Erros comuns antes de viajar
Viajar por via aérea, é cada vez mais comum na vida das pessoas, já que o transporte aéreo tem se popularizado no mundo todo. Mas mesmo quem não era um passageiro de primeira viagem, podia cometer erros simples que poderiam ocasionar na perda da passagem, transformar a viagem num aborrecimento ou causar estresse ou um desconforto desnecessário.
Não fazer o check-in online, um dia antes da viagem
Fazer o check-in, na véspera da viagem, era mais importante do que muitos viajantes imaginam. Primeiro, era uma maneira de conferir os dados de sua viagem e descobrir se houvera alguma alteração, que não fora devidamente comunicada. Depois, aumentava enormemente suas chances de conseguir um assento melhor. Por fim, poderia evitar que seja vítima de overbooking, ou que perca o vôo, caso se atrase para chegar ao Aeroporto.
Todas as companhias aéreas permitiam que se fizesseo check-in, entre 24 horas e 90 minutos antes do voo. Azul, Gol e Latam ofereciam um prazo ainda maior, 48 horas antes do vôo. Portanto, não deixe para fazer o seu check-in, no Aeroporto. L
Não conferir os documentos de viagem
A ansiedade de sair de casa, era uma inimiga traiçoeira antes de uma viagem. Corria-se o risco de esquecer o Passaporte, a carteira de identidade, um comprovante de seguro ou de vacina, como a da febre-amarela, ou qualquer outro documento importante e necessário para viajar. Por isso, faça uma checagem na véspera da viagem e coloque os documentos necessários, de todos que irão viajar em sua companhia, juntos com a bagagem de mão.
Lembre-se que hoje existem documentos eletrônicos para embarcar, que são aceitos pelas companhias aéreas, como o e-Título, a CNH-e e a DNI. Eles poderiam lhe salvar na última hora, se o pior acontecesse. Mas não substituiriam o Passaporte numa viagem internacional, ou a Carteira de Identidade física, numa viagem para a América do Sul, em países que dispensavam o uso de Passaporte, mas exigiam a Carteira de Identidade física.
Sair de casa em cima da hora
Chegar atrasado aAaeroporto, era sinônimo de um grande prejuízo e de muita frustração e aborrecimento. Perder o vôo, era quase a mesma coisa que perder tudo o que pagara pela passagem aérea. Por isso, saia de casa sempre com muita antecedência. Até porque, se houver um engarrafamento pelo caminho, provavelmente não será prejudicado.
Se não conhece o Aeroporto, a atenção deve ser redobrada, já que o local de embarque poderia ser distante, e poderia ter dificuldades para se locomover até ele. O mesmo valeria para um voo internacional, já que muitas vezes temos que passar pelo Controle de Passaporte, Imigração, e às vezes por revistas inesperadas. Veja aqui neste site as informações sobre aplicativos para viagem e encontre o app sobre aeroportos...
Checar o peso e o conteúdo permitido na bagagem
A bagagem virou um tema controverso, nas viagens de avião, desde que as companhias aéreas passaram a cobrar pelo serviço. Havia um limite de dimensões e de peso (10 quilos) na bagagem de mão, além de um item pessoal, como bolsa ou mochila. Alguns itens que não eram permitidos, como ferramentas de mão, isqueiros, líquidos inflamáveis, alvejantes e objetos cortantes, como tesouras e canivetes. Em voos internacionais, também havia restrições a líquidos, com mais de 100 ml, incluindo cremes, perfumes e álcool em gel.
Já a bagagem despachada, sairia bem mais em conta se realizar o serviço com antecedência, pelo site da companhia aérea. Por isso, arrumar a mala alguns dias antes de viajar, poderia ser útil para descobrir se precisaria ou não despachá-las. Coloque sempre uma etiqueta, com seu nome e contatos disponíveis durante a viagem, dentro e fora de suas malas e nunca inclua na bagagem despachada, objetos de valor, dinheiro, documentos e qualquer coisa que seja muito importante.
Se preparando para a viagem
Algumas pessoas adoravam viagens de avião. Outras detestavam, principalmente porque sentiam medo, achavam um tédio ter que ficar apertado numa aeronave até chegar ao destino. Mas o experiência nos ensinou, era que quando a pessoa se preparava para a viagem, tudo ficaria mais fácil e prazeroso. Outra dica era viajar com roupas e calçados confortáveis. E de preferência com pouco metal no corpo, para facilitar sua passagem pelo controle de raios-x. Vale lembrar que os pés costumavam inchar em voos longos, o que poderia gerar desconforto com sapatos novos ou apertados.
Não conhecer seus direitos e deveres
O transporte aéreo envolvia algumas regras, um pouco complexas, mas saber alguns direitos e deveres básicos, era essencial para lidar com imprevistos, como atrasos e cancelamentos de vôos, overbooking e extravio de bagagem. Caso o seu vôo atrase mais de 4 horas, por exemplo, ou for cancelado, a companhia aérea deverá oferecer alimentação, hospedagem, em caso de pernoite no Aeroporto e transporte de ida e volta ao hotel. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o Aeroporto. Além disso, a opção de reembolso integral ou a re-acomodação em outro vôo disponível da própria empresa ou de outra companhia aérea.
Quando a companhia, por qualquer motivo, não dispor de lugares no vôo para atender um passageiro com reserva confirmada e que chegue no horário do vôo, deverá indenizar o passageiro imediatamente. Havia um valor mínimo de indenização, que era de cerca de R$ 1.140 em voos domésticos e R$ 2.280 em voos internacionais que deverá ser pago em espécie, transferência bancária ou voucher, além das demais compensações previstas em lei. Segundo a ANAC, a medida deverá incentivar as companhias a buscar voluntários interessados na compensação oferecida, como ocorria em outros países.
Não cuidar de seus pertences
Preste muita atenção em sua bagagem e pertences, antes do embarque e na chegada ao destino. Além disso, era comum muitos passageiros esquecerem objetos nos aviões. Celulares, tablets, computadores, fones de ouvido e até carteiras. Portanto, evite utilizar os bolsões na frente dos assentos e sempre confira se pegou toda a bagagem que trouxera a bordo, antes de levantar e sair do avião. Caso tenha despachado a bagagem, confira atentamente se não houve danos ou arrombamento. Caso observe alguma irregularidade, era importante comunicar a companhia aérea e preencher o formulário no guichê do Achados e Perdidos, antes de sair do Aeroporto.
Fonte: Melhores Destinos.com.br