top of page

CHUR - A capital dos Grisões - Suíça -  parte 1/2

CHUR.jpg

 

A charmosa CHUR dividia com St. Moritz, Arosa e Davos, os encantos desta região do Condado dos Grisões que, em especial, recomendamos para quem viajar de carro pelo norte da Itália e por territõrio suiço. Depois, não se esqueça de agradecer! 
 

Um pouco de história

Era a cidade mais antiga da Suíça, onde romanos, ostrogodos, celtas e francos marcaram sua passagem por aqui, quando Chur era porta de entrada de importantes rotas comerciais e Passos alpinos. O que permanecia até hoje era sua história de 5.000 anos, documentada por achados das Idades da Pedra e do Bronze, e artefatos do período romano, bem como testemunhos de uma história mais recente, como a Catedral de 800 anos, instalada próxima à residência do Bispado. Em alemão era conhecida como Coira, em italiano era a Chur e em francês era chamada de Coire.

 

No século IV d.C., Chur tornara-se o primeiro Bispado cristão, ao norte dos Alpes. Nos séculos seguintes, fora cenário de diversas batalhas, voltando a se reerguer, devido à sua localização estratégica, porque era onde se encontravam diversas estradas, que passavam por entre as montanhas e seguiam o Rio Reno. Durante visitas guiadas, os interessados por história poderiam descobrir testemunhos do passado e ouvir estórias de guerras civis e até anedotas sobre os tempos de paz. Até hoje, Chur era um centro comercial e a capital de uma grande região, como evidenciado por sua grande variedade de lojas, museus, o teatro e a Estação do ônibus Postal, eixo do mundo montês dos Grisões. A Ferrovia Rética levava a destinos de férias famosos, partindo a cada hora desde a Estação Central. Fazia parte do pequeno grupo de cidades charmosas que atraem milionários do  mundo todo e outros nem tanto, as pequenas Arosa e Davos.   

O que visitar

Altes Gebäu - Grabenstrasse, 35 -

Os prédios antigos e belíssimpos impressionavam por um curto período de tempo, mas rapidamente se tornavam sem graça. Este não era o caso do Altes Gebäu, o palácio barroco da cidade, construído entre 1727 e 1729, que fascinava sobre tudo pelo seu conceito de obra de arte global.

O político Peter Von Salis-Soglio ampliara sua residência, acrescentando um enorme jardim, surgindo então o atual Parque Fontana. O interior do prédio revelava grande atenção aos detalhes; um quarto  totalmente decorado em estilo chinês, enquanto o outro possuia um teto com cristais de montanha incrustados. Pinturas elaboradas também podiam ser encontradas adornando as paredes. O Graubündner Kantonalbank restaurara o antigo prédio, com trabalhos detalhados de luxo. Desde abril de 2012, o prédio tornou-se posse do Tribunal Cantonal. Mas não estava acessível ao público.

Arcas Square

Antes de 1971, era um lugar bem diferente, pois até então os armazéns obscureciam a praça. O arquiteto Theodor Hartmann os demolira, e integrara a uma garagem subterrânea em seu novo conceito de design. No entanto, a Arcas ainda mantinham seu caráter medieval, pois a fileira de casas que se estendiam em direção ao Rio Plessur eram construídas nas antigas muralhas da cidade. E estes - como podia ser visto no Arcas 25 - eram pensados ​​para datar do século XIII. Atualmente, as casas medievais, com seus modernos espaços abertos no meio, proporcionavam à praça um toque pitoresco. A Arcas era a praça da cidade mais bonita. Com suas casas históricas e Cafés em torno do espaço aberto,  exalava um ambiente quase mediterrâneo. Durante os eventos, o Arcas se tornara um palco pitoresco no coração da Cidade Velha. Possuia um velho poço feito de rocha Gneis, vinda da aldeia de Andeer, que servia também para o visitante se refrescar.

Bar Kalchbühl - Bar do Alien  -  Comercialstrasse, 19 -

Era a cidade natal de H R Giger (Hans Rudolf Giger), o criador do Alien, para o cinema. Aqui estava um dos bares temáticos idealizado por ele (o outro ficava em Gruyére). O Giger Bar também servia de atração para a cidade, porque boa parte dos visitantes curiosos pelos feitos de Giger, vinham em busca de suas criações.

Bernina Express

Era o trem panorâmico que saia de Chur e atravessava os Alpes, passando por pontes, viadutos, túneis e montanhas, atingindo uma altitude de 2.352 m. acima do nível do mar. Se fizer este passeio, lembre-se que a viagem levaria 4 horas até Tirano, portanto planeje bem os horários e dias da viagem!

 

Brambrüesch –

Era a montanha regional e  significava que Chur também tinha sua própria região de esportes de inverno e de verão. No verão, era o local ideal para sair em passeios e visitas aos vinhedos da região do Bündner Herrschaft. Era a porta de entrada das montanhas dos Grisões, dispondo de 26 Resorts de férias e Spas, que ficavam a menos de uma hora do centrinho. O teleférico levava do centro de Chur diretamente ao alto da montanha Brambrüesch, onde se poderia admirar uma paisagem panorâmica alpina maravilhosa. No período de verão proporcionava boas caminhadas, em cinco rotas de freeride de mountain bike, passeios de enduro, descidas com scooter e dispunha também de alguns bons restaurantes que ofereciam pratos típicos.

Bündner Naturmuseum - Masanserstrasse, 31 -

As exposições do museu da natureza são dedicadas à rocha, flora e fauna do Cantão dos Grisões, com destaque para a biodiversidade da região alpina. É  um rico programa de exposições temporárias, eventos e cursos, que aproxima o público do fascínio do fenômeno natureza. Trabalhos de coleção e pesquisa, bem como publicações, completam a oferta do museu. Objetos individuais que atraem o público, como a mais importante descoberta de ouro da Suíça ou o urso pardo JJ3, que emigrou em 2007, são integrados nas exposições de geologia e mamíferos dos Grisões.  O museu atribui grande importância à comunicação das relações ecológicas de uma forma que seja compreensível para todas as idades. Existem também cantinhos especiais para crianças para os hóspedes mais jovens. 

 

Bündner Kunstmuseum - Bahnhofstrasse, 35 -

Era o Museu de Belas Artes de Grisões, funcionava na imponente Villa Planta, uma construção que servira como residência, no século XIX. Apesar de ter um estilo neo-renascentista, o prédio projetado pelo arquiteto Johannes Ludwig, tinha alguns toques exóticos. Isso porque seu proprietário à época, Jacques Ambrosius von Planta, um comerciante de algodão, vivera por muitos anos no Egito. Desde 1919, a casa abrigava este museu. Em 2016, fora inaugurado um anexo, que aumentara bastante sua área de exposições. A bilheteria e entrada do museu, era feita por esse novo prédio, ligado ao antigo por uma passagem subterrânea. A coleção permanente focava, principalmente, nos artistas que nasceram ou moraram nessa região do país.

Logo na frente do museu estava uma das estátuas do personagem Alien, criado pelo H.R. Giger, nascido aqui em Chur. A coleção única incluia cerca de 8.000 obras de todas as áreas das artes visuais, desde o século XVIII até os dias atuais e era exibida em uma área de mais de 1.200 m2. Os destaques incluiam grupos de obras de  Angelika Kauffmann,  nascida em Chur e uma das primeiras artistas respeitadas na Royal Academy, de Londres. O coração da coleção era a família de artistas Giacometti, com o escultor mundialmente famoso Alberto e os dois importantes pintores suíços Giovanni e Augusto.  Ernst Ludwig Kirchner  (1880-1938) e o expressionismo suíço estão representados na coleção com obras-chave. Posições mais recentes e contemporâneas são representadas, por exemplo, por  Matias Spescha (1925-2008),  Not Vital  (1948) ou  Hans Danuser (1953).

O museu tinha uma elegante Cafeteria que oferecia pratos regionais frescos, e estava localizada no grande jardim de inverno da Villa Planta. No verão os visitantes poderiam sentar-se ao ar livre, sob as antigas sequoias que davam sombra, diretamente na zona de pedestres. No foyer, havia uma livraria de arte, com uma grande seleção de catálogos de exposições e cartões postais de arte, sobre as obras mais famosas do acervo do museu.

Catedral de Santa Maria da Assunção  -- Hof, 18

Era uma antiga e singela Catedral Católica Romana, com lindos vitrais e um belíssimo órgão. Ostentava o segundo maior relógio da Suíça, instalado em sua bela e antiga torre. Continha pinturas antigas muito interessantes e belas obras, dois belíssimos altares do século XV, sendo um no final do Coro de madeira e outro, instalado na cripta da igreja. Na parede interna do lado esquerdo da porta de entrada principal, se poderia ler um nome Jorg Jenatsch e, no canto oposto, à direita, estava  o brasão de uma família nobre, os Von Plantas. Esses dois elementos inspiraram um filme de fantasia, de Daniel Schmid (Jenatsch), cujo personagem principal atravessava a fronteira entre o presente e o passado, enquanto visitava esta região. O filme merecia ser visto e talvez possa ser obtido numa loja de DVDs antigos ou numa livraria especializada.

Centro Histórico

Quase em todas as cidades européias a visita ao centro histórico era um passeio obrigatório! Em Chur, que era a mais antiga cidade da Suíça, havia uma descoberta arqueológica de 14.000 anos. Saindo da Estação Ferroviária, siga para a Bahnhofstrasse em direção à Postplatz e no caminho,  encontrará alguns monumentos, entre eles a fonte Lagrimas de Lucrécia, de 2005. Artisticamente esta fonte simbolizava as lágrimas de Catherine de Plante,  que chorava pelo seu amor Jörg Jenatsch, assasinado durante a guerra dos 30 anos na Suíça. Georg Jenatsch, conhecido também como Jörg Jenatsch, fora um líder político suíço durante a Guerra dos 30 Anos. Fora uma das figuras mais importantes da conturbada história dos Grisões, no século XVII. Jenatsch estudara em Zurich e na Basiléia e em 1617 tornara-se pastor  Protestante, em Scharans, nas proximidade de Thusis.

 

Cidade Velha

Seu centro histórico era muito bonito, e servia de ponto de partida do famoso Bernina Express. Aqui estavam duas das ruas mais bonitas da cidade: Bahnhofstrasse, e a Grabenstrasse, que vinha a ser a Rua do Poço.

Conselho e Teatro – Masanserstrasse,  3 -

A política e o teatro pareciam às vezes iguais. Aqui eles compartilhavam apenas o mesmo telhado. O arquiteto Johannes Ludwig, o construtor do Bündner Kunstmuseum, planejara o antigo Arsenal de 1861 a 1863. O projeto arquitetônico do prédio remetia ao estilo arqueado, que antecedera a fase principal do neo-renascimento e estava relacionado principalmente à Idade Média italiana. A conversão do antigo Arsenal em um teatro e em um grande prédio para sediar o Conselho da cidade, ocorrera em 1959, de acordo com os planos do arquiteto Martin Risch. 

Encontro romanos  - Seilerbahnweg, 23 -

O atual Distrito de Chur, em Welschdörfli, mostrava uma continuidade de povoamento que se estendiia desde o Neolítico até os dias atuais. Prédios romanos ainda podiam ser vistos no local de Ackrmann e na Welschdörfli, a parte da cidade antiga ao sul do Plessur, onde encontravam-se vários assentamentos pré-históricos e os restos de uma Estação Rodoviária romana. A campanha de conquista romana, havia mais de 2.000 anos era uma parte importante da história do assentamento da cidade. Escavações e achados deste período poderiam ser vistos no site Ackermann, no Seilerbahnweg. As estruturas de proteção sobre os achados arqueológicos da época romana, foram construídas em 1986 de acordo com os planos do arquiteto Graubünden Peter Zumthor. Ambos eram uma concha protetora de achados arqueológicos, um museu e uma jóia arquitetônica, a construção lamelar em filigrana, que dava uma idéia das dimensões originais dos prédios romanos. Estava escrito como estruturas de proteção de Peter Zumthor, de 1986. Os passeios públicos aconteciam aos sábados e a chave para acesso estava disponível na Chur Tourism, na passagem subterrânea da Estação Elétrica.

Exposição de Pré-história – Tittwiesenstrasse, 100 -

Este museu, único em sua estrutura, mostrava a história da terra e da humanidade até a época romana, em varias exposições. Além dos fósseis, dispunha de objetos originais e réplicas fiéis ao original, bem como moldes de objetos do período paleolítico ao romano. Objetos etnológicos também permitiam comparações interculturais. Experimentar, sentir, compreender, conhecer, gostar e proteger, era a mensagem central do museu, porque a forma como a história era vivida moldava a compreensão do passado, do presente e dos contextos culturais, mas também de outras culturas. História e ética andavam juntas e obedeceram muito para o entendimento mútuo em nossa vida cotidiana multicultural. A exposição didática da pré-história era um museu para tocar e experimentar - várias obras podiam ser praticamente reproduzidas. O museu exibia fósseis, cópias fiéis às originais de ferramentas, slides, vídeos e caixas de empréstimo. Os moldes e os originais documentavam a vida e as técnicas de trabalho de tempos anteriores. Horário de funcionamento: todas as 1ª e 3ª quintas-feiras de cada mês, das 19.00 as 21.00h, ou por prévia solicitação.

Fontana Park  -   Grabenstrasse, 30 -

O nome do parque era uma homenagem a Benedikt Fontana, que morrera como herói na Batalha de Calven, em 1499, durante a Guerra da Suábia. No parque havia uma estátua criada pelo escultor Richard Kissling, em homenagem a William Tell, cuja lenda era retratada em  crônicas suíças ilustradas, do século XV. No século XVIII, o Fontanapark era uma resplandecente área verde, com arbustos e plantas exóticas, fontes elaboradas e estufas aquecidas. Naquela época, era um jardim privado do diplomata enviado de Paris, Peter Von Salis-Soglio, que construira em 1727, sua casa junto a esta grande área verde.

Forum Wurth Chur – Aspermontstrasse, 1 -

A arte e cultura faziam parte da empresa Würth e sua forte presença e diversidade de atividades, eram fruto da cultura corporativa que estava impregnada na empresa. Além das áreas de trabalho, o prédio da Würth International também oferecia espaço para arte e cultura. As exposições itinerantes de arte e os eventos mensais, proporcionavam à população a oportunidade de visitar o prédio da empresa e desfrutar e vivenciar a cultura.  A principal competência do Grupo Würth incluia o comércio de materiais de fixação e montagem. De parafusos, acessórios e buchas a ferramentas, produtos químico-técnicos e segurança do trabalho. A Würth International desempenhava um papel central dentro do Grupo Würth. A compra central de mercadorias para todas as empresas Würth fora da Alemanha, era centralizada em Chur.

Igreja de São Martinho  - Saint Martinsplatz, 10 -

As origens da Martinskirche remontavam ao século VIII. A estrutura atual, entretanto, fora erguida após o grande incêndio de 1464, que destruira a maior parte do prédio anterior. A alvenaria carolíngia original, fora preservada nas pilastras e em outras partes. A reconstrução fora realizada sob o comando do mestre austríaco Stefan Klain, cujo nome aparecia acima do arco do Coro, junto à data de 1491. O destaque da fachada, era uma grande torre, com sala de guarda e cúpula renascentista, completada em 1534. Após permanecer inalterada por séculos, recebera em 1889 um complemento neo-gótico e janelas de arco acentuado. A população não ficara satisfeita com as mudanças e buscara uma nova solução, sendo mudada a parte superior para um telhado pontiagudo, em 1918. No final da renovação, que incluia reformas gerais da igreja, a nave recebera vitrais de Augusto Giacometti. A Igreja de St. Martin era relativamente simples, seu teto abobadado era bonito e os vitrais de Augusto Giacometti eram impressionantes. Com uma antiga fonte de pedra, em frente e uma icônica torre elevando-se acima da rua, a Igreja de St. Martin se destacava entre os prédios do centro histórico.

Kornplatz – Praça do milho

Era um pequeno quadrado, até mesmo sem graça, situado no centro da Cidade Velha. Tinha um playground na esquina do prédio da Polícia Municipal, o Supermercado Denner, uns restaurantes, uma boa sorveteria e uma loja de brinquedos que certamente faria a alegria das crianças, até porque a equipe era muito simpática e se esforçava para bem atender.

 

Manor – Bahnhofstrasse, 32 -

Era uma unidade da rede de lojas de departamento Manor , que valia uma visita. O ultimo andar abrigava um Café e restaurante. Do alto do prédio, dava para ver o museu e a cidade emoldurada pelas montanhas.

Mercado de Natal

Com o Chur Christkindlimarkt, a Cidade Velha se tornava uma atração pré-natalina, onde comerciantes e artesãos ofereciam seus produtos. O paladar também não ficava esquecido: seja com uma taça de vinho com especiarias, especialidades locais dos Graubündenou os populares embutidos grelhados.

Montanha Brambrüesch

Era uma pequena montanha, com acesso fácil pelos bondinhos, que no período de verão o bilhete custava 30CHF ida e volta. No topo tinha várias trilhas para o esporte nacional dos suíços, o hiking. No inverno, pistas de esqui, trenó e caminhadas de inverno ficavam disponíveis durante toda a estação.

Mosteiro de São Nicolau - 

O antigo Mosteiro da cidade ficava num parque de flores bem agradável, chamado Fontana Park. Este parque fora completamente redesenhado em 2006, e possuia uma escultura de 1903, criada por Richard Kissling, em homenagem a Guilherme Tel.

Museu de Arte Graubünden -  Bahnhofstrasse 35  -

Era um centro de arte com renome internacional e um dos museus mais atraentes da Suíça. A histórica Villa Planta e a moderna extensão de Barozzi Veiga, reuniam num conjunto arquitetônico único que, por si só merecia uma visita. A coleção única compreendia cerca de 8.000 obras de todas as vertentes da arte, desde o século XVIII até o presente, e estava exposta em uma área de 1.200 metros quadrados.

Museu de História de Graubünden – Hofstrasse, 1 –

Estava instalado numa casa barroca construída em 1675, pelo Barão Paul von Buol zu Strassberg und Rietberg. O jurista, historiador e político Peter Conradin von Planta-Zuoz estimulara a criação de uma Fundação, para promover o Museu Graubünden de Ciência e Arte. Em  junho de 1872, fora inaugurado o museu com a biblioteca e coleção de história natural e antiguidades. Abrigava objetos arqueológicos, culturais e de arte popular de todos os Graubünden, desde os tempos pré-históricos, a Idade Média, os períodos renascentistas e barroco durante os séculos XIX e XX. A coleção permanente atual fora completamente reorganizada nos últimos anos. O porão era dedicado aos Achados da Arqueologia. O primeiro andar tratava de Poder e Política, o segundo, de Pão e Trabalho e o terceiro, de Fé e Conhecimento.

  

Museu de História Natural Graubünden - Masanserstrasse 31 -

As exposições no Museu de História Natural eram dedicadas às formações rochosas, flora e fauna do Cantão de Graubünden, com foco na biodiversidade da região alpina. Programas de exposições temporárias, eventos e cursos, apresentavam aos visitantes os fenômenos naturais. Trabalhos de coleção, pesquisas e publicações completam os serviços do museu. Algumas das exposições mais populares, como a descoberta de ouro mais notável da Suíça ou o urso pardo JJ3, que vagava pelas montanhas suíças em 2007, estavam integradas a exposições sobre geologia ou espécies de mamíferos, em Graubünden.

Coleções de vários naturalistas Graubünden dos séculos XIX e XX formaram a base para a fundação do museu instalado no prédio do atual Museu Rätisches, que também abrigava as coleções de história natural. Na primavera de 1919, as coleções de história natural e arte foram transferidas para Villa Planta, na Postplatz. Preservava extensas coleções do mundo natural de Graubünden e da região alpina adjacente, incluindo plantas, animais, fósseis, minerais e rochas com cerca de 300.000 a 500.000 objetos. As coleções mais antigas tinham mais de 220 anos. Outros foram criados recentemente ou estavam constantemente sendo adicionados. As coleções do Parque Nacional Suíço, as coleções de mamíferos, o herbário Raeticum e as coleções de borboletas mereciam destaque. 

Villa Planta -  Bahnhofstrasse 35 - 

Sua coleção incluia trabalhos centenários de artistas como Angelika Kauffmann, a família Giacometti, Ernst Ludwig Kirchner, os artistas do grupo Rot-Blau e todos com íntima relação com a região e importância para o mundo da arte atual. Aberto de terça a domingo das 10.00 as 17.00h. Fora construída entre 1874 e 1875, com projeto do arquiteto Johannes Ludwig, para servir de residência para Jacques Ambrosius von Planta. Em estilo neoclássico, destacava-se na fachada o pórtico, as colunas de suporte e as esfinges em ambos os lados da escada. Pouco antes de sua morte, o proprietário vendera a casa para a Rhaetian Railway que, a partir de 1919, concedera o espaço para a administração do Cantão de Grinsons para fins culturais. Na fachada principal ficava o acesso ao Museumscafé, cujas mesinhas podiam ser dispostas na área externa nos dias de verão. Outros atrativos do museu eram a loja e a biblioteca, além de eventos diversos que promovia. A Curadoria de arte do museu começara a adquirir obras de arte em 1900. Atualmente, a coleção permanente contava com cerca de 8.000 peças de todas as áreas das artes visuais, do século XVIII até os dias atuais.

Museu dos Tesouros da Catedral - Hof 19 Bischöfliches Schloss - 

Era composto por dois grupos de objetos: O verdadeiro tesouro da Catedral e o ciclo mural dos quadros da morte de 1543. Estes dois acervos estavam expostos em dois andares e tinham um valor único para os visitantes de todas as idades e para os especialistas. Sua localização no Castelo Episcopal Barroco, era um monumento cultural maduro de importância nacional, e também um dos mais importantes prédios com mais de 1.600 anos. O tesouro consistia principalmente em relíquias. Eram restos do corpo de um santo e também objetos que estiveram ligados ao santo. A importância das relíquias era demonstrada pelos relicários, os vasos preciosos em que as relíquias eram guardadas, os equipamentos litúrgicos usados ​​nos cultos e que incluem cálices, jarros para vinho e água os turíbulos queimadores de incenso.

Museu Rhaetian – Hofstrasse, 1 -

Estava instalado numa casa barroca construída em 1675, e ilustrava e transmitia a história dos Graubünden. Além da exposição permanente, que incluia objetos arqueológicos, histórico-culturais e etnográficos de todo o Cantão de Graubünden, desde a história pré e primitiva até o presente, um programa diversificado de exposições tratava da cultura e história contemporâneas de Grisons.  A visita também valia para os mais jovens: as crianças podiam obter uma grande chave na bilheteria, que abria uma caixa em cada quarto. Dentro da caixa encontravam-se informações adequadas para crianças sobre o tema da sala, para complementar as informações que eram voltadas para adultos.

Obere Au Fitness & Wellness – Grossbruggerweg, 6 -

Era um ótimo programa para nadar numa piscina de 25 metros, mergulhar desde a torre de mergulho, com alturas de 1,3 e 5 metros ou fazer os primeiros treinos de natação, numa piscina para iniciantes. Fora do Complexo de piscinas, havia os banhos de aventura e água quente Aquamarin  cujo acesso estava incluído no ingresso à piscina. A área de bem-estar contava com uma ampla variedade de saunas, solário, cabines de infravermelho e colário, além de uma sala de ginástica para exercícios aeróbicos e de musculação, piscinas aquecidas a 33 ° C no verão e 35 ° C, no inverno, poltronas reclináveis ​​de massagem, relaxantes chuveiros, uma entrada revigorante com bolhas de champanhe e uma misteriosa caverna de bolhas, com efeitos de luz. Para encerrar, havia o restaurante Moby Dick aguardando sua visita.

 

Obere Gasse

O centro antigo propiciava um passeio  agradável onde se encontravam várias lojas, restaurantes típicos, padarias, confeitarias e igrejas. O centro histórico era repleto de becos e ruelas fechadas para o trânsito de carro, onde se poderia caminhar tranquilamente e ir reparando na fachada dos prédios, uns mais modernos e outros datados da Idade Média. Algumas ruas eram mais movimentadas, como a Poststrasse, que era a continuação da Bahnhofstrasse, era mais larga e tinha várias lojas. Em outras, a paisagem era dominada por construções centenárias, muito bem conservadas e que proporcionavam o registro de boas imagens.

Parque Würth  -  Aspermontstrasse, 1 -

Em uma área de 1.200m2, os visitantes poderiam admirar obras de arte na área externa do Fórum Würth Chur. A orientação cúbica do parque de esculturas, refletia a abertura e a transparência do prédio e seus arredores. Aqui estavam as obras Fontaine pour Joseph Siffert, de Jean Tinguely; Le Monde, Der Drache e Nana Mosaïque Noire, de Niki de Saint Phalle;  Tongue, de Not Vital;  Transformer 400 e Loftshape 370, de Carlo Borer; e Dolittle e Bauerndenkmal, de Bernhard Luginbühl.

 

Postplatz

Essa pequena praça com uma fonte, que na verdade era mais uma calçada avantajada do que uma praça, ficava na confluência de duas importantes ruas da cidade: a Bahnhofstrasse  e a Grabenstrasse . Essa última possuia esse nome, porque marcava o local por onde passava a muralha que protegia a cidade antiga, e porque ali havia um fosso. A Bahnhofstrasse, se destacava por ter várias lojas  de departamentos, constituindo a rua mais comercial da cidade – a partir desse ponto, ela passava a se chamar Poststrasse. Essa parte da cidade, em volta da Praça do Correio, parecia ser mais moderna, devido à largura das ruas, e possuia vários prédios antigos, incluindo um museu.

Praça Arcas e Rio Plessur

Era uma praça pitoresca, em estilo medieval, com casas do século XIII, construídas ao lado do Rio Plessur, na divisa da antiga muralha medieval. Já passara por várias reformas mas ainda mantinha um soberano estilo antigo.

Prefeitura  - Postplatz -

O prédio gótico da Prefeitura fora construído em 1465. No térreo, havia uma área com arcadas, onde antes era um mercado. Se tiver tempo, visite os andares superiores, que eram bem interessantes.

Raetian Museu -  Hofstrasse, 1 -

A exposição no Museu de História dos Graubünden, incluia objetos arqueológicos, culturais e de arte popular de todos os Graubünden, desde os tempos pré-históricos, a Idade Média, o Renascimento e o Barroco, até o século XIX e início do século XX. Este prédio barroco fora construído em 1675, pelo Barão Paul von Buol zu Strassberg und Rietberg. O jurista, historiador e político Peter Conrad von Planta-Zuoz , impulsionara o estabelecimento de uma Fundação, para promover o Museu Graubünden de Ciência e Arte. Em 8 de junho de 1872, fora inaugurado o museu com biblioteca e acervo de história natural e antiguidades. A coleção permanente de hoje, fora  completamente reorganizada nos últimos anos.

Rätisches Museum - Hofstrasse, 1 -

Funcionava na mansão construída em 1675 por Paul von Boul zu Strass- und Rietberg. O museu fora inaugurado no ano de 1872 e contava com achados arqueológicos e exposições sobre poder, política, alimentação, trabalho, fé e conhecimento humano.

 

Reichsgasse 

Era uma dessas ruas que  levava o visitante para uma outra época, por conta de suas casas em estilo medieval. O local era cheio de história. Era onde os carros e cavalos de carga, precisavam parar e descer, com todas as mercadorias, ao lado da Prefeitura, para serem vistoriados pela fiscalização municipal.

Regierungsplatz

Era outra pequena e agradável praça, criada após um incêndio, em 1829, que destruira as 14 casas e estábulos do local. Em vez de reconstruí-los, resolveram criar uma praça. Na parte central, encontrava-se um obelisco de três lados que representava a união de três poderes: Gotteshausbund (Casa de Deus), Oberen oder Grauen Bund (Aliança Superior ou Cinza) e Zehngerichtebund (União dos 10 Juízos). A paisagem era dominada pelo Grauen Haus, que fora construído em 1752 e servira como sede do Governo do Estado Livre Rhaetian. Atualmente hospedava outros órgãos do Governo. Esse prédio também era chamado de Neues Gebäu ( prédio Novo ) para distingui-lo do Altes Gebäu ( prédio Antigo ), presente no Fontanapark.

 


17

CHUR 2.jpg
CHUR 3.jpg
bottom of page