top of page

MEDICAMENTOS para viagens

MEDICAMENTOS 2.jpg

IMPORTANTE

 

Estas informações não caracterizam uma Consulta Médica, mas são apenas sugestões de medicamentos que costumo levar em viagens longas, como medida de precaução em caso de necessidade. Até porque, em alguns países não se poderia comprar medicamentos, sem uma receita de um médico local.

 

 

Quando viajar ao exterior, não se esqueça de preparar um kit de medicamentos indispensáveis, para levar em sua bagagem, que deve conter os medicamentos que estiver usando ( sob recomendação médica ) temporariamente, bem como os de uso contínuo. E outros para os imprevistos, principalmente, se viaja com crianças: analgésico, remédios contra febre, má digestão. enjôo e pastilhas para garganta, por exemplo.

 

O que poderiamos chamar de a necessaire dos medicamentos, deverá fazer parte de sua bagagem. Claro que não será exagero, nem frescura. Era necessidade mesmo! Mas, havia um detalhe muito importante: medicamentos eram drogas e estão sujeitos a regulações específicas em cada país. Lembra daquele brasileiro que foi passar um período na Rússia e levou algumas garrafas plásticas com o tal chá de plantas amazônicas ? Pois as autoridades desconfiaram do conteúdo, mandaram examinar e o cara foi preso. Para o usuário, era apenas um medicamento. Na prática, os únicos liberados eram colírio e solução fisiológica. 

 

Os medicamentos devem ficar na bagagem de mão, para evitar o risco de serem extraviados. Separe as doses a serem usadas durante os deslocamentos, como insulina e outros remédios de uso contínuo, apenas na quantidade suficiente para o percurso da viagem. Todos os medicamentos devem estar acondicionados em embalagens plásticas, transparentes, e vedadas com o fecho ziplock, de preferência na embalagem original de cada um.

 

Consultamos a Anac sobre este tema e a informação recebida lembrava, também, que o transporte de líquidos na bagagem de mão em frascos não podem ultrapassar 100 ml, valia inclusive para xaropes, pomadas e medicamentos em spray. Frascos maiores, ainda que parcialmente cheios, poderiam ser apreendidos.

 

Havendo necessidade de levar medicamento refrigerado, entre em contato com a companhia aérea, pelo menos com 72 horas antes do embarque, informando de suas necessidade ou até mesmo para garantir a utilização da geladeira do avião  ou para levar uma bolsa térmica com gelo comum ou seco.

 

Mantenha em sua bagagem de mão, as receitas médicas, que devem conter o seu nome legível para que possam ser comparadas com o cartão de embarque. De preferência, precisam conter também o nome genérico do medicamento. Se a viagem durar tempo suficiente, para precisar ir à farmácia repor o medicamento, solicite ao médico uma receita em inglês ou faça a tradução e registre em Cartório. Se preferir, leve mais medicamentos, para garantir a utilização pelo tempo em que estiver fora de seu habitat.

 

Sugestões para sua farmacinha:

 

Antitérmicos + Analgésicos

      AAS

      Baralgin comprimidos + gotas

      Paracetamol

      Tylenol

         

Antiespasmódicos+ Analgésicos

      Buscopan composto - comprimidos + gotas

Antiácidos

      Estomazil

      Sal de frutas

      Kolantil Gel + líquido

Antidiarréicos

      Floratil

      Imosec

  

Antigripais

      Benegripe

Antieméticos ( vômitos )

      Ondonsedrona - comprimidos

      Plasil – gotas

Rinites + Corizas

      Rinosoro

      Sorine

Relaxante muscular + Analgésico

      Dorflex

      Dorilax

      Cataflan spray

 

Diversos

Bandagens para ferimentos: atadura, algodão, micropore,  

gaze, esparadrapo;

Pomada para ferimentos e queimaduras: Nebacetin;

Talco para pés – para uso nos tênis, o dia todo;

Repelente e protetor solar.

bottom of page