BUCARESTE - Romênia - 3/3

Catedral Arquidiocesana e Necrópole Real - Curtea de Argeş
A história deste monumento é antiga e cheia de acontecimentos. Mandada construir pelo Príncipe Neagoe Basarab em inícios do séc. XVI, a igreja tornou-se desde logo um importante ícone da religião ortodoxa no sul da Roménia, e foi estabelecida como mausoléu do Príncipe e seus descendentes. Nos séculos que se seguiram, foi danificada por fogos e terremotos, e alvo de ataques perpetrados por invasores húngaros e turcos, tendo sido apenas parcialmente restaurada no séc. XVII pelos príncipes Matei Basarab e Șerban Cantacuzino, e em inícios do século XIX pelo Bispo Joseph. Mas foi o Rei Carol I quem promoveu a maior e mais recente remodelação da catedral. Esta preocupação com a catedral não foi, obviamente, desprovida de interesse pessoal: prolongando a tradição secular, é aqui que foram sepultados o Rei Carol I e sua mulher Elisabeta, e Ferdinando I e a sua mulher Maria. Mais do que prédio religioso, a catedral é hoje também um mausoléu. A cidade de Curtea de Arges é histórica e está localizada no interior da Romênia, a uma distancia de 155 km. da capital Bucareste. É quase a porta de acesso para a famosa estrada Transfagarasan.
Catedral Patriarcal Romena - Aleea Patriarhiei, 2 -
Destino da peregrinação no Domingo de Ramos, a Catedral Patriarcal foi fundada pelo Príncipe da Valáquia, Constantin Inerban, na década de 1650. O prédio passou por restaurações nos séculos XVIII e XX, e pouco sobrou dos restos originais, enquanto o design atual é baseado na Catedral Curtea de Argeș, no centro do país. A igreja também guarda as relíquias de Saint Dimitrie Basarabov, do século XIII, o santo padroeiro de Bucareste. Seus restos mortais foram trazidos da Bulgária em 1774 e mantidos em um relicário de prata, com um painel de vidro no topo. A colina apresenta um espetáculo a no Domingo de Ramos e na Páscoa, quando fica cheia de fiéis, uma tradição que se manteve mesmo sob o regime comunista.
Igreja Doamnei - Strada Biserica Doamnei –
Bucareste tem muitas igrejas escondidas que desapareceram das fachadas das ruas durante a reforma radical de Nicolae Ceaușescu, nos anos 80. Uma dessas é a Igreja Doamnei, agora instalada em um pátio, no cruzamento de Boulevardul Regina Elisabeta e Calea Victoriei. Foi fundada em 1683, por Maria Doamna, a segunda esposa do Príncipe Valáque Șerban Cantacuzino, para servir como capela em sua residência. O afresco no interior é original, datado do século XVII, mas o ponto alto é a entrada com esculturas ornamentadas, em sua porta de madeira, e o portal de pedra.
Igreja Russa de Bucareste – Piata Unirlii –
É também conhecida como Igreja dos Estudantes, usada por estudantes e professores da Universidade de Bucareste, foi construída após uma doação considerável do Czar Nicolau II. No início do século XX, a congregação era formada exclusivamente por expatriados e diplomatas russos. O projeto foi liderado pelo embaixador russo e a igreja foi consagrada em 1909. É um prédio fácil de identificar, por suas sete cúpulas de cebola no típico estilo ortodoxo russo. Acesse seu interior para conferir os afrescos e a iconostase de madeira dourada, com base no exemplo da Igreja dos Doze Apóstolos, no Kremlin.
Para os apreciadores de igrejas, listamos as demais espalhadas pela cidade:
-
Catedral de São José – Strada General H. M. Berthelot, 19 –
-
Catedral Patriarcal de São Constantino e Helena- Aleea Dealul Mitropoliei, 2 –
-
Igreja Armenia - Strada Armenească –
-
Igreja Branca – Calea Victoriei, 110 –
-
Igreja Católica Bucharest Bărăția - Strada Bărăției, 27 –
-
Igreja Católica Italiana – Bulevardul Nicolae Bălcescu, 28 -
-
Igreja do Bom Pastor – Strada Radu Vodă, 33 -
-
Igreja e Monastério Stavropoleos – Strada Stavropoleos, 4 –
-
Igreja Luterana - Strada Luterană, 2 –
-
Igreja Ortodoxa da Mãe de Deus – Calea Moșilor, 79 –
-
Igreja Ortodoxa de Santo Antonio – Strada Franceză, 33 –
-
Igreja Ortodoxa de São Demétrio – Strada Sfântul Dumitru, 1 –
-
Igreja Ortodoxa de São Espiridião Velho – Boulevard Nações Unidas, 5-7 –
-
Igreja Ortodoxa Nova de São Jorge – Strada Lipiscani -
-
Igreja Ortodoxa Oriental Kretzulescu - Calea Victoriei, 45
-
Igreja Ortodoxa Zlatari – Calea Victoriei 12D
-
Mosteiro Antim - Strada Mitropolit Antim Ivireanul, 29 -
-
Monastério Radu Vodă - Strada Radu Vodă, 24 A -
Os Parques da cidade
Cismigiu
É o parque mais charmoso. Está situado na região central, próximo da Calea Victoriei e do Ateneu Romano. Sua atração principal é o lago: no verão, uma dica é um romântico passeio a dois nos barcos de remar ou nos pedalinhos. E no inverno, vale tirar um tempo para patinar no gelo na pista que é montada no local.
Jardim Botânico
Não é muito grande, nem tem tanto atrativos quanto nos outros parques. Alguns eventos acontecem aqui e valem a visita, como o Marele Picnic ShortsUp, que acontece no mês de julho. É um grande piquenique reunindo pessoas que chegam cedo para ouvir música, conversar, jogar cartas, comer nos food trucks, e ao fim do dia assistir ao festival de filmes curta-metragem. É um dos festivais mais interessantes da cidade.
Mogosoaia
Situado apenas 15 km fora dos limites da cidade, em Ilfov, é uma obra-prima da arquitetura e, um bom exemplo do estilo bizantino romeno único também conhecido como o estilo Brâncovenesc. Foi construído em 1702 por Constantin Brancoveanu, então Príncipe da Valáquia. Foi propriedade da Princesa Martha Bibescu, até 1945, quando a propriedade foi nacionalizada à força pelo governo comunista. A Quinta teve outros complementos feitos pelos vários proprietários, tendo sido restaurada ao longo do tempo, e hoje possui duas partes principais: o Tribunal de Honra e a área exterior em seu entorno.
Dentro do Tribunal de Honra pode-se ver o esplendor que a vista proporciona: o Palácio, onde o Museu de Arte acolhe várias exposições ao longo do ano e também a cozinha principesca, que agora é uma área de exposição, e a antiga casa de gelo do palácio. Na área externa pode visitar o Parque Inglês, junto ao lago, com jardins projetados pelo seu último proprietário, e visitar também a Igreja de São Jorge, construída por Constantin Brancoveanu, a capela e a estufa atualmente utilizadas para floricultura e artes visuais para criança.
Parque Natural de Vacaresti - Setor Quatro
Também chamado de Delta Vacaresti, não é um parque tradicional como outros e dificilmente encontraremos pessoas que conhecem essa área. Era parte de grandes projetos do antigo ditador comunista Nicolae Ceausescu, que pretendia criar um lago e grandes marcos arquitetônicos, que ficaram somente na vontade tão logo o ditador foi executado. Hoje é apenas uma grande área com pântanos, declarada de preservação ambiental em 2016 e que concentra grandes formações de aves.
Parque Rei Mihai I - Herastrau
É o principal da cidade e espalha-se ao redor do lago Herastrau, proporcionando espaços para as mais diversas atividades: passeios de barco a vapor ou remo, parquinhos, pista de skate, jardim japonês, teatro ao ar livre, o Village Museum – um dos maiores museus ao ar livre da Europa, a Beraria H – a maior cervejaria do continente, o Hard Rock Cafe, ciclovias, área para cães, trenzinho, parque de diversões, e restaurantes.
Tineretului + Oraselul Copiilor + Lumea Copiilor
São três parques interligados, situados ao sul da cidade. O Tineretului tem muito verde e é ótimo para caminhadas ou pedaladas. Aqui fica a Sala Polivalenta, utilizada para shows e espetáculos teatrais ou esportivos. Atrás da sala fica o Oraselul Copiilor, a Cidade das Crianças. Afastando-se um pouco, há uma grande escada com acesso a uma extensão do parque: é o terceiro parque, o Lumea Copiilor, com parquinhos infantis, tobogãs, quadras de tênis, piscina, quadra de basquete e uma pista de kart.
Titan
É um bairro originalmente chamado de Parcul Alexandru Ioan Cuza, e também é conhecido por Parcul IOR, e agora por Titan, por ser o nome do lago ao seu centro e também da região. Além da área verde e parquinhos, tem algumas curiosidades que valem a visita:
-
No lago, há 5 ilhas. Elas podem ser acessadas através de pontezinhas;
-
Caminhe pelo parque até encontrar a Biserica Pogorârea Sfântului Duh Titan, uma igreja de madeira, réplica das tradicionais igrejas da região de Maramures;
-
Aproveite o acesso direto do parque até o Shopping Park Lake, um dos melhores shoppings de Bucareste.
Jardim japones
Curiosidades
Dragobete - o dia dos namorados romeno
O mês de fevereiro é um dos meses mais românticos do ano, isso porque vários países ao redor do globo comemoram o dia dos namorados – ou Dia de São Valentim – no dia 14 desse mês. A Romênia também tem sua data própria para celebrar o amor ,10 dias mais tarde – no dia 24 de fevereiro (apesar de que a data pode variar de acordo com a região do país, como 28 ou 29 de fevereiro). Essa celebração chama-se Dragobete.
Consta que Dragobete era o neto de Decebalus, o último Rei Dácio, o primeiro povo a ser mencionado “por um nome” na história da atual Romênia, tendo sido citado em documentos gregos e romanos por volta de 80 a.C. Dragobete era considerado um ser mitológico, meio-homem meio-anjo. Outros o relacionavam ainda à chegada da primavera, considerando Dragobete, o padroeiro dos pássaros, da fertilidade e do renascimento da natureza depois do rigoroso inverno. O dia 24 de fevereiro marcava o aniversário de Dragobete, quando festas eram organizadas pelo reino para celebração dessa data tão especial. O costume prosseguiu por muitos anos, quando homens e mulheres vestiam suas melhores roupas e encontravam-se em frente à igreja principal das cidades para a festa. As festas de Dragobete eram seguidas de casamentos, de pessoas que se apaixonaram durante as celebrações.
As extravagâncias de Ceasescu
Quando o líder do Partido Liberal da Grã-Bretanha deu ao ditador um filhote de Labrador, Ceausescu o chamou de Corbu. Logo, uma limusine do governo, com um cortejo de motocicletas, começou a circular pelas ruas da capital romena - o transporte pessoal do "camarada Corbu", como o cão foi apelidado pelo povo. Korbu morava em uma vila separada e, à noite, era levado ao palácio para o proprietário, que adorava quando o cachorro dormia a seus pés. Posteriormente, o cão recebeu a patente de "Coronel do Exército" romeno. Além disso, o embaixador romeno em Londres tinha que comprar comidas para o cachorro, no supermercado Sainsbury's, todas as semanas, que eram entregue pelo Correio diplomático a Bucareste.
A caminho do abismo
O modelo econômico escolhido por Ceausescu não se justificava: se no início dos anos 70, a produção na Romênia crescia em média 10% ao ano, no final da década não ultrapassava os 3%. O país estava mergulhando cada vez mais rápido em uma crise econômica. Porém, o ditador aqui também quis mostrar ao mundo inteiro que o país era capaz de saldar sua dívida externa. Foi nesta altura que decidiu imortalizar o seu nome na pedra e ao mesmo tempo confirmar o estatuto de Ditador - construindo algo gigantesco, único: O Palácio do Parlamento. A fim de liberar espaço para uma construção, em grande escala, o líder romeno destruiu 19 igrejas, 6 sinagogas e 30.000 casas. De 1983 a 1989, cerca de 40% do PIB do país foi direcionado para a construção do palácio, com área de 333 mil metros quadrados. Apesar dos enormes recursos financeiros e humanos gastos na construção, o prédio foi concluído após o falecimento do casal. Atualmente, é a sede do Parlamento.
No entanto, devido a esses gastos gigantescos e ao desejo de pagar a dívida nacional, ele introduziu austeridade no país: não mais que 15 por cento dos têxteis locais caíram nas lojas, não mais que 6,3 por cento do combustível produzido no país chegou à população, e não havia remédios e alimentos suficientes. Com zelo especial, economizaram energia elétrica no país: a televisão era transmitida apenas de duas a três horas por dia, nos apartamentos era permitido manter no máximo uma lâmpada de 15 watts. À noite, toda a Romênia, exceto o Palácio do ditador, mergulhava na escuridão.
