CESKÝ KRUMLOV - Os Museus - República Tcheca - parte 2/2
Museu da Tortura – náměstí Svornost 1 -
Era uma exposição única de leis torturantes e instrumentos de tortura, instalada nos espaços reconstruídos do porão sob a Prefeitura, apresentava mais de 100 demonstrações e dezenas de gravuras de época numa área de 400m2. A atmosfera mística de toda a exposição era complementada por figuras de cera, colocadas em um ambiente autêntico. A experiência única de um passeio pelas masmorras e toda a exposição era potencializada pelo som e, sobretudo, por dois efeitos audiovisuais especiais (queima de bruxas e execução à espada). Estava aberto diariamente das 10.00 as 17.00h.
Museu das legendas de filmes – Šatlavská 141 - Vnitřní Město -
Era um projeto único do seu gênero na Europa, instalado em quatro cidades da República Checa - em Poděbrady na zona termal Kroměříž; em Hanák e em Kutná Hora, num espaço especial dedicado a Aliens and Predators, e agora também em Český Krumlov. Apresentava esculturas, estatuetas e réplicas cujo nível de detalhe surpreendia o visitante, bem como uma exposição de colecionador de mais de 2.300 exposições detalhadas em várias escalas (de 1:6 a 1:1) no mundo único dos heróis mais famosos do cinema, quadrinhos e contos de fadas. A coleção particular de Johnny Wolf mostrada ao público, era uma das maiores do mundo no campo da cultura pop cinematográfica!
Museu de Figuras de Cera – Kájovská 68 -
Instalado numa casa renascentista, totalmente restaurada, era um passeio divertido, especialmente para quem viajasse com crianças. O museu tinha muitos personagens em cera, interessantes em trajes e situações que seriam comuns na Europa medieval. Os destaques incluiam réplicas de uma oficina de ferreiro, uma loja de alquimistas, uma taverna medieval e uma recriação fascinante das Cortes Reais do Imperador Rodolfo II. Também estavam em exibição, figuras de cera de pessoas famosas do século XX e XXI, incluindo estrelas do rock, estrelas de cinema e algumas realezas mais atuais. . A visitação poderia ser feita diariamente, das 9.00 as 18.00h e no inverno das 10.00 as 16.00h.
Museu de Marionetes – Rua Latrán, 6 –
Em uma caminhada pelo centro histórico, este Museu era uma diversão interessante, especialmente também para quem viajasse com crianças. Instalado na antiga Igreja de Saint Jost, apresentava inúmeras exibições fascinantes que forneciam uma visão sobre a evolução desta forma secular de entretenimento e cultura. As exposições incluiam palcos e fantoches do século XIX, teatros de fantoches, bem como modernas coleções do Museu Nacional de Marionetes de Praga. O destaque era a oportunidade de assistir a apresentação de uma ópera clássica, como Don Giovanni ou A Flauta Mágica. A atração principal era um teatro de fantoches, onde se poderia usar fantoches para encenar vários contos de fadas para as crianças. No primeiro dos dois andares da exposição estavam marionetes dos senhores do castelo e personagens fictícios, como vaga-lumes, Rusalka, Spejbl e Hurvínek, e muitos mais. No sótão do prédio, recantos de contos de fadas escondiam goblins de água, demônios, dragões e bandidos das florestas circundantes e outras criaturas misteriosas.
Museu de Motocicletas Históricas – Široká 80 –
Mais de 20 motocicletas de várias marcas tchecas e estrangeiras estavam em exibição no prédio do antigo Moinho Krumlov, além de itens relacionados à história do automobilismo. Parte integrante era a galeria de vendas, que exibia móveis antigos, relógios e decorações. Os movimentos da torre do relógio também estavam em exibição. A Galeria era dominada por pinturas, principalmente de artistas tchecos, como por exemplo, obras dos pintores de Krumlov, Wilhelm Fischer e Bohuslav Coufal.
Museu do Comércio – Radniční, 29 -
Fora criado em 2012, em cooperação com o Bratislava Trade Museum. Graças ao alto profissionalismo, experiência e disposição dos funcionários do Museu eslovaco, fora possível transferir parte de suas ricas coleções, diretamente para o centro de Český Krumlov, para uma casa com a história mercantil mais antiga da cidade, e assim torná-lo acessível aos turistas que visitavam a cidade. Era a oportunidade de ver uma loja original de comercio, preservada e depois a exposição do museu, na qual eram exibidas belas Caixas Registradoras históricas, recipientes para café, máquinas de calcular, vários tipos de balanças e embalagens para alimentos, bebidas e cosméticos. Tudo era complementado por uma exibição diversificada de anúncios e banners publicitários feitos de papel, papelão e, placas publicitárias esmaltadas e estanhadas. Na coleção, se poderia admirar itens colecionáveis do final do século XIX e início do século XX, aproveitar para adquirir réplicas fiéis de letreiros e outros artigos relacionados com o tema da exposição, na própria loja do museu, que fora concebida e construída como uma réplica de uma antiga loja mercantil, com balcões de pedra e vidro, com grande número de estantes, armários, cabides e gavetas.
Museu Foto Atelier Seidel – Linecká, 272 - Plešivec -
Inaugurado em junho de 2008, contava a história de um dos pioneiros da fotografia, ainda no início do século XX. As máquinas e fotografias mostravam como era a vida e o trabalho desse fotógrafo tcheco. A exposição de estúdio de Josef e Frantisek Seidel surrpreendia por sua autenticidade, sua riqueza de imagens únicas da época, cartões postais e negativos de placas de vidro, câmeras, ampliadores e equipamentos de câmera escura, todos muito bem preservados e funcionais. Mantinha registros pessoais, acessórios e todo mobiliário original da residência de Seidel. Apresentava a obra no contexto da época e explicar o significado desta extensa obra no que dizia respeito à sua monótona temática geográfica, bem como a ordenação no tempo que ia dos anos 80 do século XIX até meados do século XX.
A torre do Castelo
Museu Moldavite – náměstí Svornosti 2 -
As únicas pedras preciosas do mundo, nascidas do impacto de um meteorito, finalmente tinham apresentação apropriada! Era uma exposição interativa, divertida e informativa, com o melhor acervo em exibição. As exposições formavam um jogo interativo, que o guiaria por toda uma história, desde as colisões de planetas e asteróides até a extinção em massa de animais e a formação da moldavita, suas propriedades e uso em jóias. As únicas pedras semipreciosas de moldavita, foram formadas há 15 milhões de anos, quando um enorme meteorito caira no território da atual Baviera, de onde uma explosão catastrófica as lançara a uma distância de 400 km. Embora as pessoas tenham encontrado pedaços de vidro verde transparente, no sul da Boêmia nos tempos antigos, sua origem ainda permanecia um mistério.
Propunha uma jornada virtual para as mais belas crateras da Terra, experimentar a própria criação de uma cratera de impacto e até jogar um meteorito em um globo e ver o que aconteceria. Dispunha de textos para acompanhar as exposições nos idiomas: tcheco, alemão, inglês, francês, espanhol, russo e holandês. Funcionava o ano todo e diariamente das 10.00 as 18.00h. Uma visita ao museu também poderia ser organizada fora do horário de funcionamento. A entrada era gratuita com Guias de grupo de 10 pessoas ou mais.
Museu Regional – Rua Horní, 152 –
Além do Museu do Castelo, este era outro importante centro de memória da cidade. Aqui, o visitante entenderia como surgiram as cidades do entorno, como viviam seus moradores e como Cesky Krumlov sobrevivera praticamente intacta, à Segunda Guerra Mundial. Os destaques incluiam inúmeras exposições e artefatos arqueológicos, belas artes e artes populares, armas, móveis e uma série de exibições etnográficas, arqueologia, história das artes e ofícios, etnografia, e uma farmácia histórica. Destaques eram uma excelente coleção de esculturas góticas e um enorme modelo de cerâmica, do centro histórico da cidade, construído em detalhes surpreendentes, na escala 1: 200, representando a forma ideal da cidade por volta de 1800 e o interior preservado de uma farmácia jesuíta barroca, de meados do século XVII. A porta para o mundo histórico e literário dos Šumava era franqueada pela filial do museu – local de nascimento de Adalbert Stifter, em Horní Planá.