top of page

 Rotas dos Alpes Suiços

Circular de carro pela Europa era uma maravilha, uma experiência inesquecível. Saber por onde andar, escolher os melhores caminhos, partir em busca de novas e desafiantes experiências, era para poucos. Porque a maior parte dos que pretendeia passear pelo continente europeu, pela primeira vez, não se lembrava da importância de definir previamente o roteiro, as estradas e os pontos de paradas e pernoites.Estas informações a seguir pretende oferecer umas pistas para os futuros andarilhos pela Europa com ênfase a vários pequenos e médios trajetos pela Suíça.

 

Simplon Pass

 

​​​​Para quem chegava na Suíça proveniente da Itália, a sugestão era entrar pela  região de Zwischbergen, para desfrutar da estrada de montanha da região pelas curvas do Simplon Pass. Circulando entre enormes desfiladeiros rochosos entre Varzo na Itália e Brig, na Suíça, este era um sinuoso percurso de montanha ideal para iniciar um roteiro pelos Alpes Suíços.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                          

 

Nufenen Pass

 

​​​​​Passo della Novena, era outra passagem de alta montanha na Suíça, situada entre os Cantões do Valais e Ticino, um caminho maravilhoso, principalmente para quem gostasse de andar de moto. Eram cerca de 30 km de subidas e descidas por uma estrada de excelente qualidade, entre Airolo e a Furkastrasse. O ponto mais alto ficava a 2.478m.

Saíndo de Airolo em direção a Bedretto, o caminho levava ao topo da montanha. Percorria estradas com enormes paredes de neve e as paisagens de montanha características dos Alpes. No período de Verão, nas partes mais altas, a neve era sempre garantida. Apesar de em muito menos quantidade do que no Inverno, proporcionava uma paisagem de montanhas pintadas de branco que lhe atribuiam uma beleza única. As estradas estavam sempre limpas e em excelentes condições para que desfrute apenas de dirigir e curtir a paisagem. O que não se aplicava aqui nas estradas brasileiras.

 

                                                                           

St. Gotthard Pass -

                                                             Estrada antiga pela Calçada de Tremola

 

​​​​​Ao viajar por Andermatt, que ficava no Cantão de Uri para a sul em direção à Itália, entra-se no Cantão do Ticino através da histórica passagem de montanha do St. Gotthard Pass. Situada a 2.091 m de altitude, a travessia oferecia duas estradas, uma moderna e outra antiga. Cada uma com sua beleza, proporcionam uma travessia memorável desta região de montanha, pelo que se recomendava percorrer ambas!

                                                           

St. Gotthard Pass – Estrada Nova

O St. Gotthard Pass era o que chamamos a estrada 2 em 1. Observando de longe, dava para ver à esquerda, o sinuoso traçado da estrada antiga, onde percorre em modo curva e contra curva a Calçada de Tremola, uma antiga rota do período romano. Pelo lado direito, vemos a estrada nova por entre impressionantes túneis e viadutos suspensos, onde o pavimento estáavaà altura desta grande obra de engenharia.

Ambas as estradas uniam a pequena vila de Airolo a Andermatt, o coração das melhores estradas de montanha da região. Existia também um túnel rodoviário originário do túnel ferroviário, que fora construído em 1882. Mas quem optasse pela passagem no túnel, perderia o essencial e o mais bonito: a travessia pelo desfiladeiro de Schöllen e pelo Vale de Urseren. Com um pouco de sorte, podia-se encontrar ainda pelo caminho, as antigas carruagens que ainda hoje faziam esse percurso e deliciavam o turista, com uma retrospectiva ao século XIX, onde as famosas diligências de St. Gotthard circulavam diariamente.

 

               

                     Hotel Belvedere - Furka Pass

Furka Pass

 

​​​​Furkapass, Grimselpass e Sustenpass, eram algumas das melhores estradas de montanha alpinas para percorrer pela Suíça. Enquadravam-se na rota de montanha que definia a passagem Alpina, do Cantão de Uri e a sua fronteira com o Valais, atravessando alguns dos mais deslumbrantes cenários de alta montanha.

As estradas curvilíneas e contorcidas, deslumbravam em descidas e subidas peculiares. Atravessavam túneis escavados pelo homem em grandes obras de engenharia, pontes sobre precipícios, rotas panorâmicas de trens e as pitorescas vilas que as rodeavam: Susten, Furka e Grimsel, que prometiam momentos inesquecíveis! Ao longo dos caminhos testemunhava-se vistas magníficas sobre os picos alpinos nevados, glaciares imponentes e lagos de montanhas. Estradas que apesar de tortuosas e exigentes para quem dirigia, eram de boa qualidade, limpas e com piso regular.

 

Oberal Pass - ou Cuolm D`Ursera

​​​​​​​​​​​​​​Assim como todos os caminhos levam a Roma, a maioria das passagens de alta montanha Suíças levavam a Andermatt!. O Oberalppass ou Cuolm D’Ursera, não era diferente e a 2.046m acima do nível do mar, percorrer a estrada entre Andermatt e Tujetsch era um prazer!

Para um circuito pela região dos Alpes, Oberalpass era outra das estradas de montanha recomendadas e que não se poderia perder! Era por estas montanhas, que a nascente do Rio Reno encontrava o seu longo caminho. Fluia de sul para norte, atravessando vários países da Europa até desaguar no Mar do Norte. E que melhor lugar poderia escolher para nascer?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                       

Grimsel Pass

 

​​​​Circulando entre a Furkastrasse e Guttannen na zona de Interlaken, seguia-se o Grimselpass, situado na região onde as estradas de montanha parecia que não terminavam. Escolha Andermatt para um pit stop, aproveite a culinária, a bebida e as possibilidades de diversão que não faltavam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Susten Pass

Aos 2164 m de altitude, entre a estrada de montanha de Grimselpass e Andermatt estava o Susten Pass. Por entre túneis escavados na rocha e glaciares de grande imponência, este era mais um percurso alpino, a curta distância de Andermatt e de toda a variedade de estradas que por lá se encontrava.

 

 

 

 

 

 

 

 

​ 

 

San Bernardino Pass

Por um percurso avassalador de cerca de 60 km, que unia os grandiosos Vales de Mesolcina, na região de Bellinzona Hinterrhein, na região de Thusis, chegava-se ao Passo de San Bernardino, era uma das mais belas e panorâmicas estradas de montanha nos Alpes Suíços. Entre eles, estavam as montanhas onde nascia o Rio Reno, e por lá iniciava o seu longo e majestoso caminho até ao Mar do Norte.

Rota de origem romana, o San Bernardino Pass, era eleito por muitos como um caminho em busca de diversão, pelas suas curvas irresistíveis, entre cenários alpinos deslumbrantes. Sem dúvida uma das melhores rotas entre a Suíça e a Itália. Localizado a sul dos Alpes no Cantão Suíço de Ticino, onde a arquitetura era influenciada pela vizinha Itália. Uma rota que nos conduzia através de pacatas aldeias alpinas antes de começar a alucinante e sinuosa subida por entre rochedos.

A descida para Thusis, não era menos emocionante, mas aquilo que a distinguia era o que a tornava desafiante. Conhecida comoVia Mala (Estrada Má) desde os seus primórdios, o nome não fora eleito sem motivo. A travessia não era a principal dificuldade, mas por outros tempos esta seria uma rota de passagem complicada, pelo desfiladeiro do Rio Reno que corria a 300 m de profundidade. Hoje em dia o percurso combinava o cenário surpreendente com  o que de melhor a engenharia oferecia: uma estrada de pavimento exemplar, que seguia pela sinuosa rota entre túneis e viadutos. O seu antigo nome seria apenas isso, uma lembrança do passado que nos agraciav no presente e pelas margens do Reno.

 

 

 

 

 

 

 

Lauterbrunnen

Ao contrário dos caminhos anteriormente citados, este era um percurso por um Vale, e não por estradas em grandes altitudes. Mas nem por isso o prazer de  percorrê-lo era menor, e consideramos que devia fazer parte de um roteiro pela região de Interlaken. Entre enormes paredes rochosas e circular  pelos campos verdejantes e pequenas colinas, por aqui dava para se sentir parte de uma fotografia de um postal.

Este era o mágico local alpino que inspirara Tolkien, na criação de um dos icônicos locais da sua grande obra Senhor dos Anéis: a cidade dos Elfos. Ficava a uma curta distância de Andermatt e tinha tudo para um roteiro pela região, sugeria-se que entre o Grimselppass e o Sustenpass, descanse do modo curvilíneo das estradas e conheça a bela cidade de Interlaken e percorra o Vale de Lauterbrunnen, até o fim da linha. Se não quiser ir de carro, havia um trenzinho que sai da estação de Interlakem e leva até lá.

Era um percurso sem saída, onde quase no ponto terminal se encontrava o teleférico panorâmico, para subida à montanha de Jungfraujoch, uma das mais elevadas da cadeia montanhosa dos Alpes. Depois desse passeio, retorne pelo mesmo caminho para descansar em Interlaken, que você merecia.

FURKA Pass. jpg.jpg
OBERAL PASS .jpg
GRINSEL PASS .jpg
SUSTEN PASS.jpg
NUFENEM PASS.jpg
LAUTERBRUNNEN.jpg.JPG
bottom of page