Corte os saquinhos de plásticos do supermercado em quadradinhos e coloque-os sob as tampas dos frascos com líquidos para que não vazem. Irá conferir na chegada como isto funciona! Não esqueça de levar alguns saquinhos extras, para a viagem de retorno. Todo mundo sabe que fita adesiva é um quebra galho em viagem, e ajudam a resolver situações de emergência. Mas ninguém precisa levar um rolo. Então, enrrole uma certa quantidade, num lápis ou caneta, e terá o necessário sem ocupar espaço na bagagem.
As informações turísticas
Não há nada mais desagradável, do que sentar na beira da cama do hotel para pensar e decidir aonde ir dia seguinte, onde é isso ou aquilo, principalmente quando a permanência é de poucos dias. Informe-se previamente sobre os lugares que vai visitar, e estabeleça seu roteiro diário, para não se transformar num bobotur. Com a ajuda da Internet, as coisas ficaram muito mais fáceis, e praticamente todas as informações hoje estão disponíveis e ao prévio alcance de quem vai viajar.
Bilhetes de passagens
Confirme junto a empresa aérea, suas reservas de ida e volta. De repente, poderá descobrir que sua reserva não está confirmada, ou que seu voo foi cancelado ou alterado e nem se lembraram de lhe avisar. E não se esqueça de contatar a companhia aérea, 48 horas antes de seu vôo de regresso para confirmar seu bilhete e saber se o voo está confirmado ou se houve alguma alteração..
As reservas
Faça a reserva dos hotéis, traslados, aluguel de carro e até de peças teatrais, aqui mesmo no Brasil. Existem empresas que fazem isso, podendo até sair mais em conta. Essa providência, poupará seu precioso tempo lá fora, além de já ter resolvido vários eventuais problemas (hotéis e teatros lotados naqueles dias, lugares ruins, fila para comprar ingressos, entre outros, sem falar nas despesas que terá que pagar em moeda local, convertidas ao cambio do dia).
A bagagem ( antes )
Comece arrumando sua mala aos poucos, para não levar coisa de mais ou de menos. Imagine as situações que vai passar, e procure pensar como gostaria de estar vestido nessas ocasiões, e vá fazendo uma lista das roupas para levar. Mande lavar as roupas que levará. Se viajar para onde está muito frio, não se esqueça do kit de inverno. A seguir daremos algumas sugestões básicas sobre o que levar em viagem.
Prepare um kit, contendo remédios e um bom antiácido, aspirina, regulador intestinal, e os medicamentos que costuma usar. Importante: se usa óculos, nunca é demais levar o óculo antigo ou um par novo. Escreva seu nome e endereço em todas as bagagens (por dentro). Evite os voos com muitas escalas ou conexões.
Em voo com conexão, evite despachar a mala para o destino final. Para despachar a bagagem, chegue cedo no check-in e sempre confira se a etiqueta da bagagem está correta. Lembra-se do serviço de envelopamento de bagagem, ajuda a inibir a abertura da bagagem ou seu desvio de rota.
... e depois
Se uma de suas bagagens for extraviada, reclame imediatamente no balcão da companhia aérea, e por escrito. No formulário, descreva a bagagem da forma mais detalhada possível. Se estiver no meio da viagem, indique o roteiro que vai seguir , para que possa ser encontrada. Peça à companhia aérea uma ajuda de emergência para comprar roupas. Esse valor varia de 50 a 300 dólares, conforme a companhia. Se não ficar satisfeito com o atendimento da empresa aérea, reclame ao órgão que administra o aeroporto ou, de volta ao Brasil, procure no próprio aeroporto, o órgão público que trata desses assuntos ou depois vá ao Procon formalizar a reclamação. Os principais aeroportos dispõe de um serviço de Achados e Perdidos/Lost and Found. Uma sugestão importante é fotografar com o celular sua bagagem, para mostrar ao empregado da cia. aérea, em caso de extravio.
Sugestões de uma lista básica de roupas para você levar na viagem. A quantidade de cada uma
poderá variar conforme a duração de sua viagem e a época da viagem:
Masculino
Leve quatro pares de meias, dois lenços de bolso, dois pares de sapato esporte, meias, três calças esportes, um traje social ou um blazer que combine pelo menos com uma das calças, uma gravata, duas camisas sociais, um suéter s/ mangas, um moleton, três camisetas, três camisas esporte, uma valise ou uma sacola para uso diário, uma capa plástica para chuva, um pijama, meia dúzia de cuecas, chinelo/sandália, bermuda, calção, tênis, cintos, uma “ necessaire” com as coisas de “toalete” (incluindo: sabonete, shampoo, escova de cabelo e pente, escova e pasta de dente, desodorante, perfume, aparelho de barba, creme de barbear, loção após barba, cotonetes, colírio, band-aid, uma bandagem, cortador de unhas, um canivete, etc);
Feminino
Uns dois pares de sapatos esporte (um fechado c/ solado de borracha), um par de sapatos social, dois suéteres de lã, duas saias curtas, calcinhas, três camisetas, meias, camisola ou pijama, soutiens, duas calças compridas, um conjunto esportivo (abrigo), um maiô ou biquini, dois vestidos de meia estação, dois vestidos para a noite, uma capa de chuva, um par de óculos de sombra, uma bolsa para uso diário, uma “necessaire”, com as tralhas para higiene pessoal e maquiagem .
Verão ou meia-estação
Três saias, vestidos, blusinhas, lingerie, uma blusa meia estação e uma meia-calça para a noite, um biquíni, uma saída de praia, um par de óculos de sombra, uma sandália rasteirinha ou de salto baixo, bijouterias diversas, um par de sapatos fechado.
Viajando no inverno
Um sobretudo ou casaco pesado, meia calça grossa (para aquelas que gostam de usar com vestido ou calça,um vestido de lã, uma saia de lã, um cachecol, um par de luvas, um par de botas ( de preferência com solado plástico), duas camisetas ou blusinhas, um chapéu, uma calça social, lingerie e meias
Miscelâneas
Algumas sugestões que poderão ser úteis ao longo da viagem: binóculos, dois cadeados pequenos, um canivete, um ou dois multi adaptadores para tomadas elétricas ( barbeador elétrico ), isqueiro à gás, uma pequena lanterna, pilhas palitos e bateria para a máquina fotográfica, o carregador elétrico para o celular, um kit de costura, um saco plástico para roupas sujas.
No item "plugues e tomadas", neste site, estão todas as informações sobre os adaptadores vigentes no mundo todo, o que lhe ajudará e facilitará sua necessidade de carregar o celular ou o noteboock.
Agenda para anotações de viagem, cartão com condições alérgicas e tipo sanguíneo, carteira de motorista, carteirinha de alberguista, cópia das prescrições médicas dos remédios que constam na bagagem e cópia de todos os documentos.
Observação: na próxima página você terá a continuidade destas informações