CHIANG RAI - Gastronomia e hospedagem -
Tailândia - 2/2
Hospedagem
Por ser uma cidade muito antiga e histórica, tinha uma demanda turística muito forte. Para acolher essa grande quantidade de visitantes que chegavam todos os dias, ávidos por conhecer seus templos e pagodas, a cidade tinha em 2018 nada menos do que 517 meios de hospedagens registrados nos sites de turismo e hotelaria. Escolhemos alguns para sua próxima viagem ao norte da Tailândia.
Baan Mai Kradan Hostel - $$$ - Srikerd Road, 647/1 - Wiang - Mueang -
Dispunha de uma variedade de tipos de quartos, como quartos familiares, individuais e compartilhados. Acesso a internet era gratuito e serviam um bom café da manhã tipo Buffet ou a La carte.
Bura Resort - $$$ - Moo 13, 244 - Ban Hua Fai - Ban Du Muang District -
Os quartos eram amplos e confortáveis, com camas large, ar condicionado, frigobar e bom banho, com uma banheira e chuveiro separados. Os quartos ficavam em bangalôs separados, e junto a um belo jardim. Como era um pouco afastado do centro, era muito tranquilo e agradável para uma noite de descanso. O café da manhã era muito bom. Era administrado por uma família proprietária, que dispensava uma atenção especial para seus hóspedes.
Chiang Rai Hotel - $$$ - Suksathit Road, 519 – Wieng - Amphoe Mueang -
Muito bem localizado, estava a 5 minutos à pé do Mercado Noturno e da Rodoviária. Os quartos eram amplos, para não fumantes, muito limpos e confortáveis, dotados camas tamanho Queen, ar condicionado, Wi Fi grátis e um ótimo banho. Tinha restaurante, onde era servido o café da manhã; oferecia serviço de Concierge, lavanderia self-service e aceitava traslados.
De Hug Hotel & Residence - $$$ - Moo 16, 196/4 - Rob Wieng -
Era um hotel novo e confortável, com quartos para não fumantes, enormes, excelentes camas, TV LCD, ar condicionado, frigobar, mesinha auxiliar, um ótimo banho e café da manhã incluído. Fica um pouco afastado do centro, mas tem vários mercados e lojas na área. Oferecia serviço de traslado de chegada e partida, desde o aeroporto.
Grace Hostel & Café - $$$ - Nakai, 372/1 –
Localizado a 2 km da Torre do Relógio, oferecia quartos com ar-condicionado e modernas instalações e um café da manhã padrão continental.
MORA Boutique Hotel - $$$$$ - Estrada Uttarakit 648/6 - Mueang -
Era luxuoso e de muito bom gosto, oferecia aos hóspedes uma experiência única e memorável. Estava situado em uma bela área, cercada por atrações turísticas e fica próximo aos principais restaurantes e áreas comerciais. O Wi-Fi estava disponível em todas as áreas e o estacionamento privativo era gratuito. Os quartos foram projetados no estilo moderno, dispondo de ar-condicionado, TV HD, frigobar e sala de estar. Alguns quartos ofereciam varanda privativa com vista para a piscina. Fornecia roupões de banho e chinelos. O serviço de lavanderia também estava disponível. Tinha um centro de fitness e serviço de locação de bicicletas.
Nak Nakara Hotel - X Plus - $$$$ - Uttarakit Road, 661 - Mueang -
Era um belo e moderno hotel localizado no centro, com quartos em estilo Lanna moderno e com Wi-Fi gratuito, serviço de massagens e uma piscina ao ar livre. Ficava a 5 minutos a pé do Mercado Noturno e do Museu Hill Tribe.
Onde comer
Os mercados noturnos eram os melhores lugares para jantar e o Chiang Rai Night Bazaar era o mais procurado, assim como o Saturday Night Market, que funcionava somente aos sábados.
Di Ângello – Pizzaria - Tambon Nang Lae, 4141 - Amphoe Mueang - Chang Wat -
Era considerado o melhor restaurante italiano da cidade, com oferta de massas e pizzas da melhor qualidade. Quem já passara por lá se desmanchava em elogios e recomendações. Para quem não era chegado a comidas asiáticas, o Di Ângelo era uma boa recomendação.
Moom Mai Restaurant - Sankhongluang Road, 16 -
Era um restaurante muito agradável e com um ambiente atípico, instalado entre uma bela área de fauna e flora. Especializado em frutos do mar, pescados e pratos típicos tailandeses, os preço eram razoáveis e o atendimento era muito bom.
Nomenclatura dos templos asiáticos
CHEDI - Era a Pagoda budista muito usada na Tailândia. Tratava-se de um monumento construído sobre os restos mortais (geralmente cremados) de uma pessoa importante dentro da religião budista. Tinha formato de torre, geralmente cônica, circundada por uma abóbada e, às vezes, com chantras (toldos de lona).
CHINTHE - Era um leogryph ( criatura semelhante ao leão ), que era frequentemente visto nas entradas de pagodas e templos na Birmânia, Cambodja, Laos e estava relacionada ao Sing, na Tailândia, e ao Simha, no Sri Lanka, bem como a outras estátuas de leão semelhantes em outras partes da Ásia.
CHOFA - Era um ornamento decorativo arquitetônico tailandês, que adornava o topo no final dos telhados, de templos e palácios, na maioria dos países do Sudeste Asiático. Assemelhava-se a um pássaro, alto e fino, e parecia um chifre. Acreditava-se que a chofa representasse a criatura mítica Garuda, meio pássaro e meio homem, que era o veículo do Deus hindu Vishnu
NAGA - Eram divindades, ou criaturas semi divinas, que eram meio humanas e meio serpentes, e que residiam no mundo subterrâneo, podendo, ocasionalmente, assumir a forma humana. Tinha significado cultural, nas tradições mitológicas de muitas culturas do sul da Ásia e do sudeste asiático.
PYATTHAT - (Prasada) - Era comum ser incorporado às construções budistas e birmanesas reais e às torres, sobre uma imagem de Buda e outros lugares sagrados, como tronos e portais de cidades. O pyatthat era formado por sucessivos telhados pontiagudos num formato piramidal, com uma estrutura intermediária chamada lebaw, instalada entre dois níveis do telhado. O pyatthat era coroado com um pináculo de madeira.
UBOSOT - Era um prédio do Complexo de um templo budista, que era a sala de oração mais sagrada, também chamada de Salão de Ordenação, onde as ordenações aconteciam. O lado de entrada da maioria dos ubosots, estava voltado para o leste.
WAT - Era a palavra em tailandês, que significava templo.
VIHARN - Era um tipo de mosteiro ou Monastério budista, que se referia-se um lugar isolado, que servia de refúgio para os monges, durante a estação chuvosa. Também podia ser chamado de Kyaung.