top of page

CIRCUITO ANDINO -

Argentina - Chile - Uruguay

Hotel Llao-Llao - Bariloche

Los Caracoles - Chile

             

1° dia – PORTO ALEGRE

 

Prepare o carro e pegue a estrada BR/290, que começava em Guaíba e seguia em direção a Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Dirija até encontrar o desvio à esquerda, para Livramento. Se quiser fazer um pit stop para descansar, reabastecer ou lanchar, pare no posto do restaurante Papagaio, que ficava a 500 metros da entrada para a cidade de Cachoeira do Sul. Prossiga em direção a Livramento, Tacuarembó/ROU e Paysandú/ROU, onde cruzará a Ponte Internacional General Artigas, prosseguindo por Villaguay/ROU e Paraná/RA – capital da Província de Entre Rios – para  cruzar túnel sub-fluvial Hernandárias e chegar a cidade de Santa Fé. Importante: saia de Porto Alegre bem cedo, para o dia render a viagem  e chegar em Santa Fé, ainda de dia.

2° dia – SANTA FÉ

Dia dedicado a passeios pela cidade, visitando o Museu Etnográfico Colonial e o Convento de San Francisco. Sugestão para almoço: Churrascaria Brasas de la Costa.

 

3° dia – SANTA FÉ

Prosseguimento da viagem pela Ruta 19 até San Francisco, para um pit stop para almoço. Continuação por La Francia e Rio Primero,  prosseguindo até

 

CÓRDOBA

Chegada a capital da Província de Córdoba, ao final da tarde. Instalação no hotel e restante do tempo livre.

 

4° dia - CÓRDOBA

Visitação a uma das mais importantes cidades argentinas para conhecer a Plaza San Martin – onde em 1570 foi cravado o marco de fundação cidade – a Catedral, o Cabildo, a Capela do Bispo Mercadillo, o Museu Histórico Provinciano, a campus da Universidade Mayor de San Carlos, o Colégio Nacional de Mont Serrat e o Parque Sarmiento – um dos maiores da América Latina. À noite, jantar num dos restaurantes típicos, no bairro de Las Rosas.

 

5° dia - CÓRDOBA

Continuação da viagem, passando por Villa Carlos Paz e Alta Gracia, seguindo pela Ruta 36 para Rio Quarto, Villa Mercedes e San Luiz, capital da Província de San Luiz. Parada para almoço em Rio Quarto, e prosseguimento pela Ruta 7  direto a Mendoza.

 

6° dia - MENDOZA

Manhã livre para passeios à pé pelo centro da cidade, considerada a Capital do Vinho e da Uva argentina. À tarde, passeio incluindo a Cidade Universitária, o Cerro da Glória – um imponente monumento ao Exército dos Andes-, o Parque San Martin – considerado o maior parque urbano do mundo – o Clube de Regatas, o Acampamento de Plumerillo, o Parque O`Higgins, a Igreja de La Carrodilla – o único prédio  que resistira ao terremoto de 1861. À noite, saída para jantar e assistir a um show de folclore.

 

7° dia – MENDOZA

Manhã livre. Aproveite para visitar a Basílica de San Francisco, a Plaza Independência, o Museu de História Natural Juan Muyano, a Galeria Tonsa e o bairro Cívico. À tarde, visita ao Departamento de Maipú – distante 7 km do centro da cidade – para algumas ds mais importantes Bodegas vinícolas. No caminho, passagem por Luján de Cuyo,  Destilaria da YPF, Central Termelétrica e Dique Cipoletti.

 

8° dia - MENDOZA

Saída para a travessia dos Andes, seguindo pela Ruta 7 passando por Villavicencio, Uspallata e Puente Del Inca – com uma parada para fotos. Depois, a localidade Argentina de Las Cuevas, o Túnel Internacional e Passo de La Cumbre, onde estava a Alfândega. Entrada no Chile descendo por Los Caracoles, em direção a Los Andes e a capital Santiago. No trajeto avistava-se o monte Aconcágua, com seus 6.959 metros de altura.

 

9° dia – SANTIAGO

Caminhada pelo centro da cidade para conhecer o Palácio de La Moneda, a Plaza de Armas, a Catedral, e o prédio do Tribunal de Justiça. Almoço no restaurante do Clube Hípico, no Balneário Tupahue. À tarde, visita  aos Cerros San Cristobal e Santa Lúcia, de onde se tem uma belíssima visão da cidade e da Cordilheira dos Andes.

 

10° dia – SANTIAGO

Passeio de dia inteiro a Viña Del Mar e Valparaíso – o maior e mais importante porto do país e para conhecer a Academia Naval, o Mercado Livre, Praças Bolívar e Vitória, o embarcadouro e os balneários de Viña Del Mar, Caleta Abarca, Miramar, Las Salinas, Reñacas, Cochoa, Lillanes e Concon, e uma chegada a La Sebastiana, uma das casas onde vivera o poeta Pablo Neruda. Ficava no Cerro Bellavista. Em Viña Del Mar, faça um passeio de Vitória, antigas Carruagens que circulavam pelo balneário, Depois vá ao Muelle Vergara. Regresso a Santiago ao final da tarde.

 

11° dia – SANTIAGO

Manhã livre para passeios opcionais pela cidade. À tarde, saída para visitar Pomaire – importante centro artesanal especializado na fabricação de objetos em argila. No regresso, visite a Vinícola Undurraga, onde eram produzidos alguns dos melhores vinhos de Chile. Degustação e regresso ao hotel. 

 

12° dia – SANTIAGO

Saida cedo em direção Sul pela Rodovia Panamericana passando por Rancágua, San Fernando, Curicó, Talca, Liñares e Chillan para visitar o Salto Del Laja e para almoçar. Continuação por Bulnes, Talcahuano, Concepcion, Los Angeles, Temuco, Loncoche e Valdívia onde será o pernoite.

 

13° dia – VALDÍVIA

Pela manhã visitas ao porto junto ao Rio Calle Calle e ao mercado de pescados, frutos do mar,  verduras e legumes. Caminhada pela orla e parada para foto junto ao Pêndulo de Foucault. Almoço no restaurante da Cervejaria Kunstmann. Continuação viagem até Osorno, capital da Província de Osorno, com uma breve passada pelo centro da cidade e prosseguimento da viagem para Puerto Varas, com uma  parada junto ao Lago Llanquihué, para apreciar a deslumbrante paisagem que tinham como referência maior o vulcão Osorno, que por sua imponência lembrava o Fujiyama, no Japão. Continuação para Puerto Mont.    

14° dia – PUERTO MONT

Passeios pela cidade e arredores e almoço no porto de pescadores de Angelmó. À tarde, passeio de barco a partir do porto Pargua, cruzando o Canal de Chacal, até a Ilha de Chloé, e visita a cidade de Ancud, e a Catedral, o centro comercial, o Forte San Antonio e o Museu de Arte Indígena. Regresso a Puerto Mont.

15° dia – PUERTO MONT

​Após o café da manhã, continuação da viagem passando por Puerto Varas e Frutillar. Prosseguimento rumo ao Parque Nacional Vicente Perez Rosales, margeando o Lago Llanquihué, apreciando o vulcão Osorno, corredeiras, enseadas, saltos e o pequeno porto de Petrohué, para uma das mais bonitas etapas da viagem: a travessia do Lagos de Todos os Santos, com parada para almoço em Peulla e visita a Cascata Véu da Noiva. 

 

Observação

Se estiver participando de uma excursão de ônibus, o veículo deixará os passageiros no Porto e seguirá viagem pela costa dos lagos,  na direção de Vila Angostura e Bariloche.

No outro extremo, nos aguarda Passo Perez Rosales, La Cumbre, Casa Pangue e Puerto Frias, onde passaremos pela fiscalização da Aduana Argentina. Prosseguimento em barco pelo Lago Esmeralda até Puerto Alegre e depois um pequeno trecho em ônibus até Puerto Blest. Um pit stop para café e novamente de barco pelo Lago Nahuel Huapi até Puerto Pañuelo e traslado ao hotel.

16° dia – BARILOCHE

Dia inteiro de passeios pela região, começando, pelo Circuito Grande, com visitas a Puerto Moreno, Lllao-Lllao, Cerro Campanário, Laguna El Trebol e Punto Panorâmico. Prosseguimento a Villa Catedral, com parada para almoço. Depois, parada junto ao Cerro Otto, para ascensão pelos bondinhos ao Observatório e Confeitaria Giratória, situada a 1.405 metros de altura, de onde se tinha uma maravilhosa visão do Parque Nacional Nahuel Huapi e da cidade de Bariloche.

17° dia – BARILOCHE

Dia livre para passeios pelo Centro Cívico, visitar o Museu Perito Moreno, passear pelas Calles Bartolomé Mittre, Moreno e Avenida Costanera 12 de Octobre, visitar a fábrica da Cerâmica Bariloche e ao Museu do Chocolate. À noite, escolha um restaurante para jantar com fondues, trutas, vinhos e chocolates. 

18° dia – BARILOCHE

Após o café, continuação da viagem no rumo de Buenos Aires, passando por uma região de montanhas rochosas, proporcionando uma paisagem surpreendente. Veja e fotografe o Anfiteatro, a Piedra del Aguila, o imenso lago formado pelos rios Limay e Picun Leufú e El Chocon, a maior hidrelétrica do país.

Parada para almoço em Picun Leufú. Continuação até Plottier, onde se poderia visitar uma Cooperativa de plantadores de maçãs, para saborear o delicioso suco gelado de maçãs e comprar a fruta que o Vale do Rio Negro produzia. Atravessando o deserto do Alto Vale em direção a Rio Colorado, para uma parada e jantar. Continuação viagem passando por Bahia Blanca, Tornquist, Sierra de La Ventana, Azul.

 

19° DIA – BUENOS AIRES

Ainda pela manhã estaremos cruzando pelas localidades de Saladillo, Roque Perez e Lobo, entrando em Buenos Aires pela Autopista General Richieri. Chegada prevista para as 10.00 horas. Instalação no hotel e restante do dia livre.

 

20° dia – BUENOS AIRES

Pela manhã, passeios em tour regular pela cidade, visitando a Plaza de Mayo,Casa Rosada, a Catedral, El Cabildo, a Avenida de Mayo, a Avenida Nove de Julio e o Obelisco, o Teatro Colón, o bairro de La Recoleta, o Bosque de Palermo e os bairros de San Isidro e Palermo. À noite, assistência a um  show de tango com jantar no Senõr Tango.

 

21° dia – BUENOS AIRES

Manhã livre. Aproveite para passear pelo centro e para compras pela Avenida Santa Fé ou nos Shoppings Pátio Bullrich, Galerias Pacífico ou El Abasto. Assista  a um show de tango no Viejo Almacén ou La Ventana.

 

22° dia – BUENOS AIRES

Pela manhã visitas ao bairro de San Telmo, o Estádio do Boca Júnior ( La Bombonera ) e Puerto Madero, onde almoçaremos. Tarde livre para passeios opcionais e ultimas compras.

 

23° dia – BUENOS AIRES

Saída pela manhã para viagem de regresso ao Brasil passando pelo Complexo Zarate-Brazo Largo, Gualeguaychú, Concepción Del Uruguay e Paysandú/ROU prosseguindo por Tacuarembó e Livramento.

 

24° dia – PORTO ALEGRE

Chegada pela manhã.

Importante Observação

Este era um roteiro projetado para ser feito em ônibus de turismo. Também poderia ser realizado de carro, mas precisaria levar em conta uma importante modificação: o trajeto de Puerto Montt a Bariloche pelos lagos andinos, era óbvio que não poderia ser realizado de carro e nem de ônibus. Os veículos teriam que fazer o trajeto Puerto Montt, Osorno, Villa Angostura até San Carlos de Bariloche. Como o trajeto de barco pelos lagos era o ponto alto da viagem, alguém do carro teria que dirigir até Bariloche.

Outra observação era quanto ao regresso, que poderia ser realizado via Colonia del Sacramento, Montevidéo, Piriápolis, Punta del Este, Rocha, Chuy, Pelotas até Porto Alegre. Quem tiver interesse no detalhamento desse trajeto pode entrar em contato conosco que faremos o demonstrativo dos caminhos.  

Travessia dos lagos andinos.jpg
bottom of page