As bagagens
Extravio de bagagem
Extravio de bagagem, era o inferno astral em uma viagem.. Na maioria das vezes, ela era encontrada, mas se passava por apuros e, talvez a recebesse de volta, arrombada pelo serviço de segurança do Aeroporto, e poderia ter que comprar outra.
Desembarcara, passara pelo Serviço de Imigração e agora esperava sua mala passar pela esteira: fique de olho nela! Havia aeroportos tumultuados, nos quais era fácil a ação de malandros e oportunistas, e nem sempre existia a devida fiscalização do seu tíquete, para conferir se a mala que estava levando era mesmo a sua. Atento, continuava esperando… mas ela não aparecia!
Como evitar o extravio de sua bagagem
Para evitar que sua bagagem se extravie, e, se isso acontecer, sua bagagem poderá ser encontrada rapidamente, se sua mala estiver bem identificada, com uma etiqueta resistente, com seu nome, fone e até mesmo o e-mail. Aproveite as facilidades do Watshapp e fotografe sua bagagem, na hora do check inn. Essa imagem ajudará na busca de sua bagagem, em caso de extravio.
Além da etiqueta do lado de fora, deixe outra também dentro da mala, com seu endereço, telefone e email. Essa providência será útil no caso de extravio, porque malas cujas etiquetas se perderam, eram arrombadas pela Segurança dos aeroportos; se pelo menos seu nome estiver dentro da bagagem, saberão quem era o dono. (aliás, com a crescente preocupação com o terrorismo, em certos países, ela seria aberta mesmo se estiver etiquetada…)
Os extravios de bagagem, eram mais frequentes quando se fazia uma conexão aérea. Quanto menor o tempo entre a chegada de um vôo, e a partida do outro, maiores erão as chances disso ocorrer. Por isso mesmo, se puder, evite conexões muito apertadas. Quando viajar para países mais distantes e que ocorram troca de aeronaves ou pit stop, lembre-se de plastificar sua bagagem, para evitar arrombamento ou infiltrações que possam ocorrer com líquidos provenientes de outras bagagens. ou mesmo sob chuva na hora da retirada da aeronava e envio para a esteira.
Ao fazer o check-in, preste atenção se o comprovante de entrega de sua bagagem estava correto e guarde-o em um lugar seguro. Saiba pelo menos onde o guardou!
Um pequeno truque para reconhecer facilmente sua bagagem ainda na esteira, e evitar que alguém se confunda e leve a sua por engano ( já que muita gente usa modelos com formatos e cores parecidos ), eracolar uma fita adesiva colorida na alça ou uma fita verde e amarela ou vermelha. De longe, reconhecerá sua mala e também será mais fácil recuperá-la, em caso de extravio. Procure utilizar um tipo de mala fora dos padrões comuns, pretas e cinzas. Malas coloridas são menos comuns, mas muita gente está começando a utiliza-las justamente para facilitar a identificação.
Cuidado ao colocar seus pertences de mãos, no bagageiro interno dos aviões. Procure coloca-los mais próximo de seu assento possível. Sito um exemplo de descuido meu: no inverno de 2017 embarquei em Zurich num voo pela manhã com destino a Guarulhos/SP. Como estava bastante frio, usava uma jaqueta Calvin Klein, comprada em Los Angeles, no ano anterior. Ao entrar na aeronave, coloquei-a num dos primeiros compartimentos de bagagem e fui lá para o fundo, onde estaria meu assento. Na saída, ao abrir o compartimento para apanha-la, ela já havia sido recolhida por um passageiro experto, que provavelmente a colocou numa sacola e saiu direto para casa. Vai reclamar para quem ?
Como recuperar sua bagagem
Se a mala não aparecer na esteira rolante, depois do desembarque, em primeiro lugar, tenha calma. Ficar nervoso ou afobado, não ajudaria em nada. Pegue o tíquete que lhe deram ao despachá-la, e registre queixa imediatamente no balcão da companhia aérea ou no guichê especial do Lost and found.
Eles pedirão a descrição mais detalhada possível da bagagem. Por isso mesmo, antes de embarcar, repare bem no tipo de mala que estava utilizando: cor, a marca, algum detalhe que chame a atenção, para conseguir descrevê-las. Por exemplo, se puder afirmar com segurança que sua mala era cinza, com uma faixa bordô, em relevo no centro, equipada com rodinhas e puxador niquelado, fechada com cadeado de código, será muito mais fácil e rápido encontrá-la. Faça uma ou mais fotos de sua bagagem com o celular !
Caso tenha em mãos o endereço e o telefone de onde irá se hospedar, forneça a ao Atendente do guichê e tudo será mais simples. Salvo raras exceções, a bagagem lhe será entregue no lugar que indicar, entre 24 e 48 horas. De qualquer modo, coloque em sua bagagem de mão tudo que possa ser realmente necessário até sua mala ser recuperada. Tudo o que for de valor ou importante, deve ficar ao seu alcance. Caso, por absoluta falta de sorte, sua bagagem não seja recuperada, a companhia será obrigada a reembolsá-lo, mas o valor do reembolso normalmente, não cobre o valor do prejuízo.
Para obter uma compensação extra, terá que provar que possuía objetos de valor mais elevado dentro da mala desaparecida, e para isso, deverá ter declarado oficialmente o conteúdo de sua mala, antes de embarcar, junto à companhia aérea. Se tiver que levar algo realmente valioso que não possa ser transportado na bagagem de mão, convém fazer um seguro de sua bagagem.
Coloque na bagagem de mão uma muda de roupa. Chegar cansado a um país estranho, sem ter roupa limpa para trocar, é uma experiência desagradável. Era melhor prevenir...Se necessário, poderá reivindicar da companhia aérea uma pequena soma para comprar objetos pessoais de maior necessidade.
Na esteira
Ao desembarcar, siga logo para junto da esteira de bagagens e se posicione no começo da rotação da esteira. Com isso você visualizará melhor sua bagagem e poderá apanhá-la primeiro, evitando que alguém desligado que tenha um volume igual ao seu, pegue sua bagagem e desapareça com ela. Se viajar para vários lugares em avião, não esqueça de colocar uma marca em suas bagagens, para diferenciar de outras eventualmente iguais.
E, não se esqueça…
Chegando ao hotel, ou antes de tomar outro voo (no caso de uma conexão, por exemplo), arranque o tíquete velho, que estava na sua bagagem indicando o destino, para evitar confusão quando despacha-la para o próximo voo.
Bagagem para viagem ao Chile e Argentina, em período de inverno
Acessórios sugeridos
Um pequeno guarda-chuva dobrável, e uma capa de chuva com capuz, eram recomendáveis para o período de novembro a março. Leve também tesoura de unha, uma pinça e um canivete suíço; agulha e linhas de cores básicas; secador de cabelos pequeno que seja bivolt (exceto se for se hospedar em hotéis de melhor categoria, que em geral tinham secador no quarto); despertador; cadeados extras para as bagagens; óculos escuros; canetas esferográficas; um caderninho para anotações; óculos ou lentes de contato de reserva, e a receita da ultima avaliação ocular, para mandar fazê-los em caso de perda ou quebra; e alguns sacos plásticos para guardar roupa suja e calçados.
Bagagem
Leve no máximo dois volumes: um maior, que no avião será considerada como bagagem de compartimento, e uma pequena de mão, que estará ao seu alcance a bordo, com as coisas passíveis de quebra, valiosas, importante ou de primeira necessidade, inclusive uma muda de roupa, para a eventualidade de extravio da mala ou mochila despachada. Toda a bagagem deve ser fechada, com um pequeno cadeado e etiquetas de identificação, dentro e fora de cada volume de bagagem.
Importante: As regras para bagagem em voos domésticos e internacionais mudaram. Para viagem ao exterior, terá direito a uma bagagem com até 32 quilos e terá que pagar uma taxa. Para a bagagem de mão, terá direito a outro volume, com o máximo de 10 quilos e não precisará pagar nenhuma taxa.
Embora esteja indo para um país sul-americano, ainda assim recomendava-se providenciar na proteção para a bagagem despachada, providenciando no envelopamento plástico, que normalmente era oferecido na área do check inn, em todos os aeroportos. Esse procedimento, além de proteger a bagagem, evitaria uma eventual utilização de sua bagagem, para o envio de droga para outro país, a partir da abertura lateral da bagagem e a inserção da droga, que será retirada por alguém no aeroporto de destino. Se a Fiscalização descobrir antes, terá sua vida bastante complicada.
Lembre-se que na bagagem de mãos, não poderá incluir nenhum objeto cortante ou perfurante e também, absolutamente nada líquido.
Calçados
Um par de shoes para o dia-a-dia e outro para saída social. Para quem vai praticar trekking ou outras modalidades, os calçados de briga, devem ser botinas apropriadas, enquanto para um roteiro mais urbano, podem ser tênis ou sapato com solado de borracha. O importante em qualquer calçado, era que seja confortável, pois em viagens anda-se o dia todo e não há nada pior do que terminar o dia com os pés cheios de bolhas.
Roupas
A roupa que deve ser colocada em sua mala ou mochila, depende da época em que viajará, das regiões que irá visitar e os programas que pretenderá fazer. Antes de fazer sua mala, veja a temperatura prevista para os lugares a serem visitados. Circulando por região fria, e prevendo um jantar em um restaurante elegante, use roupas mais formais. Se não for essa sua intenção, use jeans comportados, tênis limpos e camisetas serão suficientes, com um pulôver e um casaco para enfrentar o frio.
Para roteiros de aventura ou turismo esportivo
As roupas devem ser compatíveis, e mais confortáveis possíveis. O inverno costumava ser bastante frio na Patagônia, na Terra do Fogo e na região de Puerto Montt e em Torres del Paine. Mesmo no verão, um blusão era indispensável.
Nos demais período do ano, era recomendável levar um bom casaco ou jaquetão, um cuecão ou meia-calça de lã para usar embaixo da calça, botas ou tênis impermeáveis, luvas, cachecol e um gorro de lã, protetores solar e labial, e óculos de sol. Na região do Atacama, fazia muito calor no verão e o sol era muito forte. Utilize chapéu ou boné e roupas leves. Indo conhecer os gêiseres a 4.000 m. de altura, use roupas para frio, e mesmo no verão, uma calça de lã ou udo, pulôver e casaco.
Para não tornar a mala muito pesada, leve camisetas de algodão, de manga comprida para serem lavadas e trocadas, diariamente, e apenas dois pulôveres ou polares bem quentes. Por cima de tudo, use um casaco (ou parka) forrado e impermeável. Roupas para a prática de esqui eram alugadas nos próprios centros de esportes de inverno.
Produtos de higiene e saúde
Era importante levar um pequeno kit de medicamentos básicos: analgésico, antitérmico, antiespasmódico, antiácido, esparadrapo, band aid, desinfetante para limpeza de mãos ou local atingido, que precise de curativo, algodão, termômetro e remédios de uso constante, acompanhados das bulas. Não exagere: leve em uma nécessaire impermeável, apenas um exemplar de cada produto de toalete, higiene pessoal e cosméticos.
Uma dica: aproveite a câmera de seu Watshapp e fotografe suas bagagens para a eventual necessidade de comunicar a companhia aérea, sobre extravio, e assim terá a imagem para passar para o encarregado do Lost and Found.